sábado, 3 de novembro de 2012

Suspenso, Ramon desfalca o Fla na partida contra o Náutico


O lateral-esquerdo Ramon levou o terceiro cartão amarelo na vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre Figueirense, neste sábado, no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, e está suspenso para a próxima rodada. Desta forma, Ramon está fora do duelo do Rubro-Negro com o Náutico, domingo, dia 11 de novembro, nos Aflitos.

Amaral e Liedson, outros que entraram em campo pendurados na partida, não foram advertidos. Com o resultado, o Fla chegou a 44 pontos ficou bem mais tranquilo na luta contra o rebaixamento.

Flamengo 1 x 0 Figueirense


Ficha técnica

Local: Raulino de Oliveira, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 3/11/2012

Hora: 21h (de Brasília)

Gol: Hernane

Público / Renda: 4.532 pagantes / R$ 64.780,00


Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Auxiliares: Fabricio Vilarinho e Katiuscia Berger

Cartão amarelo: Renato santos, Ramon, Adryan(Fla) e Túlio, Botti, Gutti(Fig)




Flamengo: Paulo Victor; Léo Moura, González, Renato Santos e Ramon; Amaral, Renato, Wellington Bruno(Adryan) e Cleber Santana(Paulo Sérgio) ; Vagner Love e Liedson(Hernane).
Técnico: Dorival Júnior.

Figueirense: Wilson; Elsinho, Canuto, Gutti e Helder; Claudinei, Túlio(Jackson),Coutinho( Claytinho)  e Botti; Cleitinho e Julio Cesar.
Técnico: Márcio Goiano.

Flamengo 1 x 0 Figueirense

2º tempo

26min

Gol de Hernane

Após cobrança de escanteio, a zaga tira de cabeça, mas Hernane pegou o rebote de primeira, chutou bonito no ângulo direito do goleiro Wilson.



Flamengo e Dom Pedro farão final do Rio x Minas de Futebol 7



Flamengo e Dom Pedro venceram e farão a final do torneio Rio x Minas de Futebol 7 neste domingo (4). Na primeira semfinial da tarde deste sábado (2), a equipe da Gávea não deu chances para o Macaé e venceu por 4 a 1. Logo em seguida, Botafogo e Dom Pedro entraram em quadra para o segundo jogo do dia. Após o empate em 2 a 2 no tempo normal, a equipe mineira levou a melhor na disputa de tiros livres por 4 a 3.

O Flamengo garantiu a vaga após derrotar o Macaé com gols de Alan Gerbasi, Victor Boleta (2) e Bruno Maia. Alan Santarém descontou para os macaenses.

Flamengo bateu o Macaé por 4 a 1 (Foto: Davi Pereira/Jornal F7) 
Flamengo bateu o Macaé por 4 a 1 (Foto: Davi Pereira/Jornal F7)
 
No outro jogo, o Dom Pedro garantiu o espaço inédito na final com gols de Bruno Rafael e Rudinele. Na disputa de tiro livre, o Dom Pedro levou a melhor após quatro cobranças, quando André Beier, do Botafogo, chutou para fora. 

Dom Pedro teve trabalho para eliminar o Botafogo (Foto: Davi Pereira/Jornal F7) 
 Dom Pedro teve trabalho para eliminar o Botafogo (Foto: Davi Pereira/Jornal F7)
 
Dom Pedro e Flamengo se enfretarão neste domingo, às 11h (horário de Brasília), no Clube Recreativo Dom Pedro, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.





Após desabafo no palco, Tikão avisa: 'Não tem como mudar o Adriano'


Adriano esticou a corda no Flamengo. Ao não comparecer ao treino de sexta-feira depois de uma noitada em uma casa de shows na Barra da Tijuca, o Imperador vive mais uma vez a expectativa de ter seu contrato rescindido por indisciplina. A diretoria do clube ainda não se pronunciou. O jogador também não. Pediu até terça-feira para dar suas explicações, para decidir se quer continuar. Este é o dilema que compartilha com seus amigos mais próximos, entre eles MC Tikão, o funkeiro que o chamou ao palco do Barrashow, onde Adriano fez um desabafo gravado em vídeo pelos espectadores (assista acima). Ele afirmou que, após a apresentação, ficou conversando na casa do jogador "até de manhã", quando o atleta deveria comparecer ao treino no Ninho do Urubu, mas avisou ao clube que não poderia.

O cantor de funk chegou a postar em rede social uma foto na casa do jogador na manhã de sexta com a legenda: "Hoje o dia começou assim , marola na casa do Adriano Emperador (sic)". Tikão não hesita em dizer que "não tem como mudar o Adriano". Mas isso não lhe tira a fé, e o desejo, de que verá o amigo de volta aos gramados. Flamenguista, o funkeiro cresceu na mesma comunidade de Adriano, a Vila Cruzeiro. Não nega, como o jogador, ser amigo do chefão do tráfico local: Paulo Rogério da Souza Paz, conhecido como Mica. Como o Imperador, Tikão também já teve problemas com a Justiça. Chegou a ser preso em 2010, acusado de apologia por cantar os chamados "proibidões", com letras em alusão a criminosos como Fabiano Atanásio, o FB. Indagado sobre o assunto, Tikão não se abalou.


Adriano festa Mc Tikão Facebook (Foto: Reprodução / Facebook Oficial) 
Adriano em sua casa, na manhã desta sexta. Foto postada por Tikão (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)

- É porque a gente mora na comunidade, não tem como, a gente conhece todo mundo. Não todo mundo, mas conhece gente de vários lugares, tem gente que estudou comigo, que já foi envolvido, a gente mora na comunidade desde pequeno, não tem como. Deus aponta para cada um. Não vou deixar de ser amigo das pessoas. Mas depois desses problemas aí demos uma parada, agora fazemos mais as nossas músicas mesmo, normal, estou com várias músicas novas aí - disse o funkeiro, para em seguida dar sua visão sobre o desabafo do jogador no palco.

- Eu que chamei, para fazer uma surpresa. A gente mora na comunidade. Ele quis dizer o que ele tem dentro dele. Quis mostrar, porque algumas pessoas ficam perguntando como está ali se vai jogar bola amanhã, ele fica meio agoniado. Ele não quis dizer nada demais, só quis mostrar que é morador da comunidade. Foi um desabafo. Quis dizer que o jeito dele é aquele. Não tem como mudar o Adriano.

Ao narrar o que se passa com o Imperador, Tikão deixa transparecer a indecisão do amigo, que prefere não falar de futebol nas suas horas de lazer. De acordo com o funkeiro, Adriano "gosta mais da noite do que do dia".

- Ele não gosta muito de falar de futebol, não, a gente fala da gente mesmo, da nossa vida. Mas o que eu mais perturbo ele é que eu quero que ele jogue, porque sou flamenguista de coração e ele também. Ele fica meio indeciso, não sabe se quer ou não quer, entendeu? Mas é tão flamenguista de coração... Falou isso lá no palco, que independente do que acontecer, é flamenguista de coração e ama a torcida rubro-negra. Eu tenho muita fé que ele vai voltar, é um cara bom e dedicado - disse Tikão

O funkeiro ressaltou que tentou abordar o tema futebol também no dia da sua apresentação, mas não adiantou. Afirmou ainda que Adriano é humilde e sempre gosta de estar cercado por pessoas que conhece desde antes da fama.

- Tento falar, mas ele não gosta. A gente estava junto lá no Barrashow e ficamos conversando. Falei com ele: 'Tem de voltar, você vai para a Copa'. Ele falou: 'Se ficar falando de futebol, eu vou embora!'. Mas eu sei que ele quer voltar a jogar. Ele quer voltar, mas ele gosta de sair, não tem como. O Adriano é um bom amigo, um verdadeiro amigo. É o que eu falo, tem pessoas que só querem ser amigo depois que fica famoso, a nossa amizade não tem nada a ver com isso. Com a gente não tem essa. Pode perceber que quem está à volta dele é sempre gente mais humilde, mais simples, da comunidade mesmo, porque ele é humilde, é um cara muito puro.

Questionado sobre a frequência com que Adriano sai e o impacto que isso tem no seu físico, essencial para o exercício da sua profissão, o funkeiro afirmou que tenta dar conselhos ao amigo.

Mc Tikão Flamengo cantos (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)
- Ele não dirige mesmo... Falo para ele 'se está bebendo, não dirige, pega o motorista e vai embora'. Mas não tem como, não tem como. Ainda bem que sou cantor, não virei jogador. A gente gosta mais da noite do que do dia. Eu falo para ele: 'Ainda bem que eu sou cantor, vou dormir a hora que for, mais tarde vou fazer meu show'. O Adriano é uma ótima pessoa, um grande amigo.

Tikão disse ter conversado com Adriano após o desabafo no palco, pois os dois saíram juntos do local rumo à casa do jogador. Ele afirmou que o Imperador não estava preocupado com a repercussão do caso.

- Já conversei com ele. Não, bolado não ficou. Ele sabia que aconteceria isso. Até falou no palco. Mas não falamos sobre isso. A gente foi embora junto, depois fiquei lá na casa dele até de manhã conversando e fui embora. Não chegamos a falar sobre isso, ele já sabia que aconteceria.

Por fim, o funkeiro afirmou não encontrar muito Adriano na Vila Cruzeiro. Disse que normalmente os dois se encontram em casa, ou em shows.

- A gente tem se encontrado muito nas nossas casas mesmo, na minha, na dele. A gente vai de vez em quando, mas não sei se ele vai direto não, vai para visitar alguém. Adriano vai voltar, pode escrever aí, o Imperador voltou! Eu falei para ele: 'Vai voltar e fazendo gol, aí vai acabar isso tudo'. E é verdade, só depende dele.


Flamengo goleia o Olaria e avança à final do Torneio OPG


A goleada por 6 a 0 imposta sobre o Bangu na tarde deste sábado, na Gávea, assegurou o Flamengo na final do Torneio OPG contra o Botafogo.

O atacante Lucas, artilheiro da competição com nove gols, deixou a marca dele uma vez. O jogador lembrou que o Rubro-Negro chega embalado para decidir a competição.

- Fiquei feliz por ter marcado mais um gol na competição e por ter me mantido na artilharia. Tomara que o gol mais importante esteja por vir na decisão contra o Botafogo. Tivemos vitórias convincentes como a de hoje em várias outras oportunidades. Isso prova a força desse time e do trabalho que o Flamengo desenvolve na base - comentou o jogador.

Outro destaque da partida foi o meia Rafinha que, além de anotar um gol, deu três assistências.

- Estamos muito felizes por termos chegado à decisão da OPG. O time todo está de parabéns pela excelente campanha. Espero que esses resultados positivos façam com que mais jogadores da base sejam aproveitados no time de cima em 2013 - pediu o jogador.


Adriano diz que faltou ao treino para estudar para o Enem

Às voltas com mais cobranças por mais uma ausência, o jogador Adriano justificou sua falta alegando um motivo nobre. Ele afirmou que está estudando para o Enem. “Não sei como vai ser minha vida daqui a alguns anos, então tenho que me preparar para o que vier. Preciso me preparar para as provas”, disse o jogador. 

Adriano reclamou da imprensa. “Ninguém me incentiva. Daqui a pouco vai aparecer alguém dizendo que é mentira, que eu não estou estudando”. O jogador disse que vai fazer faculdade de turismo ou Química. “Quero entender as reações químicas do álcool”.






Dorival Júnior atende torcedores do Flamengo antes da partida



Dorival Jr - Flamengo (Foto: Paulo Sérgio)

  
Momentos antes da partida contra o Figueirense, neste sábado, às 21h, o técnico Dorival Júnior desceu até a recepção onde o time do Flamengo está hospedado para dar autógrafos e falar com os torcedores presentes no hotel, em Volta Redonda. O Rubro-Negro precisa de mais quatro pontos para livrar de vez do rebaixamento e terminar o campeonato mais tranquilo. O time de Santa Catarina é o penúltimo colocado do Brasileirão e também briga para tentar escapar da zona da degola.

Dorival conta com a volta de Léo Moura, na lateral direita, no lugar de Wellington Silva, expulso contra o Atlético-MG. Já Cáceres será reavaliado minutos antes da partida. Ibson, suspenso, dará lugar a Wellington Bruno, Mattheus ou Luiz Antônio.


Sequência de jogos deixa o ‘cão de guarda’ Amaral ainda mais seguro no time



Amaral quer evoluir mais no FlamengoAs atuações de Amaral, que segue no time titular do Mengão, estão agradando a torcida e o técnico Dorival Junior. O volante, que aos poucos vem ganhando espaço na equipe, diz que, além da sequência de jogos, a confiança do treinador e do grupo nele contribui para o seu bom rendimento dentro de campo. 

"A sequência de jogos e a confiança do grupo e do treinador estão me deixando mais seguro desde que cheguei aqui. Sem dúvidas, a confiança e o ritmo de jogo estão me ajudando bastante", afirma o camisa 40.

Alguns torcedores veem Amaral como "cão de guarda" do meio campo do Flamengo e já o chamam de "Pit Bull". O volante fica feliz com o apoio do torcedor, diz que vai seguir trabalhando para continuar com a forte pegada na marcação e afirma que ainda pode render muito mais com o Manto Sagrado.

"Eu particularmente fico muito feliz de ganhar mais um apelido (risos), mas quando vem da Nação é sempre mais legal. Estou num bom momento e feliz. Continuo trabalhando firme e forte porque eu sei que ainda não conquistei nada perto daquilo que posso e quero conquistar", conta.

A maratona de jogos com viagens dessa semana foi absolutamente cansativa, conforme aqui fora relatado por Renato Abreu e pelo técnico Dorival Junior. Amaral também vai de acordo com a máxima, mas pede que o time supere a estafa diante do Figueirense.

"O grupo todo está cansado. Essas viagens com jogos são complicadas. É jogo em cima de jogo. A gente sabe que é difícil, mas temos que nos superar. Até porque Flamengo é superação", finaliza o camisa 40.

O Mais Querido do Brasil ocupa a 14ª posição na tabela e soma 41 pontos.
 
 
 

Rapidinhas do Mengão


Patricia atrai campeão de 2009

A presidente Patricia Amorim deve anunciar Marcos Braz como vice de Futebol no final desta gestão e acertado caso haja a próxima. Aliados dela acham que Braz, que era o vice no título brasileiro de 2009, pode ganhar apoio entre os sócios que priorizam o futebol. Quando era candidato, Braz fez acordo com a Raça Rubro-Negra. No dia 6, às 20h ela fará o lançamento oficial de sua campanha e pode anunciar a nomeação de Braz.


Na manga
O ex-banqueiro e presidente do Grupo Brasif, Claudio Pracownik, surge como favorito para ocupar a cabeça da chapa Fla Campeão do Mundo caso Wallim Vasconcellos seja impugnado pelo Conselho de Administração, na próxima quinta-feira. Pracownik já foi vice de Marketing e de Planejamento.



Após quinta expulsão no ano, Dorival se defende e avisa: 'Não vou mudar'



Dorival Junior na entrevista do Flamengo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
No empate em 1 a 1 do Flamengo com o Atlético-MG, na última quarta-feira, o técnico Dorival Júnior foi expulso de campo pela terceira vez em sua passagem pelo Rubro-Negro. No ano, foram cinco. Apesar do número elevado de punições, ele não pretende mudar sua postura, já que as considera injustas.

Dorival afirmou que muitos árbitros estão querendo aparecer e disse, em tom de desabafo, que daqui a pouco os treinadores terão de ficar amarrados à beira do campo.

- Não vou mudar. Não estou ofendendo ninguém, a única maneira de chamar atenção é abrir os braços. É uma coisa instintiva minha, não é para agredir ninguém. Ele (Sandro Meira Ricci) me colocou para fora de maneira absurda. Se não puder perguntar ao árbitro o que ele marcou... Eu tava longe, não vi. Pensei que o Wellington Silva tinha falado algo. Eles estão donos da situação. Nunca fui expulso por agressão verbal, apenas por questionar. Às vezes querem aparecer mais do que a bola. Tínhamos de trabalhar amarrados e dentro de uma cabine, não podemos fazer nada. As duas primeiras expulsões foram expulsões de maneira correta, mas nas três últimas não concordo - afirmou.

 Duas das expulsões de Dorival Júnior em 2012 aconteceram quando o técnico ainda dirigia o Internacional, durante o Campeonato Gaúcho. No comando do Flamengo, o treinador foi excluído na derrota diante da Ponte Preta, em Volta Redonda (derrota por 1 a 0), e no empate sem gols contra o Botafogo, no Engenhão.

Dorival foi advertido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da expulsão do jogo contra a Ponte Preta. Isto deve ser levado em conta quando o treinador for julgado pela mais recente exclusão. A chance de haver uma suspensão é maior quando o réu deixa de ser primário.

Com dribles em psicólogo e faltas, Adriano chega ao fim da linha no Mengão


Adriano no treino do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Adriano ainda nem entrou em campo desde que assinou contrato com o Flamengo no dia 21 de agosto, mas o fim da linha se aproxima. Além das seguidas faltas do jogador, que pediu liberação até terça-feira, a cúpula do futebol se mostrou contrariada com o pouco caso dele para se submeter a acompanhamento psicológico. O clube chegou a marcar a ida do atacante a um psicólogo, mas ele não apareceu e chegou a alegar que iria no dia seguinte. Com o corpo e a mente de Adriano distantes do Ninho do Urubu, a hipótese de vê-lo novamente em campo com a camisa rubro-negra torna-se cada vez menos provável. Na terça-feira, a diretoria vai se posicionar sobre o caso, mas deve ser o último capítulo da relação, sem final feliz.

O acompanhamento psicológico era uma exigência do diretor de futebol Zinho depois do sumiço do atacante nos últimos dias de setembro. Ao saber que o jogador cogitara a aposentadoria, o dirigente se reuniu com ele em 1º de outubro e avisou que só o perdoaria se Adriano passasse a frequentar o consultório de um psicólogo.

- Tem que ter esse acompanhamento (com um profissional de psicologia ou psiquiatria), vamos dar essa contribuição para ele - afirmou o diretor na ocasião.

O jogador costuma desconversar quando lhe sugerem um tratamento psicólogo. Ao longo de sua vida, compareceu a poucas sessões durante os anos de 2008 e 2009, em suas passagens por São Paulo e Flamengo. Na reunião com Zinho, porém, ele acatou a exigência. A concordância ficou no discurso. O médico do Flamengo José Luiz Runco foi o responsável por indicar um profissional. O clube chegou a marcar algumas datas para Adriano ir ao consultório, mas o jogador desconversava, falava que iria no dia seguinte.

Com o acúmulo de faltas do jogador a treinos, Zinho, decepcionado, perdeu a paciência ao saber que ele se recusava a ir ao psicólogo. Em meio ao momento difícil do time no Brasileirão, o diretor decidiu concentrar seus esforços na luta contra o rebaixamento e entregou o caso de Adriano à presidente Patricia Amorim. Em ano eleitoral, ela teme o desgaste de rescindir o contrato de um ídolo. As atitudes dele, no entanto, tornam o caminho praticamente irreversível. Um vídeo feito numa casa de shows na quinta-feira mostra Adriano no palco, dizendo ser favelado e que sabia que, no dia seguinte, as imagens estariam na internet. O império está em ruínas.



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Flamengo vence a primeira no Rio x Minas de Futebol de 7



Nesta sexta-feira (2), Flamengo entrou em campo pela segunda vez no dia e não encontrou maiores problemas para derrotar o AEA - MG por 5 a 1, alcançando sua primeira vitória no torneio Rio x Minas, que acontece em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.

O rubro-negro começou a mil e não demorou a abrir o placar com Wesley Neiva. Com amplo domínio, Alan Gerbasi deu ainda mais tranquilidade ao Flamengo, que passou a poupar seus jogadores principais.

Na volta do intervalo, um pouco mais de esforço por parte do clube da Gávea fez com que o time marcasse por mais três vezes, com João Victor, Rafael Signorelli e Rafael Costa, de pênalti. O AEA ainda encontrou forças para deixar o de honra, Wallace Silva descontou para a equipe mineira.

- Apesar da vitória tranquila, nosso time precisa melhorar e colocar a cabeça aqui. Vamos a campo amanhã e temos que vencer para garantir nossa classificação - declarou Mike Freitas do Flamengo.

O triunfo deixou o Flamengo na liderança do grupo A, com 4 pontos conquistados. O AEA está na terceira colocação, com 3 pontos ganhos, atrás do Dom Pedro II, seu rival de sábado (3).

Alan gERBASSI Flamengo Futebol de 7 (Foto: Davi Pereira/Jornal F7) 
Flamengo é o líder do grupo A (Foto: Davi Pereira/Jornal F7)
 
 

De olho em vaga, Luiz Antônio tenta retomar seu espaço no time do Flamengo



luiz antonio flamengo treino (Foto: Maurício Val / Vipcomm)
Luiz Antonio atuou em 25 dos 33 jogos do Flamengo neste Campeonato Brasileiro, mas ultimamente não tem sido uma peça bastante utilizada pelo técnico Dorival Júnior. Neste sábado, às 21h (de Brasília), contra o Figueirense, o volante tem chance de receber uma nova oportunidade como titular. Ao lado de Mattheus e Wellington Bruno, ele é um dos candidatos ao lugar de Cáceres, caso o paraguaio não se recupere das dores no quadril.

Luiz Antonio disse que não desanimou nesta fase adversa e que isto também lhe serve de experiência para a carreira.

- Existe a ansiedade de participar, de estar novamente com o grupo. Estou feliz, treinando e esperando uma oportunidade. Se o Dorival optar por mim, vou me esforçar para ajudar. Encarei esta situação (ser pouco aproveitado) com naturalidade. Acho que foi uma experiência para mim também, desde que subi para o profissional aconteceu pouco isso. Mas sigo feliz, brincando com meus companheiros e buscando meu espaço - afirmou.

Contra o Figueira, o Fla tem a chance de, em caso de vitória, chegar aos 44 pontos e praticamente eliminar o risco de queda. O número de segurança apontado pelos matemáticos é de 45. A situação do Figueirense, que tem 29, é muito mais complicada, mas Luiz Antonio não acredita em vida fácil para o Rubro-Negro.


Flamengo 5 últimas rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
- O jogo vai ser complicado, o Figueirense busca sair dessa zona de rebaixamento. Nós também precisamos da vitória, que praticamente garantiria a nossa permanência. Encaramos como se fosse mais uma final. Se Deus quiser vamos voltar com a vitória e com a tranquilidade.

Para a próxima temporada, Luiz Antonio deseja mais glórias e menos sofrimento para o Flamengo.

- Queremos um cenário bem diferente 2013, com o Flamengo lá em cima.


Fla começa busca pelo primeiro título da temporada no basquete


Em busca do oitavo título consecutivo, o Flamengo disputa, nessa segunda-feira (05.11), o primeiro jogo da melhor de três das finais do Estadual de basquete. O adversário é o Tijuca e a partida está marcada para às 20h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, com entrada franca. O segundo desafio será na próxima quarta-feira (07.11), às 20h, no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea. Se necessário, o terceiro jogo acontece dia 09.11, também na Gávea.

Campeão de 2005 a 2011, o Flamengo chegou à final de forma invicta nessa edição do Estadual. O time está usando a competição como preparação para a Liga Sul-Americana, Liga das Américas e NBB, que começa no final do mês.

"Será o primeiro playoff que a equipe disputará na temporada. Toda final tem suas particularidades, é muito diferente de um jogo de turno ou returno, ainda que o adversário seja o mesmo. Será importante para a equipe ter esse desafio e estamos preparados para os jogos", avaliou o técnico José Neto.

No final de outubro, em Mar del Plata, na Argentina, o Flamengo assegurou a vaga na segunda fase da Liga Sul-Americana e, consequentemente, a classificação para a Liga das Américas, no ano que vem. No grupo C, o time venceu o Hebraica/Macabi (URU) e o Deportes Castro (CHI) e foi superado pelo Peñarol (ARG), terminando na segunda colocação. Agora, o Rubro-negro aguarda a definição da primeira fase para conhecer seus adversários e a sede da próxima etapa.

"Todos os jogos que tivemos até agora, seja do Carioca, da Liga Sul-Americana, ou amistosos, estão sendo muito importantes para crescermos como grupo. Só mesmo as dificuldades de um jogo servem para avaliarmos o que ainda precisa ser melhorado e o que está dando certo. A nossa preparação está saindo como gostaríamos e estamos melhorando a cada dia", finalizou o treinador.

Sem quatro titulares, resta a Goiano depositar confiança ao Figueirense


Aloisio (Foto: Luiz Henrique, divulgação / Figueirense F.C.)
Para tentar sair da zona de rebaixamento, o Figueirense não vai poder contar com seus principais homens de frente diante do Flamengo. O volante Doriva, meia-atacante Ronny e os atacantes Aloisio e Loco Abreu foram vetados pelo departamento médico e não viajaram para Volta Redonda, cidade que recebe o confronto entre os dois times, às 21h deste sábado.

Para compensar as ausências, o técnico Márcio Goiano espera que a confiança depositada nos jogadores seja suficiente para compensar as baixas.

— O Ronny teve uma pequena lesão e está fora deste jogo. O Aloisio foi feito exame e não foi constatado nenhum tipo de lesão, mas vamos deixa-lo de fora em respeito à sequência de jogos que ele vem fazendo. Infelizmente a gente não pode contar com estes dois atletas que vinham jogando e fazendo diferença e os gols. Continuamos trabalhando com os jogadores que a gente tem, com conversa e passando confiança para eles. Sabemos que vamos encontrar dificuldade, mas vamos nos motivar para fazer um grande jogo — conta Goiano.

Para o confronto deste sábado, o treinado do Figueirense volta a depositar esperança em Botti para que faça a armação das jogadas. O técnico Márcio Goiano demonstrou apreço pelo meia, mas reconhece que não pode dar tantas oportunidades ao atleta no decorrer do Campeonato Brasileiro.

A justificativa do técnico é a necessidade de mudanças em função da situação delicada do time catarinense na tabela.

— O Botti é um jogador que já coloquei em outros jogos como titular e num momento seguinte tirei. Mas é um atleta que em momento algum deixou de trabalhar ou de procurar seu espaço. Alguns jogos procurei fazer ele a armação com Ronny. Infelizmente não tivemos aquele jogo que possamos dizer que tenha vencido com tranquilidade — explica.

Loco Abreu, Figueirense (Foto: Luiz Henrique, Divulgação / FFC) 
Loco Abreu não irá atuar pelo Figueirense  contra o Fla (Foto: Luiz Henrique, Divulgação / FFC)

Titular de novo, Paulo Victor destaca força em treinos: 'Não choraminguei'


paulo victor flamengo treino (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
O caldeirão do estádio Independência fervia com a torcida do Atlético-MG empurrando o time. Aos 35 minutos do primeiro tempo, Felipe, com torção no tornozelo esquerdo, deixa o gramado. Tranquilo, Paulo Victor caminha para assumir o gol rubro-negro, o que não acontecia desde a derrota por 4 a 1 para o São Paulo, dia 29 de julho, pela 13ª rodada. Na ocasião, com a chegada de Dorival Júnior, Felipe retomou a posição. Com a lesão do camisa 1, PV ganhou nova chance, ouviu brincadeiras do amigo Ronaldinho Gaúcho e será novamente o dono da posição diante do Figueirense, neste sábado, às 21h, em Volta Redonda.

- Fui cobrar um tiro de meta, ouvi alguém me gritando, e era o Ronaldinho brincando, dizendo que estava feliz comigo ali. Depois, quase no fim do jogo, ele cobrou aquela falta na trave, eu brinquei falando que defenderia, e ele respondeu que o jogo ainda não tinha acabado, mandou eu ter cuidado - revelou Paulo Victor.

Brincadeiras à parte, o goleiro continuou trabalhando sério desde que Felipe retomou a vaga de titular. Sem polêmica, esperava sua chance. Não esperava que aconteceria de uma hora para outra, e num jogo quente como aquele diante do Atlético-MG.

- Sou um cara tranquilo, mesmo entrando na fogueira que estava o jogo, estava preparado, como de outras vezes. Quando fui barrado, continuei trabalhando quieto, não choraminguei, sabia que, quando precisassem de mim, eu estaria pronto. A cobrança é grande, mas, com sete anos de clube, sei como lidar - destacou o goleiro.

Com Felipe vetado do jogo contra o Figueirense, Paulo Victor começará como titular. Em 2012, o goleiro disputou 24 partidas e sofreu 26 gols.

- Temos que encarar o jogo com muita seriedade, ter como espelho as atuações diante do São Paulo e Atlético-MG, entrar com o mesmo espírito. Tivemos um ano difícil, e uma vitória nos deixará mais tranquilos.

O goleiro disse que a força que recebe da torcida serve como fator motivacional.

- O carinho que recebo do torcedor é muito grande. Isso dá ainda mais confiança - completou.

Dorival Júnior comentou sobre Felipe e Paulo Victor, e a barração do camisa 27 assim que assumiu a equipe:

- São dois profissionais do mesmo nível. Senti naquela ocasião que era o momento da volta do Felipe.Ele não tem que me agradecer. O Paulo não estava mal, mas senti esta necessidade de voltar com o Felipe. O Cantarele faz um grande trabalho. O Paulo será um dos grandes goleiros do Brasil.






Com direito a discurso, Adriano curte casa de shows antes de faltar a treino

Horas antes de faltar ao treino do Flamengo desta sexta, o atacante Adriano curtiu a noite de quinta-feira numa casa de shows na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O jogador subiu ao palco, dançou funk e declarou amor ao clube. Nesta manhã, o Flamengo anunciou que o jogador pediu liberação até terça-feira, com a justificativa de que precisa pensar no seu futuro profissional.

A performance do atacante no palco da casa de shows, cuja principal atração na noite de quinta era um show do cantor Belo, foi registrada pelo público em vídeos, conforme "profetizou" o próprio jogador ao microfone ao lado do MC Ticão.

- Quero falar para todo mundo aqui que eu amo minha nação, amo meu Flamengo. Eu sei que amanhã vou estar na internet - disse.

Entre palavrões, Adriano destacou suas raízes humildes e os momentos difíceis que passou até se tornar jogador de futebol.

- Uma coisa que ninguém vai tirar é que eu sou da favela, podem falar o que quiserem de mim. Sou nascido e criado na Vila Cruzeiro, e graças a vocês hoje estou na minha profissão. Eu sou favelado.

Adriano também faltou ao treino de quinta-feira. Na noite de quarta, ele visitou outra casa de shows da Barra da Tijuca, que ficou aberta até as 6h de quinta-feira para atender ao atacante e seus amigos.

Amigos do jogador contam que ele demonstra angústia por não entrar em campo. Mesmo fora de forma, ele gostaria de ter reestreado com a camisa rubro-negra e fica incomodado com a rotina apenas de treinamentos. No entanto, o técnico Dorival Júnior freou a empolgação e avisou que não seria "irresponsável" de escalar Adriano sem condições de jogo.

Antes de se pronunciar sobre o assunto, a diretoria do Flamengo aguarda uma posição do jogador, em conversa prevista para terça-feira. Na última semana, Zinho passou o caso de Adriano para a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, que, por enquanto, não tomou providência sobre o assunto. O atacante já havia sido multado, levado três advertências – o que já daria direito a demissão por justa-causa – e tido o contrato de imagem rescindido.

Dorival confirma volta de Léo Moura na lateral; Cáceres é dúvida


leo moura caceres flamengo treino (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
O Flamengo terá novamente Léo Moura na lateral direita na partida contra o Figueirense, neste sábado, às 21h (de Brasília), em Volta Redonda. O jogador está recuperado de um problema na coxa direita e será o substituto de Wellington Silva, suspenso após a expulsão no empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, na última quarta-feira, no Independência.

O volante Cáceres, que tem sofrido com dores no quadril após pancada recebida em um treino, treinou nesta sexta mas não tem presença confirmada. O técnico Dorival Júnior ainda não tem confiança de que o paraguaio está 100% para jogar. De acordo com o comandante rubro-negro, Luiz Antonio, Mattheus e Wellington Bruno são os concorrentes pela vaga.

- O Léo Moura está garantido. O Cáceres ainda vamos aguardar mais um dia. No trabalho desta sexta ele já foi melhor do que nos dias anteriores, mas ainda não voltou à normalidade. Existe a possibilidade da entrada do Luiz (Antonio), Mattheus ou do Wellington Bruno. O Wellington Bruno tem as mesmas características do Cleber (Santana), por isso fico na dúvida de escalar os dois juntos - analisou o treinador.

Além de Wellington Silva e Ibson, suspensos, Dorival não contará com o goleiro Felipe, que teve uma entorse no tornozelo direito contra o Galo. Ele será substituído por Paulo Victor.

- Não foi uma lesão tão grave como se imaginava, mas ele ainda sente dores. O meu feeling diz que ele deve voltar em uns dez dias.

O Flamengo é o 14º colocado do Brasileiro com 41 pontos.




Fla já planeja como renovar com Amaral, o novo herói rubro-negro



Amaral desembarque Flamengo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
No primeiro duelo com Ronaldinho, no reencontro do craque com a torcida do Flamengo, Amaral teve uma ótima participação e R49 pouco foi visto em campo. Resultado: Fla 2 a 1, no Engenhão. Na quarta, o volante mais uma vez teve a missão de parar o Gaúcho, que teve boas chances e até acertou a trave em cobrança de falta, mas não marcou. O 1 a 1 no placar ajudou o Rubro-Negro na tentativa de livrar-se do rebaixamento.

No retorno ao Rio de Janeiro, na tarde de quinta-feira, Amaral foi recebido com entusiasmo no aeroporto. Um torcedor se aproximou do jogador e disse:

- Você é o orgulho da nação! Foi o melhor em campo.

Amaral respondeu apenas com um sorriso meio sem graça. O volante, no entanto, está entusiasmado com seu bom momento, com o reconhecimento e com o confiança que tem do técnico Dorival Júnior.

- Bom demais receber este carinho da torcida. É isso aí. Agora tenho que dar continuidade, manter a pegada. Tem sido maravilhoso para mim.

amaral na marcação cerrada em ronaldinho gaúcho no atlético-mg e flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) 
Amaral vigia Ronaldinho de perto no duelo com o Galo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Os companheiros também já veem Amaral como uma peça importante para a engrenagem rubro-negra. O volante Renato destacou o papel desempenhado na marcação de Ronaldinho Gaúcho contra o Galo.

- O Amaral teve uma função muito importante marcando ele. Nos ajudou bastante.

Amaral contra o Galo

Passes certos: 17
Passes errados: 1
Desarmes: 4
Roubadas de bola: 1
Faltas cometidas: 3
Faltas recebidas: 2
Cartão amarelo: 1

A diretoria também está de olho no bem desempenho de Amaral. Zinho, gerente de futebol do Fla, acredita que o volante tem feito por onde e tem interesse em renovar o contrato. O jogador está emprestado pelo Nova Iguaçu até o fim deste ano. Com estilos parecidos, o volante fez a torcida esquecer o antigo "carrapato" Willians, que foi para o Udinese.

- Estou fazendo a minha parte, a torcida é que tem que avaliar (sobre a comparação com Willians). Só tenho é que me dedicar no dia a dia e nos jogos.

O Flamengo volta a campo neste sábado, às 21h (de Brasília), em Volta Redonda, para enfrentar o Figueirense. O Rubro-Negro é o 14º do Brasileiro com 41 pontos, oito à frente do Sport, o primeiro clube entre os que estariam sendo rebaixados.

Zinho e Amaral Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) 
Amaral é cumprimentado por Zinho após a partida (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)



Fla avisa a agente de Renato que deseja renovar e jogador quer se aposentar no clube


As imagens de Atlético-MG 1 x 1 Flamengo (Foto: Ramon Bitencourt)
As conversas não definiram as bases da renovação com Renato, mas o desejo pela permanência é de ambas as partes. Mais do que prorrogar o contrato, o camisa 11 deseja se aposentar no Rubro-Negro nos próximos anos.

O Flamengo evita falar publicamente sobre o assunto e até sobre o tempo do novo contrato. Inicialmente, o consenso é de que o vínculo seja ampliado por dois anos.

– Por enquanto, foi passado que existe o interesse pela renovação. Temos um bom relacionamento com a diretoria, mas isso não influencia. O que pesa é o lado profissional. Ele tem jogado bem e tem sido importante – disse Claudio Guadagno, agente do volante, em entrevista ao LANCENET!.

A espera pelas conversas mais concretas não preocupa as partes, especialmente o staff de Renato. Isso porque a exclusividade é o Fla.

– Nem conversamos com ninguém porque o desejo dele é encerrar a carreira no Flamengo. Não há interesse dele em defender outro clube – explicou o empresário.

Em meio à definição dessa pendência, o Flamengo vivencia os bastidores do processo eleitoral que acontecerá no início de dezembro. E a escolha do novo presidente para o próximo triênio também faz com que a renovação seja definida apenas no fim do ano.

– Acho que irão esperar a eleição, pelo menos essa é a minha opinião. Mas há tempo para isso ser resolvido – ponderou Guadagno.

Renato já havia renovado o vínculo para esta temporada. O jogador queria um contrato por dois anos, mas as partes chegaram a um acordo por uma temporada. O salário dele é cerca de R$ 220 mil.

Comunicado de presidente do Conselho do Flamengo causa polêmica na oposição



Leonardo Ribeiro - (Foto: Paulo Wrencher)Um comunicado enviado pelo presidente do Conselho Fiscal do Flamengo, Leonardo Ribeiro, ao presidente do Conselho de Administração, Maurício Gomes de Mattos, motivou uma série de críticas por parte de integrantes da chapa do candidato à eleição deste ano Wallim Vasconcellos.

Na primeira carta, Ribeiro diz que houve ameaças aos integrantes do Conselho de Administração publicadas em um blog ligado a pessoas que apoiam Wallim. No segundo, ele faz um pedido para que a segurança esteja garantida no dia 8 de novembro, data em que as chapas inscritas serão homologadas.

Os integrantes do blog, por sua vez, avisaram que irão divulgar o voto de todos os conselheiros que participarem da reunião.

Existe a possibilidade de a candidatura de Wallim ser impugnada, apesar de já ter sido aprovada duas vezes pela comissão eleitoral do Flamengo.



