sábado, 31 de outubro de 2015

Jorge quer provar força do grupo, mas lamenta por afastados: "Perda grande"


O Flamengo chegou a Porto Alegre enfraquecido técnica e emocionalmente após o turbulento afastamento de cinco jogadores que participaram de uma festa na última terça-feira: Alan Patrick, Everton, Pará, Paulinho e Marcelo Cirino. A punição, que também teve multa no salário, rendeu e continua rendendo desdobramentos no clube. Sem esses nomes importantes à disposição, aos quais se juntam lesionados, como Ederson, e suspensos, como Emerson Sheik, o elenco quer provar sua força na partida deste domingo, contra o Grêmio. 

O afastamento, no entanto, ainda está muito recente. Vários jogadores do grupo não concordaram com o rigor da punição imposta pela diretoria, apesar de terem reprovado a exposição causada pelo quinteto. O lateral-esquerdo Jorge, por exemplo, evitou se estender no tema, mas admitiu que ficou surpreso e lamentou os desfalques.

- Isso deixo para a diretoria resolver mesmo. A gente fica triste demais com o afastamento deles, não esperava isso, mas aconteceu. A perda é muito grande. Mas a gente deixa isso para a diretoria e tem que entrar focado, sabendo da força do grupo - afirmou Jorge, que contou ter bom contato com os afastados, principalmente Alan Patrick, de quem recebe muitos conselhos em campo, mas que ainda não falou com eles após o episódio.

Jorge ao fim do treino no CT do Internacional neste sábado, em Porto Alegre (Foto: Ivan Raupp) 
Jorge ao fim do treino no CT do Internacional neste sábado, em Porto Alegre (Foto: Ivan Raupp)

Ao mesmo tempo em que se entristece com a ausência do quinteto, Jorge vê necessidade de chamar ainda mais a responsabilidade para si. Apesar da pouca idade - 19 anos -, ele tem mostrado maturidade e boa postura desde que assumiu a condição de titular do Flamengo, meses atrás, durante o primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

- Chamo essa responsabilidade para mim porque sei a pressão que é. Mas não é só para cima de mim, é para cima de todo o grupo. Tem o Guerrero, o Emerson, que está voltando no próximo jogo, o Kayke, o Gabriel, que está tendo a oportunidade dele, o Luiz Antonio... O grupo é forte. Do meu lado, tenho sempre que dar meu melhor, venho numa batida muito boa. Vamos nos concentrar nesse jogo para mostrar o quanto o grupo é forte.

O duelo deste domingo, às 17h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pode tanto detonar de vez a chance de G-4 quanto reacender a esperança de torcida e diretoria em conquistar a vaga na Libertadores 2016. O Rubro-Negro está com 44 pontos, a seis pontos do quarto colocado.

- É um jogo muito importante para o grupo, pois tivemos essa semana pesada depois da derrota para o Corinthians. É muito importante que a equipe entre concentrada. Vamos ter desfalques, aconteceu esse tumulto todo. O grupo fica triste por perder jogadores tão importantes, só que somos fortes e temos que mostrar isso amanhã, que temos jogadores de qualidade para entrarem no lugar. Vai ser um jogo muito difícil. Podemos ganhar até de meio a zero, os três pontos são bastante importantes. Sem dúvida a gente não desistiu ainda do G-4.

A maturidade de Jorge está servindo para ajudar na adaptação do quarteto de juniores chamado por Oswaldo de Oliveira para o grupo profissional após o afastamento dos jogadores. São eles: Douglas Baggio, Matheus Sávio, Thiago Santos e Ronaldo. Até pouco tempo atrás o lateral-esquerdo jogava junto deles. Feliz com a oportunidade dos amigos, poderá passar experiência.

- São jogadores com quem eu estava até pouco tempo atrás, e sei da qualidade deles. O que eu puder passar do que aprendi nesses meses vai ser importante para eles. Fico feliz por estarem junto comigo aqui, tendo a oportunidade deles. Vou falar para eles entrarem muito concentrados para ajudar a equipe.

Veja a delegação do Flamengo em Porto Alegre:
 
Goleiros: Paulo Victor, César e Daniel.
Laterais: Ayrton e Jorge.
Zagueiros: César Martins, Wallace, Samir e Marcelo.
Volantes: Márcio Araújo, Canteros, Luiz Antonio, Jajá e Ronaldo.
Meias: Almir e Matheus Sávio.
Atacantes: Guerrero, Gabriel, Kayke, Thiago Santos e Douglas Baggio.

No CT do Inter, Flamengo reforça bola aérea ofensiva antes de encarar o Grêmio

O Flamengo usou o CT do Internacional para treinar na manhã deste sábado em Porto Alegre, na véspera de enfrentar o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro. O trabalho comandado por Oswaldo de Oliveira durou cerca de 1h30 e teve como foco a bola aérea ofensiva. Sempre com Jajá e Ayrton nas cobranças de falta e escanteio, o técnico ensaiou jogadas tendo Guerrero, Wallace e César Martins como pilares dentro da área e passou muitas instruções ao grupo.

Guerrero marcou um gol de cabeça em escanteio, ao ganhar dividida com o goleiro César. Oswaldo deixou boa parte das jogadas ter sequência, e Douglas Baggio também marcou para os reservas ao tocar na saída de Paulo Victor, após receber belo passe de Almir.

Flamengo Ct do Inter (Foto: Ivan Raupp) 
CT do Internacional fica ao lado do estádio Beira Rio (Foto: Ivan Raupp)

O comandante havia dito na coletiva de sexta-feira que neste sábado testaria Kayke ao lado de Guerrero entre os titulares, mas não fez a mudança e acabou escalando o mesmo time pelo terceiro dia seguido com Paulo Victor, Ayrton, César Martins, Wallace e Jorge; Márcio Araújo, Canteros, Luiz Antonio e Jajá; Gabriel e Guerrero. Os reservas precisaram ter o goleiro Daniel e o preparador de goleiros Wagner Miranda para completar a equipe. Além da dupla, atuaram César, Marcelo, Samir, Ronaldo, Matheus Sávio, Almir, Thiago Santos, Douglas Baggio e Kayke.

Ao fim da atividade, Canteros, Luiz Antonio, Kayke e Ayrton treinaram cobranças de falta, enquanto Guerrero, Jajá, Jorge e Gabriel chutavam a gol com bola rolando. Do outro lado do campo, os demais jogadores disputavam uma partida em espaço reduzido.

Vale lembrar que o Rubro-Negro está sem Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho, quinteto afastado pela diretoria por ter participado de uma festa após o treino da última terça. Emerson Sheik e Jonas, suspensos, além de Ederson e Armero, ainda se recuperando de lesões, também não estão à disposição e não viajaram com a delegação para Porto Alegre.

Décimo colocado do Brasileirão com 44 pontos, o Flamengo vai até a Arena do Grêmio encarar os donos da casa neste domingo, às 17h. O clube da Gávea tenta reacender a esperança de G-4 após perder seis dos últimos sete jogos. O adversário é o terceiro, com 56 pontos.

Veja a delegação do Flamengo em Porto Alegre:
 
Goleiros: Paulo Victor, César e Daniel.
Laterais: Ayrton e Jorge.
Zagueiros: César Martins, Wallace, Samir e Marcelo.
Volantes: Márcio Araújo, Canteros, Luiz Antonio, Jajá e Ronaldo.
Meias: Almir e Matheus Sávio.
Atacantes: Guerrero, Gabriel, Kayke, Thiago Santos e Douglas Baggio.

De cara nova, Flamengo se reforça na Europa e nos EUA em busca do penta

Maior vencedor do Novo Basquete Brasil, com quatro títulos em sete edições, o atual tricampeão nacional perdeu peças importantes para a temporada 2015/16. As saídas dos argentinos Nicolas Laprovittola, que trocou o Flamengo pelo basquete lituano, e Walter Herrmann, que voltou para casa e defende o San Lorenzo, seu time de coração, já eram previstas. Mas as baixas de Vitor Benite, que foi para o Murcia, da Espanha, e Cristiano Felício, primeiro brasileiro a vestir a camisa do Chicago Bulls, da NBA, não estavam nos planos. Para tentar suprir as ausências, a comissão técnica comandada pelo técnico José Neto se reforçou com o ala americano Jason Robinson e três jogadores da seleção brasileira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto: o ala Rafael Mineiro, o armador Rafael Luz e o pivô J.P Batista.

Equipe basquete Flamengo temporada 2015/16 NBB (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo) 
Equipe do Flamengo para a temporada 2015/16 do NBB (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)

Bicho-papão do basquete nacional na atualidade, o Flamengo é o time a ser batido. Com a base dos últimos três anos e uma agenda novamente cheia, que inclui o Campeonato Estadual, o NBB e a Liga das Américas, o maior desafio do técnico José Neto é encontrar uma nova cara para o time que ganhou praticamente tudo nos últimos tempos. Principal responsável pela reposição do elenco rubro-negro, o assistente do técnico Rubén Magnano na seleção brasileira se apega ao passado recente, quando o Flamengo também perdeu peças importantes, para apostar em mais uma temporada vitoriosa. 

A estreia será justamente contra o Bauru, no jogo de abertura da temporada que reeditará a última decisão do NBB. A partida acontece nesta segunda-feira, às 19h, no ginásio Panela de Pressão. O SporTV transmite ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real com vídeos. O assinante do canal Campeão ainda pode acompanhar tudo no SporTV Play! 

Destaque

Titular da seleção brasileira, o ala Marquinhos é o grande nome do Flamengo para a temporada 2015/16, principalmente depois das saídas do argentino Nicolas Laprovittola e do ala Benite, que dividiram o protagonismo da equipe na temporada passada.

Quem sai...

- Nicolas Laprovittola (Lietuvos Rytas, Lituânia)
- Benite (Murcia, Espanha)
- Walter Herrmann (San Lorenzo, Argentina)
- Cristiano Felício (Chicago Bulls, NBA)
- Chupeta (Liga Sorocabana, NBB)

...Quem chega

Jason Robinson (Zaragoza, Espanha)
Rafael Mineiro (Limeira e Bauru)
Rafael Luz (Obradoiro, Espanha)
J.P Batista (CSP Limoges, França)

Fala, José Neto!

basquete Flamento José Neto NBA Global Games (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)
"Desde que cheguei aqui, cada ano vai ficando mais difícil, e a expectativa que existe quando se fala de basquete do Flamengo é de vitória. Não tem como fugir disso. Estamos sempre trabalhando com essa realidade. Essa temporada vai ser com novos desafios. Mais uma vez tivemos uma mudança de equipe. Realmente não contávamos com a saída do Benite, tanto que ele tinha contrato assinado com o Flamengo, mas com uma cláusula de saída. Foi no limite (dessa cláusula). Tivemos que remontar a equipe, já que perdemos jogadores que tinham funções importantíssimas, como o Nicolas, que era o condutor da equipe, o Benite, que a partir do segundo turno se mostrou uma peça importante como um jogador protagonista, e o Herrmann, que é um cara que eu tenho orgulho de ter trabalhado com ele. Trouxemos jogadores de experiência do basquete europeu, que gosto e acredito muito da maneira como se joga. São três jogadores que jogaram a Liga ACB, a Liga Francesa da primeira divisão e a Euroliga. Além do Rafael Mineiro, que chegou por último. São jogadores que agregam muito, e a expectativa é que possamos atingir nossos objetivos. Sabemos que vamos mudar muito nossa maneira de jogar, porque são jogadores com características muito diferentes dos quais nós tínhamos".

Elenco

Armadores: Rafael Luz, Pablo, Danielzinho, Gegê
Alas-armadores: Marcelinho
Alas: Marquinhos, João Felipe, Pedro, Gabriel e Jason Robinson
Alas-pivôs: Rafael Mineiro, Kayo, Olivinha, Mingau e Jorge
Pivôs: J.P. Batista, João Vitor e Jerome Meyinsse
Técnico: José Neto

Flamengo se irrita com novas pedidas, e negociação por zagueiro Cleber esfria


Cleber zagueiro Hamburgo (Foto: Site oficial do Hamburgo)
Cotado para ser reforço do Flamengo em 2016, o zagueiro Cleber está mais distante do clube. O Rubro-Negro se irritou com novas pedidas financeiras feitas pelo Hamburgo, da Alemanha, e pela Elenko Sports, empresa que gerencia a carreira do jogador, e a negociação esfriou nos últimos dias.

A proposta enviada pelo Flamengo ao clube alemão era de empréstimo sem custos por uma temporada, com opção de compra ao fim do contrato. O salário seria dividido igualmente entre o Fla e o Hamburgo, cerca de R$ 250 mil para cada um. Cleber se animou com a possibilidade de vestir a camisa rubro-negra.

No entanto, após bom andamento das conversas iniciais, o Hamburgo passou a querer que o clube da Gávea arque com a maior parte do salário. A Elenko, por sua vez, quer aproveitar para aumentar os vencimentos de Cleber no geral. As pedidas irritaram a diretoria do Flamengo, que agora está pessimista.

Cleber tem 24 anos e apareceu no cenário nacional na Ponte Preta, entre 2012 e 2013. Após boa e curta passagem pelo Corinthians, o zagueiro foi contratado pelo Hamburgo, mas não se firmou por lá. Os alemães veem o empréstimo como uma oportunidade de valorizar o atleta, que provavelmente terá mais chances no Brasil. Mas o impasse emperrou o negócio com o Fla.

A zaga é uma das prioridades do Flamengo em relação a reforços para 2016. Houve muitas falhas do time no setor, o que foi motivo de preocupação de torcida e diretoria nesta temporada. Atualmente o elenco conta com quatro zagueiros: Wallace, César Martins, Samir e Marcelo. Rafael Dumas, dos juniores, possivelmente será incorporado aos profissionais em breve.

Arão e Pikachu bem encaminhados

O Flamengo tem diversos nomes em seu radar, e dois deles estão em negociações avançadas. O volante Willian Arão, do Botafogo, e o lateral-direito Yago Pikachu, do Paysandu, estão bem encaminhados e têm grande chance de pintar no Ninho do Urubu para a próxima temporada.

Domingo tem Mengão na Globo

 
DOMINGO, 01

Brasileirão Série A


17h Grêmio x Flamengo

 
Transmissão: TV Globo para RS (menos Porto Alegre), RJ, ES, GO, TO, BA, SE, AL, PB, RN, PI, AM, RO, AC, RR, DF, Petrolina-PE e Santarém-PA (com Luís Roberto, Juninho Pernambucano e Renato Marsiglia) e Premiere (com Luiz Alano e Mário Marcos)

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Flamengo vai usar alívio com o Profut para concluir módulo profissional do CT


MOSAICO - Flamengo estrutura profissional (Foto: Divulgação)

O alívio fiscal na ordem de R$ 80 milhões com a inclusão do Flamengo no Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro) já tem parte do seu destino definido pela diretoria: o avanço nas obras do centro de treinamento. O acordo com o governo federal vai abrir um espaço de R$ 1 milhão no fluxo de caixa do Rubro-Negro e permitirá a conclusão - até o fim de 2016 - do módulo profissional do Ninho do Urubu. Esta etapa está orçada entre R$ 12 e 14 milhões. 

- Diretamente (este alívio de caixa) irá para o centro de treinamento. Para que possamos concluir o módulo profissional. Nosso CT é dividido em módulos, e vamos nos concentrar agora no setor profissional. O centro de treinamento sempre será um grande investimento - afirmou o vice de finanças do Flamengo, Cláudio Pracownik.

O módulo profissional contará com a construção de dois prédios e um campo de treinamento adicional - existem quatro atualmente. O bloco principal será formado por dois pavimentos. O térreo será constituído de auditório com capacidade para 65 pessoas, recepção, gerência, sala de estudos, salão de jogos, sala de TV, biblioteca, refeitório, cozinha industrial, despensa, alojamento de funcionários. No andar superior será construído o hotel do Flamengo, que será usado para concentrações. O espaço terá 26 suítes duplas. O outro prédio será composto por sala da imprensa, auditório para coletivas, salas da comissão técnica, vestiários, centro de integração de áreas médicas, sala de musculação, centro de fisioterapia e parque aquático com quatro tipos de piscinas.

Gramado do campo 1 do Ninho do Urubu Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem) 
Ninho do Urubu deverá ganhar mais um campo e um hotel para concentração (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)

A conclusão do módulo profissional é vista como prioridade dentro da diretoria do Flamengo. Adquirido na gestão de George Helal, em 1983, com parte dos recursos provenientes da venda de Zico para a Udinese, o Ninho do Urubu, como é popularmente conhecido, passou a ser o local oficial dos treinamentos do Flamengo somente em 2010. Porém, apenas no ano passado as obras foram retomadas, ainda que em ritmo lento.

Instalações atuais ficarão para base
O espaço que está sendo utilizado atualmente pelos profissionais ficará para uso das categorias de base até o centro de treinamento ter as obras completamente finalizadas. A conclusão do projeto está estimada em mais R$ 35 milhões.

- A base terá o atendimento do módulo que hoje é profissional. Vamos ter um cenário mais positivo para a base do Flamengo no próximo ano. Nós compreendemos a importância da base no futuro do Flamengo. Planejamos ter 30% do time profissional formado com jogadores formados no clube - finalizou o vice de finanças.


Bernardinho visita sede do Flamengo e elogia instalações olímpicas do clube

Com mais de 35 anos de experiência no esporte,  Bernardinho conhece bem o que há de melhor em termos de estrutura pelo mundo. E para ele, o Flamengo caminha para ter instalações semelhantes às de grandes potências nos esportes olímpicos. Em visita à sede do clube nesta sexta-feira, na Gávea, o treinador da seleção masculina de vôlei elogiou as instalações e se disse esperançoso para o futuro.

- Os aparelhos que eu pude ver na instalações é que o Flamengo está trabalhando no sentido de ter aquilo no que se é de maior eficiência no mundo. Não é ter o que é mais luxuoso, mas é ter o que funciona. Ao entrar no Centro de Força eu senti que estão alinhados com o que há de mais moderno no mundo. Eu rodei cinco países de vanguarda no esporte mundial e o Centro de Força do Flamengo está totalmente adequada aos padrões atuais da preparação física e do treinamento de força - afirmou Bernardinho.


Fred Luz, Bernardinho e Marcelo Vidoto. Técnico visita a Gávea Flamengo  (Foto: Fernanda Cansanção / Divulgação)Bernardinho visitou a Gávea com os dirigentes Fred Luz (esq) e Marcelo Vidoto (Foto: Fernanda Cansanção / Divulgação)
 
Acompanhado do diretor de esportes olímpicos do Fla, Marcelo Vido, e do diretor-geral do clube, Fred Luz, Bernardinho voltou ao ginásio onde treinou e jogou no início da carreira como jogador, no fim da década de 1970. O treinador ressaltou a evolução nas estruturas e modernidade dos equipamentos.

- Eu estive no ginásio antigo onde eu joguei, onde eu treinei (o Togo Renan Soares Kanela), vi todo ele sendo reformado e é um Centro de Treinamento, hoje. Hoje o teto é um pouco mais baixo, o piso é flutuante que nós não tínhamos no passado. A Ginástica Olímpica, o ginásio de basquete, tudo funcionando dentro do projeto proposto. 

O treinador também destacou as obras da nova piscina olímpica e o projeto da nova arena do Flamengo. Em breve, o atual tricampeão do NBB deverá ter o aval da prefeitura do Rio de Janeiro para a construção de um moderno ginásio na Gávea com capacidade para 2,8 mil lugares. Para Bernardinho, o Rubro-Negro caminha para ser o clube de futebol com a melhor estrutura para esportes olímpicos.

- O Projeto da Arena será a cereja no bolo, será realmente fantástico. Vimos aqui a preparação para que seja instalada a piscina (com estrutura) mais moderna no mundo. O Flamengo realmente vem se preparando para se tornar o clube de futebol mais bem preparado para pratica e desenvolvimento dos esportes olímpicos.

Para encerrar, Bernardinho comentou a importante parceria firmada entre o Flamengo e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos. A Gávea deve ser a casa dos atletas americanos durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

- O desenvolvimento dos esportes olímpicos depende dessas estruturas e o Flamengo tem essas condições. Tanto que se não fosse assim, o Comitê Olímpico Americano jamais viria buscar a excelência e a qualidade aqui. É importante estabelecer essas parcerias. As pessoas às vezes falam da verba, a verba é temporária, os recursos são finitos e são “escassos”. As parcerias são importantes porque você te acesso a conhecimento, tecnologia. O mais interessante é ter feito isso no momento correto. Ou seja, no pré-olimpíada, no entusiasmo a todo movimento em torno da olimpíada - concluiu.

Flamengo descarta Miami e acerta pré-temporada em Mangaratiba-RJ

Miami não será a casa da pré-temporada do Flamengo em 2016. Ela será realizada em Mangaratiba-RJ. As negociações com a empresa que pretendia levar o time para os EUA chegaram a andar bem, mas não houve acordo. Nesta sexta-feira, o vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Gérson Biscotto, descartou a cidade americana e disse que a preparação seria realizada no Brasil. Mais tarde, o GloboEsporte.com confirmou que o pequeno município da microrregião de Itaguaí servirá como casa da pré-temporada do próximo ano.

Hotel Itália Praia de Mangaratiba (Foto: Carlos Augusto Ferrari) 
Praia do hotel Portobello, onde o Flamengo fará a pré-temporada (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

O local escolhido em Mangaratiba é o Portobello Resort e Safari, situado a 100km do Rio de Janeiro e a 400km de São Paulo. O hotel oferece luxuosas acomodações e diversas atividades, até um safári, e os hóspedes têm acesso a uma praia "particular". A previsão é que Flamengo fique por lá entre os dias 7 e 24 de janeiro, com dois amistosos ainda a serem acertados.

Fluminense e Vasco já se hospedaram no local, que também serviu de base para a seleção italiana durante a Copa do Mundo no Brasil, no ano passado.

Bandeira rechaça mal-estar com crítica de Oswaldo: "Juntos pelo Flamengo"

Eduardo Bandeira de Mello Flamengo (Foto: Fabricio Marques)

O presidente Eduardo Bandeira de Mello negou qualquer clima de mal-estar no Flamengo após Oswaldo de Oliveira ter criticado, na frente dele próprio, a antecipação do anúncio de afastamento dos cinco jogadores - Alan Patrick, Everton, Pará, Paulinho e Marcelo Cirino - que participaram de uma festa na terça. Segundo o treinador, o combinado era anunciar a punição na quinta pela manhã, após conversar com os envolvidos, mas os dirigentes fizeram o comunicado no início da noite de quarta. O mandatário citou uma "pressão muito grande" ao justificar a decisão de acelerar a divulgação da punição ao quinteto. 

- Isso é um assunto interno e será discutido internamente. Nós entendemos que deveríamos antecipar porque estava havendo um clamor muito grande, uma pressão muito grande inclusive por parte de vocês (imprensa). Já estava começando a surgir especulação totalmente desnecessária. Então, naquele momento achamos prudente antecipar para que todo mundo ficasse sabendo. Não fica mal-estar nenhum. A intenção dele era conversar com os jogadores no dia seguinte. Nós achamos melhor antecipar. Não existe nenhum tipo de desentendimento. Estamos juntos trabalhando pelo Flamengo - disse Bandeira.

O presidente também rechaçou uma possível insatisfação com o trabalho de Oswaldo de Oliveira à frente da equipe do Flamengo. O GloboEsporte.com informou na manhã desta sexta que a tendência é que o técnico não fique para o próximo ano. 

- (A situação) É a mesma que sempre foi. Ele é o treinador do Flamengo. Acho até que ele fala espanhol, inglês, é poliglota para responder algumas questões que têm sido colocadas. Não existe absolutamente nada. Estamos vivendo uma fase de muita fofoca, acho que é natural por conta do ambiente político do Flamengo. Sei que nos próximos 39 dias vão surgir fofocas e covardias a cada 15 minutos, então essa é apenas mais uma delas.

Presidente sinaliza renovação com Rodrigo Caetano
 
Bandeira ainda fez questão de defender o trabalho do diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano e garantiu que ele vai cumprir seu contrato normalmente até o fim deste ano - o dirigente cumpre suspensão de 15 dias por ofensas à arbitragem e não pode conceder entrevistas no período. O presidente, na verdade, foi além: deu a entender que pretende renovar com Caetano caso vença, em dezembro, a eleição para os próximos três anos.

- Gostaria de deixar bem claro que o Rodrigo Caetano não vai sair do Flamengo. Vai cumprir seu contrato. Ele me autorizou a falar isso aqui e só não está falando porque não pode responder as perguntas de vocês, pois está suspenso. Qualquer dirigente que tenha um mínimo de juízo jamais abrirá mão do trabalho do Rodrigo Caetano, que é um profissional altamente qualificado e reconhecido. Como eu tenho juízo, pode ficar tranquilo que ele vai ficar enquanto eu estiver aqui.

Em meio a uma semana turbulenta, o Flamengo volta a campo neste domingo, às 17h, contra o Grêmio, em Porto Alegre, ainda com esperança de conseguir uma vaga no G-4 do Brasileirão.

Oswaldo afirma que pediu punição de quinteto à diretoria: "Erraram comigo"


Oswaldo de Oliveira falou pela primeira vez no Flamengo após o afastamento de Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira no Ninho do Urubu, o técnico mostrou insatisfação com a postura dos jogadores que participaram de uma festa após o treinamento da última terça, revelou que sempre dá conselhos ao grupo sobre abstinência alcoólica e afirmou que ele próprio pediu à diretoria o afastamento do quinteto, mas a princípio somente para a próxima partida.

- Nos reunimos eu, Gérson (Biscotto), Rodrigo (Caetano) e o Fred (Luz). Fizemos uma reunião e decidimos que iríamos punir. Eu queria puni-los. Partiu de mim. Eles erraram comigo. O que tenho pedido é comprometimento, entrega, que a gente faça um esforço maior para voltar a jogar bem, ganhar jogos. Essa é minha retórica diária aos jogadores. Com todos eles, não só os cinco. Eu os afastaria desse jogo, combinamos apenas de esgotarmos o assunto, darmos cifras finais. Não podia partir só de mim. Minha intenção era tirar desse jogo e depois analisar a situação, porque o ser humano é passível de falhas. Falo sempre em sono, abstinência alcoólica para os meus jogadores. Hoje é muito difícil jogar e ter disciplina tática se não observar todos esses detalhes. Partiu de mim também a punição, que depois foi antecipada.

Oswaldo de Oliveira Flamengo (Foto: Ivan Raupp) 
Oswaldo de Oliveira concedeu entrevista coletiva ao lado de dirigentes do Flamengo (Foto: Ivan Raupp)

Oswaldo, por outro lado, mostrou descontentamento com a rapidez do pronunciamento do afastamento feito pelo diretor-geral, Fred Luz, na noite da última quarta-feira. De acordo com o técnico, o acordo era esperar o dia seguinte para primeiro conversar com os atletas, depois anunciar a punição. Ele não descartou voltar a contar com o quinteto ainda neste Campeonato Brasileiro. Vale lembrar que o afastamento se deu por tempo indeterminado.

- As coisas aconteceram muito rápido. Não gostei da antecipação da notícia exatamente por isso. Iríamos afastar ontem (quinta-feira). Qualquer ser humano tem o direito de errar. Embora, repetidamente, a punição tem que ser mais alta. De qualquer maneira, gosto deles, são excelentes meninos. Já tinha trabalhado com Alan (Patrick) no Palmeiras e gosto dele. Acredito, sim, que eles podem voltar a nos ajudar no campeonato.

Time em reconstrução
 
Oswaldo de Oliveira afirmou também que o time está passando por um momento de reconstrução com a ausência dos jogadores afastados. Dos cinco punidos, três (Pará, Alan Patrick e Everton) são considerados titulares. Paulinho entrava com frequência e era opção para a vaga de Emerson Sheik, suspenso para o duelo deste domingo contra o Grêmio. Marcelo Cirino está em processo de recuperação de uma lesão no joelho.

 - A gente está tendo uma semana diferente, de reconstrução da equipe pela ausência dos quatro que vinham jogando e um que estava no grupo. Tive dois dias pra reconstruir a equipe, procurar dar um entendimento do que precisamos para jogo um tão difícil como esse contra o Grêmio.

O técnico fez questão de lembrar que a situação do Flamengo para o jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, neste domingo, às 17h, será agravada pelas ausências também de Emerson Sheik e Jonas, suspensos, e disse que ainda acredita na classificação para a Libertadores 2016. O time perdeu seis das últimas sete partidas.

- Qualquer vitória é muito bem-vinda e importante. É um momento crucial para que possamos ter ascensão nesse ciclo pelo qual todas as equipes passam. Todas as equipes oscilam. Quem não oscila está liderando o campeonato, ou oscila menos, ou consegue retomar mais rapidamente. Essas equipes que têm elenco definido há mais tempo conseguem permanecer sem muita oscilação.

Na manhã desta sexta-feira, o GloboEsporte.com publicou matéria informando que a tendência é que Oswaldo de Oliveira não permaneça no Flamengo para a próxima temporada. O treinador foi questionado sobre o assunto e garantiu que, se depender dele, segue no clube.

- Todas essas perguntas devem ser feitas a eles (dirigentes). Minha intenção é ficar, quero muito e acredito muito no projeto e na seriedade desses homens - disse, elogiando a diretoria.

Quatro juniores incorporados
 
Os juniores Ronaldo, Thiago Santos, Matheus Sávio e Douglas Baggio vão se juntar aos profissionais do Flamengo neste fim de temporada, por conta do afastamento do quinteto da festa. Os quatro já viajam com a delegação para Porto Alegre nesta sexta-feira.


Oswaldo repete time com quatro volantes para enfrentar o Grêmio

O mistério ficou de lado, e Oswaldo de Oliveira mostrou o time titular para o jogo contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro pelo segundo dia seguido. O treinador realizou um coletivo na manhã desta sexta-feira no Ninho do Urubu e liberou a entrada da imprensa na segunda metade da atividade. A equipe que treinou como titular foi a mesma de quinta, com quatro volantes de origem no meio-campo: Márcio Araújo, Canteros, Luiz Antonio e Jajá.

Os titulares trabalharam com Paulo Victor, Ayrton, César Martins, Wallace e Jorge; Márcio Araújo, Canteros, Luiz Antonio e Jajá; Gabriel e Guerrero. Em campo, Luiz atuou mais pelo lado direito de forma ofensiva, com Jajá centralizado. Gabriel se mexeu bastante entre o lado esquerdo e o centro do ataque, auxiliando Guerrero. Os reservas tiveram César, Marcelo, Samir, Jonas, Almir, Emerson Sheik, Kayke e mais quatro jogadores dos juniores. Vale lembrar que Jonas e Sheik estão suspensos para o duelo deste domingo, às 17h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Treino do Flamengo (Foto: Ivan Raupp) 
Oswaldo comanda cColetivo no Ninho do Urubu nesta sexta-feira (Foto: Ivan Raupp)

O coletivo não teve gol após a entrada da imprensa, ao contrário do que aconteceu antes disso. O time titular marcou três vezes, com Luiz Antonio, Guerrero e Gabriel, este muito bonito por sinal, de cobertura. Luiz foi o destaque da atividade e fez o seu gol de pênalti. Oswaldo pediu que ele cobrasse por ter sofrido falta. Em outra jogada, ele armou belo contra-ataque pela direita e deixou Gabriel na cara do gol, mas o meia-atacante chutou para fora.

Ederson, em fase final de tratamento de lesão no joelho direito, mais uma vez deu voltas no campo. O camisa 10 deve voltar a treinar com o grupo em breve.

Alan Patrick, Everton, Pará, Paulinho e Marcelo Cirino, quinteto afastado pela diretoria por ter participado de uma festa na terça-feira, está treinando de forma separada do grupo. Eles vão trabalhar no Ninho na parte da tarde. A delegação viaja para Porto Alegre sem eles à noite.

Flamengo supera o Macaé fora de casa e fatura 11° Estadual consecutivo


O Flamengo é o dono do Campeonato Estadual de basquete do Rio de Janeiro. Não que fosse necessário mais um título para se ter certeza disso, mas, ainda assim, o Rubro-Negro foi lá e o conquistou na noite desta quinta-feira. Fora de casa, em um Ginásio Juquinha abarrotado (de flamenguistas, em sua maioria), o time do técnico José Neto venceu o Macaé por 76 a 66 no segundo jogo da final e faturou a competição pelo 11° ano consecutivo. Em suma, uma decisão truncada e equilibrada, mas com um fim que insiste em ser o mesmo há mais de uma década.

flamengo campeão estadual de basquete no juquinha (Foto: Raphael Bózeo / Macaé Basquete) 
Jogadores e comissão técnica posam para a foto do campeão (Foto: Raphael Bózeo / Macaé Basquete)

O Macaé foi um obstáculo indigesto, é bem verdade. O duelo entre os dois únicos representantes do Rio de Janeiro no NBB, que inicia a temporada na próxima segunda-feira, começou com vantagem para a equipe do interior, que venceu os dois primeiros períodos e parecia disposta a fazer de tudo para forçar o terceiro jogo da série. No entanto, sob a batuta do ala Marquinhos e do ala-pivô Olivinha (ambos cestinhas do confronto, com 18 pontos cada), os visitantes viraram o placar e colocaram mais uma taça em sua sala de troféus.

macaé basquete x flamengo, estadual de basquete (Foto: Raphael Bózeo / Macaé Basquete)O Flamengo já havia vencido o primeiro duelo da série melhor de três na semana passada pelo placar de 71 a 64, no Ginásio da Gávea. Disputado por três equipes - o Botafogo foi eliminado na primeira fase -, o Estadual funciona como uma pré-temporada para os times que jogam o Novo Basquete Brasil.

A conquista de mais um campeonato carioca teve um sabor especial para um jogador da equipe rubro-negra. No dia de seu aniversário, JP Batista ganhou de presente mais uma medalha para sua coleção particular.

A estreia do Flamengo, maior vencedor e atual tricampeão nacional, no NBB acontece na segunda contra o Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, às 19h. O Macaé, por sua vez, enfrenta o Franca na terça-feira, no Ginásio Pedrocão, às 20h.


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Alexandre Kalil rebate Feldman: "Eu não tenho que tratar nada com a CBF"


Kalil (Foto: Reprodução / Globoesporte.com)
A Primeira Liga vem sendo pauta de discussões que parecem intermináveis entre Alexandre Kalil e a CBF. Na última terça-feira, a nova competição foi aprovada em decisão unânime, mas com ressalvas, após assembleia entre a principal entidade do futebol brasileiro e as federações estaduais. Apesar da conclusão do encontro ter sido favorável à liga, a “briga”, aparentemente, não acabou. Após a reunião, Walter Feldman, secretário-geral da CBF, fez críticas à postura de Alexandre Kalil, dizendo que o dirigente estava sendo agressivo em suas atitudes e afirmando que a CBF não trataria mais do assunto com o executivo-chefe da Primeira Liga, e sim diretamente com os clubes. Kalil rebateu e disse não se importar com as declarações de Feldman. 

- Eu não estou preocupado, eu acho que eu não tenho que tratar nada com a CBF. Eu já sou veterano no futebol, esse moço que está lá é muito velho de idade, mas no futebol ele é muito novo. Eu nem o conhecia, é uma figura muito nova. Eu é que não quero tratar com ele, porque ele não conhece, não é do ramo, não passa de um politiqueiro, mas se a Liga determinar que eu trate, eu vou tratar e ponto final - respondeu o dirigente em entrevista à Rádio Itatiaia.

Além dos aparentes problemas na relação entre Kalil e CBF, outro impasse para que a Liga seja formalizada no calendário do futebol brasileiro da próxima temporada são as questões técnicas. As datas apresentadas pela Liga, segundo a CBF, não atendem a algumas exigências envolvendo folga dos atletas, espaço de tempo entre jogos, entre outras coisas. Apesar disso, Alexandre Kalil mantém o discurso de independência e já está agindo para que a competição saia, independentemente da formalização ou não por parte da CBF. 

- Eu tive a obrigação de ir à Justiça Comum e receber o ok, ir à Justiça Desportiva e receber o ok, recebi o ok de todos os segmentos. A arbitragem, eu estou viabilizando, vamos viabilizar súmula, através de federação, delegado, juiz, bandeirinha. Estádio nós já temos, nome já temos, torcida nós temos. Acabou. Não estamos pedindo nada, pedimos apenas para que não nos obriguem a passar fome. Nos deixem trabalhar. A CBF falando em lei comigo? Eles não têm conhecimento. Não sei se é de propósito ou sem querer, se é por maldade ou ignorância. Nosso torneio pode não ser excelente em 2016, mas em 2017, 2018 e 2019 vai ser uma das coisas mais rentáveis do futebol brasileiro.

Acusado de nepotismo, já que teria empregado um filho e um sobrinho na equipe de gestão da Primeira Liga, Kalil se defendeu e revelou que, por muito pouco, não renunciou ao cargo.

- Depois do que tentaram fazer com minha família, eu fui pedir demissão desse negócio. O presidente da Liga, que é o presidente do Cruzeiro (Gilvan de Pinho Tavares), foi o primeiro a pegar o microfone e dizer que não aceitaria minha saída e foi acompanhado por vários outros presidentes. Eu fui presidente do Atlético-MG, com orçamento de mais de R$ 200 milhões, durante seis anos. Eu não coloquei nenhum amigo lá, que dirá filho. Vou colocar filho meu para trabalhar em um negócio que não é meu? Que não sou eu quem manda? É só uma voz mansa da política covarde e canalha, que vem agredir e se aproveita de quem fala alto.

Questionado sobre o futuro do futebol Brasileiro, Kalil afirmou que há esperança e que ela passa pela melhor distribuição de renda entre os clubes. Além disso, afirmou que a Liga é necessária para que a mudança aconteça.

- Os clubes são aqueles elefantes que têm um cara com um banquinho e um chicote, domando. O elefante não sabe que se ele vai pegar a pata dele, ele esmaga aquele cara que está chicoteando e empurra-o para debaixo da terra. Agora o elefante despertou. Enquanto nós estivermos às moscas no futebol, não tivermos quem pegue e resolva, nós não vamos fazer. Nós temos que pôr o pé na porta mesmo, porque o jeito manso já foi tentado. Enquanto o Santos recebe 24 milhões de reais no campeonato paulista, Atlético-MG e Cruzeiro recebem 7. A voz do politiqueiro destrói a liga tranquilamente, chamando os clubes e falando que a cota do estadual vai ser a mesma pra todo mundo, que isso foi resolvido com a televisão. Aí acabam as ligas. Pra que fazer liga se há justiça e igualdade? A liga é uma necessidade, a liga não foi uma brincadeira. Que brincadeira é essa? Eles dizem que não querem mais falar comigo, então põe o dinheiro na mesa. Ninguém quer conversa não, nós queremos pagar salário.


Joinville empata com o Flamengo e avança à semifinal da Copa do Brasil sub-20



O Joinville voltou a empatar com o Flamengo pelas quartas de final da Copa do Brasil sub-20. O 1 a 1 nesta quinta-feira, na Arena, foi o bastante para que o JEC avance à semifinal da disputa. Isso porque levou a vantagem pelo 2 a 2 no jogo de ida, uma semana antes, no Raulino de Oliveira. O Fla ainda saiu na frente, mas os catarinenses conquistaram a vaga na fase seguinte graças ao gol de Adriano.

Oswaldo se decepciona com nova polêmica com jogadores do Flamengo


“Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão.“ A música de Beth Carvalho retrata perfeitamente o sentimento de Oswaldo de Oliveira, após a polêmica envolvendo o lateral Pará, o meia Alan Patrick e os atacantes Marcelo Cirino, Paulinho e Everton.

A decepção, porém, foi ainda maior com os três últimos. Porque, logo depois de assumir o Flamengo, no dia 20 de agosto, o treinador teve uma conversa reservada com o trio por causa do histórico de seguidas fotos e vídeos deles em festa com bebidas que, recentemente, circularam na internet. Na ocasião, às vésperas do confronto com o São Paulo, Oswaldo fez questão de deixar os problemas de lado, dando uma chance para que todos mostrassem serviço dentro de campo com a camisa rubro-negra.

 Mas o afastamento por tempo indeterminado dos cinco não resolverá os problemas do técnico. Muito pelo contrário. Como já não conta com o volante Jonas e com o atacante Emerson Sheik, suspensos, o Flamengo terá mais quatro desfalques importantes, já que Pará, Alan, Everton e Paulinho atuariam como titulares – Cirino se recupera de cirurgia e só terá condições de jogo no próximo ano.

Paulinho voltou a ter oportunidades quando Oswaldo de Oliveira assumiu a equipe. Logo na estreia, contra o São Paulo, o camisa 26 substituiu Ederson. Antes disso, o atacante ficou pouco mais de um mês sem atuar. Além dele, Alan Patrick virou peça fundamental no meio de campo. De todos os jogos sob o comando do atual técnico, válidos pelo Brasileiro, o meia só não esteve em campo diante da Chapecoense, por conta da suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Com os afastamentos, abriu espaço para os demais jogadores no Flamengo, que enfrenta no domingo o Grêmio fora de casa. Ayrton deve entrar na vaga de Pará. Luiz Antonio também é opção. Na vaga de Alan Patrick, Oswaldo tem a opção de colocar Almir, Matheus Sávio e Gabriel.

Este último também surge como opção no ataque, já que Oswaldo perdeu Sheik, Everton e Paulinho. Kayke pode ter chance ao lado de Guerrero. Douglas Baggio também pode ser testado.


Com Paulinho cabisbaixo, quarteto dá voltas em torno do campo no Ninho


Alan Patrick, Everton, Pará e Paulinho trabalharam separadamente do elenco pela primeira vez na tarde desta quinta-feira, um dia após terem sido afastados e multados pelo Flamengo. O time principal treinou pela manhã no Ninho do Urubu. Também punido, Marcelo Cirino, recuperando-se de cirurgia no joelho direito, esteve na sala de fisioterapia do CT. Paulinho revelou-se cabisbaixo durante a maior parte da atividade. 

Apesar dos inegáveis laços e do entrosamento que têm dentro e fora de campo, os quatro dificilmente sorriam durante os exercícios. Ao serem fotografados, Everton e Alan Patrick, mesmo de longe, revelaram certo constrangimento. Aquele típico risinho de quem está sem graça. Era claro o desconforto com o fato de estarem isolados.

Após rápido treino na academia, o quarteto foi para o campo, onde deu voltas em torno do gramado por cerca de uma hora. O sentido da corrida era alternado frequentemente..

Afastados, jogadores do Flamengo treinam no ninho do Urubu (Foto: André Durão) 
Afastados, jogadores do Flamengo treinaram separadamente no campo 1 do Ninho do Urubu (Foto: André Durão)
 
No total, Alan Patrick, Everton, Pará e Paulinho trabalharam pouco mais de uma hora e meia. 

A programação do quarteto seguirá sendo realizada sempre em horários alternativos aos da equipe principal. Se o time treinar pela manhã, eles trabalham à tarde e vice-versa.

O Flamengo volta a campo no domingo, às 17h, na Arena do Grêmio, onde enfrenta o anfitrião.

PV lamenta afastamento de quinteto, mas afirma: "Aqui no Flamengo tudo é maior"


Paulo Victor Flamengo entrevista (Foto: Fred Gomes)
O afastamento de Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho por terem participado de uma festa na terça-feira, em meio à má fase do Flamengo, foi o assunto principal da manhã desta quinta no Ninho do Urubu. E quem encarou a missão de conversar com a imprensa após o treino foi Paulo Victor, um dos líderes do elenco. O goleiro lamentou o afastamento do quinteto, mas ressaltou que respeita a decisão tomada pelos dirigentes rubro-negros.

- Eu não quero falar das pessoas, porque cada um leva a vida da maneira que pensa. Não vou ficar julgando se é certo ou errado. Fico triste, gosto de todos eles, queria que estivessem aqui do nosso lado. Mas, como disse, temos que respeitar as ordens da diretoria - disse.

Ciente da cobrança da torcida, Paulo Victor relembrou alguns momentos que viveu no Flamengo e a proposta que recebeu do Besiktas-TUR no fim de agosto - e preferiu seguir na Gávea.

- Já vivi muita coisa nos 10 anos de profissional de Flamengo. Já fui último colocado e campeão brasileiro. Sabemos que aqui a cobrança é maior. É preciso sabedoria quando se escolhe o Flamengo. Tive boa proposta no meio do ano, mas optei por ficar. E receber cobrança faz parte da vida do jogador. Estamos devendo em campo e por isso que essa cobrança vem acontecendo - emendou.

Em meio ao turbilhão do Flamengo, Paulo Victor viveu na quarta-feira a felicidade de ser pai. Nasceu Antonella, primeira filha do camisa 48.

- Coisa inexplicável. As pessoas até comentaram, é uma felicidade imensa minha filha estar nascendo. Acordei três e meia da manhã. Depois vim treinar às 8h. Tô aqui falando com vocês louco para correr lá, mas quando ela for para casa eu não estarei aqui, vou estar defendendo o Flamengo. Minha filha vou ter para o resto da vida, mas a minha carreira é breve.

Com Paulo Victor, o Flamengo volta a campo neste domingo, às 17h, pelo Campeonato Brasileiro. O adversário será o Grêmio, em Porto Alegre.


Maioria dos rubro-negros aprova punição ao "Bonde da Stella"


A diretoria puniu e a torcida aprovou. Em enquete feita pelo GloboEsporte.com, dos 9.234 votos, 6.476 (70,13%) rubro-negros concordaram com a atitude da diretoria em afastar e multar Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Paulinho e Pará por tempo indeterminado; 2.758 (29,87%) foram contra a punição. O grupo, conhecido como "Bonde da Stella", tem gerado questionamentos tanto da torcida, quanto dirigentes, principalmente pela má fase vivida pela equipe no Brasileirão - são seis derrotas nos últimos sete jogos. 

Jogadores do Flamengo (Foto: Reprodução/Twitter) 
Quinteto foi afastado sem prazo para retorno por indisciplina (Foto: Reprodução/Twitter)

Ainda no primeiro turno da competição nacional, o mesmo grupo, com exceção de Alan Patrick, teve uma polêmica foto vazada, onde  Everton, Cirino, Paulinho, Pará e Anderson Pico apareciam  com garrafas da cerveja Stella Artois, em meio à má fase da equipe. A foto foi a responsável pelo batismo do grupo.

Com o afastamento dos jogadores, Oswaldo de Oliveira foi obrigado a fazer alterações no time.  Jajá e Luiz Antônio entram no meio de campo. Ayrton e Gabriel foram as outras caras novas na equipe titular.

Os jogadores afastados após o treino desta terça-feira, alegam que a festa não teve qualquer tipo de baderna, mas a diretoria rubro-negra não foi convencida.

Oswaldo escala Jajá e Luiz Antonio e conversa com grupo ao fim do treino


Conversa treino Flamengo (Foto: Fred Gomes)
O primeiro dia do Flamengo posterior à punição imposta a Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho foi de surpresas no Ninho do Urubu. Oswaldo de Oliveira abriu a parte do final do treino, e o time titular tinha em sua formação os volantes Jajá e Luiz Antonio. A função de ambos também chamou atenção. O primeiro atuou mais próximo dos atacantes, e Luiz ficou aberto pela ponta direita. 

Ayrton e Gabriel, como já era esperado, entraram no time. O meia-atacante ocupou a ponta esquerda. Oswaldo levou a campo Paulo Victor, Ayrton, César Martins, Wallace e Jorge; Márcio Araújo, Canteros, Jajá e Luiz Antonio; Gabriel e Guerrero. 

Terminada a atividade, Oswaldo reuniu o grupo no centro do gramado. Os jogadores sentaram e ouviram o treinador discursar por cerca de cinco minutos.

O Flamengo volta a campo no domingo, às 17h, na Arena do Grêmio, onde enfrenta o anfitrião.

Jogadores do Flamengo aparecem em registro de festa que gerou afastamento. Veja foto


 Circula nas redes sociais uma foto da festa que culminou no afastamento de cinco jogadores do Flamengo. No registro, feito durante a tarde de terça-feira, é possível ver Paulinho de costas e Pará em pé, além da presença de mulheres, outros homens e bebida alcoólica. Everton, Marcelo Cirino e Alan Patrick também estavam no local. A atitude em meio à péssima fase do Rubro-Negro rendeu multa e afastamento por tempo indeterminado aos envolvidos.



Leia mais: O "Bonde da Stella" e suas festas: do destaque ao descrédito no Flamengo


Afastamento de quinteto abre brecha para Ayrton, Almir, Gabriel e Kayke



Carrossel jogadores Flamengo (Foto: GloboEsporte.com)A participação de Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho na festa que provocou o afastamento do quinteto teve desdobramentos muito negativos para um time afundado na crise. Porém, também há quem se beneficie com as consequências. Reservas que vinham sendo utilizados com frequência, Ayrton, Almir, Gabriel e Kayke têm grande chance de iniciar a partida deste domingo, às 17h, na Arena do Grêmio, onde o Flamengo enfrenta os donos da casa pelo Campeonato Brasileiro.

Ayrton é o substituto imediato de Pará. Único armador de ofício à disposição, Almir deve entrar na vaga de Alan Patrick. Enquanto isso, Gabriel e Kayke também são os únicos atacantes disponíveis para aproveitar as saídas de Paulinho e Everton no ataque. O único dos afastados que constantemente ficava na reserva era Cirino, que por sinal está se recuperando de lesão no joelho direito.

Assim, o Flamengo deve enfrentar o Grêmio com Paulo Victor, Ayrton, César Martins, Wallace e Jorge; Márcio Araújo, Canteros (Luiz Antonio) e Almir; Gabriel, Kayke e Guerrero. Vale lembrar que, além dos afastados, o Rubro-Negro não poderá contar com Emerson Sheik e Jonas, suspensos. E Ederson ainda não se recuperou plenamente de lesão no joelho direito.

A saída do quinteto nesta reta final também permitirá que garotos da base tenham mais oportunidades. O meia Matheus Sávio e o atacante Douglas Baggio podem entrar no decorrer dos jogos. O Flamengo analisa se vai chamar mais juniores para completar os relacionados.

Veja a seguir algumas opções de montagem do Flamengo para domingo:
Opção de Flamengo no 4-3-3 contra o Grêmio (Foto: GloboEsporte.com) 
Opção de Flamengo no 4-3-3 contra o Grêmio, com Kayke e Gabriel abertos pelos lados (Foto: GloboEsporte.com)



Opção de Flamengo no 4-4-2 contra o Grêmio (Foto: GloboEsporte.com) 
Opção de Flamengo no 4-4-2 contra o Grêmio, com Guerrero e Kayke fazendo dupla na frente (Foto: GloboEsporte.com)

O "Bonde da Stella" e suas festas: do destaque ao descrédito no Flamengo


Festa Pará, Anderson Pico, Everton, Marcelo Cirino e Paulinho (Foto: Divulgação)O afastamento de cinco jogadores do Flamengo na noite dessa quarta-feira caiu como uma notícia bombástica para boa parte de imprensa e torcida, mas a participação do quinteto na festa, que culminou com a atitude drástica por parte da diretoria, não foi vista internamente com surpresa. A verdade é que não foi a primeira vez que Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Paulinho e Pará se reuniram para festejar. O problema é que o time vive péssimo momento - são seis derrotas nos últimos sete jogos e chance remota de conquistar vaga na Libertadores 2016 -, e a exposição desnecessária causada pelos relatos de agito e animação do evento só piorou a situação e irritou ainda mais os dirigentes.

Esse mesmo grupo de jogadores, com exceção de Alan Patrick, já havia causado a ira da torcida rubro-negra quando, em meio ao mau momento vivido pela equipe no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, teve uma polêmica foto exposta nas redes sociais. Nela, Everton, Cirino, Paulinho, Pará e Anderson Pico - que deixou o clube - posavam sorridentes com garrafas da cerveja Stella Artois. Por isso, passaram a ser chamados ironicamente por torcedores, principalmente no Twitter, de "Bonde da Stella", e receberam cobranças por mais empenho. Houve até pichações nos muros da Gávea e cartazes ameaçadores com reproduções da foto. Em outro momento polêmico vazado na web, Everton apareceu aparentemente embriagado em vídeo com um amigo e duas mulheres.

Elenco reprova festa; quinteto "queimado"
 
Sobre a festa da última terça, os envolvidos sustentam a versão de que não houve qualquer tipo de baderna e que se tratava apenas de uma confraternização normal durante a tarde. A diretoria, no entanto, não comprou a ideia e decidiu pela punição. Alguns dirigentes ficaram cientes do episódio na terça à noite, quando relatos começaram a se espalhar por grupos de WhatsApp, mas outros só souberam na quarta pela manhã, quando houve a reunião. Sem provas concretas do acontecido, mas conhecendo o histórico do quinteto, a diretoria de forma geral acabou se deixando levar pela influência externa, baseando-se na versão da imprensa. Com grande parte da torcida indignada nas redes sociais e pedindo até a demissão dos envolvidos, a opção por multa e afastamento soou como uma resposta de comando.

Internamente, as reações do elenco à ocorrência da festa foram ruins. A maioria só tomou conhecimento ao fim do treino de quarta, quando houve a cobrança da diretoria, e ficou indignada com a postura do quinteto por conta do mau momento do Flamengo. Vários jogadores, por exemplo, têm se privado de sair na rua para evitar cobranças e exposição. O afastamento, no entanto, foi interpretado como exagero por alguns, uma vez que, apesar de tudo, o quinteto estava num momento de lazer, fora do horário de trabalho.

O técnico Oswaldo de Oliveira demonstrou chateação com a atitude do grupo envolvido na festa, mas não participou da reunião nem interferiu na tomada de decisão. Apenas deixou a cargo da direção rubro-negra.

Jogadores do Flamengo (Foto: Reprodução/Twitter) 
Everton, Alan Patrick, Paulinho, Pará e Marcelo Cirino: grupo dos afastados está sempre junto (Foto: Reprodução / Twitter)
 
Paulinho líder negativo; Everton perto de sair
 
A proximidade dos cinco jogadores é evidente, tanto que eles costumam postar fotos juntos nas redes sociais. Mas eles, mesmo antes da festa, não passavam a melhor das imagens para a diretoria e os líderes do elenco. No dia a dia vinha sendo notada certa falta de comprometimento com o Flamengo. Até mesmo na hora das entrevistas e coletivas de imprensa, onde a maioria deles se esconde. Alan Patrick é o único que costuma falar mais. Do grupo atual, os que mais "botam a cara" em momentos difíceis são Wallace, Paulo Victor e César Martins.

Quem puxa a fila dos escondidos é Paulinho, visto como líder negativo do grupo. O atacante, que chegou como desconhecido e teve momento de brilho em 2013, no título da Copa do Brasil, causa impressão de marrento por todos os cantos no Ninho do Urubu. Além disso, com o time em má fase, já causou episódios de mal-estar no elenco exatamente por aparentar essa falta de comprometimento. É ele quem deve puxar a fila também da saída, apesar de não ter esse desejo - recusou ofertas do exterior no meio deste ano. O Flamengo vê com bons olhos a chegada de uma proposta de compra ou empréstimo do jogador, que tem contrato até fevereiro de 2018.

Outro que deve sair, e por sinal está bem perto disso, é Everton. O meia-atacante recebeu proposta do Tianjin Songjiang, time da segunda divisão da China que contratou recentemente o técnico Vanderlei Luxemburgo, e tem grande chance de se transferir na próxima janela. Ele tem compromisso com o Rubro-Negro até o fim de 2017.

Os casos dos demais são um pouco mais complicados e demandam análise mais profunda da diretoria. O contrato de Pará, emprestado pelo Grêmio até o fim deste ano, tem prevista uma renovação automática por mais dois anos, que antes parecia mais certa de acontecer. Marcelo Cirino, por sua vez, assinou com o Flamengo até o fim de 2017, e o clube da Gávea tem até essa data para pagar ao fundo de investimentos Doyen Group o empréstimo de R$ 16,5 milhões feito para a compra de 50% dos direitos econômicos do atacante. Mas, como o camisa 7 vive má fase desde o Campeonato Carioca e agora foi afastado, a sequência dele no Fla em 2016 ficou improvável, ainda mais pelo fato de despertar interesse de clubes do Brasil e de fora.

Contratos dos afastados - Flamengo (Foto: GloboEsporte.com)

Alan Patrick: o mais sacrificante
 
Já o afastamento de Alan Patrick, que também tem compromisso até dezembro, parece ter sido a parte mais sacrificante para a diretoria rubro-negra. Satisfeito com o desempenho do meia, o Flamengo já tinha acordo verbal com o Shakhtar Donetsk-UCR para a renovação até o meio de 2016 e estava se mexendo para estender o contrato pelo menos até o fim da próxima temporada. Mas a punição coloca um freio em qualquer tipo de conversa nesse aspecto. O histórico de festas de Alan em clubes por onde passou antes do Fla, em especial o Internacional, chegou a ser comentado por um ex-dirigente rubro-negro.

- Esse aí não bebe, ele mastiga a garrafa. É o mal da camisa 27 - afirmou o ex-dirigente, fazendo alusão a André Santos, ex-lateral-esquerdo do clube, antes de Alan mudar do 27 para o 19.

A diretoria diz que falar sobre a continuidade desses atletas no clube em 2016, neste momento, é prematuro, e prefere esperar a poeira baixar para pensar com calma e tomar a melhor decisão. O fato é que todos os cinco viveram pelo menos algum bom momento em 2015, mas agora se veem "queimados" e em descrédito com torcida e diretoria por conta da vida extracampo.

Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Paulinho e Pará seguirão treinando no Ninho do Urubu, mas em horários diferentes do grupo principal a partir desta quinta-feira. Quando a atividade for de manhã, eles trabalharão à tarde, e assim por diante. A punição é por tempo indeterminado.

Preocupados com o futuro no Flamengo, os cinco jogadores têm um objetivo comum: o acerto com as esposas, que não aceitaram a história de que não havia mulheres na festa da qual participaram. Alan é casado com Carol; Everton, com Juliane; Cirino, com Isa; Pará, com Pamela; e Paulinho, com Jessica. Todos têm filhos com suas respectivas.


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Flamengo afasta Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho


Fred Luz Biscotto (Foto: Ivan Raupp / Flamengo)
A revolução causada na Gávea por conta da presença de Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho em uma animada festa culminou em punição, anunciada em entrevista coletiva que foi iniciada às 18h28, na Gávea. O quinteto, formado por três titulares absolutos, um reserva com alto índice de participação (Paulinho) e um lesionado (Cirino), está afastado e será multado. O diretor geral do Flamengo, Fred Luz, fez o anúncio oficial.

- Estamos diante de um fato público e notório divulgado pela imprensa envolvendo cinco atletas profissionais do Flamengo em período decisivo do Campeonato Brasileiro. Após tomar conhecimento dos fatos, o departamento de futebol convocou os atletas para ouvir suas versões. Ponderados os argumentos, foi decidido que os atletas profissionais serão multados e afastados por tempo indeterminado para avaliação da diretoria e da comissão técnica. Daqui para frente esse assunto será tratado internamente pelo Flamengo - comunicou Fred.


Fred Luz, ao lado de Gérson Biscotto, comunicou a punição aos atletas (Foto: Ivan Raupp / Flamengo)

O dia foi muito tenso na Gávea. Pela primeira vez no ano o treino foi integralmente fechado à imprensa. Quando os jornalistas tiveram acesso ao CT, não havia mais um jogador em campo.

Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho participaram de festa no Recreio dos Bandeirantes após treinarem no Ninho do Urubu. O grupo sustenta que chegou ao evento ainda na tarde de terça, por volta das 14h. Confira comunicado oficial abaixo do quinteto:

- Fomos ao aniversário de um amigo nosso e não tinha prostituta, colchão, nada do que foi divulgado. Foi à tarde e ficamos 2h, 3h na festa. Se não podemos numa hora de lazer ir a um churrasco para espairecer fica difícil. O Flamengo briga pelo G-4, não pelo rebaixamento. O momento é complicado, mas não falta empenho. Ter a vida vigiada 24h é porque acabou o mundo. As pessoas precisam entender que empenho dentro de campo não faltou e não faltará. 

Antes de coletiva, trio do Flamengo diz ter ido a aniversário e lamenta "patrulha 24h"

O Flamengo marcou entrevista coletiva para 18h, na Gávea. O tema, evidentemente, trata de punições a Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho, que participaram de festa após o treino da última terça-feira, numa casa no Recreio dos Bandeirantes. Everton, Pará e Paulinho reuniram-se na Barra da Tijuca momentos antes de os dirigentes rubro-negros anunciarem as sanções e deram sua versão do fato em um comunicado enviado ao GloboEsporte. com. Veja: 

 - Fomos ao aniversário de um amigo nosso e não tinha prostituta, colchão, nada do que foi divulgado. Foi à tarde e ficamos 2h, 3h na festa. Se não podemos numa hora de lazer ir a um churrasco para espairecer fica difícil. O Flamengo briga pelo G-4, não pelo rebaixamento. O momento é complicado, mas não falta empenho. Ter a vida vigiada 24h é porque acabou o mundo. As pessoas precisam entender que empenho dentro de campo não faltou e não faltará.

Jogadores do Flamengo (Foto: Reprodução/Twitter) 
Everton, Pará e Paulinho se reuniram e soltaram comunicado à imprensa (Foto: Reprodução/Twitter)

Wallace pede providências contra hostilidades: "Alguém vai ser morto"


Wallace Flamengo (Foto: Wallace Flamengo)
"P... da vida" com o momento do Flamengo em 2015, o zagueiro Wallace também está cansado dos hostilidades que não apenas o Rubro-Negro mas todos os outros times sofrem após fracassos. Segundo o capitão rubro-negro, protesto é do jogo, mas excessos e, principalmente, agressões ultrapassam o limite do aceitável. Diante disso, cobrou que os atletas se posicionem e pediu à imprensa uma cobertura mais ampla desse tipo de acontecimento.

- Eu discuti isso no avião (que levou o Flamengo de São Paulo para o Rio no último domingo) com alguns jogadores. Acho que a culpa é nossa (dos jogadores), porque a gente não se expõe nem fala. Acho que vocês (da imprensa) também têm um pouco de culpa, porque a gente dá pouca ênfase a isso. O Rodrigo foi agredido no Vasco, e isso foi muito pouco comentado. A partir do momento em que tivemos uma posição mais firme.... O torcedor tem todo direito de cobrar, mas a partir do momento que ele vai para as vias de fato, aí eu acho que já extrapolou o bom senso. Ninguém quer perder, infelizmente acontece. Agora o torcedor que é honesto e correto jamais vai fazer isso - opinou.
 
O camisa 14 rubro-negro revelou-se pessimista em relação a uma movimentação por parte dos jogadores, tratando a classe como desunida. Ainda assim alertou que o pior pode acontecer caso medidas drásticas não sejam tomadas.

- Agora talvez fique discurso vazio da minha parte, porque isso de eu esperar que os jogadores se unam é coisa impossível. Lamento esse tipo de situação, porque vai chegar o momento que alguém vai ser morto. Passei isso no Corinthians quando a gente perdeu para o Tolima. Tentaram nos agredir, e nós ficamos expostos como marginais. Cabe às pessoas responsáveis se posicionarem, e nós, como atletas, cidadãos, profissionais e pais de família que muitos são, também. Sinceramente, se um cara desse tentasse me agredir, eu não aceitaria. Eu tomaria minhas providências. Espero que a classe tenha um pouco mais de consciência em relação a isso - encerrou.

O Flamengo, 10° colocado com 44 pontos, volta a campo no domingo, às 17h, na Arena do Grêmio, onde enfrenta os donos da casa.

Grupo é cobrado no Fla após festa, e Bandeira diz: "O futebol está agindo"



Carro de um dos participantes da festa (Foto: Reprodução)Uma festa feita por Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho após o treino da última terça-feira, em uma casa no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, resultou em treino totalmente fechado nesta quarta e dura cobrança aos envolvidos no encontro. Quando a imprensa foi liberada para entrar no Ninho do Urubu, não havia mais ninguém no campo.

O Flamengo está apurando o caso para tomar medidas cabíveis, e punições são praticamente certas. Procurado pelo GloboEsporte.com para comentar o caso, o presidente rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello não deu uma posição sobre o fato, mas disse que há movimentação nos bastidores do clube.

- Ainda estou em São Paulo. O futebol está agindo - limitou-se a dizer.

O vice de futebol do Flamengo, Gérson Biscotto, garantiu que medidas serão tomadas, mas estas só ganharão publicidade muito provavelmente nesta quinta-feira.

- A gente apurou o caso, e medidas serão tomadas. Acho que é quase impossível que algo seja anunciado ainda hoje, porque estaremos esperando o presidente chegar de São Paulo. Quero conversar com o presidente, e amanhã anunciaremos. Medidas serão tomadas, mas não vamos falar para um nem outro. Comunicaremos a todos ao mesmo tempo.

Grupo sustenta que não houve baderna

Rodrigo Caetano (diretor executivo de futebol), Fred Luz (diretor geral) e Gérson Biscotto (vice de futebol) se reuniram com os atletas e os questionaram a respeito do que teria acontecido na terça-feira, cobrando-os principalmente pelo fato de o Flamengo viver momento muito delicado na temporada, péssimo para esse tipo de exposição - são seis derrotas nos últimos sete jogos e chance pequena de conquistar vaga na Libertadores de 2016. Na argumentação, os participantes da festa confirmaram a existência da mesma, mas sustentaram que não houve baderna, tratando-a como uma confraternização normal.

O clima ficou tenso na reunião. Enquanto os envolvidos discutiam com os dirigentes, outros jogadores deixavam o Ninho do Urubu com cara de assustados. Alguns deles confirmaram que o ambiente estava pesado.

O problema teve origem numa mensagem com detalhes sobre a festa que se espalhou por grupos de Whatsapp e chegou às mãos de jornalistas e dirigentes do Flamengo. A partir disso, a diretoria decidiu se reunir na manhã desta quarta para cobrar uma posição do grupo de atletas.