sábado, 2 de novembro de 2013

Em recuperação de cirurgia, Felipe faz duas novas tatuagens

Afastado dos treinos e jogos do Flamengo enquanto se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo, o goleiro Felipe aproveitou a pausa forçada para fazer duas novas tatuagens. Na mão direita, fez uma homenagem para a filha, Duda. Na mão esquerda, ampliou a coleção de imagens que demonstram sua fé e tatuou um terço. A imagem foi divulgada na página do camisa 1 no Facebook.

- Boa noite, Nação. Aproveitei o período que vou ficar sem jogar para fazer mais duas tatuagens. Uma para homenagear minha filha Duda. A outra para reforçar ainda mais a minha fé. O que acharam? - postou o goleiro.

Felipe faz fisioterapia e se recupera bem da artroscopia realizada na quarta-feira passada. O tempo de recuperação é de quatro semanas. Na ausência dele, Paulo Victor defende o gol rubro-negro.  

Tatuagens Felipe Flamengo (Foto: Reprodução / Facebook) 
Felipe mostra as duas tatuagens que fez nas mãos, em uma delas homenageia a filha (Foto: Reprodução / Facebook)
 
 

Flamengo vira o jogo e vence Paulistano na LDB




Mesmo já classificado aos playoffs na primeira colocação geral, o Flamengo segue mostrando muita vontade nos jogos da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Na manhã deste sábado (02.11), em São Paulo, os rubro-negros tiraram uma vantagem de dez pontos do Paulistano, viraram o jogo no terceiro quarto e saíram com a vitória por 67 a 53. A partida foi a penúltima do Mais Querido antes do fim da quinta etapa da fase de classificação da competição.

O pivô Cristiano Felício foi o destaque do Flamengo, com duplo-duplo de 24 pontos e 11 rebotes. Outro pivô, Douglas também brilhou e contribuiu com 15 pontos.

"Esse grupo nosso não tem essa característica de se acomodar, até porque eu não deixaria isso. Estávamos atrás no placar, mas encaixamos a defesa e isso nos permitiu atacar com tranquilidade. Assim, revertemos o quadro e conseguimos controlar a partida", explicou Paulo Chupeta, treinador do Mais Querido.

O Flamengo voltará à quadra às 09h15 do próximo domingo (03.11), novamente em São Paulo, para enfrentar o São José.


Dia de festa das embaixadas na Gávea




O 4º Encontro Internacional de Embaixadas aconteceu neste sábado (02.11), na sede social da Gávea, e contou com a presença de 37 embaixadas rubro-negras. Ainda foi anunciada a criação de mais uma embaixada, a Fla-Imbituba, que terá o ídolo Lico como embaixador.

Conheça as embaixadas do Mengão.

Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, abriu o encontro, no auditório Rogério Steinberg, para cerca de 200 pessoas.

"Hoje é um dia de festa e programação não vai faltar para vocês. Estou indo ao Ninho do Urubu dar uma força aos nossos jogadores para o Fla-Flu de amanhã e volto logo mais para celebrar com vocês", disse.

O vice-presidente Walter D’Agostino enalteceu o trabalho da diretoria em recuperar o prestígio do Mais Querido.

"Queremos pessoas novas (no clube), mas também queremos novas mentalidades. A comemoração de hoje é para que a gente saiba que o Flamengo é eterno. Até porque, sabemos que quem nasce bom, nasce Flamengo", declarou o dirigente, arrancando risadas dos embaixadores presentes.

A campanha Anjo da Guarda Rubro-Negro, através da qual todos os flamenguistas poderão destinar parte de seu imposto de renda devido a um dos projetos incentivados do Mais Querido, foi bastante destacado pelo vice de Esportes Olímpicos, Alexandre Póvoa.

"Temos quatro projetos aprovados para os Esportes Olímpicos. Já foram para Jogos Olímpicos 197 atletas do clube e temos hoje cerca de 1300 atletas nesta categoria. Ainda há um quinto projeto sendo aprovado para contribuições ao centro de treinamento do futebol de base. É a primeira vez que se tem um instrumento online, rápido e fácil aberto para todos. A Nação sempre disse sim quando o Flamengo precisou e desta vez não será diferente", disse Alexandre Póvoa.

Veja aqui como ser um Anjo da Guarda Rubro-Negro.

O diretor de marketing Fred Luz apresentou temas a serem debatidos entre as embaixadas e o Flamengo, para que elas sejam braços da instituição e a paixão do torcedor seja materializada em ganhos para o clube. Com o respaldo da instituição rubro-negra, as embaixadas ganhariam mais legitimidade.

"A força da torcida do Flamengo é um recurso enorme que está ainda sem a atenção devida", declarou.

A conversa rendeu uma série de sugestões feitas por embaixadores. Vinícius Nagem, da primeira embaixada rubro-negra, a Fla-Paraná, ressaltou que não pode haver um modelo único para todas as embaixadas já que, em alguns estados, os torcedores flamenguistas são hostilizados, como em São Paulo, Rio Grande do Sul e o próprio Paraná, onde há fortes torcidas regionais.

Crispiniano Cerqueira, embaixador da Galera do Fla de Ilhéus, é um exemplo do que podem se tornar as embaixadas para suas cidades. Ele conseguiu mil associados em um ano e ganhou espaço na imprensa local com programas sociais como doações de sangue, reforma de quadras esportivas e mutirão para recolher o lixo das ruas.

O ponto alto de emoção no auditório foi a declaração de Francisco Zoroastro, embaixador da Fla-Cingapura, que acabou puxando o hino do clube. Em 2011, Francisco conseguiu um convite para o Rubro-Negro competir, com o time de futebol sub-15, a Lion City Cup. O campeonato invicto conquistado pelo Mais Querido foi transmitido para cinco países asiáticos, Itália e Inglaterra.

"Nós chegamos ao aeroporto e cantamos a plenos pulmões ‘Vencer, vencer, vencer...", puxou o hino, cantado em voz alta por todos os presentes no auditório.

Rodrigo Sabóia, coordenador de embaixadas, e Daniel Silva, gerente do patrimônio histórico, que organizaram o evento, finalizaram a conversa que abriu a celebração com a entrega de kits fornecidos pela Fla Boutique, para cada uma das embaixadas, com uma camisa personalizada que será entregue ao ídolo homenageado por cada embaixada.




Zico lamenta a morte de Liminha: 'Ele foi um dos que mais me ajudaram'



A morte de Liminha, ex-jogador nos anos 1960 e 1970 e treinador da base até ser demitido este ano pela atual diretoria, deixou abalado o maior ídolo da história rubro-negra. Em Doha, no Catar, onde dirige o Al Gharafa, Zico só soube do falecimento do amigo na manhã deste sábado e prestou sua homenagem num post em seu site, falando da importância em sua carreira do Carregador de Piano, como o ex-cabeça de área era conhecido.

- Lamento bastante a morte de um dos que mais me ajudaram no início de carreira, junto com Fred e Arílson. Peguei muita carona no Engenho de Dentro com ele para ir para o treino na Gávea e, quando comecei a jogar, ele falava para eu não voltar tanto que ele ia roubar a bola do adversário e me dar. Era para eu ficar sempre esperando e não me desgastar tanto marcando. Fomos campeões juntos em 1974 com Jayme, Vanderlei, Cantarele, Rondineli, Junior, Geraldo etc. A safra inicial das grandes conquistas do clube. Não só corria, mas jogava e incentivava todos a entender o que era vestir a camisa do Flamengo. Que descanse em paz, e todos os meus sentimentos para a família dele - postou o Galinho.

Liminha morreu na noite da última sexta-feira. Ele estava internado no CTI do Hospital TotalCor, em Ipanema, Zona Sul da cidade, depois que um problema dentário se transformou em uma infecção generalizada. Campeão carioca em 1972 e 1974, ganhou o apelido do locutor de rádio Waldyr Amaral de Carregador de Piano, tamanha era sua dedicação em campo. Eificiente na marcação, com bom passe, o ex-volante 5 foi o oitavo jogador que mais vestiu a camisa rubro-negra - foram 513 partidas - e marcou 29 gols. No título carioca de 1972, formou o meio-campo ora com Zanata, ora com Zé Mário. Em 1974, tinha como parceiro o camisa 8 Geraldo, o Assoviador.

Nascido em Tietê (SP), João Crevelim tinha 69 anos. Ao lado de Arílson e Dionísio, todos companheiros de clube na década de 70, fazia parte do quadro de funcionários do Rubro-Negro, onde trabalhava nas divisões de base. Os três foram demitidos em março. Arílson, de 65 anos, luta contra um câncer na garganta.

