domingo, 5 de junho de 2011

Luz, câmera, ação! Petkovic lança documentário e interpreta ele mesmo

Dejan Petkovic está acostumado com o papel de protagonista no futebol brasileiro. Por onde passou, conquistou títulos, a admiração dos torcedores e fez gols marcantes. Prestes a encerrar a carreira e já acostumado com as câmeras da imprensa, o sérvio trocou os estádios pela telona. No dia 10 de junho chega aos cinemas "O Gringo", documentário dirigido pelo compatriota Darko Bajic que conta a trajetória de Pet, apenas na Sérvia e no Brasil.

No filme, Pet deixa o meio de campo, assume a posição de ator e interpreta ele mesmo em várias cenas. "O Gringo" mostra a infância do jogador, o início no futebol e os gols pelo Estrela Vermelha. Na Sérvia, o craque brilhou em outro Maracanã. O principal estádio de Belgrado tem o mesmo nome do palco mais famoso do Brasil.

pôster do filme de Petkovic na Sérvia (Foto: Marcelo Pizzi / Globoesporte.com)
Depois de uma passagem fracassada pelo Real Madrid, Petkovic teve uma proposta para mudar totalmente de rumo. Destino: o Vitória. E você se engana se acha que a adaptação do sérvio ao calor da Bahia foi difícil. O português também não foi problema.

- Os baianos fizeram uma muquequinha e me conquistaram. Eu já falava espanhol. Como é uma língua semelhante (ao português), a adaptação foi muito rápida. Hoje, para um gringo, acho que falo bem - brincou Pet, que foi campeão baiano e do Nordeste em 1999.

O documentário mostra os gols de Pet por Vitória, vasco, Fluminense, Santos, Goiás, Atlético-MG, e, principalmente, pelo Flamengo. E foi justamente na Gávea que o craque escreveu seu nome na história do clube. Em 2001, ele marcou o gol que garantiu o tricampeonato estadual do Fla, em cima do arquirrival vasco, aos 43 minutos do segundo tempo. Nesta semana, o gol que o tornou ídolo da torcida rubro-negra completou dez anos e é o grande momento do filme.

- Quando surgiu o Flamengo, pensei: 'parece que o Brasil vai ser o meu destino'. Aquele gol (na final de 2001) foi o mais bonito, mais famoso, que vive presente como se estivesse acontecido anteontem - lembrou o camisa 10, que virou o número 43 em sua segunda passagem pelo clube, levantando mais um título, agora o de campeão brasileiro de 2009.

Petkovic coletiva documentário (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) Mas a habilidade do sérvio não se resume apenas com a bola nos pés. No filme, ele mostra que também sabe jogar basquete... com os pés. Perna direita certeira e cesta! Pet brinca e reconhece que teve que atuar e tentou algumas vezes para acertar o alvo.

- Deve ter sido umas dez, 12 vezes, com certeza.

A despedida do futebol será contra o Corinthians, pela terceira rodada do Brasileiro. Em agosto, Pet leva o Flamengo para a Sérvia, quando será disputado um amistoso contra o Estrela Vermelha, no Maracanã de Belgrado. Depois disso, o gringo já sabe o que quer: ser treinador:

- Técnico jovem, mas elegante, moderno. Quero misturar o melhor do futebol brasileiro com o europeu - disse.

Depois do sucesso nos gramados, quem sabe não vem aí "O Gringo - parte dois".




Nenhum comentário:

Postar um comentário