
A boa notícia para os rubro-negros é que além do capitão, o lateral-esquerdo Juan, que está com a seleção brasileira, já estará de volta e tem presença confirmada.
Com 49 pontos, o Flamengo é o quinto colocado no Campeonato Brasileiro.
Neste sábado, 81.317 presentes com 77.387 pagantes - novo recorde de público do Campeonato Braileiro - viram o revés do Flamengo, que o deixa na quinta posição, com 49 pontos, três a menos que o São Paulo, e mais distante da briga pelo título. O Atlético-MG, por sua vez, chega a 37 pontos, na 12ª posição.
O recorde anterior do campeonato também era flamenguista: 63.611 torcedores, na vitória do Flamengo por 3 a 1 sobre o Vasco, em 13 de julho, no Maracanã.
O primeiro gol saiu ainda no primeiro tempo. Após bola espirrada no ataque, o boliviano Castillo acertou um belo chute de primeira e inaugurou o marcador aos 31min.
Já após o retorno do intervalo, aos 10min da etapa final, Serginho fez boa jogada pelo lado esquerdo, avançou pelo ataque e deixou Renan Oliveira na cara do gol. Diante de Bruno, o meia não desperdiçou e tocou no canto esquerdo, ampliando a vantagem: 2 a 0.
Sem sucesso em seus ataques, o Flamengo ainda sofreu mais um gol. Aos 29min, Márcio Araújo recebeu belo passe de Castillo na área e chutou cruzado. O arqueiro flamenguista espalmou para o lado e Leandro Almeida completou para o fundo das redes, fechando o placar.
No próximo domingo, o Atlético-MG tem o clássico contra o Cruzeiro, às 16h (de Brasília), no Mineirão. No mesmo dia, mas a partir de 18h10, o Flamengo encara o vasco, no Maracanã.
- O Atlético impôs o seu ritmo e marcou o nosso ponto forte, além de terem jogado na retranca. Acho que o Flamengo tentou fazer o seu melhor, mas realmente estava difícil entrar na defesa deles. Se tivéssemos feito o gol, a história do jogo poderia ter sido diferente - lamenta o goleiro, que ainda acredita no título:
- Agora é trabalhar e continuarmos a acreditar na briga pelo título.
- A torcida ficou envergonhada. Temos de assimilar a derrota, futebol é assim - explica o técnico, que ouviu o coro de burro ao substituir Vandinho por Obina.
Ibson havia substituído por Maxi Biancucchi na metade do segundo tempo.
O presidente Marcio Braga também não foi poupado. Ofendido pelos torcedores na tribuna, o dirigente deixou o estádio antes do término da partida.
O Flamengo aparece em quinto lugar no Brasileirão, com 49 pontos.
Na saída do gramado do Maracanã, os jogadores do Flamengo estavam atordoados. Mas o zagueiro Ronaldo Angelim se mostrou consciente para definir a realidade do que ocorreu no gramado.
"Hoje, só o Atlético-MG jogou. Foi uma vitória merecida do nosso adversário. Acho que 3 a 0 foi até pouco pelo que aconteceu", disse o defensor.
O resultado deixa o Flamengo sete pontos longe do líder Grêmio, que venceu o Santos no início da rodada, na última quarta-feira. Além disso, o time rubro-negro perde o lugar no G-4, ficando na quinta colocação.
Próximos jogos, 30ª rodada:
Sáb, 18/10/2008 A torcida do Flamengo não decepcionou e já comprou 65.550 ingressos para o jogo contra o Atlético-MG, neste sábado, às 18h20m, no Maracanã, pela 29ª rodada do Brasileirão. 13.190 ainda estão à disposição dos torcedores a partir das 9h, nos portões 5 e 8 do estádio. A carga total de bilhetes para a partida é de 78.730. O público pagante deste confronto já é o recorde do campeonato. O anterior era do Flamengo x Vasco do primeiro turno: 63.611 pagantes.
Flamengo
Bruno; Jaílton, Dininho e Ronaldo Angelim; Leo Moura, Toró, Kleberson, Ibson e Sambueza; Marcelinho Paraíba e Vandinho.
Técnico: Caio Júnior.
Atlético-MG
Juninho; Sheslon, Marcos, Leandro Almeida e César Prates; Serginho, Márcio Araújo, Elton e Petkovic; Renan Oliveira e Castillo.
Técnico: Marcelo Oliveira.
Estádio: Maracanã.
Data: 11/10/2008.
Hora: 18h20m
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (Fifa/SP).
Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa /SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP).
Transmissão: O SporTV exibe a partida ao vivo para todo o país, menos o estado do Rio de Janeiro, para onde a transmissão será pelo canal Premiere, pelo sistema pay-per-view.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 18h10m (de Brasília).
O primeiro adversário é o Atlético-MG e o apoiador Kleberson garante que o time vai em busca dos 100% de aproveitamento.
- Vamos em busca dos nove pontos nessas três partidas no Maracanã. Sabemos que é difícil, mas o grupo tem qualidade para isso. Temos dez jogos até o fim do campeonato para mostrarmos força total. Sabemos que podemos nos complicar se não vencermos, por isso a concentração é total - afirmou Kleberson.
Na seqüência, o Flamengo pega o Vasco, adversário que luta contra o rebaixamento. Kleberson procura analisar de forma fria o clássico.
- A partida com o Vasco se torna complicada pela situação que eles vivem. Mas primeiro temos de pensar no Atlético - diz o pentacampeão, seu apelido entre os companheiros.- Ano passado o Flamengo se impôs com a força da sua torcida. Os torcedores animaram o time que teve garra e vontade. Quando a torcida se une fica muito bom - concluiu.
"Não haverá nenhum tipo de incentivo para chegarmos a esses 2 milhões. O principal incentivo é a vitória dentro de campo e a campanha do Flamengo. Daqui para frente, teremos várias decisões no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro e acho perfeitamente factível chegar a essa marca", disse o mandatário, em contato telefônico com o Terra.
O dirigente ainda afirmou que o público de amanhã, na partida contra o Atlético-MG, a partir de 18h20 (de Brasília), no Maracanã deverá ser o maior do Campeonato Brasileiro - que é de 63.611 torcedores, na vitória do Flamengo por 3 a 1 sobre o Vasco, em 13 de julho, no Maracanã -, uma vez que 62 mil ingressos já foram vendidos.
Receitas
O dirigente rubro-negro acrescentou que assumiu pessoalmente as negociações pela renovação do contrato com a Petrobras e espera que o clube possa ter um aumento na receita do próximo ano. A fornecedora de material esportivo, Vulcabras/Olympikus, pode fechar contrato de US$ 100 milhões por cinco anos.
"Estamos negociando com a Petrobras um patrocínio com valores de mercado. Eles já entenderam isso e estou bastante esperançoso. Teremos um contrato com a Vulcabras/Olimpikus para fornecer material esportivo. Ou seja, esperamos aumentar significativamente nossa receita", afirmou Braga.
Ainda de acordo com o cartola flamenguista, o clube da Gávea deverá se tornar o segundo maior arrecadador financeiro do futebol brasileiro em 2009. Desse modo, o Flamengo ficaria atrás apenas do São Paulo, que detém estádio próprio e centro de treinamentos, os quais alavancam a receita do clube, segundo Braga.
2.258 arquibancadas verdes
5.089 arquibancadas brancas
4.998 cadeiras comuns
845 cadeiras especiais
O diretor de arrecadação do Fla, Flávio Pereira, disse que a tendência é que a demanda seja a mesma para as próximas duas rodadas, quando o Flamengo encara vasco e Coritiba, também no Maracanã. Com 49 pontos, a equipe rubro-negra é a quinta colocada, e precisa vencer o Galo para voltar ao G-4. O Grêmio, com 56, é o líder, seguido por Palmeiras, 54, Cruzeiro e São Paulo, 52.
De acordo com a assessoria da empresa, os trens extras partem com destino às estações de Japeri e Santa Cruz após o término da partida. Além da maior disponibilidade de composições, o BDFer (Batalhão de Polícia Ferroviária) também preparou um esquema especial de segurança, tanto nas estações como nos vagões.
O atacante seguiu o tratamento com o departamento médico do clube, enquanto os companheiros se divertiam na "pelada", que contou até com a participação do treinador Caio Júnior. Leo Moura, recuperado da forte gripe que o afetou durante a semana, treinou normalmente.
Angelim poupado
Sentindo dores nas costas, o zagueiro Ronaldo Angelim não participou do treinamento, mas está confirmado para encarar o Atlético-MG, sábado, às 18h20m (horário de Brasília), no Maracanã, pela 29ª rodada do Brasileirão. Everton, que voltou a sentir a lesão na coxa esquerda que o afastou da partida contra o Náutico, apenas deu voltas no gramado e está vetado.''Já tinha conversado com o professor Caio que eu tinha que fazer esta viagem. Eles (a comissão técnica) me passaram um trabalho e fiz este trabalho específico. Fiquei um pouco cansado hoje (quinta-feira), mas estou bem e pronto para ajudar o Flamengo", afirmou o jogador.
Assim, o meio-campo da vitória sobre o Náutico será mantido, com Jaílton, Toró, Kléberson e Ibson, apesar de Éverton estar recuperado de lesão. As únicas duas substituições em relação ao time que venceu os pernambucanos serão as entradas de Dininho e Luizinho, nas vagas de Fábio Luciano e Juan, respectivamente. Enquanto o primeiro está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o segundo foi convocado para a Seleção Brasileira.
"Perdemos jogadores de qualidade. O Fabio é experiente, mas entra o Dininho que também é. O Luizinho sempre foi bom quando precisamos dele e vai corresponder se for o escolhido", acrescentou.
Ibson disse ainda que o time deve aproveitar o bom momento que atravessa no Campeonato Brasileiro para superar o Atlético-MG, mesmo que seja por um placar apertado.
"São jogos muito difíceis até o fim. Sabemos que a situação do Atlético não é tão boa, mas estamos embalados e temos que somar os pontos em casa. Temos que jogar com paciência e espero a torcida nos apóie sempre para brigarmos pelo titulo. Temos que saber que vencer é o mais importante. 1 a 0 já será bom. Somar os 3 pontos é o que vale", explicou o jogador.
A grande fase pela qual o Flamengo passa no Campeonato Brasileiro está se refletindo na busca por ingressos para a partida contra o Atlético-MG. Até a tarde desta quinta, 37.194 bilhetes já foram vendidos.
O jogo acontece neste sábado, às 18h20m, no Maracanã. A vitória rubro-negra sobre o Náutico, na última rodada, aumentou ainda mais a expectativa de público para este confronto. Ao todo, 68.630 mil bilhetes estão à disposição dos torcedores. Os postos de venda funcionam das 9h às 17h.
Preços:
Setor | Valor |
Arquibancada verde ou amarela | R$ 30,00/ meia R$ 15,00 |
Arquibancada branca | R$ 40,00/ meia R$ 20,00 |
Cadeira comum | R$ 20,00/ meia R$ 10,00 |
Cadeira especial | R$ 120,00/ meia R$ 60,00 |
Postos de venda:
Bilheterias da Gávea (Flamengo) |
Bilheterias do Fluminense F. C. |
Parque Terra Encantada (Av. Ayrton Senna 2800, Barra da Tijuca - horários: seg. a qui. 11h às 17h; sex. 9h às 13h e sáb. das 10h às 13h) |
Bilheteria 08 do Maracanã |
Bilheterias do São Cristóvão F.R |
Para o ataque, o treinador escolheu Marcelinho Paraíba, Vandinho, Obina e Maxi. Apesar de preterido por Luizinho ou Sambueza na equipe titular, Eltinho está na relação de 19 jogadores concentrados.
Jônatas, que teve boa atuação no coletivo desta quinta-feira, ficou fora mesmo com as ausências de Fierro, que está na seleção chilena, e Everton, machucado.
Confira a relação completa:
Goleiros: Bruno e DiegoPara Paulo Chupeta, técnico responsável pelo tricampeonato consecutivo, o rubro-negro está no caminho certo para conquistar o tetra. – “Cometemos alguns erros, coisa normal em início de campeonato, mas conseguimos corrigir e garantir o bom resultado”.
O Flamengo volta à quadra no próximo dia 17 para enfrentar o Iguaçu BC, também fora de casa. A partida, marcada para as 20h, será realizada na quadra da Vila Olímpica de Nova Iguaçu.
Desde que chegou à Gávea, contratado do Avaí, Vandinho fez dois gols em seis partidas – em quatro delas ele jogou menos de 45 minutos. Ambos no Maracanã. No último sábado, sofreu o pênalti que abriu caminho para a vitória por 2 a 0 sobre o Náutico. Ele está confirmado ao lado de Marcelinho Paraíba no jogo contra o Atlético-MG.
Confira a letra da música para o atacante do Flamengo:
Vandinho é luz
é artilheiro e vai brilhar
domingão de sol
meu iaiá, meu Mengo
Vandinho é assim
não perde gol não
entra na área
dribla o goleiro
É gol do Mengão!
O presidente do clube, Marcio Braga, se reuniu com o diretor da empresa, Wilson Santa Rosa, e deixou a negociação encaminhada.
- Estou feliz. Vou conduzir pessoalmente as negociações, já que ainda faltam detalhes, mas a conversa foi muito boa. Vamos continuar com a Petrobras por muito tempo – declara Marcio Braga.
A relação entre Flamengo e Petrobras completa 25 anos em 2009. Atualmente, o clube recebe R$ 16, 2 milhões por ano, mas deseja ampliar a receita para R$ 20,6 milhões. Sem citar valores, o presidente rubro-negro disse que conseguiu a valorização que gostaria.
Apesar da chuva fina e do frio no Rio de Janeiro, os torcedores rubro-negros formaram muitas filas nos cinco locais de venda de ingressos (ver quadro abaixo). Nas Laranjeiras, a fila chegou até a dobrar o quarteirão.
Os ingressos restantes da carga de 68.630 continuam a ser vendidos até as 17h desta quarta e das 9 às 17h na quinta e na sexta nos cinco postos e na internet. No sábado, os torcedores podem adquirir as entradas no Maracanã.
Preços dos Ingressos |
Arquibancada verde ou amarela inteiras: R$ 30,00 Arquibancada verde ou amarela meia entrada: R$ 15,00 |
Arquibancada branca inteira: R$ 40,00 Arquibancada branca meia entrada: R$ 20,00 |
Cadeira especial inteira: R$ 120,00 Cadeira especial meia entrada: R$ 60,00 |
Cadeira Comum inteira: R$ 20,00 Cadeira Comum meia entrada: R$ 10,00 |
Locais de Vendas Antecipadas |
Bilheterias do Flamengo (Gávea)
|
Até mesmo jovem Erick Flores, que subiu recentemente da categoria de juniores, tem recebido mais oportunidades durante os treinamentos. Na última terça-feira, quando Ibson não pôde treinar com seus companheiros, Erick chegou ser testado entre os titulares quando o treinador resolveu mexer no time.
Jônatas tem os direitos econômicos ligados ao Espanyol, da Espanha, e está emprestado ao Flamengo até o meio do ano que vem, mas já deixou clara sua insatisfação com a situação que atravessa na Gávea. Seu empresário Eduardo Uram deverá procurar outro destino para o atleta, visto que no clube espanhol, o jogador também não conseguiu se firmar.
O técnico Caio Júnior ainda não decidiu, mas nesta terça-feira ele demonstrou que Luizinho largou na frente para substituir Juan, que está na Seleção brasileira. Em treinamento tático na Gávea, o lateral-direito iniciou improvisado na esquerda e se saiu bem.
- Tenho certeza que posso corresponder, mesmo jogando na esquerda. O importante é treinar bem que uma hora a oportunidade vai aparece - diz Luizinho.
Na zaga, Dininho treinou no lugar de Fábio Luciano, que está suspenso e não enfrenta o Atlético-MG, sábado, no Maracanã. Ibson ainda não voltou de Portugal e Sambueza o substituiu na primeira parte. Depois, o argentino entrou na vaga de Luizinho e Erick Flores ganhou uma chance no meio-campo.
O treino tático, realizado em campo reduzido, terminou com um massacre dos titulares: 8 a 1. Vandinho (2), Marcelinho Paraíba (2), Kleberson, Sambueza, Leo Moura e Toró fizeram para a equipe principal, e Maxi descontou.
O Flamengo treinou com: Bruno; Jaílton, Dininho e Ronaldo Angelim; Leo Moura, Toró, Kleberson, Sambueza e Luizinho (Erick Flores); Marcelinho Paraíba e Vandinho.