Amigo e ex-comandado lamentam
Logo após a notícia da morte de Liminha ser divulgada, começaram as manifestações nas redes sociais, principalmente de atletas da base rubro-negra que tiveram contato com o ex-jogador nos últimos anos. Entre eles, Mattheus, filho do ex-atacante Bebeto, que publicou no Twitter:

- Muito triste em saber que o Liminha, que foi meu treinador no juvenil e me ajudou muito, faleceu! Que Deus conforte seus familiares.

O ex-atacante Dionísio, o Bode Atomico, falou por telefone sobre o amigo.

- Trabalhamos um monte de anos juntos. Vim saber logo em seguida. Liguei para a mulher dele, e o Liminha estava bem ontem (quinta-feira), tinha se recuperado. Ela me disse ontem que ele estava bem, mas uma bactéria o atacou. Com certeza o Flamengo tem que fazer alguma coisa para ele, pelo menos agora - disse Dionísio, de 66 anos.

Nos anos 1970, Liminha era um dos mais experientes do time e foi muito importante na transição que promoveu a subida de alguns jogadores das divisões de base que mais tarde seriam responsáveis pelas maiores conquistas da história do Flamengo: Zico, Geraldo, Rondinelli e Junior, além de Vanderlei e Jayme, contaram com os conselhos do camisa 5 rubro-negro.. 


Camisas autografadas por ídolos do Flamengo são devolvidas após furto


Camisas autografadas pelos ídolos do Flamengo Master  (Foto: Larissa Vieira)
As duas camisas autografadas pelos maiores ídolos do Flamengo dos anos 1980, furtadas no última quarta-feira (30), e que seriam leiloadas para arrecadar dinheiro para o Hospital do Câncer de Porto Velho, foram devolvidas para o padre da igreja Nossa Senhora das Graças, na capital rondoniense. As camisas, assinadas por Andrade, Rondinelli, Zé Carlos, Adílio, Marquinhos, Nélio, Piá, o goleiro Adriano, entre outros ídolos, já estão em boas mãos.

- Uma moça que mora na Zona Leste da capital, achou as camisas jogadas no terreno da casa dela. Como ela tinha visto no noticiário o nosso apelo para devolver as camisas, ela ligou para a igreja e entregou para a gente - disse Ocampo Fernandes, que é organizador do evento alusivo ao Dia do Flamenguista, que acontece neste domingo (3), na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, às 16h (local).

- Acho que o ladrão se sensibilizou. Evitou que eu viajasse pro Rio de Janeiro para ter que buscar duas novas camisas. Agora eu ando com as camisas debaixo do braço 24 horas. A festa vai ficar completa - conclui.

Digão vive expectativa de ser titular no Fla-Flu: 'Rivalidade pura'



Digão - Treino do Flamengo (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)Com Léo Moura poupado, o jovem lateral-direito Digão pode ter mais uma oportunidade como titular nesta temporada. O jogador, que já atuou em dois jogos neste Campeonato Brasileiro, admite que a expectativa de jogar um clássico é um pouco diferente da de outras partidas.

– A minha expectativa é enorme. Tive a chance de jogar contra o Grêmio e Atlético-MG, mas Fla-Flu é um jogo diferente, que todo jogador quer participar. É rivalidade pura – disse Digão, que afirma estar preparado caso receba a chance de atuar:

– Estou pronto caso o professor Jayme me dê a oportunidade de jogar amanhã (domingo).

Digão deve ser titular, caso Luiz Antonio seja mantido como volante. Porém, Jayme de Almeida pode optar por improvisar o 15 na lateral direita.

Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 19h30, no Maracanã. O clássico é válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.





Semifinais do Futebol 7: Bota bate Madureira; Flamengo perde para América



Equipes voltam a se enfrentar pela segunda partida neste domingo. Empate classifica alvinegros; rubro-negros precisam vencer para manter o sonho do sexto título no ano


Líderes de seus respectivos grupos na fase classificatória, Botafogo e Flamengo tiveram resultados opostos na primeira partida da semifinal do Campeonato Carioca de futebol 7, nesta manhã de sábado, na Vila Olímpica do Salgueiro. No jogo que abriu o dia, os alvinegros venceram o Madureira por 2 a 1, gols de Paulinho e Gabriel Xeréu, descontando Possato para o Tricolor Suburbano. Para chegar na final, o Glorioso pode perder por até um gol de diferença no segundo duelo, já que teve a melhor campanha. Já os rubro-negros foram derrotados pelo América por 1 a 0. Pedrão anotou para o clube da Rua Campos Sales, que só precisa de um empate para avançar à decisão. As definições acontecem na manhã deste domingo, no mesmo local.

Botafogo começa mal, mas sai na frente e leva vantagem
O jogo entre Botafogo e Madureira começou com a equipe de Conselheiro Galvão impondo seu ritmo de jogo diante de um Glorioso pouco inspirado. Todavia, uma falha do goleiro Robertinho permitiu que os alvinegros abrissem o placar com Paulinho. O gol sofrido assustou o Madureira, que viu o artilheiro Gabriel Xeréu ampliar o placar de cabeça.

Sem nada a perder, o tricolor se jogou à frente e descontou com Possato. O empate esteve próximo no shoot-out cobrado por Bruno Maia, após estouro no limite de faltas por parte do clube de General Severiano, mas o desperdício do mesmo fez com que a vantagem de perder por até um gol neste domingo seja dos alvinegros.

Flamengo domina as ações, mas vê goleiro do América brilhar
Na segunda semifinal da manhã, o Flamengo de Petkovic entrou em campo com a vantagem de jogar por dois resultados iguais, mas viu ela cair por terra, após uma eficiente partida do América, que teve o goleiro Tuta como principal destaque. Com o domínio do jogo nos pés nos minutos iniciais, os rubro-negros eram perigosos, mas não conseguiam superar o camisa 1 adversário nem no chute de Felipe Falcão, nem no de Victor Boleta. Fechado, a equipe rubra saía nos contra-ataques e chegou a assustar em arremates de Zé Renato e Andrezinho. O forte calor no Rio diminuiu o ritmo dos jogadores e as oportunidades ficaram mais raras. Mas foi em uma dessas que o alvirrubro abriu o placar com Pedrão, aproveitando o bate e rebate dentro da aréa dos rubro-negros.

Atrás no marcador coube ao Flamengo ir para dentro do América no segundo tempo. Os chutes de Mikimba, Wesley e Dabá foram alguns que pararam nas mãos de Tuta. Quando não dava para defender, o camisa 1 tinha sorte ao seu lado em lances que passaram rente à trave. No fim das contas, o placar de 1 a 0 foi bastante festejado. Agora, resta um empate neste domingo para estar na final com o vencedor de Botafogo e Madureira.

Flamengo fará intercâmbio de atletas com a Prefeitura de Manaus

Uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Flamengo vai possibilitar que, a partir de janeiro de 2014, seja feito um intercâmbio de atletas que praticam modalidades olímpicas e de jogadores da categoria de base do Amazonas e do clube carioca. A proposta foi apresentada nesta sexta-feira (1º), durante o encontro entre o secretário municipal de esportes, Fabrício Lima, e o presidente do time rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, no Palácio Rio Branco, no centro da capital amazonense.

- O Flamengo incentiva 11 modalidades olímpicas e teremos a oportunidade de receber os atletas de lá e enviar os daqui para realizar um intercâmbio esportivo. Todos aqueles que serão enviados terão que ser federados ao Amazonas e poderá ser explorado esportes como a Ginástica, Natação, Remo - disse Fabrício.

Flamengo e Prefeitura de Manaus (Foto: Tacio Melo/Semcom) 
Presidente do Flamengo firmou parceria nesta sexta-feira, em Manaus (Foto: Tacio Melo/Semcom)

Em relação ao futebol, o titular da entidade municipal explicou que o Flamengo irá fazer uma avaliação e ceder jogadores do Juniores e do profissional para times do Amazonas. E vice-versa. Além disso, o time carioca irá enviar olheiros para capital em busca de novos talentos para jogar no time rubro-negro.

- Na década de 70 o Nacional e o Atlético Mineiro trabalhavam desta forma. Nossa ideia é seguir o mesmo parâmetro: Receber os jogadores do Flamengo e enviar, quando possível, nossos jogadores daqui para a base de lá - comentou Lima.

Para o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, o projeto estabelecido é uma maneira de recompensar o empenho e amor do torcedor amazonense.

- Nossa intenção, com isso, é também retribuir o enorme carinho dos torcedores manauaras, ajudando os clubes locais, ajudando esse projeto da prefeitura. Vai ser uma parceria que será benéfica para os dois lados - afirmou o presidente, que deve reunir no próximo mês com o secretário de esportes, Fabrício Lima, no Rio de Janeiro, para acertar os últimos detalhes do projeto.

Projeto sócio-torcedor

Na última quinta-feira (31 de outubro), a diretoria do Flamengo lançou no Amazonas, sendo Manaus a primeira cidade, o projeto Sócio-Torcedor. Em oito meses, mais de 41 mil torcedores de outros estados brasileiros já aderiram ao projeto, que oferece desconto no preço dos ingressos de jogos do clube, entre outras vantagens.

Exemplo: titular de surpresa, Paulo Victor valoriza reservas do Flamengo


De uma hora para outra, Felipe se machucou, e Paulo Victor ganhou a chance de virar titular do gol do Flamengo. Como o camisa 1 passou por cirurgia no joelho esquerdo e tem previsão de retorno em quatro semanas, o substituto deve ser mantido até o fim da temporada. E é justamente por estar passando por esse momento que Paulo Victor valoriza o grupo rubro-negro. Neste domingo, Jayme de Almeida vai poupar cinco titulares do Fla-Flu. Léo Moura, Chicão, André Santos, Elias e Paulinho não jogam. PV, no entanto, confia que a equipe mista tem condições de vencer o rival.  

- A gente sabe a confiança que o Jayme deposita em todos os atletas. Contra o Atlético-MG (há duas semanas), ele poupou alguns jogadores e o time foi bem (derrota por 1 a 0 em jogo equilibrado). A gente confia em quem está entrando - disse o camisa 48.

paulo victor flamengo treino (Foto: Richard Souza) 
Paulo Victor diz que Jayme de Almeida confia em todo o grupo do Flamengo (Foto: Richard Souza)

O Flamengo tenta controlar a ansiedade. Na próxima quarta-feira, o time recebe o Goiás no Maracanã para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil. Como venceu por 2 a 1 em Goiânia, o Rubro-Negro pode até perder por 1 a 0 que irá à decisão. Paulo Victor faz parte da turma que prefere dar um passo de cada vez.

- Quarta temos um jogo importante, mas não podemos esquecer da qualidade do time do Fluminense, que vai ser um jogo importante para nós. Procuro analisar, trabalhar jogo a jogo. A cabeça está no Fluminense e segunda-feira vamos começar a pensar no Goiás - afirmou.  

Flamengo e Fluminense vivem momentos bem diferentes no Brasileiro. O Rubro-Negro tem 41 pontos, está em 11º e o risco de rebaixamento é pequeno. Já o Tricolor tem 36, é o 16º e está no limite do Z-4.

- É jogo para fazermos o nosso jogo. A gente precisa dos pontos, a gente sabe da importância de ganhar o Fla-Flu, é um clássico especial. Dá moral para a equipe e para quem está entrando – frisou Paulo Victor.

O clássico será às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, e é válido pela 32ª rodada do nacional.



Jayme fecha treino e esconde time na véspera do Fla-Flu



Jayme de Almeida preferiu trabalhar com privacidade na manhã deste sábado. No último treino antes do Fla-Flu deste domingo, o treinador do Flamengo trabalhou com portões fechados por 50 minutos. A entrada dos jornalistas só foi permitida quando os jogadores disputavam o rachão. Poupados do clássico, Léo Moura, Chicão, Elias, Paulinho e André Santos disputaram o recreativo. O atacante Hernane, que está confirmado no jogo, fez tratamento no tornozelo esquerdo com fisioterapia e musculação. O lateral-esquerdo João Paulo sofreu uma pancada no joelho direito no treino da véspera e está fora. O zagueiro Frauches deve ser improvisado no setor. Marquinhos, lateral da equipe sub-20, está relacionado.

Marquinhos flamengo treino (Foto: Richard Souza) 
Sem João Paulo, Marquinhos, lateral do sub-20, foi relacionado para o Fla-Flu (Foto: Richard Souza)

Jayme não confirmou a escalação. Uma provável formação pode ter Paulo Victor, Digão, Wallace, González e Frauches; Amaral, Val, Luiz Antonio e Gabriel; Carlos Eduardo e Hernane. As escolhas do treinador só serão divulgadas momentos antes da partida. 

O presidente Eduardo Bandeira de Mello e o vice de futebol Wallim Vasconcellos estiveram no Ninho do Urubu, mas apenas o primeiro ficou até o fim. 

Vinte atletas foram relacionados para a partida, que será disputada no Maracanã, às 19h30m (de Brasília), válida pela 32ª rodada do Brasileirão. O Flamengo tem 41 pontos e está em 11º. O Flu é o 16º, com 36. 

Confira os relacionados:

Goleiros: Paulo Victor, Cesar e Reinaldo
Zagueiros: Wallace, Frauches e González
Laterais: Digão e Marquinhos
Volantes: Amaral, Diego Silva, Luiz Antonio e Val
Meias: Carlos Eduardo, Bruninho, Gabriel e Adryan
Atacantes: Hernane, Moreno, Rafinha e Nixon

João Paulo sente o joelho direito e não joga o clássico

Além dos cinco titulares que decidiu poupar do Fla-Flu (Léo Moura, Elias, André Santos, Paulinho e Chicão), Jayme de Almeida não vai poder contar com o lateral-esquerdo João Paulo. O jogador, que seria o substituto de André, sofreu uma pancada no joelho direito no treino da tarde de sexta, não treinou na manhã deste sábado e está fora do clássico deste domingo. Marquinhos, da equipe sub-20, foi relacionado. O titular, no entanto, deve ser o zagueiro Frauches. Ele já foi improvisado no setor nesta temporada e não comprometeu.

andré santos flamengo treino (Foto: Richard Souza) 
Mesmo poupado, André Santos participou do rachão da manhã deste sábado (Foto: Richard Souza)

A escalação não foi divulgada por Jayme. Uma provável formação é: Paulo Victor, Digão, Wallace, González e Frauches; Amaral, Val, Luiz Antonio e Gabriel; Carlos Eduardo e Hernane. As equipes se enfrentam às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, pela 32ª rodada do Brasileirão.

Criados juntos na Gávea, amigos Jayme e Luxa se enfrentam no Fla-Flu

O Fla-Flu válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, sem dúvida, será fundamental para os objetivos dos rivais dentro da competição – principalmente para o Fluminense, seriamente ameaçado pelo risco do rebaixamento. Mas um reencontro daqueles que só o futebol é capaz de promover também vai marcar o jogo de domingo. Amigos há mais de 45 anos e com a mesma criação no futebol, dentro do clube rubro-negro, os técnicos Jayme de Almeida e Vanderlei Luxemburgo vão se reencontrar profissionalmente quando a bola rolar no Maracanã.

Jayme, dez meses mais novo do que o colega, recorda-se dos tempos de adolescência, quando ambos ainda aprendiam lições sobre o futebol. Na década de 70, o zagueiro e o lateral-esquerdo – Vanderlei – chegaram inclusive a jogar juntos. As lembranças são boas para o comandante do Fla, mas ele faz questão de dizer que não terá vida fácil no confronto e não ousa se colocar no mesmo patamar que o colega.

Luxemburgo e Jayma Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
Luxemburgo e Jayme dão preleção ao time do Fla em 9 de novembro de 2011 (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

- Vanderlei é um querido amigo, começamos juntos com 15 (anos). Vai ser uma honra vê-lo de um lado e eu do outro. Nossa amizade começou dentro da Gávea. Não vejo que vai ter moleza, clima é difícil para os dois. A forma como ele vê futebol é muito parecida com a que eu vejo. Fomos criados pelos mesmos profissionais. Ele tem todo um caminho, mas o básico foi o que tivemos aqui (no Flamengo). Mas não estou me igualando ao Vanderlei, longe disso.

Foi Luxa o responsável pela ida de Jayme para o Flamengo, em 2010, no cargo de assistente técnico. Como se tornou membro da comissão fixa do clube, o atual treinador rubro-negro permaneceu, mesmo após a demissão do amigo. Chegou inclusive a comandar o clube interinamente em alguns jogos do Campeonato Carioca do ano passado.

 - A confiança que ele depositou quando me convidou para voltar ao Flamengo foi muito boa. Tivemos três vezes para trabalhar juntos antes, mas eu estava em outros projetos. Sempre quis trabalhar com o Vanderlei, a gente tem essa amizade, ele é um profissional fantástico. Te enriquece profissionalmente. Foi fantástico voltar ao Flamengo, a melhor coisa do mundo. E essa volta me proporcionou estar aqui agora – disse Jayme, em tom de gratidão.

Para o treinador tricolor, que na última semana viveu dias de corda bamba à frente do time das Laranjeiras, a ocasião é muito especial. No entanto, não se pode tirar o foco de dentro das quatro linhas, em um momento tão delicado para o Flu na temporada.

- O Jayme transcende toda essa coisa do clássico, da rivalidade. É uma amizade de mais de 40 anos, jogamos juntos no Flamengo. Ele vai na minha casa, conhece a minha família. Vai ser um clássico importante, e se a competição terminasse hoje, nós não estaríamos rebaixados.

Com os amigos em bancos de reservas distintos, Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O Rubro-Negro, na 11ª colocação e com 41 pontos, está mais tranquilo na tabela. Cinco pontos atrás, o Tricolor, no 16º lugar, precisa muito da vitória para conseguir se distanciar do Z-4.


Flamengo começa a negociar renovação de Léo Moura na próxima semana


Leo Moura comemoração gol Flamengo e Botafogo Copa do Brasil (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)A renovação de contrato de Léo Moura vai começar a ser discutida na semana que vem. A diretoria do Flamengo e o empresário do lateral-direito, Eduardo Uram, vão negociar tempo e valor de contrato. Até aqui, o assunto está apenas no campo da intenção. Em conversas preliminares, as duas partes manifestaram interesse na ampliação do vínculo, que termina em 31 de dezembro.

Léo completou 35 anos no dia 23 de outubro e tem sido um dos destaques da equipe nesta reta final de temporada. Em 2013, ele superou a marca de 450 partidas pelo clube. A ideia do capitão é encerrar a carreira no Rubro-Negro em dois anos. Este, portanto, seria o último contrato profissional do camisa 2. 

 - Manifestamos a intenção de continuar, o Léo quer terminar a carreira no Flamengo. E da mesma maneira o Flamengo disse que é recíproco, que tem o mesmo pensamento. Mas ainda não tratamos de nenhum número – explicou Eduardo Uram.

O vice de futebol Wallim Vasconcellos e o diretor Paulo Pelaipe já deixaram claro que o clube pretende manter o jogador, mas não especificaram por quanto tempo.

Léo Moura disputou 456 jogos pelo Flamengo e marcou 46 gols.


Hoje o Brasil é Coxa-Branca é Coritiba





        Campeonato Brasileiro 2013 - 32ª rodada



Sab. 02/11  dia do vasco, '' dia dos mortos'',   às 19h30 - Moacyrzão





                                            Coisa maldita, vasco  x Coritiba 




Saiba como surgiu o famoso apelido 'Coxa-Branca'

Em função da sua origem germânica, os times do Coritiba no início de sua história eram formados basicamente por descendentes de alemães, que com suas peculiares aparências (altos, fortes e claros), eram alvos fáceis para as provocações vindas das torcidas adversárias.

Em um AtleTiba, no ano de 1939, o ainda torcedor Jofre Cabral e Silva que depois se tornaria presidente do C.A.Paranaense, exaltado ao extremo, começou a berrar com o zagueiro Hans Breyer, chamando-o de “quinta-coluna”, percebendo que Breyer não lhe dava ouvidos começou a gritar incessantemente: “Coxa-Branca, Coxa-Branca”.

O apelido acabou pegando e, em um primeiro instante, todos os Alviverdes ficaram incomodados. Com o passar do tempo, porém, ele foi assimilado e até hoje a expressão Coxa-Branca é utilizada para se falar dos torcedores e jogadores do Coritiba, que em razão disto também é carinhosamente chamado de “Coxa” por todos que a ele se referem.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Longo caminho: Flamengo começa a costurar estratégia para manter Elias

 

devagar
e sempre (Alexandre Vidal / FlaImagem)Passos firmes, porém lentos. O Flamengo confia que conseguirá manter Elias no clube na próxima temporada, tem conversas avançadas com o volante, mas ainda precisa elaborar uma estratégia para negociar e convencer o Sporting a liberá-lo. Para isso, os dirigentes rubro-negros têm mantido conversas constantes com o empresário Carlos Leite para chegar a uma forma de obter sucesso nas tratativas com os portugueses. A reunião mais recente ocorreu na quinta-feira, mas não foi conclusiva. Serão necessários novos encontros e muita paciência. Além da complexidade do negócio, os dirigentes e o empresário não querem tirar a concentração de Elias da semifinal da Copa do Brasil.

Emprestado de graça até 31 de dezembro, Elias tem passe fixado em € 8 milhões (cerca de R$ 24 milhões). O Flamengo tentará a redução deste valor para adquirir o jogador em definitivo. Caso a negociação não dê certo, o acordo já prevê pagamento de € 500 mil (R$ 1,5 milhão) pelo período em que o volante defendeu o clube. Nesta semana, a imprensa portuguesa noticiou um possível interesse do Sporting em Luiz Antonio, o que poderia facilitar a transação.

Após entrar na Fifa contra o Sporting, Elias chegou a um acordo com os portugueses por conta de uma dívida e retirou a ação. O clima pacífico entre as partes era o desejo do Flamengo, que já tinha decidido não iniciar a negociação pela manutenção de seu principal jogador na temporada à revelia. O clube de Lisboa é dono de 50% dos direitos econômicos do camisa 8, e a outra metade pertence a um grupo de investidores capitaneado pelo empresário português Jorge Mendes.

Elias tem vínculo com o Sporting até 2016. Contratado pelos portugueses em 2011 por € 8,8 milhões (R$ 26,8 milhões), foi a maior negociação da história do clube de Lisboa. O jogador recebia em Portugal € 1,3 milhão (R$ 3,9 milhões na cotação atual) por ano – R$ 325 mil mensais.

Indiscutivelmente o melhor jogador rubro-negro na temporada, Elias caiu de rendimento recentemente e fez diante de Portuguesa e Goiás suas piores aparições pelo Flamengo. A situação, entretanto, tem explicação: internado, o filho do jogador, de pouco menos de dois anos, se recuperava de um problema de saúde. Neste domingo, o camisa 8 será poupado do Fla-Flu. Vai descansar para a partida de volta da semifinal contra o Goiás, quarta-feira, no Maracanã.




Ingressos para Flamengo x Goiás: falhas no sistema e dez mil vendidos

A comercialização de ingressos para a partida de volta entre Flamengo e Goiás, válida pela semifinal da Copa do Brasil, vem dando dor de cabeça à torcida rubro-negra. Nesta sexta-feira, primeiro dia de venda para os sócios-torcedores inseridos no plano "Raça" (o de menor custo entre seis oferecidos pelo programa Nação Rubro-Negra), houve muita reclamação. Para concluir a compra do bilhete, o sócio perdia muito tempo. Muitos nem conseguiam adquiri-lo. Resultado: o Twitter oficial do Nação Rubro-Negra recebeu muitas reclamações, assim como o Serviço de Atendimento ao Cliente (21 3195-4009). Às 18h, o telefone do SAC só dava ocupado.

Via assessoria de imprensa, o clube explicou que a maior parcela dos sócios-torcedores faz parte do plano "Raça" e que por isso a procura por ingressos foi enorme nesta sexta, ocasionando lentidão no site do programa. Além disso, o Fla informou ter havido um grande número de adesões nas últimas horas e que o acesso à compra preferencial pela internet só acontece 24 horas depois da associação.

Até 18h desta sexta-feira, dez mil ingressos já haviam sido comercializados. A venda para quem não é sócio-torcedor tem início neste sábado, às 14h, no site do FutebolCard (www.futebolcard.com). Os postos de venda e troca serão abertos no domingo, com exceção dos dois exclusivos para sócios do clube, que estão localizados na sede social da Gávea e abrirão já no sábado, às 10h. A venda para sócios-torcedores segue sendo realizada no site oficial do clube.

Confira preços e postos de venda:

PREÇOS:
Superior Nível 2 Norte
R$ 100 (R$ 50 a meia)
Sócios-torcedores: R$ 50 (R$ 25 a meia)

Inferior Norte
R$ 100 (R$ 50 a meia)
Sócios-torcedores: R$ 50 (R$ 25 a meia)

Superior Nível 2 Sul
R$ 100 (R$ 50 a meia)
Sócios-torcedores: R$ 50 (R$ 25 a meia)

Inferior Sul
R$ 100 (R$ 50 a meia)
Sócios-torcedores: R$ 50 (R$ 25 a meia)

Superior Leste
R$ 120 (R$ 80 a meia)
Sócios-torcedores: R$ 80 (R$ 40 a meia)

Inferior Leste
R$ 160 (R$ 80 a meia)
Sócios-torcedores: R$ 80 (R$ 40 a meia)

Inferior Oeste
R$ 160 (R$ 80 a meia)
Sócios-torcedores: R$ 80 (R$ 40 a meia)

Maracanã Mais*
R$ 280 (R$ 160 a meia)
Sócios-torcedores: R$ 160 (R$ 100 a meia)
*Taxa fixa de serviço, no valor de R$ 40, já inclusa

MEIA-ENTRADA
Jovens de até 21 anos, adultos entre 60 e 64 anos, estudantes em geral e professores da rede pública municipal têm direito à meia-entrada. Os documentos que comprovam esse direito serão exigidos no momento da compra e no acesso ao estádio.

PONTOS DE VENDA/TROCA SÓ PARA SÓCIOS-TORCEDORES

Estádio Maracanã (Container o lado do Portão "E" do estádio) – VENDA E TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 18h (quarta até as 22h50)

Gávea – Sede do Flamengo | VENDA E TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 18h                      

Espaço Rubro Negro – Shopping Downtown | VENDA E TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Shopping São Gonçalo | VENDA E TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Rua da Quintanda, n° 87, Centro | VENDA E TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 18h

Espaço Rubro Negro – Rua Buenos Aires, nº 113, Centro | VENDA E TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013 - 10h às 18h

Espaço Rubro Negro – Shopping Nova América | SOMENTE TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Shopping Bangu | SOMENTE TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Shopping Madureira | SOMENTE TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Shopping Recreio | SOMENTE TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Top Shopping | SOMENTE TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Carioca Shopping | SOMENTE TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h  (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Shopping do Méier  – SOMENTE TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Belford Roxo | SOMENTE TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Nilópolis Square | SOMENTE TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Passeio Shopping | SOMENTE TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Ilha Plaza Shopping | SOMENTE TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Espaço Rubro Negro – Plaza Shopping | SOMENTE TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

FlaBoutique – Shopping Iguatemi | VENDA E TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

FlaBoutique – Tijuca | VENDA E TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 18h

FlaBoutique – Nova Iguaçu | VENDA E TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 18h

FlaBoutique – Barra da Tijuca | VENDA E TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 18h

FlaBoutique – Shopping Via Brasil | VENDA E TROCA
04/11/2013 a 06/11/2013, das 10h às 21h (quarta até as 18h)

Atrás de chance no Fla-Flu, reservas treinam forte, e Jayme observa

Enquanto os titulares do Flamengo ficaram na academia para trabalho regenerativo, apenas os reservas foram a campo no Ninho do Urubu, na tarde desta sexta-feira. A dois dias do clássico contra o Fluminense, os suplentes tiveram uma boa oportunidade para mostrar serviço para Jayme de Almeida, que observou atentamente as atividades. O treinador já revelou que cinco jogadores – Léo Moura, Chicão, André Santos, Elias e Paulinho – serão poupados no Fla-Flu, de olho na partida decisiva da Copa do Brasil.

Treino Flamengo (Foto: Thiago Benevenutte) 
Reservas do Flamengo treinam no Ninho do Urubu observados por Jayme (Foto: Thiago Benevenutte)

Depois de um intenso trabalho físico, que teve início às 16h, os reservas realizaram um treinamento de finalizações. No início, Digão e João Paulo cruzavam para que os demais arrematassem a gol. Depois, os laterais juntaram-se aos companheiros. Entre os destaques, o bom aproveitamento de Marcelo Moreno, alguns gols de cabeça anotados por Welinton e um bonito voleio de Adryan, que terminou com a bola no fundo da rede.

Por volta das 17h30m começou uma atividade em campo reduzido, com dois times de sete jogadores cada. Minutos antes do fim, João Paulo deixou o gramado, mas sem aparentar qualquer tipo de dor. Samir treinou normalmente, embora ainda não esteja à disposição da comissão técnica.

Com 41 pontos e na 11ª posição, o Flamengo encara o Fluminense neste domingo, às 19h30m (horário de Brasília), no Maracanã, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O rival, que não venceu nenhum clássico em 2013, está em situação complicada na tabela, com 36 pontos, no 16º lugar.

Jayme, sobre risco de queda de Luxa: ‘Não sou presidente do Flu’


Jayme de Almeida coletiva Flamengo (Foto: Richard Souza)
Veja você como o mundo dá voltas. No fim de 2010, Vanderlei Luxemburgo, então técnico do Flamengo, convidou Jayme de Almeida para ser seu auxiliar no Rubro-Negro. Jayme, que já havia recebido dois convites do amigo, aceitou. Luxa foi demitido no início de 2012, mas Jayme continuou por ser integrante da comissão técnica permanente. De lá para cá, auxiliou Joel Santana, Dorival Júnior, Jorginho e Mano Menezes, até ganhar a chance de assumir o cargo. E neste domingo, contra o Fluminense de Luxemburgo, pode ajudar a encaminhar a demissão do ex-parceiro, que está muito ameaçado nas Laranjeiras.

As equipes se enfrentam às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, pela 32ª rodada do Brasileirão. Com 41 pontos, o Flamengo é o 11º na tabela e vive um momento bem mais confortável. O Tricolor é o 16º, com 36, na porta do Z-4. Uma derrota tricolor pode determinar a mudança no comando técnico. Jayme encara a situação com naturalidade e diz que não se sentiria responsável em caso de demissão de Luxa.  
 
- Isso é esporte. Lógico que vou querer ganhar do Fluminense, do Vanderlei. A gente é amigo, mas quero ganhar. Esporte é bom porque você quer ganhar dos melhores. O Vanderlei e o Fluminense são fortes. Vou tentar ganhar. Depois o que vai acontecer eu não sei. Não sou presidente do Fluminense, não sou diretor. Não posso fazer nada. Tenho certeza que ele (Luxa) entende, vai tentar ganhar de mim também. Acho que tem que ficar por aí. Se o Vanderlei perder, empatar e tirarem ele de lá, não cabe a mim – disse Jayme.

O técnico do Flamengo diz que não vê qualquer vantagem em conhecer bem o trabalho de Luxemburgo. Segundo ele, Vanderlei é imprevisível.  

- Futebol tem muito improviso, os jogadores têm categoria, sorte. Eu acho que a gente sabe como joga o Fluminense. O Vanderlei pode armar de várias formas. Acho que vai ser difícil, parelho.

Para Jayme, dos técnicos que ele auxiliou no Flamengo desde o fim de 2010, Luxa foi quem mais deu certo no clube.

- Desses três anos que estou aqui, é só você olhar pelos resultados. Vanderlei foi campeão carioca invicto em 2011 e levou o time para a Libertadores (de 2012). Nada contra os outros treinadores, mas os resultados não têm comparação. O melhor foi o Vanderlei.


Ingressos para Fla x Brasília começam a ser vendidos a partir deste sábado


Maior rivalidade do basquetebol brasileiro na atualidade, Flamengo e Brasília abrem a temporada 2013/14 do Novo Basquete Brasil (NBB) no próximo dia 9, na Arena da Barra, no Rio. Os ingressos para o duelo começam a ser vendidos neste sábado, apenas para clientes HSBC, que terão este domingo como último dia de venda exclusiva.

Guilherme do Brasília e Kojo do Flamengo nbb basquete (Foto: Ricardo Cassiano/LNB) 
Flamengo e Brasília abrirão a competição no próximo dia 9, no Rio (Foto: Ricardo Cassiano/LNB)

Os demais torcedores podem comprar suas entradas a partir da segunda-feira, dia 4. Os preços variam entre R$20 (cadeira nível 1) e R$ 200 (cadeira de quadra).  Clientes HSBC têm 25% de desconto, e há meia entrada para estudantes e torcedores vestidos com a camisa do Flamengo. Os ingressos serão comercializados pelo site "Ingresso Rápido".

O Brasília é tri-campeão do NBB e detém a hegemonia da competição, seguido do Rubro-Negro com duas conquistas. As equipes já se enfrentaram em duas finais, com uma vitória para cada lado. Além do histórico de rivalidade, o jogo conta com mais atrações como as estreias do argentino Laprovittola e o americano Jerome Meyinsse na equipe da Gávea, além do retorno de Marcelinho Machado.


Jayme de Almeida poupará cinco jogadores para o clássico contra o Flu

O Flamengo vai enfrentar o Fluminense sem cinco titulares neste domingo. Léo Moura, André Santos, Chicão, Elias e Paulinho serão poupados do clássico. O técnico Jayme de Almeida não quer correr o risco de perder nenhum deles para o segundo o jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Goiás, na quarta-feira que vem. De acordo com o treinador, Paulinho, André Santos, Léo Moura e Chicão sentiram o desgaste físico após a vitória por 2 a 1 no jogo de ida, em Goiânia, no meio de semana. No caso de Elias, Jayme também pensa na questão emocional. O volante ficou abalado por conta da internação do filho, Davi, de um ano e meio, com pneumonia.


