domingo, 5 de junho de 2011

Luxa celebra boa atuação de Pet no adeus: ‘O futebol agradece’

O empate por 1 a 1 entre Flamengo e Corinthians, neste domingo, pela terceira rodada do Brasileirão, ficou em segundo plano. Centro das atenções, Petkovic foi reverenciado por torcedores, companheiros, dirigentes e por Vanderlei Luxemburgo. Após abraçar o camisa 43 ainda no gramado, o treinador foi só elogios também em entrevista coletiva.

Responsável pela decisão do adeus ser realizado em uma partida oficial, Luxa citou a boa atuação do sérvio nos 45 minutos em que esteve em campo para justificar a escolha.

- O futebol agradece ao Pet pela presença dele por tanto tempo, principalmente no Brasil, encantando o torcedor com sua técnica. O pessoal se assustou quando decidi fazer a despedida em um jogo de campeonato, mas conheço o jogador. Uma coisa é ter uma sequência, quarta e domingo, outra é um jogo. Ele tem uma condição física privilegiada e muita técnica. Por saber que ele ia querer mostrar ao torcedor, a postura dele no vestiário, por querer terminar bem, ele jogou muito bem. Nunca tive receio em colocá-lo para jogar.

Luxemburgo comentou a a escassez de jogadores como Petkovic, principalmente na posição de apoiador, no futebol brasileiro. Para o técnico, o problema está na forma como é conduzido o processo de formação no país.

- Temos o Ganso, que é fantástico. O que falta ao Brasil não é o jogador, é o pessoal na base deixar de tirar meia para transformar em zagueiro. Chega um magrinho e não pode treinar, chega um grande e vira zagueiro. Com todo o respeito a quem colocou e até ganhou título com isso aí, o Brasil passou a usar três zagueiros, três volantes. Deixamos de ter meia e lateral. Lateral hoje não sabe marcar.

Ao analisar a partida em si, o treinador encarou o resultado com naturalidade. Segundo ele, pela forma como os corintianos entraram em campo, era esperado que o Rubro-Negro tivesse poucas oportunidades de gol.

- Sobre o empate, é clássico. O Corinthians veio com uma proposta clara de jogar no nosso erro. Foi o que aconteceu. Tivemos mais posse de bola e era esperado que tivéssemos uma ou duas situações de gol. E foi o que aconteceu com a bola do Ronaldinho na trave, a do Diego (Maurício), que podia bater cruzado...

Enquanto Pet se despediu do futebol, Junior Cesar fez sua estreia com a camisa do Flamengo. Substituto de Egídio já nos minutos finais, o camisa 66 teve tempo para realizar boas jogadas e deve ser titular diante do Atlético-PR, domingo, na Arena da Baixada.

- Já disse que contratei o Junior Cesar para ser titular. Ele estreou hoje para sentir a diferença de calor da torcida, para ver como jogava. Mas se tudo caminhar bem, vai jogar (contra o Atlético-PR). Preferi começar com ele no banco porque tínhamos o Pet, o Léo (Moura) e também o teríamos fora das condições ideais. O Egídio jogou, e jogou bem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário