quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Galo x Fla: Efetivo de 840 policiais

A expectativa gerada para a partida entre Atlético e Flamengo, domingo, no Mineirão, fez a Polícia Militar mineira preparar um esquema especial para a segurança dos torcedores rubro-negros. Ao invés de 700 policiais, como ocorre em média nos jogos contra times de fora do estado, desta vez o efetivo será de 840 policiais, sendo 380 dentro do Mineirão e 460 no entorno do estádio.

Para se ter uma ideia da segurança: num clássico Cruzeiro x Atlético o efetivo total é de mil policiais. Segundo o tenente Wander da Silva, do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), o processo de segurança para os torcedores do Flamengo começa quando o grupo chega em Belo Horizonte:

– Buscamos informações através de ligações para as diretorias das torcidas organizadas. Depois, procuramos ouvir os órgãos de segurança do Rio para validar as informações. É um trabalho feito pela inteligência da polícia e é muito importante fazer isso com antecedência, para que tudo seja feito com cautela. Sempre trabalhamos dessa forma em jogos desta magnitude.

O BPE faz barreira na entrada de Belo Horizonte, com uma varredura e a triagem dentro dos ônibus para apreender objetos que possam virar armas. Depois disso, é feita a escolta até o Mineirão.

– Contamos com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal. Os torcedores são, então, escoltados e o ônibus é acompanhado por um comboio até o estádio. O que posso adiantar é que o comando especializado sempre adota esse padrão para partidas que envolvem torcidas de massa de Rio e São Paulo. Colocamos sempre um grupo numeroso para as escoltas – explicou o tenente Wander.

Nenhum comentário:

Postar um comentário