Leo Moura Andre Santos Paulinho Chicao (Foto: Richard Souza) 
Chicão, Paulinho, Léo Moura e André Santos estão entre os poupados (Foto: Richard Souza)

- A ideia não era fazer o que fizemos contra o Atlético-MG, que foi poupar, mas os jogadores sentiram, tivemos que escolher. Ou arriscar um Fla-Flu ou descansá-los para um jogo que é muito importante na temporada, no qual passaríamos para uma final de Copa do Brasil. Nós conversamos e resolvemos que eles estão precisando. Paulinho, André e Chicão sentiram. O desgaste emocional do Elias também foi muito grande. Resolvemos poupar esses atletas. Eu fico imaginando que se colocássemos um deles contra o Fluminense, e o jogador sentisse, a casa iria cair. Não podemos arriscar, respeitamos muito o Fluminense. Precisamos de pontos, mas estamos meio apertados. Tem o Fla-Flu e uma decisão. Ainda não passamos (para a final), tem muita gente empolgada, mas o time do Goiás é perigoso. Achamos por bem fazer isso. Não é o ideal, mas é o que vamos fazer – disse Jayme.

Os substitutos ainda não foram definidos, segundo o treinador. O time que disputará o clássico será preparado na manhã deste sábado, no último treino antes da partida. Digão, González, João Paulo, Val e Gabriel são os mais cotados. Rafinha e Bruninho também podem ganhar chance. Apesar das mudanças, Jayme prega muito respeito ao Fluminense e promete um Flamengo forte no Maracanã.   

- O Fluminense é um clube que aprendi a respeitar muito. Fla-Flu é sempre um jogo fantástico, fiz jogos bons, ganhei e perdi. Independentemente do clima lá, vai ser dificílimo. Não tem negócio de clima bom ou ruim. O Fluminense está apertado, nós também. Respeito muito o Fluminense.
 
O Flamengo é o 11º na tabela, com 41 pontos. O Fluminense é o 16º, com 36, no limite da zona de rebaixamento. As equipes se enfrentam às 19h30m (de Brasília), pela 32ª rodada do Brasileirão.



Jogo entre São Paulo e Flamengo vai ser disputado em Itu


Novelli Júnior Itu (Foto: Divulgação / Ituano FC)
O São Paulo vai mandar no estádio Novelli Júnior, em Itu, a partida contra o Flamengo, no dia 13 de novembro. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na tarde desta sexta-feira, quando a entidade divulgou a tabela da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os são-paulinos foram punidos com a perda de quatro mandos de campo pela briga entre torcedores e policiais durante o clássico contra o Corinthians, no Morumbi.

Como a suspensão foi decidida pelo STJD a menos de dez dias dias do jogo com a Portuguesa, neste sábado, às 19h30m (horário de Brasília), o clube ainda poderá enfrentar a Lusa, no Morumbi.

O departamento jurídico do Tricolor encaminhou um recurso ao tribunal. Os dirigentes acreditam que a pena pode ser reduzida de quatro para dois jogos, mas o STJD ainda não julgou o caso.

Para evitar longas viagens em virtude do desgaste físico e de ainda disputar a Copa Sul-Americana, a diretoria do Tricolor e o técnico Muricy Ramalho preferiu que a equipe atuasse em território paulista.


Felipe inicia fisioterapia e caminha normalmente pelo Ninho do Urubu


Após receber alta na manhã de quinta-feira, Felipe se reapresentou com os companheiros de Flamengo na tarde desta sexta-feira, no Ninho do Urubu, para dar início ao trabalho de fisioterapia no clube. Na noite da última quarta, ele passou por uma artroscopia no joelho esquerdo. Responsável pela cirurgia, José Luiz Runco, chefe do departamento médico rubro-negro e da seleção brasileira, considerou o procedimento um sucesso e disse que a recuperação começou muito bem.

- Felipe tinha uma lesão do menisco interno, a evolução da cirurgia está muito boa, mas a gente não pode se empolgar e dizer que vai levar dez dias a mais ou a menos. Vamos passar para vocês a evolução diariamente. Ele está caminhando muito bem, tem bom arco de movimento, está conseguindo fazer a fisioterapia de uma forma muito boa. Se evoluir de maneira boa, sem comprometer a saúde dele, vai ser feito (o retorno aos jogos). Caso contrário, vai se recuperar e começar em 2014 – explicou Runco.

Felipe Ct (Foto: Richard Souza) 
Felipe caminha no Ninho do Urubu após realizar a artroscopia no joelho esquerdo (Foto: Richard Souza)
 
Felipe já consegue caminhar e passou pelo estacionamento do CT no caminho entre a sala de fisioterapia e o vestiário. Ele estava acompanhado do fisioterapeuta Fabiano Bastos. Até o próximo domingo, a fisioterapia será em um período. A partir de segunda, o tratamento pode passar a ser em dois turnos.

- Ele fez fisioterapia na residência dele na quinta, hoje aqui no CT, sábado e domingo também vai fazer. Se o joelho permanecer bem, como está evoluindo, na próxima segunda-feira vai fazer em dois períodos. E aí começa a fazer um trabalho físico na musculação.

Felipe Flamengo (Foto: Reprodução / Facebook)Em sua página oficial no Facebook, o goleiro publicou uma foto da sessão de fisioterapia e escreveu também uma mensagem sobre sua recuperação:

- Hoje foi o primeiro dia nessa caminhada para me recuperar. Fiz trabalhos na fisioterapia e na academia. Vou trabalhar duro para voltar a treinar o quanto antes com os meus companheiros de Flamengo.

A previsão inicial de recuperação para este tipo de intervenção é de quatro semanas. O prazo coincide exatamente com a data da finalíssima da Copa do Brasil, marcada para o dia 27 de novembro - o primeiro jogo será no dia 20. Caso consiga acelerar o tratamento, Felipe tem uma pequena chance de ser relacionado, caso o Fla elimine o Goiás. A probabilidade de volta é maior nas últimas rodadas do Brasileirão, que termina dia 8 de dezembro. Apesar de ser cauteloso, Runco disse que já viu casos em que a recuperação foi mais rápida.

- Já teve atleta comigo no Flamengo que se recuperou antes do prazo. Na Copa do Mundo de 1994, o Baresi (zagueiro da Itália), voltou durante o Mundial. Vai depender muito da reação. Já tive atleta que voltou com duas semanas.

Runco confirma que Cáceres só volta em 2014

Operado na última terça-feira, o volante Victor Cáceres passa bem. Runco confirmou que ele só volta a jogar em 2014. O jogador sofria com uma hérnia inguinal - problema na região da virilha.

- Cáceres está de repouso até segunda-feira da outra semana (dia 11 de novembro). Esse realmente não joga mais esse ano. A evolução também é boa – afirmou o médico. 

Na volta aos treinos, titulares ficam na academia

Os jogadores que começaram a partida contra o Goiás, quarta-feira, pela semifinal da Copa do Brasil, realizaram um trabalho de recuperação na academia. Os reservas treinaram com bola no campo 5 do CT. Na manhã deste sábado, o time faz a última atividade antes do Fla-Flu de domingo. Os rivais se enfrentam às 19h30m (de Brasília), pela 32ª rodada do Brasileirão.


Em clássico carioca na LDB, Flamengo vence Tijuca em duelo muito acirrado


Cristiano marcou 22 pontos e ajudou na vitória do Flamengo (Foto: João Pires/LNB)
Um clássico carioca para ninguém botar defeito. O Flamengo suou, mas conseguiu vencer o Tijuca, por 80 a 76, em duelo válido pela terceira rodada da quinta etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Jogando em São Paulo, no ginásio do Pinheiros, as equipes do Rio de Janeiro fizeram um jogo muito apertado, que só foi definido no finalzinho com a ajuda do cestinha Cristiano, que marcou 22 pontos. Wesley, do Tijuca, também marcou 22 pontos.

Com a vitória, o Flamengo segue isolado na liderança da LDB. O Tijuca estaciona na 10ª colocação com 55 pontos conquistados. O próximo duelo do Rubro-Negro é neste sábado, às 10h, diante do Paulistano, em São Paulo. O Tijuca também encara o Paulistano, mas no domingo, às 11h30m, em São Paulo.  

Fla abre vantagem, mas Tijuca busca reação

O placar do primeiro período refletiu bem como é um clássico entre as equipes. O Flamengo fechou o quarto em 20 a 19, com a vantagem de apenas 1 ponto para a sequência do duelo. No segundo período o Rubro-Negro começou a mostrar a força do atual líder da temporada da LDB: foram 22 pontos contra apenas 9 do Tijuca, fechando o placar do primeiro tempo em 42 a 28.

Enquanto o técnico Paulo Chupeta respirava com a vantagem do Fla, pelo lado do Tijuca, o comandante Eldio Junior cobrava o mesmo empenho do primeiro quarto aos seus jogadores. A conversa rendeu: a equipe da Zona Norte do Rio diminuiu a diferença para apenas 2 pontos, com o placar em 54 a 52 para o Flamengo.

Com todos os ingredientes para um fim de partida emocionante, Cristiano transformava as investidas rubro-negras em pontos, enquanto do lado do Tijuca, Pitico caprichava nas assistências. Em uma disputa ponto a ponto, o Flamengo conseguiu manter a vantagem e fechou o clássico em 80 a 76.

Outros resultados da terceira rodada da quinta etapa:
Goiânia 73 x 61 Espírito Santo
Paulistano 80 x 67 Pinheiros
Minas 80 x 59 Ginástico
Franca 82 x 50 Náutico União

Flamengo tem a intenção de mandar jogos na Arena da Amazônia


Presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello (Foto: Marcos Dantas)
O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, disse, em entrevista coletiva de imprensa, em Manaus, que o clube tem intenção de jogar na Arena da Amazônia em 2014, estádio que receberá quatro jogos da Copa do Mundo no próximo ano.

Mello disse que ainda não há nada certo, e que possíveis partidas vão depender de negociações que o clube fará na cidade. Ele o diretor de marketing do Fla, Fred Luz, estão em Manaus para lançar o programa de sócio-torcedor rubro negro na cidade. Nesta sexta-feira (1º), eles se reúnem com governantes e empresários locais.

- Ainda não iniciamos nenhuma negociação para jogar aqui, mas é só questão de tempo. Certamente os sócio-torcedores de Manaus terão algum benefício, só não sabemos precisar ainda quais serão. Mas pode ter certeza que iremos jogar aqui - disse o presidente.

O diretor de marketing do Flamengo, Fred Luz, vai além ao afirmar até que o Flamengo pode ajudar as arenas que teoricamente cairiam em desuso após a Copa do Mundo, mandando jogos oficiais e fazendo a pré-temporada nesses locais.

- Temos um exemplo nesse sentido que é o caso de Brasília. O Flamengo foi lá e, hoje, Brasília é a segunda cidade com mais sócio-torcedores do clube no Brasil inteiro. Temos a intenção e sabemos que o Flamengo é o único time com dimensões nacionais capaz de ativar todas as arenas da Copa do Mundo. Essa arena de Manaus tem um potencial muito grande para o uso do Flamengo - completou Fred.

Arena da Amazônia, Manaus (Foto: Chico Batata/Agecom) 
Arena da Amazônia está com 88% da conclusão pronta (Foto: Chico Batata/Agecom)

Perguntado pelos torcedores sobre a possibilidade de mandar jogos oficiais, como do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e demais torneios da temporada em Manaus, Eduardo Bandeira de Mello deixou aberta a possibilidade.

- É perfeitamente viável jogar aqui em Manaus. Fizemos isso em Brasília, em Florianópolis e recentemente jogamos em Fortaleza e, mesmo com o mando não sendo nosso, vimos que há muitos rubro-negros nesses locais. Queremos trazer o Flamengo para Manaus, mas isso depende das negociações que virão - completou Mello.


Diretoria do Flamengo quita parte de premiação prometida a elenco



 Mano Menezes com os jogadores titulares - Treino do Flamengo (Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)O Flamengo antecipou o pagamento de parte da premiação que estava atrasada antes da partida contra o Goiás. Na última quarta-feira, os jogadores receberam R$ 1 milhão referente ao desempenho de dez pontos obtidos de 15 disputados no início do returno do Brasileiro. O valor foi repartido de maneira proporcional ao número de jogos que os atletas foram relacionados para os compromissos.

Falta ainda o bônus prometido pelo avanço de fases na Copa do Brasil. Inicialmente, toda a pendência seria quitada nesta sexta-feira, porém, esse valor ainda não tem uma data para ser depositado na conta dos jogadores rubro-negros.

O combinado foi acertado ainda quando Mano Menezes estava no comando do time. Com ele, o Flamengo conseguiu apenas eliminar o Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil. No Brasileiro, por sua vez, o objetivo foi alcançado com Jayme de Almeida.

Volta por cima de Hernane inspira Moreno no Fla: ‘Fez por merecer’

A posição não é confortável. Do banco de reservas, Marcelo Moreno não consegue ver o jogo direito, sofre como torcedor e, principalmente, não pode fazer o que lhe é ofício: gols. Logo ele, contratado para ser o artilheiro do Flamengo na temporada. Mas foi justamente dali, do mesmo banco, que saiu aquele que hoje serve inspiração para uma volta por cima. Sacado do time mesmo após ser o goleador do Estadual, Hernane soube esperar, trabalhar e reassumir a posição em grande estilo. Roteiro que o boliviano espera repetir a partir do Fla-Flu de domingo, quando deve voltar a ser relacionado após lesão no joelho.

Marcelo Moreno Treino Flamengo (Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo) 
Para voltar a sorrir, Marcelo Moreno se inspira em Hernane (Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo)
 
A concorrência por uma vaga na equipe nunca fez dos atacantes rivais. Pelo contrário. Assim que chegou ao clube, o boliviano foi colocado no mesmo quarto do Brocador durante um período de treinos em Pinheiral. Na ocasião, a dupla teve tempo de sobra para se entender e conversar sobre a entrada iminente do reforço no time titular. Hernane aceitou, apoiou e manteve a seriedade até se tornar o artilheiro do Brasil no ano. Postura que inspira o próprio Moreno.

- Hernane fez por merecer. Esperou um tempão trabalhando sério, se sacrificou nos treinos e muitas vezes sem jogar, por eu ter chegado com status de titular. Merece o momento que está passando e ajuda o Flamengo, que é o importante. Ele foi muito humilde quando cheguei e conversamos muito sobre a situação. Soube entender, trabalhou duro e eu via isso. Agora, também trabalho para caramba para também fazer por merecer. Gosto do Flamengo, quero ficar e espero as oportunidades.

Com cinco gols em 21 partidas com a camisa rubro-negra, Moreno sabe que ainda não teve o rendimento esperado na época de sua contratação. Entretanto, se a artilharia do Carioca era um bom argumento para Hernane voltar ao time, a falta de sequência também é uma justificativa que deve ser levada em conta nas avaliações a respeito do camisa 19.

Lesão na coxa contra o Galo fez Moreno perder três jogos em sequência. Ficou fora de outros cinco devido a convocações. Problema no joelho, sofrido na véspera dos 4 a 0 sobre o Botafogo, o tirou de mais três compromissos. Febre ainda o fez ser desfalque contra o Santos.
 
Sem marcar um gol desde 17 de julho (partida contra o ASA, pela Copa do Brasil), Marcelo Moreno vive uma rotina de entradas e saídas da equipe. Lesões e convocações atrapalharam a continuidade do atacante, que já vinha de um período sem atuar pelo Grêmio. Na maior sequência, de oito jogos, marcou quatro gols entre o amistoso com o São Paulo e a lesão diante do Atlético-MG, quando teve problema na coxa nos minutos iniciais, em lance que deu assistência para Nixon.

De lá para cá, Moreno esteve em campo em nove partidas – apenas três como titular. Recuperado de lesão, voltou a ser convocado pela Bolívia, sofreu com uma forte febre e um problema no joelho direito. Tais situações atrapalharam também o aproveitamento desde a chegada de Jayme de Almeida. Com o novo treinador, foram apenas 20 minutos em campo – entrando no fim das partidas contra Náutico, Coritiba e Atlético-MG.

- Foi um ano que começou mal por não ter feito a pré-temporada como queria no Grêmio. Tive muitas lesões, fui afastado por dois meses... Isso me prejudicou bastante até para pegar ritmo aqui no Flamengo. Foram duas convocações, muitos dias fora. Atrapalhou para mostrar meu trabalho. Estou tranquilo e me dedico muito todos os dias. Jamais vou ficar acomodado. Respeito muito a decisão do treinador e vou me dedicar todos os dias, à espera de uma chance. Espero ajudar o Flamengo neste fim de temporada. Estou a fim de ajudar – disse o atacante.

Com contrato até 31 de dezembro, Moreno está emprestado pelo Grêmio, com quem tem mais dois anos de vínculo. O Flamengo tem a opção de compra dos direitos econômicos, e o boliviano não titubeia ao ser questionado: quer ficar.

- Desde que cheguei, sempre pensei em ficar no Flamengo. Mostro isso todos os dias nos treinamentos. Minha vontade é essa. Infelizmente, não tive uma fase tão boa ainda. Como gostaria e sei que posso mostrar. Cabe a diretoria e torcedor confiarem no meu futebol. Estou fazendo de tudo para permanecer.

Recuperado da lesão no joelho que o tirou dos últimos três jogos, Moreno deve voltar a ser relacionado por Jayme para o clássico com o Fluminense, domingo, no Maracanã, pela 32ª rodada do Brasileirão. Será a primeira das próximas dez oportunidades (se o Flamengo for para final da Copa do Brasil) que o camisa 19 terá para provar que a Gávea deve seguir sendo seu lugar em 2014.

André Santos ‘consagra’ Paulinho e brinca: 'Quero metade do bicho'


Uma dupla até certo ponto inesperada, mas que tem sido determinante para a grande fase do Flamengo na Copa do Brasil. Desde que chegou à Gávea, Paulinho acostumou-se a jogar pelo lado direito de ataque, e André Santos vinha sendo aproveitado no meio-campo. Até que uma lesão no joelho de João Paulo mudou tudo e deu início a uma parceria decisiva para o Rubro-Negro no lado esquerdo do campo.

Andre Santos e Paulinho  Botafogo e Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Dos seis gols marcados pela equipe na partida decisiva das quartas de final, contra o Botafogo, e na abertura da semi, diante do Goiás, três saíram em tramas entre André Santos e Paulinho. No segundo diante do Glorioso, o lateral serviu o atacante, que chutou para defesa de Jefferson - Hernane completou no rebote. Em seguida, a tabela se inverteu e André cruzou na medida para mais um gol do Brocador. Já contra o Goiás, eles decidiram resolver sozinhos. Após bela troca de passes, o camisa 27 serviu o 26, que driblou Rodrigo e abriu o placar. Na comemoração, André Santos provocou sorrindo de braços abertos. Era uma brincadeira após um conselho recente.

- Já tinha falado para ele que vinha jogando bem, mas não fazia gols. O atacante para ficar rico tem que fazer gols. Agora, estão saindo dos meus pés. Brinquei: "Tive que ir para lateral para você fazer gol". Vou ter que ganhar, no mínimo, metade do bicho e da negociação quando ele for transferido. É uma brincadeira que fazemos. É um jogador que tem muito potencial para ir para o futebol europeu. Tem muita qualidade para atacar e defender.

 E André Santos tem razão. Dos quatro gols marcados por Paulinho com a camisa do Flamengo, dois saíram de assistências suas - já tinha sido assim diante do Bahia, pelo Brasileirão. Vale citar que o atacante também serviu o companheiro na partida de ida com o Botafogo pela Copa do Brasil. Menos comunicativo que André diante dos microfones, Paulinho agradeceu ao lateral e falou que o sucesso da dupla é reflexo da união de todo o grupo.

- Dedico o gol também ao André Santos, que deu um belo passe. Estamos bem entrosados. O grupo todo está bastante unido e as coisas estão fluindo. Assim, as coisas refletem dentro de campo.

Diálogo minimiza falta de treinamentos

O entrosamento entre a dupla se torna ainda mais impressionante diante da falta de tempo para treinamentos. Com jogos nos meios e fins de semana, o próprio Jayme de Almeida já deixou claro que o diálogo é muito importante para arrumar a equipe. E é assim que Paulinho e André combinam as jogadas.

- É mais na base da conversa. O que facilita muito é a qualidade que o Paulinho tem para fazer funções ofensivas e defensivas. É um grande jogador, com um potencial raríssimo. Faz muito bem o corredor. É uma dupla que deu muito certo. Nos ajudamos - disse o lateral.


Como é possível perceber até mesmo nas entrevistas, André Santos fala bem mais nestes diálogos. E o assunto não é só o entendimento dentro de campo. O lateral usa a experiência para minimizar também a pressão sobre Paulinho, vindo de um clube de menor expressão - o XV de Piracicaba - para o Flamengo.

- Conversamos bastante. Sabemos que vir do interior para um clube como o Flamengo, um dos maiores do mundo, é difícil para a cabeça do atleta. É uma pressão grande. Os mais experientes conversam muito com ele, Diego, Bruninho... O Paulinho despontou e está conseguindo equilíbrio. É preciso um tempo de adaptação. Temos que dar tempo ao tempo para que se sintam à vontade.

Se André Santos tem "consagrado" Paulinho com passes para gols, o atacante também tem sido determinante para que o companheiro brilhe em sua posição de origem: a lateral esquerda. Tanto que o camisa 27 já voltou a falar até em Seleção.

- O objetivo é esse. Quando o jogador está em um clube de extrema grandeza, como o Flamengo, e com sequência boa, com certeza vai estar na Seleção. É fácil as pessoas falarem de fora, mas estou há um ano e meio sem fazer pré-temporada. Estou aqui para ajudar o Flamengo, seja de meia ou lateral. Gosto mais da lateral por jogar de frente. Aprendi muito na Europa, tenho marcado bem e tem dado certo. Jogando ali com o Paulinho, um ajuda muito o outro. Isso facilita.

  Domingo, o Flamengo encara o Fluminense, no Maracanã, pela 32ª rodada do Brasileirão. Jayme de Almeida ainda não confirmou se poupará alguém ou não, mas diante do Goiás uma coisa é certa: Paulinho e André Santos vão estar juntos do lado esquerdo. E o próprio Esmeraldino já sentiu o peso disso.


Flamengo almeja conseguir 12 mil sócio-torcedores no Amazonas

O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, lançou, na noite desta quinta-feira (31), o programa de sócio-torcedor do clube em Manaus, o “Amazônia Rubro-Negra”, almejando inicialmente alcançar 12 mil associados. O diretor de marketing do Fla, Fred Luz, também participou do evento, que reuniu ainda as torcidas organizadas rubro-negras da capital amazonense.

Em coletiva de imprensa, Mello afirmou que Manaus foi escolhida para o lançamento do projeto pela quantidade de rubro-negros na cidade. O presidente disse que os benefícios aos torcedores serão definidos ao longo do programa.

Flamengo Eduardo Bandeira Manaus Sócio (Foto: Marcos Dantas) 
Presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, está otimista com projeto do sócio-torcedor em Manaus (Foto: Marcos Dantas)
 
- Estamos incrementando o programa que foi lançado em março, que inclusive já conta com sócios de Manaus. Uma coisa que sempre me impressionou aqui foi a quantidade de flamenguistas na cidade. Quando decidimos lançar esse programa de sócio-torcedor, sabíamos que tínhamos que começar por uma cidade autenticamente rubro-negra -, disse o presidente.

De acordo com o diretor de marketing do Flamengo, Fred Luz, 80% da torcida do clube está fora do Rio de Janeiro, e é baseado nisso que o clube tenta chegar à meta de 1 milhão de sócio-torcedores. O número atual, ainda segundo Fred, é de 41 mil, gerando uma receita de R$ 2 milhões por mês e R$ 24 milhões por ano.

- Temos 41 mil sócio-torcedores em 8 meses de programa lançado. Isso é quase metade do que o Internacional conseguiu em 10 anos, por exemplo. O programa de sócio-torcedor já é a 4ª maior fonte de faturamento do Flamengo e podemos avançar ainda mais.

Fred Luz destacou ainda que, fora possíveis jogos que o Flamengo fará em Manaus, o programa de sócio-torcedor poderá oferecer vantagens para outros segmentos que fora o futebol in loco. ''O grande desafio é criar esses centro de interesses, mesmo que o jogo não esteja acontecendo na cidade. Isso acontece em bares temáticos, onde os torcedores podem se reunir para assistir os jogos do Flamengo e em lojas oficiais, por exemplo. Queremos aproveitar muito as parcerias que estamos fazendo em Manaus nesse sentido''.

Espaço para o torcedor

Flamengo Eduardo Bandeira Manaus Sócio (Foto: Marcos Dantas) 
Foco inicial gira em torno de 12 mil associados na capital do Amazonas (Foto: Marcos Dantas)

Em perguntas direcionadas ao presidente do Flamengo, torcedores se mostraram preocupados com os preços que serão praticados em Manaus. Ainda sem saber detalhes nesse sentido, Eduardo Bandeira de Mello se limitou a dizer que os preços serão definidos de acordo com as negociações que serão feitas no futuro.

Indiretamente, os torcedores aproveitaram para pleitear preços mais justos, tendo em vista que as novas arenas tem praticado preços considerados caros pelos torcedores. O presidente de uma das organizadas do Fla em Manaus, Krishna Rodrigues, explica que os benefícios são essenciais para que o programa funcione em Manaus.

- É necessário que o Flamengo olhe com carinho para Manaus porque aqui tem muita gente que quer contribuir. O programa de sócio-torcedor pode ser uma alternativa muito boa para quem não tem condições de ficar viajando para o RJ para acompanhar as partidas - , disse ao GLOBOESPORTE.COM.

O torcedor Artur Alves, conhecido como Zico,  ressalta a preocupação dos torcedores com o preço dos ingressos devido aos estádios que serão subsedes da Copa do Mundo.

- Isso desperta uma preocupação porque não é todo mundo que tem R$ 80, R$ 90 ou R$ 100 pra ver um jogo de futebol. O que a gente ouve muito daqui é que no Rio de Janeiro e em Brasília os preços estavam salgados. A conversa de hoje com o presidente foi boa para passar esse recado de que nós queremos fazer parte do Flamengo, mas para isso precisamos estar no estádio.