Depois da expulsão, Dorival sofre, ‘some’ e promove ‘dança da cadeira’


Um técnico à beira do campo sofre. Um técnico expulso, assistindo ao jogo de um camarote improvisado, com seu time tendo um jogador a menos e sob forte pressão, sofre muito mais. Dorival Júnior que o diga. Diante do Atlético-MG, na quarta-feira, o árbitro Sandro Meira Ricci expulsou o treinador do Flamengo na volta do intervalo. O comandante rubro-negro passou a assistir à partida atrás do gol defendido por Victor, em uma espécie de laje em cima dos vestiários do estádio Independência. Sofreu, xingou, se escondeu nos momentos de maior tensão e fez uma espécie de dança das cadeiras versão “tic tic nervoso”.

Sentado numa cadeira de plástico como a que é usada em festa infantil em playground, Dorival não tinha motivos para brincar. Contrariado com a sua quinta expulsão no ano, a terceira desde que chegou ao Rubro-Negro, o treinador passou por momentos de tensão durante o segundo tempo. Ele estava cercado por Ivan Izzo (auxiliar), Cantarelle, Zinho e outros integrantes da comissão.

Dorival gritou muito, mas de onde estava era impossível que algum jogador escutasse. Em alguns momentos, xingou e foi avisado por membros do estafe que alguns jornalistas acompanhavam a cena.

Possesso, Dorival levantou, pegou a cadeira, parecia que ia arremessar, mas apenas deu uma chacoalhada no objeto, enquanto membros da comissão se afastavam. A cobrança de Ronaldinho acertou a trave.

Foi um teste para o coração e a garganta do treinador. Felipe, que deixou o campo no primeiro tempo com entorse no tornozelo esquerdo, assistiu ao jogo no mesmo local, e também sofreu.

No fim, Dorival desceu a escada e, por um breve momento, ficou olhando para o gramado. Com vermelhidão no rosto, condenou o árbitro:

Dorival Junior Flamengo expulso (Foto: Reprodução)
- Sou bem claro sobre minha expulsão. Só perguntei a ele se o primeiro cartão do Wellington (Silva) havia sido disciplinar ou técnico, foi a única pergunta que eu fiz. Ele falou: “Vai para o seu vestiário”. Eu perguntei se ele não poderia nem me responder isso para que conversasse com meu jogador. Aí, quando entrei de volta, fiquei sabendo que estava expulso. É inaceitável você não poder trocar uma palavra com o árbitro, sem ofendê-lo, sem denegrir a imagem, sem ser agressivo. Nós caminhamos para onde com o futebol? Os árbitros precisam de uma atitude como essa para mostrar que são soberanos dentro da partida? Eles têm a soberania, o mando de tudo. Para o treinador, está impossível de trabalhar.

A cadeira não sofreu maiores danos. Já a garganta de Dorival...

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Adriano falta de novo a treino, e futuro no Fla volta a ficar indefinido

 Depois de ter ultrapassado o limite de faltas imposto por contrato até 22 de dezembro com o Flamengo e o de paciência do diretor executivo de futebol do clube, Zinho, Adriano voltou a faltar à atividade marcada para a manhã desta quinta-feira, no Ninho do Urubu. Os motivos alegados pelo jogador para nova ausência ainda não são conhecidos.

A última ausência do atacante ocorrera no dia 23 de outubro, dois dias após a vitória de 1 a 0  sobre o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Zinho teve novamente a missão de encontrar soluções para o futuro do jogador, mas o assunto virou problema presidencial. Só que nenhuma providência  havia sido tomada. O atacante já havia sido multado, levado três advertências – o que já daria direito a demissão por justa-causa – e tido o contrato de imagem rescindido.

Havia um planejamento para que Adriano ficasse no banco de reservas na partida contra o Palmeiras, marcada para o dia 18, no Engenhão, pela 36ª e antepenúltima rodada do Brasileirão. Porém, com essa nova falta, não se sabe nem se o Imperador continuará sendo perdoado pelo clube rubro-negro.



Patricia Amorim não comparece em mais um debate à presidência do Flamengo



Debate do Flamengo (Foto: Bruno de Lima)

Mais uma vez a atual presidente do Flamengo, Patricia Amorim (chapa Amarelo Ouro - Tua Glória é lutar!), não compareceu a um debate com os candidatos à presidência do clube. A segunda sabatina, que aconteceu na noite desta quinta-feira, foi organizada pelos blogs Fim de Jogo e Magia Rubro-Negra.

Em nota oficial, a mandatária rubro-negra comunicou que participará de debates apenas a partir do dia 8 de novembro, quando acontece a Reunião do Conselho de Administração rubro-negro, para a homologação ou impugnação das chapas.

A disputa, mediada pela jornalista Vivi Mariano, contou com a participação de Maurício Rodrigues, Jorge Rodrigues, Ronaldo Gomlevsky, Wallim Vasconcellos e Lysias Itapicurú.

No primeiro bloco, cada candidato teve dois minutos e meio de apresentação livre. No segundo, o tema proposto foi o modelo de gestão que cada um irá adotar no Rubro-Negro. No terceiro bloco, os candidatos realizaram perguntas entre si, com tema livre. No quarto bloco, as perguntas foram feitas pelos internautas. E no último bloco, cada candidato teve três minutos para as considerações finais.

Cinco candidatos à presidência do Fla debateram propostas nesta quinta (Foto: Bruno de Lima)

Confira abaixo os principais trechos do debate:

Maurício Rodrigues
Chapa Laranja (Orgulho de ser rubro-negro)

- Eu lancei a minha candidatura há dez dias. Para mim é muito difícil. Estão supervalorizando a candidatura da Patricia. Ouço muita reclamação dentro do clube sobre ela. A oposição tem cinco cabeças pensantes. No final, podemos sim conversar, mas evidentemente que existem afinidades entre os opositores. Todos temos a capacidade de vencer.

- Tenho uma preocupação de unir e motivar todo o Flamengo. Por que o Flamengo não está um espetáculo como os demais clubes? O ginásio que leva o nome do meu pai não tem o H, isso é um absurdo. Vou melhorar muito a Gávea e fazer o estádio em Duque de Caxias, que já tem investidores, terreno e acordo com o prefeito Zito.

Jorge Rodrigues
Chapa Rosa (Fla único)

- Minhas empresas estão bombando, acordaram o Brasil com o pré sal. Mas não nasci rico. Não sou formado, mas tenho uma experiência de vida. O que está acontecendo hoje faz parte da rotina. Tenho condição sim de tirar o Flamengo dessa situação e transformar o clube no maior do mundo. Temos que encaixar dentro dessa atualidade.

- Falar da Patricia é chover no molhado. Eu vou contratar uma empresa que desenvolverá um plano de projeto de gestão no clube. Essa empresa já faz trabalhos na Europa. Não podemos perder mais tempo. Eu apagarei os incêndios. Temos que dar ao Flamengo uma nova dinâmica, uma nova roupagem. Temos que partir daí para não cometer os mesmos erros das gestões passadas.

Ronaldo Gomlevsky
Chapa Branca (Planeta Fla)

- A dificuldade financeira não se enfrenta no apenas no início de 2013, tem que ser no dia a dia, hora a hora. Mais 30 dias de atraso podemos perder até os nossos atletas. Sabemos também que teremos que criar dinheiro novo. Na nossa gestão, vamos elevar os recursos de entrada a 500 milhões. Em 10 anos, seremos o melhor clube do mundo.

- Somos o melhor grupo, temos o melhor projeto. Fui vereador há quase 30 anos e recebi mais de 10 mil votos no Completo do Alemão. A lei do Favela Bairro foi eu que fiz, sou o pai e a mãe. Quero trazer isso para o Flamengo e fazer o clube virar o melhor do mundo. Seja em Tóquio ou no raio que o parta. E vamos lutar para que as eleições sejam no sábado. Confiem em nós que faremos de vocês o melhor clube do mundo.

Wallim Vasconcellos
Chapa Azul (Flamengo campeão do mundo)

- No nosso grupo, temos uma quantidade de grandes executivos. No nosso grupo temos muitos empresários, presidentes da SKY, VISA, Cielo. Além disso, iremos contratar no mercado pessoas com experiência que vão tomar conta do Flamengo quando ganharmos a eleição.

- Você que está indignado e triste, você tem que ir votar. Não adianta você ficar em casa. Tem que levantar da cadeira e ir votar. Veja o seu filho, a sua família, todos na Gávea. Defendo uma eleição no sábado para que aconteça uma festa da democracia rubro-negra. Chega dessa incompetência. Chega da vanguarda e do atraso que assola o Flamengo nos últimos anos, fico até nervoso quando eu falo isso. Por favor, todos votando. Peçam para a eleição ser no sábado.

Lysias Itapicurú
Chapa Verde (Flamengo nova geração)

- Temos que ter um choque de gestão. Mas para isso teremos que ter recursos. Temos um balanço de 2010 que não foi corrigido, 2011 não foi votado e 2012 Deus sabe onde estará. O Flamengo precisa voltar a ser respeitado. Isso parece simples, mas é um grande desafio. Temos que recuperar a credibilidade do Flamengo. Temos que colocar o Flamengo no lugar mais alto.

- O esporte olímpico é uma prioridade. Temos sete modalidades. Remo, basquete, natação, judô, vôlei, futsal e ginástica olímpica, todas com adequações na Gávea. Não queremos tirar recursos do futebol para nada. Vamos buscar recursos. Acredito que não teremos problemas.

Improvisado na direita, Welinton lembra tempo das divisões de base

Aos 42 minutos do primeiro tempo do jogo contra o Atlético-MG, Wellington Silva recebeu cartão vermelho. Foi o sinal verde para Welinton, que foi chamado por Dorival Júnior com a missão de ajudar o time a se defender, e tentar algumas investidas pela lateral direita. O jogador não atuava desde a derrota por 3 a 0 para o Corinthians, pela 10ª rodada, no dia 18 de julho. Quase três meses e meio depois, o zagueiro teve uma chance improvisado em meio à pressão que a equipe sofreu para segurar o empate por 1 a 1 com o Galo.

- É sempre bom poder ajudar o time. Entrei em uma posição diferente, que não estou acostumado. Mesmo com o time com um jogador a menos pude ajudar na marcação, foi um jogo de superação para todo o time – afirmou Welinton.

Hoje zagueiro, o jogador lembrou que se arriscou como lateral-direito nas categorias de base:

- Na base, joguei algumas vezes por ali, foi legal para relembrar os velhos tempos. Agora é continuar buscando o meu espaço no time, sempre respeitando meus companheiros e querendo ajudar. Mas gosto mesmo de jogar de zagueiro, foi onde cresci jogando. Mas se o professor precisar de mim em outra posição, vou estar sempre à disposição.

Diante do Figueirense, neste sábado, às 21h (de Brasília), em Volta Redonda (RJ), Welinton voltará a ficar como opção, já que a zaga será formada por Renato Santos e Gonzalez.


Ramon desaprova reclamações do Galo: 'Fácil transferir responsabilidade'



Ramon, desembarque do Flamengo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
O árbitro Sandro Meira Ricci se tornou um personagem central no empate em 1 a 1 entre Flamengo e Atlético-MG, quarta-feira, no Independência. E não agradou a nenhum dos lados. Do lado do Galo, a reclamação foi com mais veemência, principalmente sobre um pênalti não marcado que teria sido cometido em Ronaldinho. Os rubro-negros, que tiveram o técnico Dorival Júnior expulso por contestar o juiz, não concordaram com a expulsão de Wellington Silva.

Na volta ao Rio, nesta quinta-feira, o lateral-esquerdo Ramon se mostrou incomodado com as reclamações dos mineiros.

- Acho muito chato você perder ou empatar um jogo e colocar a culpa no árbitro. É muito fácil transferir responsabilidade. Não sou desses. Não posso falar especificamente do Atlético. Mas acho muito chato isso - afirmou o lateral.

Ramon comentou sobre o momento do Fla e lamentou que a equipe tenha demorado demais para se encontrar na competição. Ele acredita que o clube está praticamente livre do rebaixamento caso vença o Figueirense neste sábado, às 21h (de Brasília), em Volta Redonda.

- Infelizmente só acertamos o time agora, dos últimos quatro, cinco jogos para cá. Um volume grande de jogo, consistente, tanto na marcação quanto na parte ofensiva. A sorte também voltou. Acho que faltam mais três pontos para liquidarmos este risco, dependendo dos outros resultados.

Flamengo 5 últimas rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)O lateral-esquerdo destacou como o principal mérito do Fla na partida contra o Galo, quando jogou com um atleta a menos durante boa parte do jogo, a entrega dos jogadores.

- Assim é o Flamengo. Ontem (quarta) demonstramos isso com muita personalidade, pois sofremos uma pressão grande. A equipe está de parabéns por tudo que mostrou contra o Atlético.

O Flamengo é o 14º colocado do Brasileiro com 41 pontos.


Torneio Rio x Minas de Futebol de 7 movimenta Conselheiro Lafaiete, MG


A Confederação de Futebol 7 do Brasil divulgou os oito clubes que participam da 2ª edição do Torneio Rio x Minas, desafio que coloca frente a frente, equipes dos dois mais tradicionais estados da modalidade.

A competição acontece na cidade de Conselheiro Lafaiete, à 96 km da capital mineira Belo Horizonte. A cidade é a casa do Cruzeiro/Dom Pedro II, que é o atual campeão, após a boa vitória sobre o Bangu, um dos times mais badalados de 2011 na modalidade. Decisões na arena do clube costumam levar cerca de 3 mil torcedores. 

Casa cheia Tornieo Rio x Minas Fut 7 Flamengo x America-MG (Foto: Joaquim Azevedo/Jornal F7) 
Torneio movimenta a cidade mineira de Conselheiro Lafaiete (Foto: Joaquim Azevedo/Jornal F7)
 
O Rio de Janeiro vai para a disputa com apenas três representantes: Botafogo (campeão mundial e da Liga Nacional), Flamengo (campeão da Copa do Brasil) e Macaé.

Os mineiros apostam em cinco bons nomes, que são: América-MG (vice-campeão da Copa do Brasil), Cruzeiro/Dom Pedro (4º colocado na Liga Nacional), AEA, Shark Boys e Grêmio BH.

Grupo A
Cruzeiro/Dom Pedro - MG
Flamengo - RJ
AEA - MG
Shark Boys FC - MG

Grupo B
América - MG
Botafogo - RJ
Macaé - RJ
Grêmio BH - MG

A bola começa a rolar nesta sexta-feira (02), às 8h30 (Brasília), com as partidas da primeira rodada do campeonato. Os dois melhores classificados de cada grupo farão a semifinal, seguida da grande decisão na manhã de domingo (04).

Fla desembarca no Rio e deseja o travesseiro como principal aliado


Renato, desembarque do Flamengo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
Depois do empate em 1 a 1 com o Atlético-MG na noite de quarta-feira, a delegação do Flamengo desembarcou na tarde desta quinta-feira no Rio de Janeiro com um objetivo principal: descansar. Tudo porque o time volta a campo já neste sábado para enfrentar o Figueirense, em Volta Redonda. Os titulares não vão treinar entre uma partida e outra. Será o "pijama training".

A reapresentação dos atletas que jogaram os 90 minutos contra o Galo será às 12h. Depois do almoço, os jogadores seguem viagem. Os reservas fazem uma atividade pela manhã. A expectativa fica por conta da participação de Léo Moura e Cáceres, vetados para enfrentar o Atlético mas que têm chance de encarar o Figueira.

O volante Renato, autor do gol rubro-negro no Independência, alertou que, além do cansaço, o Fla terá pela frente uma equipe perigosa e desesperada para tentar sair das últimas posições. O jogador disse que postura do time tem que ser a mesma de quando enfrentou Galo e São Paulo, dois dos mais fortes do Brasileiro.

- O Figueirense é uma equipe perigosa, está brigando para poder sair lá de baixo. Temos que encarar esta partida como se fosse a contra o Atlético ou São Paulo. Precisamos fazer nosso ritmo. Temos que fazer o máximo de pontos possíveis agora e no ano que vem ter uma realidade diferente - disse o volante.

 Renato comentou sobre o fato de o Fla, depois da vitória por 2 a 1 válida pelo primeiro turno, ter empatado na quarta-feira e se mantido invicto nos duelos com Ronaldinho Gaúcho, ex-camisa 10 rubro-negro.

- É um aspecto mais externo. Ele é uma grande pessoa, um ídolo mundial, mas estávamos defendendo as nossas cores. Claro que algumas vezes ele se sobressai por causa da qualidade, mas procuramos neutralizar ele. Acho que deu resultado.

Com o ponto conquistado contra o Atlético-MG, o Flamengo chegou a 41 pontos e agora tem oito de vantagem sobre o Sport, o primeiro dos clubes que seriam rebaixados. O Rubro-Negro segue na 14ª posição.





Flamengo lança miniaturas de seus dois maiores ídolos, Zico e Junior



O torcedor queria e vivia reclamando. Os ídolos também. Faltava o acerto com o clube para pôr o projeto, até então no papel, em prática. Virou realidade. Agora, quem quiser comprar as miniaturas de Zico e Junior com o uniforme do Flamengo vai encontrá-las nas lojas. Afinal, o Galinho é o maior artilheiro e jogador da história rubro-negra. E o Maestro, além de ter sido o grande condutor do penta brasileiro aos plenos 38 anos, foi o jogador que mais vezes vestiu a camisa chamada por ele de "segunda pele". Os dois, sejam juntos ou separados, participaram de forma decisiva da penca de títulos dos anos 1970 aos 1990.

A partir desta sexta, em lojas oficiais do clube - algumas funcionarão no feriado de Finados -, os rubro-negros poderão comprar ou dar de presente uma boa lembrança dos bons tempos. As miniaturas, que medem 17cm, são feitas de material PVC injetado, no estilo "action figure". No caso das de Zico e Junior, valorizam mais o gestual do que a fisionomia. Zico aparece com o inconfundível  jeito de dominar a bola no momento de partir para as jogadas que o consagraram. Junior está representado de forma diferente: os braços erguidos na comemoração do gol de falta no derradeiro empate por 2 a 2 com o Botafogo, no Maracanã, que garantiu o penta brasileiro. Qual torcedor do Fla não se lembra da imagem clássica do Vovô Garoto comemorando aos pulos, em direção à torcida?


boneco Zico Júnior Flamengo  (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com) 
Zico e Junior posam com as miniaturas. Esposas opinaram (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

Diretor da MDB Brasil, empresa que produziu as miniaturas e intermediou a negociação, Marçal Tatagiba disse que o Flamengo se interessou logo pelo projeto. A demora do projeto para ir às lojas, segundo ele, foi normal, como acontece com todos os clubes. A intenção da empresa é lançar no futuro, já com a aprovação da diretoria rubro-negra, os 11 campeões do mundo de 1981. No caso de Zico e Junior, ainda haverá uma versão de estátua banhada em bronze. E jogadores de outros clubes também serão homenageados.

Os dois ídolos rubro-negros posaram, orgulhosos, com os bonecos. Tanto o Maestro quanto o Galinho de Quintino contaram com a ajuda das esposas para aprovar os produtos, que estarão nas lojas Fla-Boutique e no Espaço Rubro-Negro por R$ 49,90. Zico lembrou as miniaturas feitas quando atuou no futebol italiano e no japonês.


boneco Zico Flamengo  (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
 - Já tive boneco do Udinese. No Kashima, eles fizeram trabalho diferenciado com a estátua. Primeiro organizaram uma sessão de duas horas, me fotografando de todos os lados. Meio estranho mesmo. Apareciam uns fios, tinha que fazer as posições. E a gente não sabia para o que era... Lá o marketing é muito forte. Mas aí você vê o resultado... Lá, o cara da estátua sou eu. O bonequinho sou eu. Aqui houve uma dificuldade muito grande. Pediram para eu fazer o movimento. Pedi aquele meu tradicional, que é a logomarca, o chute. E aí não estavam conseguindo... No vai e volta de levar a família para mostrar, chegou a um ponto que ficou assim. É uma lembrança pequena. Acho que está legal para a primeira aparição. A forma de dominar a bola ficou bacana. Estava precisando dessa questão do Flamengo, quase dois anos negociando isso. A gente queria ver logo. Direto com o Flamengo mesmo, não deu certo. Agora, veio separadamente. O filho saiu - afirmou o Galinho, no Bar SporTV Point, na Barra da Tijuca.

Junior lembrou que tanto ele como Zico não gostariam de ter miniaturas sem as suas feições. Daí a demora para os bonecos ficarem prontos.

- A gente colocou uma série de perguntas para os amigos para eles darem palpites e, principalmente, a família... Se a coisa não estivesse legal... Isso não é só para o torcedor, é para a gente também. Faltava na minha biografia.


Boneco de Zico valoriza jeito do Galinho de dominar a bola (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

A escolha do título brasileiro de 1992 para inspirar a feição do boneco marcou o período em que Junior já trocara a cabeleira black power pelos cabelos mais curtos e brancos. Saiu o Capacete para a entrada do Maestro. 


boneco Júnior Flamengo  (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
O de Junior resgata comemoração de gol da final do Brasileiro-1992 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

- Comigo aconteceu de perguntar que tipo de imagem nós íamos fazer. Por acaso tinha a fotografia de 1992. Por ser mais recente, espelhava mais, dava para identificar mais. Foi um dos momentos mais marcantes da minha carreira, eu era o último remanescente daquela geração, com 38 anos. Acompanhar esse processo de produção é como ver a coisa nascer. Fazem muitos testes, perguntam onde pode melhorar... Quando você vê pronto, fica feliz em ver como contribuiu para que chegasse o mais próximo do que a gente queria.

Tanto Zico como Junior acham que será muito boa a sensação de verem as miniaturas com os torcedores.

- Muita gente, pelo que representamos e fizemos, vai deixar naquele lugarzinho no escritório, no cantinho da casa. E isso dá um retorno muito grande, boas energias para a gente. Não foram muitos os retratados. Fazer essa homenagem em vida é legal porque você pode dar de presente. O fim de ano vai bombar - disse Junior, às risadas.

Leandro e Adílio

Perguntados sobre quais jogadores daquele time campeão mundial de 1981, em Tóquio, mereceriam a mesma homenagem, ambos concordaram que deveria ser lançada a coleção da equipe inteira. Quanto aos primeiros...

boneco Junior Flamengo (Foto: Divulgação)
 - Um deles seria o Leandro, por tudo o que representou - afirmou Junior.

- Queria ver o boneco do Adílio, do Brown... Pé colado na bola. O do Leandro, a perninha arcada - brincou Zico.

O Galinho lembra que ele e Junior já estiveram do outro lado. Eram torcedores à procura de lembranças de seus ídolos.

- A gente passou por isso. Queria ter lá os bonecos do Dida, figurinha carimbada no bafo-bafo. Outro dia eu estava de manhã lá em casa e me deparei com uma foto da capa da "Manchete Esportiva": "Solich e Dida."

Junior criticou a demora dos clubes brasileiros em aderir ao lançamento de produtos de marketing que despertem a paíxão do torcedor de consumir. E voltou a dar uma sugestão.

- Agora você tem o Corinthians, que pensa nisso. Qualquer produto é vinculado aos jogadores. Estamos atrasados. O que falta para os clubes aqui é a visão... A galera de 81 do Flamengo podia ter o time todo formado, naquele modelo pequeno... Seria bom para dar uma fortalecida nas conquistas.

Boneco de Junior na fase de produção: ele diz que homenagem em vida é melhor (Foto: Divulgação)