segunda-feira, 31 de maio de 2010

Presidente vê retorno de Zico como resgate de credibilidade e união

A contratação de Zico foi comemorada por Patrícia Amorim como um título de grandes proporções. Alvo de duras críticas por conta da falta de peças no elenco rubro-negro, a presidente do Flamengo deu uma tacada de mestre ao promover o retorno de Zico à Gávea, na função de diretor executivo, um feito tentado e sonhado por muitos outros dirigentes que passaram pelo clube. A contratação é vista como uma forma de trazer torcida, credibilidade e união política de volta.

- Vai haver um movimento coletivo para que as coisas funcionem. Zico é a pessoa que une todos os elos da corrente que é o Flamengo - disse Patrícia Amorim, mostrando felicidade nas suas palavras.

O novo diretor executivo deve assinar o seu contrato e explicar os detalhes da sua decisão somente na terça-feira, quando deverá ser apresentado oficialmente. Antes de assumir o futebol do clube, do mirim ao profissional, ele terá de viajar à África do Sul para compromissos já assumidos anteriormente. Mas tempo não vai faltar, já que ele assinará contrato até dezembro de 2012, justamente quando termina a gestão de Patrícia Amorim.

- Ele vai ter tempo para trabalhar - disse a presidente, revelando algumas das condições para que o convite fosse aceito.

Uma delas foi finalizar a construção do Ninho do Urubu, o centro de treinamento do Flamengo em Vargem Grande. Já há conversas em andamento com o banco BMG para financiar as obras.

Outra situação que também contribuiu para o desfecho positivo foi o fato de o Flamengo não tirar um centavo do seu bolso para pagar os salários do novo diretor executivo. Apesar de os valores serem altos, maiores do que os de qualquer jogador do atual elenco, eles serão pagos por Olympikus e BMG, os patrocinadores do futebol rubro-negro.

- Foi uma coisa bonita, ele não querer onerar o clube. E conseguimos buscar uma solução. O fato é que ele veio, aceitou, quis... - disse Patrícia Amorim, que evitou dar muitos detalhes do contrato com Zico.

Ela prefere que o seu novo diretor executivo explique tudo na apresentação oficial. Depois de entrar na história por ser a primeira presidente mulher do Flamengo, ela conseguiu a proeza de convencer o maior ídolo da história do Flamengo a voltar para casa. Confira abaixo os principais trechos da entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

O que você pode falar sobre essa volta do Zico ao Flamengo?

Eu prefiro que ele fale. O que procurei fazer foi deixá-lo confortável, seguro e motivado. Acho que conseguimos. Teve isso de ele querer. E, se ele quer, temos de viabilizar. Foi uma coisa bonita, ele não querer onerar o clube. E conseguimos buscar uma solução. O fato é que ele veio, aceitou, quis... É um presente que estamos dando ao Flamengo. E é importante resgatar essa credibilidade do clube nos mais diversos setores. Esse é objetivo. Esperamos que ele esteja motivado. E ele motiva a todos. Todos os flamenguistas têm no Zico aquela impressão do Flamengo que deu certo.

Qual a emoção de conseguir um feito que para muita gente parecia impossível? E o quanto isso representa para uma nova fase administrativa do clube?

Conseguimos trazer, finalmente, a principal pessoa que fez com que nos apaixonássemos pelo Flamengo. Vai haver um movimento coletivo para que as coisas funcionem. Zico é a pessoa que une todos os elos da corrente que é o Flamengo. Ele representa a união de todos os Flamengos. Nosso sonho é ver o Flamengo unido sem rachaduras. Vamos reconstruir esse novo Flamengo.

Como você conseguiu convencê-lo a aceitar esse desafio depois de tantas recusas?

Acho que passei confiança, pois sou uma pessoa que cumpro meus compromissos, minha promessas. Às vezes com dificuldade, mas passo segurança e transparência. Tem a questão do olho no olho, de ele querer voltar também. Só ele pode dizer isso.

Como deve ser o Flamengo com o Zico como diretor executivo?

Deixa que ele fala na terça-feira. Mas assumi um compromisso com ele de construir o CT. Vou me dedicar integralmente a isso. Vou buscar recursos. Já temos alguns contatos fechados, mas com Zico será mais fácil. Esse foi um dos assuntos que debatemos hoje (domingo), da importância de ter uma estrutura.

Como fica a parceria com CFZ?

A parceria é até o fim do ano, não tem muito mistério. Mas essa parceria acaba ficando pequena perto da chegada dele (risos).

Você vinha sofrendo muitas críticas por conta da administração do departamento de futebol, com a demora nas renovações e contratações. A chegada do Zico ajuda de que forma?

O desempenho não foi como se esperava no Estadual. Na Libertadores também não foi como sonhamos. Às vezes nós nos perguntamos o porquê de a bola não entrar, o motivo de tudo isso estar acontecendo... Mas vai ver que o que estava reservado para o nosso destino é a volta do Zico ao Flamengo. Com certeza ele nos ajudará nessa questão. O contrato dele é até dezembro de 2012, no fim da minha gestão. Ele vai ter muito tempo para trabalhar e nos ajudar.

Vai ser fácil dormir esta noite?

Vai ser complicado (risos). Tenho uma reunião amanhã (segunda-feira) às 8h45m, no Clube dos 13, em São Paulo. Acho que vou ter de ir direto porque vai ser difícil dormir. A volta do Zico é como se fosse um título e vamos comemorar como tal (risos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário