terça-feira, 29 de junho de 2010

Zico: "É hora de dar o sangue"

Itu (SP) – Exatamente duas semanas após assumir oficialmente o cargo de diretor executivo de futebol do Flamengo, na reapresentação do elenco na Gávea, Zico conversou com a equipe do site oficial do clube, nesta terça-feira (29.06), e revelou suas primeiras impressões sobre o novo cargo. O Galinho falou sobre o trabalho que terá pela frente e também aproveitou para avisar que o momento é de total dedicação em busca de um segundo semestre vitorioso.

Ídolo vestindo a camisa rubro-negra nos campos, Zico espera obter glórias também fora dele. E, para isso, conta com o empenho do grupo na sequência do Campeonato Brasileiro deste ano. Animado com o início de trabalho, ele reafirmou a necessidade de melhorias estruturais, elogiou os jovens do grupo e demonstrou confiança em um futuro positivo para o clube.

Foto: Zico e o psicólogo Paulo Ribeiro

Confira abaixo a íntegra da entrevista:

Site Oficial do Flamengo: Você vem acompanhando bastante os treinos do Flamengo. Qual é a importância de estar sempre ao lado do time?
Zico: É importante estar sempre conversando com os jogadores e ter este contato constante. Até porque, no momento de fazer alguma avaliação, é importante poder ter esta base para analisar todos os fatores, sejam eles positivos ou negativos. Acho até que este é o meu dever como diretor de futebol: estar presente sempre que possível.

Site: Qual você acha que é o ponto mais importante destes dias em Itu?
Zico: O trabalho está começando a dar resultado agora, que é quando o Rogério terá mais tempo para colocar o time em campo, treinar a parte tática e técnica e ter uma ideia do que fazer na sequência do Brasileiro. Antes estavam sendo feitas avaliações, trabalhos físicos. Agora chegou a hora de colocar em prática o pensamento de jogo.

Site: Qual a avaliação que você pode fazer do elenco até agora?
Zico: Acredito que o grupo está um pouco inchado, o que é ruim, porque acaba criando uma certa insatisfação em quem não está treinando. Também não dá para lapidar quem tem que ser um pouco mais lapidado. Mas não quero me precipitar. Estamos observando tudo com muita calma. Temos um elenco de qualidade, com muitos valores e acredito que seja preciso reforçar alguns setores, dar equilíbrio, porque temos muitos jogadores em algumas posições e poucos em outras. Mas acredito que estamos no caminho certo.

Site: O grupo tem muitos jogadores jovens. Isso é um ponto positivo?
Zico: A tendência é essa: ter muitos jogadores das categorias de base promovidos. É importante que as revelações ganhem oportunidades. Aconteceu isso comigo. O Rogério já conhece o trabalho deles e foi isso que o Joubert fez comigo, me puxou da base, porque já tinha trabalhado comigo no juvenil. Não só comigo, como com toda aquela geração. E é preciso lembrar que teve-se paciência. Demorou um pouco até o time engrenar, mas quando engrenou também...

Site: Como você vê a pressão em cima destes meninos?
Zico: É importante que estes garotos, se tiverem chances, as aproveitem bem. Até conversei isso com eles. Está se falando muito em reforços, em contratações, mas quem está aqui tem condições de estar no Flamengo e é a hora de provar isso. Mais do que nunca. É o momento de dar o sangue. Tem essa intertemporada, provavelmente os primeiros jogos do Brasileiro sem reforços, então, o momento é de dedicação total para agarrar estas oportunidades.

Site: O que você pode falar do Renato, do Corrêa e do Val Baiano, reforços que acertaram com o Flamengo recentemente?
Zico: São três jogadores que podem nos ajudar muito. O Renato é um jogador com a cara do Flamengo, que se identificou rapidamente com o clube, com a torcida e tem tudo para se dar bem novamente. O Correa também é um atleta experiente, de qualidade ofensiva e que pode fazer uma função que precisamos, jogando um pouco mais à frente. O Val Baiano, por sua vez, é um artilheiro. Ninguém faz 18 gols à toa.

Site: O time está próximo do ideal para o futuro?
Zico: Acredito que nosso meio de campo está bem reforçado com a chegada do Correa e do Renato. Agora é esperar as apresentações deles, colocá-los em forma e esperar para ver como eles vão se sair.

Site: O que pode ser falado sobre as renovações de contrato, especialmente do David, que tem o vínculo terminando já amanhã (30.06)?
Zico: Estas questões estão caminhando. A do David, acredito que esteja bem encaminhada. As pessoas responsáveis por isso entraram em contato comigo e me disseram que estão caminhando para um acordo. Também estamos lutando para manter o Vagner Love, que é um jogador muito importante.

Site: Hoje (29.06), sua gestão completa exatamente duas semanas, desde que o time se apresentou. Já está acostumado à nova função?
Zico: Estou tranqüilo em relação à pressão e ao cargo. Já estou acostumado com o Flamengo e sei que precisaremos de bons resultados. Fiquei muito feliz com a receptividade do time não só em relação a mim como também com a nova comissão técnica. O trabalho está apenas começando, mas estou animado.

Site: O que ainda precisa melhorar?
Zico: Estamos treinando alguns dias na Gávea e outros no Ninho do Urubu e isso acaba sendo ruim. É preciso saber que temos a estrutura ao nosso dispor. Na medida do possível, vamos tentar dar ao grupo e à comissão uma estrutura para que tudo seja feito no Centro de Treinamentos. A estrutura é a prioridade, sem dúvida nenhuma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário