sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Lesões preocupam: 'Flamengo fica pouquinho mais fraco', diz Renato



Três posições para escalar na tabela, com cinco jogadores a menos. O departamento médico do Flamengo está cheio. O time que até o fim de julho havia perdido apenas Maldonado e Léo Moura  por lesões durante o Brasileirão, agora vê Airton, Alex Silva, David Braz e Luiz Antônio, além do chileno, sem chuteiras. Ausências que vão fazer falta para a equipe, segundo o meia, que está atuando como primeiro volante, Renato.

- Com isso, o Flamengo fica um pouquinho mais fraco. Mas o grupo sabe lidar com essas substituições – disse o jogador.

Léo Moura só estreou no campeonato no terceiro jogo rubro-negro, contra o Corinthians, pois estava se recuperando de uma lesão no joelho direito. Já Maldonado rompeu o enxerto que havia sido colocado em seu joelho esquerdo no fim de abril e até o momento não voltou ao time. Apesar disso, até a 13ª rodada, esses eram os únicos jogadores que haviam desfalcado o Flamengo no Brasileirão.

Desfalques por lesão no Brasileirão
1ª rodada Léo Moura e Maldonado
2ª rodada Léo Moura e Maldonado
3ª rodada Maldonado
4ª rodada Maldonado
5ª rodada Maldonado
6ª rodada Maldonado
7ª rodada Maldonado
8ª rodada Maldonado
9ª rodada Maldonado
10ª rodada Maldonado
11ª rodada Maldonado
12ª rodada Maldonado
13ª rodada Maldonado, Fernando e Luiz Antônio
14ª rodada Maldonado, Fernando e Luiz Antônio
15ª rodada Maldonado, Fernando e Luiz Antônio
16ª rodada Maldonado e Fernando
17ª rodada Maldonado e Fernando
18ª rodada Maldonado,  Fernando e Airton
19ª rodada Maldonado, Airton, David Braz e Thiago Neves
20ª rodada Maldonado, Airton, David Braz e Alex Silva
21ª rodada Maldonado, Airton, David Braz, Alex Silva e Luiz Antônio

A partir de então, o caminho do gramado para o departamento médico ficou mais curto. Fernando, que entrou na vaga de Maldonado, teve uma lesão na coxa esquerda, desfalcando por seis semanas. Luis Antônio intercalou cinco deslocamentos de ombro, último na quarta-feira, que resultará em uma cirurgia para reparação da cartilagem. Airton, com dores no joelho esquerdo, passou por uma artroscopia e voltará aos treinos em campo nesta sexta-feira. E Alex Silva, com um estiramento no ligamento do joelho esquerdo, ainda não tem previsão de retorno.

Thiago Neves também deu trabalho aos médicos rubro-negros com uma lesão na coxa direita, ficando fora no clássico de domingo contra o Vasco. Assim como o zagueiro David Braz, que sofreu uma amigdalite aguda e teve de ser internado, tendo alta na última quarta-feira.

- A gente fica triste por perder jogadores de qualidade, mas tem que dar moral para quem vai substituí-los. Precisamos do grupo todo preparado nessa altura do campeonato – afirmou Léo Moura.

Médico culpa grande sequência de jogos

Segundo o médico do Flamengo, Marcelo Soares, o maior número de lesões perto da virada para o segundo turno do campeonato é apenas um reflexo da maior sequência de jogos do time.

- Todas as lesões são traumáticas. Mas, quando você tem muitos jogos, a probabilidade de lesões é maior. Se joga três, quatro (jogos) em sete dias, as chances são grandes. Não só para a gente, os outros clubes estão passando pela mesma coisa. Com dois jogos por semana, não dá tempo. O jogador se machuca e não dá para recuperá-lo para o restante do campeonato – explicou.

Para o duelo contra o Bahia no domingo, o técnico Vanderlei Luxemburgo terá um quebra-cabeça para montar o meio de campo rubro-negro. Willians e Muralha são os únicos volantes de origem à disposição. Com isso, o meia Renato deve ser mantido na função, como nos últimos jogos. Após suspensão, Júnior César retorna à lateral esquerda, onde jogou Rodrigo Alvim contra o Avaí. E a zaga titular deve contar com Wellington, também de volta após cumprir punição por expulsão, e Ronaldo Angelim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário