sexta-feira, 10 de junho de 2011

Organizadas do Rio assinarão TAC com MP

As torcidas organizadas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e vasco(vagabundos) assinarão um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Rio neste segunda-feira. Suderj e Polícia Militar também serão signatários do TAC, que terá base no Estatuto do Torcedor e vai colocar em prática regras rígidas para ajustar a conduta dos torcedores organizados, tanto no trajeto como dentro dos estádios de futebol.

O próximo passo será o cadastramento de cada membro das organizadas. Cada participante terá que ceder nome completo, endereço, RG e CPF, além da digital. O cadastramento será coordenado pelo Ministério do Esporte e faz parte do programa Torcida Legal. O objetivo é reduzir a violência nos estádios a partir da identificação de arruaceiros com maior rapidez, com penas já previstas no Estatuto do Torcedor, como proibição de assistir aos jogos, por exemplo.

- Este TAC é mais um instrumento de prevenção de violência nos estádios de futebol. O acordo foi resultado de mais de 20 horas de reuniões com diversas autoridades e com integrantes das próprias torcidas organizadas e da Federação das Torcidas. A torcida envolvida em episódios de violência física será proibida de frequentar os estádios e será punida coletivamente, conforme determina a legislação - explicou o Promotor de Justiça Pedro Rubim Borges Fortes, da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor.

No Rio de Janeiro, as torcidas precisarão de autorização do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) para levar bandeiras, instrumentos musicais e demais adornos para o estádio. Também precisarão comunicar com 72 horas de antecedência qualquer movimentação. A organizada que não assinar o acordo estará automaticamente descumprindo o Estatuto do Torcedor e será impedida de entrar no estádio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário