sábado, 22 de setembro de 2012

Confira os resultados de sábado do Brasileirão



Campeonato Brasileiro 2012: (26ª rodada)


Fluminense 2 x 1 Náutico
Figueirense 1 x 3 Palmeiras
Santos 1 x 3 Portuguesa



Delegação do Fla é recebida por centenas de torcedores em Goiânia


A delegação do Flamengo desembarcou no início da noite deste sábado em Goiânia, onde neste domingo o time enfrenta o Atlético-GO, pelo Brasileirão, no Serra Dourada. Centenas de  torcedores, muitos deles vestindo camisas do clube, aguardavam os jogadores no aeroporto. Foi estendido um cordão de isolamento e formado um corredor para a passagem da comitiva flamenguista, que foi muito assediada.

adryan flamengo desembarque (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 
Adryan desembarca em Goiânia com o Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Vagner Love, Adryan e Felipe foram os jogadores mais festejados. O técnico Dorival Júnior e o diretor Zinho também foram requisitados para fotografias. O carinho dos torcedores foi grande. Alguns deles pediram ao treinador para que tenha força para tirar a equipe do mau momento (não vence há sete jogos - três empates e quatro derrotas). Ano passado, ainda com Ronaldinho como grande estrela, o Flamengo teve mais torcida que o Atlético quando jogou no Serra Dourada pelo Brasileirão. Na ocasião, a briga flamenguista era na parte de cima da tabela (acabou o campeonato em quarto lugar).

dorival junior flamengo desembarque (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 
O técnico Dorival Júnior recebeu apoio dos torcedores (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Com 28 pontos, o Mengão é o primeiro time fora da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, a equipe terá a estreia do recém-contratado Cleber Santana na equipe titular.

vagner love flamengo desembarque (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 
Vagner Love passa pelo corredor cercado de seguranças (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

O Atlético-GO, por sua vez, é o lanterna da competição. O Dragão soma 20 pontos e precisa vencer para manter viva a esperança de escapar da degola.
 
ônibus flamengo goiás (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 
Torcedores cantam  enquanto o ônibus deixa o aeroporto (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Dorival Júnior define jogo contra o Atlético-GO: ‘É uma decisão’


Há muito em jogo, mas não tudo. Em resumo este é o pensamento do técnico Dorival Júnior sobre a partida entre Flamengo e Atlético-GO, neste domingo, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este fim de semana, aliás, é de confrontos diretos entre os seis últimos colocados na tabela. O comandante rubro-negro trata a partida como importante, mas não decisiva para o futuro da equipe na competição.

- Acho que ainda temos um número considerável de rodadas, esses confrontos não querem dizer nada, mas logicamente que são resultados importantes para o momento do campeonato. O nosso jogo é uma decisão. O que quero dizer é que não acho que seja o fator decisivo – disse.

Dorival Junior no treino do Flamengo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo) 
Dorival Junior no treino do Flamengo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

Com um jogo a menos, o Flamengo está em 16º na tabela, com 28 pontos, uma posição à frente do Z-4. O Sport é o 17º, quatro pontos atrás. Em Recife, o Leão recebe o Coritiba, que só está à frente do Flamengo por ter uma vitória a mais que os cariocas. O Atlético-GO é lanterna da competição e tem 20 pontos. 

Dependendo dos resultados, a 26ª pode se tornar uma autêntica rodada da morte. Dorival pensa um pouco diferente.

- Uma vitória não alivia totalmente a situação e uma derrota não permite uma aproximação tão grande dos adversários. As rodadas seguintes mostrarão o caminho.

Depois do jogo contra o Atlético-GO, o Flamengo vai receber o Atlético-MG, no Engenhão, na quarta-feira, em jogo adiado da 14ª rodada. A partir daí, faltarão Fluminense, Bahia, Corinthians, Cruzeiro, Portuguesa, São Paulo, Atlético-MG, Figueirense, Náutico, Palmeiras, Vasco e Botafogo.




Frauches: ‘Todos os jogos a partir de agora serão como finais de campeonato’


O jovem zagueiro Frauches, que nas últimas três partidas (Coritiba, Santos e Grêmio) tem atuado como titular na zaga rubro-negra, completará 20 anos de idade na próxima sexta-feira, dia 28. E um excelente presente de aniversário antecipado, sem dúvida alguma, seria uma boa vitória do Flamengo neste domingo jogando fora de casa, diante do Atlético-GO.

Apesar da pouca idade, Frauches garante que tem exata noção da responsabilidade que carrega por vestir o Manto Sagrado e que está preparado para suportar bem a pressão. Confiante, o camisa 29 exibe discurso de jogador experiente ao analisar o próximo confronto do Mengão.

"A gente está levando esse jogo como decisão, pois estamos perto da zona (de rebaixamento). Não que estejamos fazendo cálculo para não cair, mas estamos vendo esta partida contra o Atlético-GO como um desafio, assim como todos os jogos a partir de agora serão como finais de campeonato para nós", considera o jogador, que subiu para os profissionais no dia 12 de junho deste ano, ao lado de Matheus e Adryan.

Frauches sabe que ganhar do Atlético-GO será uma missão difícil. A equipe goiana, embora esteja na lanterna do Brasileiro, venceu o líder Fluminense por 2 a 1, na última rodada e, com certeza, em razão de atuar dentro de casa contra o Flamengo, vai tentar mais um triunfo.

"A gente vai buscar a vitória, mas temos que saber que estaremos jogando fora de casa e que temos que trazer no mínimo um ponto. Jogar fora sempre tem que ter aquela atenção maior, pois eles estão na casa deles. Temos que ter muito cuidado o tempo todo se quisermos conquistar uma vitória", concluiu.

O Mais Querido do Brasil enfrenta o Atlético-GO neste domingo (23.09), às 16h, no Serra Dourada, em Goiás. O Rubro-Negro ocupa a 16ª posição no Campeonato Brasileiro, com 28 pontos somados.



Após gol contra o Grêmio, ‘papai’ Adryan treina faltas para repetir a dose



O bonito gol de falta e a boa atuação no segundo tempo do empate por 1 a 1 com o Grêmio, domingo passado, (veja no vídeo ao lado) deram a Adryan a vaga de titular no time do Flamengo. O meia está confirmado na equipe que enfrentará o Atlético-GO, neste domingo, às 16h, no Serra Dourada, pela 26ª rodada do Brasileirão. Depois do último treino do time no Rio, na manhã deste sábado, o jogador trabalhou as cobranças e teve bom desempenho. A maioria das tentativas foi na direção do gol.

Adryan contou com a companhia do meia Cleber Santana. Recém-chegado, o camisa 88 será titular e vai dividir a armação das jogadores com o garoto de 18 anos. Cleber era o principal cobrador de faltas e pênaltis do Avaí na Série B. No treino, ele também foi bem.

Outro que treinou foi Ramon. No jogo contra o Grêmio, o lateral-esquerdo chegou a ficar ao lado de Adryan para a cobrança da falta e viu o companheiro acertar o ângulo.

Adryan treino Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 
Adryan treina faltas ao lado de Cleber Santana e Ramon (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
 
- O Adryan me disse que nunca tinha cobrado uma falta pelo time profissional do Flamengo. Assim como ele, eu também treino. Agora estou treinando mais, mas espero que ele cobre e faça muitos outros gols de falta pelo Flamengo. Só que também tenho um argumento, já que nunca cobrei uma falta pelo Flamengo (risos) – brincou o camisa 6.

Recém-casado, Adryan vai ser pai em pouco tempo. Nathália está grávida de cerca de três meses, conforme informou o blog Donas do Campinho. É mais um motivo para que ele repita aquela cobrança de falta e faça uma comemoração em homenagem ao filho que está a caminho.


Flamengo e Bota voltam a vencer e decidem o título do desafio de futebol de areia



Futebol de areia Flamengo x Sport (Foto: Ricardo Ribeiro / CBBS)
Depois de vencerem na estreia do Desafio Espetacular de futebol de areia, os cariocas voltaram a fazer bonito na tarde deste sábado, pela segunda rodada do quadrangular, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. O Flamengo derrotou o Sport por 3 a 0 e somou seis pontos - já que havia batido o Bahia (2 a 1) na sexta-feira. Enquanto isso, o Botafogo superou o Tricolor baiano por 7 a 4 e também chegou a duas vitórias - passou pelos pernambucanos (5 a 3) na sexta.

Na manhã deste domingo, o clássico carioca definirá o campeão do Desafio Espetacular. Flamengo e Botafogo se enfrentam às 11h50m (horário de Brasília), e o SporTV transmite a disputa do título ao vivo. Mas antes, duelo nordestino entre Bahia e Sport, às 10h50m, decide o terceiro lugar e também terá transmissão do Canal Campeão.

Bê, duas vezes, e Fred marcaram os gols do Flamengo contra o Sport neste sábado. Pelo Botafogo, Rodrigo Costa foi o destaque contra o Bahia, balançando a rede adversária quatro vezes. Deiwerson, Bernardo e Dario Rodrigo completaram a goleada. Nelito (2), Ramon e Johner descontaram. O artilheiro da competição, com seis gols, é Rodrigo Costa, do Glorioso.

Futebol de areia Botafogo x Bahia (Foto: Ricardo Ribeiro / CBBS) 
Botafogo goleia o Bahia e decide o título do quadrangular contra o Flamengo (Foto: Ricardo Ribeiro / CBBS)
 
Mulheres em ação

No desafio feminino, o Sport não tomou conhecimento do Olinda e fez 10 a 3, com direito a três gols da artilheira Regiane Santos, que tem nove no torneio. O Flamengo se recuperou da derrota na estreia para o Leão pernambucano e bateu a Seleção de Jaboatão por 6 a 4. Neste domingo, o Sport pode até empatar com a equipe local para ficar com o título. A equipe da Gávea enfrenta o Olinda, precisa vencer e torcer por um tropeço do Sport para ter chances de ser campeão.

Confira a tabela e os resultados do Desafio Espetacular de futebol de areia:

Sexta-feira (21/09)
Feminino: Sport (PE) 6 x 4 Flamengo (RJ)
Feminino: Seleção de Jaboatão (PE) 5 x 3 Olinda (PE)
Masculino: Flamengo (RJ) 2 x 1 Bahia (BA)
Masculino: Sport (PE) 3 x 5 Botafogo (RJ)

Sábado (22/09)
Feminino: Sport (PE) 10 x 3 Olinda (PE)
Feminino: Seleção de Jaboatão (PE) 4 x 6 Flamengo (RJ)
Masculino: Botafogo (RJ) 7 x 4 Bahia (BA)
Masculino: Sport (PE) 0 x 3 Flamengo (RJ)

Domingo (23/09)
8h (feminino) – Sport (PE) x Seleção de Jaboatão (PE)
9h (feminino) - Flamengo (RJ) x Olinda (PE)
10h50m (masculino) – Bahia (BA) x Sport (PE) - SPORTV
11h50m (masculino) – Flamengo (RJ) x Botafogo (RJ) - SPORTV

Confirmado como titular, Cleber Santana faz primeira viagem com Fla


Confirmado como titular pelo técnico Dorival Júnior, Cleber Santana viajou neste sábado com a delegação rubro-negra para Goiânia, onde o Flamengo enfrenta o Atlético-GO, neste domingo. Antes do embarque no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o meia ficou próximo de Ibson e do goleiro Felipe, com quem tem mostrado identificação nesses primeiros dias no Rubro-Negro.

Cleber Santana Flamengo (Foto: Twitter / Alexandre Vidal)Cleber Santana viajou pela primeira vez com a delegação rubro-negra (Foto: Twitter / Alexandre Vidal)

Cleber Santana, de 31 anos, fez apenas dois treinos no Flamengo e assinou contrato por dois anos com o clube, que passou a ter 70% dos direitos econômicos do meia, numa negociação que envolveu o empréstimo de Negueba ao São Paulo. Neste sábado, ele participou do rachão e depois treinou cobranças de falta, ao lado de Adryan e Ramon.

O novo reforço, no entanto, não foi o mais assediado no aeroporto. Como de costume, Vagner Love – artilheiro do Flamengo no Brasileirão – foi o mais procurado e posou para fotos com alguns torcedores.

Vagner Love Flamengo (Foto: Twitter / Alexandre Vidal) 
Love foi o mais assediado no aeroporto Santos Dumont (Foto: Twitter / Alexandre Vidal)

O Flamengo está confirmado para a partida com Felipe, Wellington Silva, Frauches, Gonzáles e Ramon; Cáceres, Ibson, Luiz Antonio, Cléber Santana e Adryan; Vagner Love. O jogo contra o Atlético-GO, no Serra Dourada, neste domingo, começa às 16h (horário de Brasília) e será acompanhado em Tempo Real, com vídeos, pelo GLOBOESPORTE.COM



Dorival expõe irritação com Negueba: ‘Só saiu por causa da última atuação’



negueba flamengo (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)
Negueba tem pela frente pouco mais de três meses de Flamengo. A partir de janeiro, o atacante vai jogar no São Paulo por empréstimo. Ele foi envolvido no negócio entre os clubes para que o Rubro-Negro contratasse o meia Cleber Santana. Antes, quase foi emprestado ao Avaí, mas se recusou a ir. O jogador de 20 anos tem treinado à parte e nem figura ntre os reservas. Tem sido assim desde a derrota por 2 a 0 para o Santos, na 24ª rodada.

Neste sábado, Dorival Júnior foi questionado sobre a situação do jogador no clube e não escondeu a irritação com o assunto e com o atleta. Para o treinador, o desempenho de Negueba contra o Santos foi a gota d’água.

- Não depende de mim. Vai depender dele mostrar em campo que está realmente querendo, disposto. Bem diferente da última atuação que eu vi. Só saiu por causa da última atuação. Dei a ele uma sequência de jogos, vinha sendo o jogador no grupo com maior participação comigo, coloquei para jogar, mantive, mas não vinha tendo as atuações que eu esperava. Depois da forma como aconteceu a saída dele, ele vai ter que mostrar que realmente está querendo – disse o treinador.

Depois do jogo contra o Santos, Dorival não relacionou Negueba para enfrentar o Grêmio. O atacante, que em 13 jogos sob o comando do técnico foi titular oito vezes e em duas oportunidades entrou no decorrer da partida, caiu em desgraça. No jogo contra o Santos, ele saiu do banco e perdeu a bola no ataque nos lances que deram origem aos gols do Peixe na derrota por 2 a 0 (veja análise tática abaixo). Foi crucificado pela torcida e perdeu a confiança do treinador.

Assim como os antecessores, Vanderlei Luxemburgo e Joel Santana, Dorival exaltou o jogador na chegada. Negueba tinha uma proposta para jogar no Sporting, de Portugal, por um ano. Como não vinha sendo aproveitado por Joel, pensou em tentar a sorte na Europa. A mudança de técnico, no entanto, fez o atacante tomar outro rumo. Dorival disse que contava com ele e passou a escalá-lo no time titular. A ideia agora é totalmente diferente.

Durante a semana, Negueba comentou a situação desconfortável, mas fugiu de polêmica. Disse apenas que espera por novas oportunidades e que vai trabalhar para isso. Só não concorda com a forma como tem sido julgado pelos torcedores.

- Estou há dez anos no clube e sei lidar com a pressão. Isso aconteceu no início do ano e me recuperei. Acho injusto (ser perseguido pela torcida). Estão me culpando por tudo. Isso está sendo complicado. A pressão sobre os garotos acontece porque o time vive uma situação difícil no campeonato e fomos colocados para jogar, mas lidamos com naturalidade, temos de assumir a nossa parte junto com os mais experientes – afirmou, ao GLOBOESPORTE.COM.

O Flamengo enfrenta o Atlético-GO neste domingo, em Goiânia, pela 26ª rodada do Brasileirão. Negueba não será utilizado na partida e talvez só volte a ter nova chance de jogar quando chegar ao Morumbi.



Cleber Santana é confirmado como titular, e Liedson ouve explicações


Chegou e vai jogar. Dorival Júnior confirmou neste sábado que Cleber Santana será titular do Flamengo na partida contra o Atlético-GO, neste domingo, pela 26ª rodada do Brasileirão. O meia disputou apenas coletivo com o time na sexta e vai estrear pelo Rubro-Negro. O jogador, que escolheu a camisa 88, é mais uma tentativa do clube de dar criatividade ao meio-campo e tentar sair das cercanias da zona de rebaixamento. O treinador justificou a escolha e divulgou a escalação.

- O Cleber vai jogar. É um homem de ligação, tem finalização, passe final para deixar o companheiro na cara do gol, é um jogador de vivência grande no futebol, sabe o momento de acelerar, de cadenciar um pouco mais. Se conseguir se encontrar rapidamente, teremos um ganho maior – explicou o comandante.
A equipe vai iniciar a partida no Serra Dourada com Felipe, Wellington Silva, Frauches, González e Ramon; Cáceres, Ibson, Luiz Antonio, Cleber Santana e Adryan; Vagner Love. Liedson, titular contra o Grêmio, sobrou. O atacante foi chamado por Dorival para uma conversa após o rachão deste sábado.

- O Liedson fez uma semana boa de trabalho, espero que se dê bem na partida, mas coloquei a ele que a chega do Cleber alterou a forma como havia preparado a equipe, tivemos a confirmação no dia de ontem, era um risco, optei por colocar o Cleber para jogar num primeiro momento, já que vem numa sequência de jogos muito boa no Avaí e foi um pedido meu.

Na nova formação, Cleber e Adryan vão dividir a armação das jogadas, mas o garoto terá um pouco mais de liberdade para encostar em Vagner Love na frente.

Dorival Junior Liedson treino Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Liedson e Dorival conversam após o treino. Atacante volta ao banco (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
 
- A liberdade do Adryan será a mesma de um segundo atacante, mas não quero que ele fique de costas para o adversário.

Dorival reuniu o grupo para uma longa conversa após o treinamento. Tem sido assim na véspera das partidas. O Rubro-Negro tem 28 pontos e está em 16º lugar, só uma posição à frente da zona de rebaixamento.

No estilo de CR7, Adriano treina com bola no Ninho e arrisca a ‘espaldinha’

Adriano à la Cristiano Ronaldo. Na manhã deste sábado, o atacante do Flamengo voltou a aparecer no gramado do Ninho do Urubu em um treino com bola. Ao longo da semana, a equipe de preparação física do clube optou por intensificar os trabalhos de musculação na academia. Orientado pelo preparador Marcos Lima, o Imperador realizou a atividade em um dos campos do CT ao lado do meia Renato, que se recupera de cirurgia no joelho direito. Num exercício de futevôlei, o camisa 10 demonstrou habilidade. Ao fazer um domínio, arriscou a “espaldinha”, uma jogada em que ele dá o passe com as costas e que já foi feita pelo craque português do Real Madrid.

Adriano treino Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 
Adriano arrisca "espaldinha" no treino Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Depois da atividade no campo, Adriano e Renato treinaram na caixa de areia. Ao lado, o grupo principal disputava o rachão. À tarde, o Imperador tem novo treino marcado. No domingo, ele estará de folga.

Adriano treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem) 
Adriano treinou na caixa de areia neste sábado (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
 
O jogador ainda não tem previsão de estreia. Há uma semana, ele disse que esperava estar em campo no início de outubro, antes da primeira quinzena. O prazo estabelecido pelo jogador, no entanto, “não é palpável”, segundo o fisiologista do clube, Claudio Pavanelli.




Wellington Bruno chega, joga o rachão e assume a camisa 9 do Fla


Disponível após a saída de Deivid para o Coritiba, a camisa 9 do Flamengo tem um novo dono. O meia Wellington Bruno, último reforço do clube para a temporada, juntou-se ao grupo rubro-negro na manhã deste sábado, no Ninho do Urubu, e assumiu o número. O jogador, que estava no Ipatinga, participou do rachão com os companheiros. Apresentado após o treino, o jogador comentou a escolha do número que caracteriza os grandes goleadores.

- Escolhi esse número porque é uma oportunidade muito boa. Sei que a cobrança aqui é muito forte e será a mesma com a 9 ou com a 17. Mas estou preparado para isso, estou pronto para usar a 9 e esperamos que dê tudo certo - afirmou Wellington Bruno.

Wellington Bruno apresentação Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 
Ao lado de Zinho, Wellington Bruno recebe a camisa 9 do Fla (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
 
O diretor de futebol Zinho explicou que a chegada de Wellington Bruno também ocorre a partir de um pedido de Dorival Júnior, assim como Cleber Santana e Renato Santos, que estavam no Avaí.

- O Wellington Bruno foi um pedido do nosso treinador. O Dorival já conhecia o Wellington do tempo que trabalhou lá em Minas, fez contato com os observadores de confiança dele e recebeu as melhores informações possíveis sobre o jogador. Coincidentemente, quando vi o jogo do Avaí para assistir ao Cleber Santana e ao Renato Santos, foi contra o Ipatinga, e o Wellington estava jogando. Espero que tenha sorte, que se dedique, o Flamengo é um time grande, de cobrança, de pressão, mas pode abrir muitas portas. Depende dele, da dedicação, da raça.

Wellington Bruno treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem) 
Wellington Bruno participa do rachão deste sábado (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)

Para Dorival, o novo camisa 9 do Rubro-Negro merecia a chance numa equipe de ponta há algum tempo.

- É um jogador que já vem se destacando há algum tempo, estávamos acompanhando desde o ano passado, é um garoto que merece uma oportunidade e de repente possa aproveitá-la. Espero que venha com a mesma personalidade que tinha quando o conheci, que possa mostrar o que já mostrou.

O meia, de 26 anos, marcou seis gols na campanha do time mineiro na Série B. Ele assinou contrato de empréstimo até o fim do ano, com opção de prorrogação por mais seis meses. Os direitos econômicos do jogador pertencem ao banco BMG, que é parceiro e patrocinador do Rubro-Negro. O clube nada pagou pela contratação e terá apenas de arcar com os salários de Wellington Bruno.

Apesar de estar inscrito na CBF, ele não vai viajar com a delegação para Goiânia neste sábado. A estreia ficará para a próxima quarta-feira, contra o Atlético-MG, no Engenhão. O Flamengo enfrenta o Atlético-GO neste domingo, no Serra Dourada, às 16h (de Brasília).

Participação de Love em campanha pode culminar em impeachment de Patricia Amorim




Vagner Love participa da campanha de Patricia Amorim (Frame: Reprodução)A participação de Vagner Love no horário eleitoral gratuito da vereadora e presidente do Flamengo, Patricia Amorim, poderá culminar em punições para a mandatária, dentre as quais, a de um processo de impeachment ou até mesmo de exclusão do quadro associativo rubro-negro.

O estatuto do clube proíbe usar o nome do Flamengo em prol de campanhas políticas ou de interesses pessoais. Como o atacante tem direitos de imagem pagos pelo clube, Patricia Amorim poderá ser enquadrada. No vídeo veiculado na televisão, Patricia Amorim evitou usar a roupa vermelha e preta, como de costume, e apareceu de azul, uma tentativa de desvincular sua imagem a do clube.

Conforme o artigo 24, capítulo XIII do estatuto do Flamengo, o sócio, além de outros deveres firmados nas normas internas, tem por obrigação "abster-se de usar ou envolver o nome do Flamengo em campanha, de qualquer natureza, estranha aos objetivos do clube". As infrações geradas pela desobediência às regras poderá acarretar em advertência, suspensão, indenização, perda de mandato, desligamento, eliminação ou exclusão.

- Esse artigo é expresso. Nenhum sócio pode beneficiar-se do clube. E o membro que usar o nome do Flamengo deverá sofrer punições - explicou o desembargador Walter Felippe D’Agostino, membro da comissão do estatuto do Flamengo.

Como presidente do Flamengo, Patricia Amorim é membro do conselho diretor e, segundo o artigo 35, capítulo III, do estatuto do Flamengo, "ser o infrator membro de algum dos Conselhos ou da Mesa Diretora da Assembléia Geral", são circunstâncias que agravam a penalidade.

- A qualquer momento pode ser pedido algum tipo de punição para a presidente Patricia Amorim. Ela faz parte do conselho diretor do Flamengo - confirmou Walter D’Agostino.

A reportagem do LANCENET! entrou em contato com a assessoria da presidência, mas a presidente Patricia Amorim não quis se posicionar sobre a possibilidade de punição pelo descumprimento das regras do estatuto.

Oposição se articula para cobrar punição

Grupos de oposição já se articulam para cobrar uma medida para punir a presidente Patricia Amorim. Alguns conselheiros acreditam que, caso a mandatária consiga ganhar as eleições em dezembro deste ano no Flamengo, ela poderá ter o mandato cassado por transgredir as regras do estatuto. Isso, inclusive, foi denunciado por um grupo e protocolado na 23º Zona Eleitoral, na quinta-feira.

– Usar a imagem de Vagner Love é um absurdo. Vamos querer que a Patricia Amorim responda por isso – afirmou um conselheiro.

Uma comissão do Conselho Deliberativo do Flamengo, com cinco membros, analisa o pedido de impeachment de Patricia Amorim, em nome do ex-presidente Márcio Braga, no fim de julho, baseado no artigo 27 da Lei Pelé, que trata de gestão temerária. A defesa da mandatária já foi ouvida e os conselheiros vão começar a chamar as testemunhas para tomar uma decisão.

Internamente, contudo, uma decisão radical como destituir Patricia Amorim do cargo de presidente a três meses das eleições é pouco provável, segundo algumas correntes políticas. Na propaganda eleitoral, o atacante faz gesto de coração, que ele já usou em diversos momentos na carreira.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Flamengo e Botafogo vencem seus jogos e largam na frente em Jaboatão


Rivais e favoritos ao título,  Flamengo e Botafogo estrearam com o pé direito na categoria masculina do Desafio Espetacular de futebol de areia, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Enquanto o Mengão derrotou o Bahia por 2 a 1, o time da Estrela Solitária bateu o Sport por 5 a 3. No feminino, a equipe da Gávea não teve a mesma sorte. As meninas flamenguistas foram superadas pelo Sport, por 6 a 4.

A competição prossegue neste sábado, com mais dois jogos de cada categoria. Dentre os homens, o Botafogo enfrenta o Bahia às 20h, enquanto o Flamengo mede forças com o Sport. A rodada final será no domingo e terá transmissão ao vivo do SporTV.

Confira a tabela com os resultados atualizados

Sexta-feira - 21/09
16h (feminino) – Sport Recife (PE) 6 x 4 Flamengo (RJ)
17h (feminino) – Seleção de Jaboatão (PE) 5 x 3 Seleção de Olinda (PE)
18h (masculino) – Bahia (BA) 1 x 2 Flamengo (RJ)
19h (masculino) – Sport Recife (PE) 3 x 5 Botafogo (RJ)

Sábado - 22/09
18h (feminino) – Sport Recife (PE) x Seleção de Olinda (PE)
19h (feminino) – Seleção de Jaboatão (PE) x Flamengo (RJ)
20h (masculino) – Bahia (BA) x Botafogo (RJ)
21h (masculino) – Sport Recife (PE) x Flamengo (RJ)

Domingo - 23/09
8h (feminino) – Sport Recife (PE) x Seleção de Jaboatão (PE)
9h (feminino) - Flamengo (RJ) x Seleção de Olinda (PE)
10h50min (masculino) – Bahia (BA) x Sport Recife (PE)
11h50min (masculino) – Flamengo (RJ) x Botafogo (RJ)




Cleber Santana recebe 'batismo' com corredor polonês no Ninho do Urubu



Cleber Santana fez seu primeiro treino e foi oficialmente apresentado nesta sexta-feira pelo Flamengo. O jogador, por sinal, já recebeu seu "batismo" por parte dos demais companheiros. Como de costume, foi obrigado a passar por um corredor polonês. O novo camisa 88 não fugiu da raia e encarou a brincadeira com bom humor.

Batismo cleber santana, flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem) 
Cleber Santana recebe o 'batismo' dos companheiros (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)

No primeiro treino que realizou no Flamengo, Cleber Santana já trabalhou entre os titulares. A expectativa é de que ele comece o jogo deste domingo, contra o Atlético-GO, no Serra Dourada.

Batismo cleber santana, flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem) 
O novo contratado levou a brincadeira numa boa  (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)
 
 
 
 

Parceiro do Flamengo coloca atacante ex-Ipatinga no clube



O meia-atacante Wellington Bruno, ex-Ipatinga, está no Rio de Janeiro onde faz exames para acertar com o Flamengo. O jogador assinará contrato até o fim do Campeonato Carioca de 2013 e o Rubro-Negro terá prioridade para exercer a opção de compra.

A operação foi viabilizada pelo Banco BMG, que é um dos patrocinadores do clube carioca. A totalidade dos direitos econômicos do atacante pertencem ao banco que solicitou ao Ipatinga a liberação. O BMG havia comprado o jogador do clube mineiro no fim do ano passado e colocado uma claúsula no contrato a qual dizia que o Tigre deveria liberar Wellington Bruno no caso de uma proposta de clube da Série A. A rescisão do jogador com o Ipatinga já consta no BID.

O atacante tem a carreira gerenciada pelo DIS, grupo que também é responsável pelo agenciamento do meia Cleber Santana, apresentado pelo clube na manhã desta sexta-feira.


Cleber Santana chega confiante: ‘Fla não pode pensar em rebaixamento’



A novela durou mais de uma semana, passou por reviravoltas, mas chegou ao capítulo final nesta sexta-feira. O diretor de futebol Zinho, enfim, apresentou os reforços que o Flamengo foi buscar no Avaí para tentar se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O meia Cleber Santana e o zagueiro Renato Santos chegam da Série B para tentar ajudar o time a melhorar na tabela e sair da crise. Ambos tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta sexta e já podem estrear - o defensor, porém, está lesionado. Hoje, o Rubro-Negro é o 16º, com 28 pontos, só uma posição à frente do Z-4. O primeiro usará o número 88; o segundo será o 83.

Cleber Santana, de 31 anos, participou do treino coletivo no time titular antes mesmo de ser apresentado oficialmente e estará entre os 11 contra o Atlético-GO, neste domingo, em Goiânia. O técnico Dorival Júnior tirou o atacante Liedson e escalou Cleber na mesma posição que ele desempenhava no Avaí, como meia ofensivo, bem perto de Vagner Love e ao lado de Adryan. O desempenho do recém-chegado ainda foi tímido. Na primeira entrevista como rubro-negro, Cleber Santana prometeu dar o seu melhor para ajudar o time e afirmou que o lugar do Flamengo não é no fim da classificação do Brasileiro.

- A expectativa é a melhor possível, estou feliz por chegar e começar a trabalhar. Vou dar o meu melhor, domingo temos um jogo em que precisamos de um resultado positivo. Não vai faltar empenho, dedicação e profissionalismo. O Flamengo jamais pode pensar em rebaixamento. Temos que pensar em conquistar uma sequência de vitórias para sair dessa situação incômoda. Ainda mais pelo grupo que a gente tem e por ser Flamengo, temos que brigar lá em cima. Mas temos de pensar passo a passo, jogo a jogo - afirmou.

Cleber Santana e Renato Santos apresentados no Flamengo (Foto: Márcia Feitosa / Vipcomm) 
Zinho entre os reforços, que mostram os números que usarão no nacional (Foto: Márcia Feitosa / Vipcomm)
 
Cleber Santana, que vendia jornal antes de virar jogador profissional no Sport, espera ajudar o Flamengo a estampar boas manchetes.

- Não só no Brasil, como no mundo todo, se fala do Flamengo, é uma grandeza imensa, milhões e milhões de torcedores. É sempre importante estar com cabeça boa, pensar positivo, ainda mais por ser do Nordeste e por ser flamenguista. Sempre torci por Flamengo e Sport. Conheço alguns jogadores de jogar junto, outros eu enfrentei. A adaptação vai ser tranquila.

A entrada de Cleber Santana provocou a volta de Liedson ao banco de reservas. O time treinou nesta sexta-feira com Felipe, Wellington Silva, Frauches, Gonzáles e Ramon; Cáceres, Ibson, Luiz Antonio, Cléber Santana e Adryan; Vagner Love.

Sobre a polêmica disputa entre Flamengo e Sport sobre o título de campeão brasileiro de 1987, o torcedor do Rubro-Negro e do Leão se esquiva.

Cleber Santana no treino do Flamengo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)
- Já me fizeram essa pergunta, mas eu digo sempre que em 87 eu tinha seis anos, cinco anos, para dizer quem é o campeão é complicado. Só ouvi as histórias.

Cleber Santana já defendeu o Atlético de Madrid e também jogou no futebol japonês. No Brasil, começou no Sport, passou por Vitória e se destacou no Santos. Teve passagens apagadas por São Paulo e Atlético-PR, mas se destacou no Avaí com 15 gols na temporada, oito deles na Segundona.

Renato Santos, de 25 anos, iniciou carreira em 2007 e defendeu o Joinville antes de chegar à Ressacada. O zagueiro recebeu apenas um cartão amarelo na Segundona, competição em que esteve ausente de apenas um dos 25 jogos do time. Ele tem uma lesão muscular e só deve ter condições de jogo dentro de duas semanas. O contrato jogador vai até dezembro de 2015.

Segundo o médico José Luiz Runco, Renato Santos vai precisar de pelo menos 15 dias para se recuperar da lesão muscular na coxa direita. Ele faz tratamento com fisioterapia e na próxima semana vai iniciar a musculação.

- Me considero ser um zagueiro técnico, procuro ser leal com o adversário. Não me considero lento, tenho boa saída de bola, é o ponto forte das minhas características. É muito gratificante chegar aqui e ver pessoas que só via na televisão, hoje tenho a oportunidade de estar com eles. Isso me dá um certo conforto para ficar mais à vontade. Chego para desempenhar o meu melhor, para conseguir enfrentar as dificuldades - disse o reforço.

Cleber Santana assina por dois anos com o Flamengo, que passa a ter 70% dos direitos econômicos do meia, numa negociação que envolveu o empréstimo de Negueba ao São Paulo. No caso de Renato Santos, o clube adquiriu os 40% dos direitos econômicos que pertenciam ao Avaí. O restante é do empresário do atleta, Eduardo Uram.

Ipatinga libera Wellington Bruno para acertar com o Flamengo


O Ipatinga anunciou nesta sexta-feira a liberação do atacante Wellington Bruno para acertar com o Flamengo. Segundo a assessoria de imprensa do clube mineiro, o jogador já viajou para o Rio de Janeiro. Ele tem programados exames médicos para a tarde desta sexta-feira.

A janela de transferência para o Campeonato Brasileiro termina nesta sexta-feira. O atacante marcou seis gols na campanha do time mineiro, que ocupa a penúltima colocação da Série B, com 16 pontos em 25 jogos.

- Ele foi oferecido ontem (quinta) à tarde. Se der tempo, podemos tentar (contratá-lo), pelo valor. Mas não sei se vai dar tempo - afirmou o diretor de futebol do Flamengo, Zinho.

Há cerca de dez dias, o dirigente esteve em Florianópolis para observar Cléber Santana e Renato Santos, recém-contratados pelo clube carioca. Na ocasião, ele assistiu à vitória do Avaí sobre o Ipatinga, por 2 a 1, na Ressacada. Wellington Bruno estava em campo atuando pelo Tigre.

Wellington Bruno, do Ipatinga (Foto: Assessoria do Ipatinga) 
Wellington Bruno foi liberado pelo Ipatinga para acertar com o Flamengo  (Foto: Assessoria do Ipatinga)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cléber Santana: ‘Não sou solução, mas farei tudo para ajudar’


Cleber Santana, Avaí e Ceara (Foto: Petra Mafalda / Mafalda Press / Futura Press) O Flamengo enxergou em Cléber Santana a última tentativa de ganhar criatividade e afastar o time da zona de rebaixamento do Brasileirão. O meia tem apresentação prevista para a manhã desta sexta-feira, último dia para inscrição de reforços no Campeonato Brasileiro. O jogador, que se destacou no Avaí com gols e liderança, aguarda a solução dos últimos detalhes do negócio para vestir a camisa rubro-negra. O contrato vai até o fim do Carioca de 2014. Cléber, de 31 anos, ainda fala com cuidado sobre o acerto, mas deixa claro que está ciente do que o espera.

- É uma felicidade imensa não só para mim, mas para minha família. Espero que tudo seja concretizado o mais rápido possível. Não sou a solução, mas farei tudo para ajudar. Vou chegar para somar, trabalhar para ajudar bastante o time - afirmou.

O jogador foi ao Ninho do Urubu na manhã desta quinta e teve um rápido contato com alguns dos profissinais da preparação física, alguns deles conhecidos. Após passagens sem muito brilho por São Paulo e Atlético-PR, o jogador, que também defendeu Santos e Atlético de Madrid-ESP, demonstra ânimo para voltar a jogar por um grande clube.

- Quando voltei da Espanha para o São Paulo (em 2010), tive um primeiro ano bom. Não conquistamos títulos, mas chegamos às finais do Paulistão e da Libertadores. No ano seguinte, chegou o (Paulo César) Carpegiani, tive que sair. Foi por opção do treinador. Fui para o Atlético-PR, voltei ao São Paulo, o (Emerson) Leão queria que eu ficasse, mas o presidente não queria. Apareceram outras coisas, mas tomei a decisão de ir para o Avaí este ano. E deu tudo certo lá. Sei do meu potencial, as coisas aconteceram com muito trabalho. De 41 jogos, joguei 40. Me destaquei. Agora espero que dê certo. Estou colhendo algo que plantei com muito esforço.

Cléber Santana foi campeão catarinense e se despediu do Avaí como artilheiro do time no ano, com 15 gols. Oito deles marcados na Série B. Na Ressacada, vestiu a camisa 10, foi líder e condutor da equipe. Escalado bem perto dos atacantes, se destacou na posição que mais gosta.

- No Santos joguei de segundo volante com o Maldonado (que está no Flamengo), que era o primeiro. Depois joguei de meia com o Zé Roberto (hoje no Grêmio), fazia gols. Me sinto bem nesta posição. Mas isso vai muito do treinador. Depende muito do Dorival, das conversas que vamos ter, dos diálogos, das necessidades. Me sinto bem na função de segundo volante para frente.

Na negociação com o São Paulo, o Flamengo ficou com 70% dos direitos econômicos de Cléber Santana e envolveu o atacante Negueba, que será emprestado a partir de janeiro de 2013. Além disso, o clube deu uma compensação financeira e emprestou ao Avaí até o fim do ano o zagueiro Thiago Medeiros e o meia Erick Flores. O zagueiro Renato Santos, de 25 anos, também foi contratado pelo Rubro-Negro e tem apresentação marcada para esta sexta.

Zico vê treino do vasco e brinca se tiver calote no CFZ: 'Vou dar dura'



Às vésperas de voltar para o Iraque, no dia 1º de outubro, para continuar a comandar a seleção do país nas eliminatórias asiáticas para a Copa 2014, Zico aproveitou para visitar o CFZ na tarde desta quinta-feira e acompanhar o treino do Vasco, seu novo "inquilino" no CT até o fim de 2013. O técnico se disse contente em receber o Cruz-Maltino na sede de seu clube e até brincou com Roberto Dinamite sobre os problemas de infraestrutura que o presidente enfrentou essa semana em São Januário, após ter a água cortada por falta de pagamento. Bem-humorado, o ex-camisa 10 da Seleção disse que não pode ter calote.

- Vou dar dura nele (risos). O Roberto (Dinamite) é meu amigo. Na verdade, aqui não há problema algum. O Vasco até me ajuda, porque, além do aluguel, o clube fica responsável pela manutenção do campo. O gasto é todo dele, não tenho preocupação - explicou.

zico e Sorato, Cfz (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
No CFZ, Zico reencontra Sorato, técnico dos juniores do Vasco (Foto: Thiago de Lima / Globoesporte.com)

Zico contou que a dificuldade de venda de jogadores atualmente dificulta a sobrevivência dos clubes de menor expressão. Por isso, o ídolo do Flamengo pretende deixar o CFZ só como escolinha de futebol, além de continuar alugando o espaço para treinos dos times, o que já aconteceu com os quatro grandes do Rio de Janeiro desde o início da década passada.

- Ter um lugar desse às moscas não faz sentido. É preciso dar uma rotatividade nesse espaço, que está sem ser utilizado. É muito comum virem treinar aqui. Já recebi Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, inclusive times de outros estados e outros países quando vêm jogar na cidade. Até o América do México. Se soubesse o que ia acontecer, teria jogado uma bomba nos caras aqui (risos) - disse, ao lembrar a eliminação do Fla na Libertadores de 2008.

Um dos motivos da visita foi para dar um abraço no técnico Marcelo Oliveira, ex-companheiro de seleção nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1978. Mas quem ele encontrou primeiro, do lado de fora do campo, foi Sorato, recém-empossado treinador dos juniores do vasco.

- A gente tem um time de masters e ele jogou conosco. Jogou também no CFZ. Nem sabia que ele seria treinador dos juniores. Tomara que dê certo - desejou Zico.

Antes de ir embora, o Galinho ainda recebeu o carinho do meia-atacante Carlos Alberto, que aproveitou para abraçá-lo. O camisa 10 do time cruz-maltino está lesionado e não deve se recuperar a tempo de enfrentar a Ponte Preta, domingo, às 16h, em Campinas.



Novo Maracanã: cobertura e campo em grande progresso


O processo de instalação dos cabos de aço que vão sustentar a nova cobertura do Maracanã já começou. Os andaimes para apoiá-los estão sendo montados e, em seguida, com previsão de início para novembro, os cabos serão erguidos, todos ao mesmo tempo, por 120 macacos hidráulicos. O material já se encontra na obra.


Confeccionada em fibra de vidro e teflon, a nova cobertura terá 68,4 metros  de comprimento – 38,4 metros a mais que a antiga – e vai cobrir 76 mil dos 79 mil assentos do novo estádio.  A lona, que será estendida por um grupo de alpinistas e o apoio de guindastes, terá flexibilidade plena para instalação de equipamentos, como os quatro telões de 100 metros quadrados.

O campo também começa a ganhar forma. A demarcação, terraplanagem e o nivelamento dele já começaram, além da drenagem dos setores leste e sul, que estão próximo da finalização. Os próximos dias serão destinados para a drenagem do meio do gramado.

A reforma do Templo do Futebol será concluída em fevereiro de 2013 e é possível que o Campeonato Carioca do ano que vem seja realizado nele.

Veja como ficará a nova cobertura:





Em baixa no Flamengo, Negueba vai jogar no São Paulo em 2013


Negueba treino Flamengo (Foto: Márcia Feitosa/VIPCOMM)
O Flamengo envolveu Negueba na negociação com o São Paulo para ter o meia Cléber Santana, e o atacante vai jogar no clube do Morumbi por empréstimo de um ano a partir de janeiro de 2013, com preço fixado em 3,5 milhões de euros (R$ 9,1 milhões, equivalente a 70% dos direitos econômicos). Para ficar com 70% dos direitos econômicos de Cléber Santana, que tinha contrato com o Tricolor até janeiro e estava emprestado ao Avaí até dezembro, o Rubro-Negro deu ao clube paulista a opção de escolher um jogador do seu elenco. O técnico Ney Franco optou por Negueba, que foi treinado por ele na seleção brasileira sub-20 em 2011. Como já havia disputado mais de seis partidas pelo Flamengo no Brasileirão, o meia-atacante de 20 anos só vai se transferir na próxima temporada. Os outros 30% ficarão com o Flamengo em caso de uma futura venda. O contrato de Negueba com o Fla vai até 2015.

No início da semana, o Flamengo quis emprestar Negueba ao Avaí até o fim do ano para facilitar a negociação por Cléber Santana, mas o jogador rubro-negro não aceitou sair. Como não sabiam que Cléber ainda pertencia ao São Paulo, os dirigentes rubro-negros chegaram a um acordo com o Avaí, mas tiveram de oferecer uma compensação aos paulistas. No caso, Negueba.

Apesar de o negócio estar fechado, o jogador disse que ainda não foi informado sobre a transferência para o São Paulo e preferiu não comentar a possibilidade. Depois de ser liberado de dois treinos na quarta-feira para refletir, Negueba voltou a trabalhar com o grupo do Flamengo nesta quinta. O jogador perdeu espaço com o técnico Dorival Júnior e tem sido muito criticado pelos torcedores.

- Não posso falar nada sobre o São Paulo, não fui avisado sobre nada ainda. Voltei a treinar normalmente e meu pensamento é trabalhar para voltar a ter oportunidades. Elas vão aparecer. A decisão de não ir para o Avaí não foi só minha. Conversei bastante com os meus pais, com a diretoria do Flamengo. Quero vencer no Flamengo. Estou há dez anos no clube e sei lidar com a pressão. Isso aconteceu no início do ano e me recuperei. Acho injusto (ser perseguido pela torcida). Estão me culpando por tudo. Isso está sendo complicado - disse, ao GLOBOESPORTE.COM.

O diretor de futebol do Flamengo, Zinho, tentou convencer Negueba a se afastar um pouco do Rio por conta da pressão que cerca a equipe. O Rubro-Negro faz campanha ruim no Brasileirão e é apenas o 16º colocado, com 28 pontos. 

- Não fiquei chateado com a vontade da diretoria. Sou funcionário do clube, estamos sujeitos a isso a todo momento, mas não achei que era o momento de sair. A pressão sobre os garotos acontece porque o time vive uma situação difícil no campeonato e fomos colocados para jogar, mas lidamos com naturalidade, temos de assumir a nossa parte junto com os mais experientes.
            
Negueba recebeu uma proposta para jogar no Sporting, de Portugal, por um ano. Como não vinha sendo aproveitado por Joel Santana, pensou em tentar a sorte na Europa. A mudança de técnico, no entanto, fez o atacante tomar outro rumo. Dorival disse que contava com ele e passou a escalá-lo no time titular, mas o treinador mudou de ideia, principalmente depois da derrota por 2 a 0 para o Santos. Os dois gols do Peixe nasceram depois que ele perdeu a bola no ataque. O atacante diz que não se arrepende de ter recusado a saída para o clube português.

- Sempre pensei em ficar, em vencer no Flamengo. A proposta foi feita, conversei com a minha família, o professor Dorival chegou e disse que contava comigo. Não tenho nenhum arrependimento.     

O Flamengo enfrenta o Atlético-GO neste domingo, em Goiânia, pela 26ª rodada do Brasileirão. É pouco provável que Negueba seja utilizado na partida. No treino desta quinta, ele fez um trabalho à parte.




Flamengo, Botafogo, Bahia e Sport disputam Desafio em Pernambuco



Futebol de Areia Flamengo x Vasco (Foto: William Lucas / Inovafoto)
O município de Jaboatão dos Guararapes, também conhecido como o "Berço da Pátria" por ter sido o palco de grandes batalhas contra os holandeses, em Pernambuco, irá reunir clubes de camisa para o Desafio Espetacular de futebol de areia, de 21 a 23 de setembro, na Arena SESC Piedade.

O quadrangular vai contar com a presença de Flamengo (RJ), Botafogo (RJ), Bahia (BA) e o anfitrião Sport Recife (PE), em uma disputa em pontos corridos, onde todos se enfrentam. O critério de desempate são os confrontos diretos e, no caso de outra igualdade, o saldo de gols, decidirá o campeão.

Além do torneio masculino, haverá ainda uma competição entre mulheres no mesmo formato. Flamengo, Vitória (PE), SESC Piedade (PE) e Sport estarão na briga pelo título nas areias da bela praia de Piedade, em Recife.

Contra risco, Fla precisa melhorar desempenho como mandante


A cruzada do Flamengo para afastar o risco de rebaixamento neste Campeonato Brasileiro passa por uma tarefa básica: melhorar o desempenho como mandante. Até o fim da competição, o Rubro-Negro vai disputar 14 partidas, nove delas no Rio, incluindo os clássicos contra Fluminense, Vasco e Botafogo, que têm carga de ingressos dividida. As demais serão contra Atlético-MG, Bahia, Cruzeiro, São Paulo, Figueirense e Palmeiras. Ao todo, estarão em jogo 27 preciosos pontos para a permanência na Primeira Divisão.

Se as partidas contra os rivais cariocas forem descontadas, o número cai para 18. Caso vença todos os jogos contra times de outros estados em casa, a equipe de Dorival Júnior subirá para 46 pontos. Com esta pontuação, nenhum time foi rebaixado desde que o Brasileirão passou a ter o atual formato. Para se ter uma ideia, em 2011 o Cruzeiro ficou na última posição fora da zona de rebaixamento e escapou com 43 pontos.

Desempenho do Flamengo no Brasileirão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Das 24 partidas que o Flamengo fez nesta edição do Brasileiro, dez foram no Rio e três em Volta Redonda. Sem contar os clássicos (derrota para o Flu, vitória sobre o vasco e empate com o Bota), o Rubro-Negro conquistou 16 dos 30 pontos contra adversários de outros estados, um aproveitamento de 53,3%. Foram quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas como mandante.

Um exemplo: se repetir o rendimento e conquistar metade dos pontos nos jogos em casa que não sejam clássicos, o time vai somar apenas nove. Hoje, pularia de 28 para 37 pontos, número insuficiente para permancer na Primeira Divisão. Ou seja, o desempenho terá de melhorar para que as partidas contra os rivais do Rio e os confrontos como visitante não ganhem ainda mais peso.

O Flamengo conta com o empurrão da torcida na fuga da zona de rebaixamento. Tanto que a diretoria decidiu não só manter, mas ampliar a promoção de ingressos realizada na partida contra o Grêmio para o confronto com o Atlético-MG, que marca o reencontro dos rubro-negros com Ronaldinho Gaúcho, dia 26 de setembro, no Engenhão. A partida é válida pela 14ª rodada. No clube, os jogos em casa são tratados como fundamentais para que a equipe consiga deixar a parte de baixo da tabela. Nas entrevistas, os jogadores convocam e tentam mobilizar os torcedores.

- Temos que voltar a vencer e para isso pedimos o apoio do torcedor. Se ele abandondar o clube, fica complicado – diz o goleiro Felipe a cada coletiva.

O Flamengo não vence há sete rodadas, sendo quatro derrotas e três empates. Hoje, é o 16º colocado, com 28 pontos, uma posição à frente da zona de rebaixamento. No domingo, o time enfrenta o Atlético-GO, no Serra Dourada, às 16h (de Brasília).

- Temos de começar a vencer para pontuar, tentar fazer o maior número de pontos nos jogos que faltam. Tudo pode acontecer. A história do campeonato mostra que times dados como campeões não foram, enquanto outros que chegaram a ser considerados rebaixados também não caíram. Nossa briga é para recuperar o time, sair dessa situação, que não é confortável, sair do grupo lá de baixo e, se der tempo, tentar brigar por algo lá em cima – disse o lateral-esquerdo Ramon.



Coração argentino, paixão rubro-negra



























A paixão pelo Flamengo ultrapassa as fronteiras do Brasil. Na noite desta quarta-feira, no Serra Dourada, durante o jogo entre Brasil e Argentina, bandeiras do clube mais popular do país não foram vistas apenas com torcedores brasileiros. No meio da torcida argentina, chamou a atenção uma bandeira do país vizinho. As faixas azuis e branca características estavam presentes. Mas o sol que marca o pavilhão argentino foi substituído pelo CRF de Clube de Regatas do Flamengo.




Thiago Medeiros e Erick Flores chegam e se apresentam ao Avaí


Thiago Medeiros e Erick Flores chegam em Florianópolis (Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)Thiago Medeiros e Erick Flores chegam em Florianópolis (Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)
 
Ao meio dia e meia desta quinta-feira, desembarcaram em Florianópolis o zagueiro Thiago Medeiros e o meia Erick Flores. Os atletas são os novos reforços do Avaí até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro. Os jogadores devem ter a apresentação oficial ainda nesta quinta-feira, último dia da janela para contratações. Cleber Santana e Renato Santos já estão no Rio de Janeiro e devem ser apresentados no Flamengo na sexta-feira.

Após longa novela, os jogadores finalmente chegaram na capital catariense. Na tarde de terça-feira, Thiago Medeiros, que desde o começo das negociações mostrou interesse em defender o Avaí, já estava no caminho do aeroporto quando recebeu a ordem do clube rubro-negro para voltar para casa e esperar alguns detalhes das negociações.

O zagueiro Thiago Medeiros disse estar animado com a chance de voltar a jogar em um time grande. O jogador não estava sendo usado no Flamengo e espera ter uma chance no Leão da Ilha catarinense.

- É um ambiente novo. A gente veio focado e em conquistar o nosso espaço e somar – disse o zagueiro que ainda não sabia da mudança de técnico do Avaí.

Erick Flores falou que ainda não conhece Florianópolis. O jogador só esteve na capital catarinense uma vez, para compromisso no futebol, sem tempo de ver a cidade, e está animado com a mudança.

- Ainda não conheço Florianópolis, mas ouço muito bem daqui. Eu espero que a gente substitua bem O Renato Santos e o Cleber Santana. Eu confio muito em mim e no meu trabalho. Eu vinha trabalhando no Flamengo, mas não estava jogando. Aqui eu espero poder somar em campo e ajudar o Avaí a chegar na Série A – disse Erick Flores



Ainda em recuperação, Welinton e Mattheus não pegam o Atlético-GO


dorival junior flamengo treino (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Dorival Júnior não vai poder contar novamente com Welinton e Mattheus. O zagueiro e o meia, que não participaram do empate por 1 a 1 com o Grêmio, domingo passado, estão fora da partida contra o Atlético-GO, neste domingo, às 16h, pela 26ª rodada do Brasileirão. Ambos têm dores musculares e fazem tratamento. O problema de Welinton é na coxa esquerda, enquanto Mattheus sente a panturrilha direita. A dupla se machucou na derrota para o Santos.

Outros dois jogadores ficarão fora da viagem a Goiânia por lesão. Airton, que machucou a coxa direita, e Muralha, com dores no abdômen, estão em recuperação no departamento médico.

O meia Renato ainda está em recuperação física após uma operação no joelho direito. Ele foi operado no fim de agosto, mas ainda não tem data de retorno definida.

Já Léo Moura está suspenso. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na rodada passada. O camisa 2, que jogou improvisado no meio-campo contra o Grêmio, será substituído por Adryan. Wellington Silva está mantido na lateral direita.

Na manhã desta quinta-feira, Dorival Júnior escalou a equipe pelo segundo dia seguido da seguinte forma: Felipe, Wellington Silva, Frauches, González e Ramon; Cáceres, Ibson, Luiz Antonio e Adryan; Liedson e Vagner Love.


O Flamengo está na 16ª posição, com 28 pontos, apenas quatro à frente do Sport, que abre a zona de rebaixamento.

Em meio a obras e má fase, Fla se abastece com gás do Fluzão



As obras para a construção do Centro de Treinamento do Flamengo em Vargem Grande mudaram o cenário do Ninho do Urubu. Em meio aos carrões dos jogadores, caminhões com material de obra e tratores circulam pelo local para agilizar a construção do módulo do profissional. E na manhã desta quinta-feira uma cena chamou atenção. Por conta das novas instalações, o clube teve que reforçar o estoque de gás.


flamengo obras no ninho do urubu (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com) 
Com nome de rival, caminhão de gás abastece o Ninho do Urubu (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
 
Um caminhão com adesivos espalhados pela carroceria remetia ao rival tricolor no nome da empresa: "Fluzão Gás". Foi o suficiente para originar trocadilhos do tipo “o Flamengo está precisando de gás”, “vale a pena pegar gás com o líder do campeonato”.

O Flamengo ocupa a 16ª colocação, com 28 pontos. Domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Atlético-GO, às 16h, em Goiânia. O Fluminense é o líder, com 53 pontos, e joga contra o Náutico, no sábado.

Nesta quinta-feira, Dorival Júnior utilizou o campo 5 pela segunda vez. Enquanto isso, os demais gramados do Ninho do Urubu recebem cuidados especiais.

flamengo obras no ninho do urubu (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com) 
Obras movimentam o CT do Flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
 
 
 

Dorival repete time com Adryan no meio e Liedson e Love no ataque


Na manhã desta quinta-feira, Dorival Júnior comandou trabalho em campo reduzido, mas repetiu a escalação usada na véspera com Adryan no meio-campo no lugar de Léo Moura, que cumprirá suspensão diante do Atlético-GO, domingo, em Goiânia. O ataque foi formado por Vagner Love e Liedson.

A equipe treinou com Felipe, Wellington Silva, Frauches, González e Ramon; Cáceres, Ibson, Luiz Antonio e Adryan; Liedson e Vagner Love. Pela segunda vez o time trabalhou no campo 5 do Ninho do Urubu.

dorival junior flamengo treino (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) 
Dorival repetiu a escalação do time no treino desta quinta-feira (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
 
Autor de um bonito gol de falta contra o Grêmio, na última rodada, que evitou a quinta derrota seguida do Rubro-Negro, Adryan treinou em sua posição de origem, na armação.

Depois de ser liberado dos treinos desta quarta, Negueba reapareceu no CT e fez trabalho físico na companhia de Léo Moura. O atacante, que não quis se transferir para o Avaí no troca-troca com Cléber Santana e Renato Santos, ensaiou alguns sorrisos. O jogador dificilmente voltará a ter uma chance com Dorival Júnior.

negueba paulo sergio leo moura flamengo treino (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) 
Após conseguir ficar no Fla, Negueba sorri no treino (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
 
 
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Fim da novela se aproxima, e Fla espera Cléber Santana nesta quinta



Cléber Santana Avaí x ABC (Foto: Rubens Flores / Ag. Estado)
A complexa negociação para contratar Cléber Santana está perto do fim, e o Flamengo aguarda o jogador no Rio nesta quinta-feira para apresentá-lo. Nesta quarta, os dirigentes rubro-negros entraram em acordo com o São Paulo, com quem o meia tem contrato até janeiro do ano que vem. O Flamengo ficará com 70% dos direitos econômicos, enquanto o Tricolor Paulista terá 30%. Desta forma, o São Paulo garante uma maneira de lucrar com uma futura negociação do atleta de 31 anos. Cléber vai assinar até o fim do Campeonato Carioca de 2014. A negociação foi conduzida pelo Grupo DIS, que gere a carreira do jogador.

A outra ponta do negócio envolve o Avaí. Cléber Santana estava emprestado ao clube catarinense até o fim deste ano. Como abrirá mão do atleta antes do término do vínculo, o Leão será indenizado pelo Flamengo. Vai receber o zagueiro Thiago Medeiros e o meia Erick Flores por empréstimo até dezembro deste ano, além de uma compensação financeira. O Avaí queria os atacantes Negueba e Hernane, mas ambos recusaram a transferência. Erick Flores estava emprestado ao Boavista e em um primeiro momento também não gostou da ideia. Convencido, voltou ao Rubro-Negro e irá jogar em Florianópolis.

O Avaí espera a documentação assinada pela presidente do clube carioca, Patricia Amorim, na manhã desta quinta. A diretoria do Leão tem pressa para inscrever os dois novos atletas dentro do prazo estabelecido pela CBF, que termina na véspera da 26ª rodada da Série B. Thiago e Erick são esperados até as 13h em Floripa.

A saída de Cléber Santana do Avaí estava programada para quarta, mas não ocorreu. O jogador viajou a Florianópolis para se despedir, mas adiou o retorno ao Rio, pois o clube catarinense ainda aguardava o desfecho do negócio, o que está programado para esta quinta.

Além de Cléber Santana, o zagueiro Renato Santos, de 25 anos, tem apresentação prevista no Flamengo para esta quinta. Nesta quarta, ele foi ano Ninho do Urubu para iniciar o tratamento de uma lesão muscular que ainda deve deixá-lo fora de ação por mais duas semanas.