sábado, 31 de janeiro de 2015

Luxa destaca garra do Flamengo em empate com um a menos contra Macaé







O Flamengo havia empatado e, na opinião de Vanderlei Luxemburgo, criava as condições para virar o placar com o Macaé. Porém, Paulo Victor se machucou e precisou deixar o confronto deste domingo, no Moacyrzão, na estreia do Campeonato Carioca. Como tinha feito as três trocas permitidas, o treinador viu o seu time atuar com um a menos por 20 minutos. Com Alecsandro improvisado no gol. Foi o suficiente para destacar a garra dos jogadores no a 1 a 1 e exaltar o ponto conquistado (veja os melhores momentos acima).

- Jogamos um bom primeiro tempo, dominamos, e a única jogada que eles tiveram foi a do gol. Dominamos, mas faltou contundência, agressividade. No segundo tempo, botei o Alecsandro com o Marcelo por dentro e deixei um losango com dois atacantes enfiados. O Marcelo se movimentava mais. Jogamos o time do Macaé para trás, fizemos o gol e surgiu o fato do Paulo Victor em um momento que estávamos bem. Ali, mostramos uma coisa importante que é garra, determinação e posicionamento defensivo. Eles não conseguiram chegar. O resultado bom era a vitória, mas, pelas circunstâncias, foi bom - disse Luxa.

A íntegra da entrevista do treinador:

Alecsandro no gol

Tínhamos dois atacantes. Tirar um zagueiro ia ser brabo, né? Foi uma escolha na hora. Às vezes, até do próprio jogador, eu estava muito distante.

Substituições

Temos alternativas. A coisa ruim é que fiquei só com o Alecsandro como opção ofensiva. Paulinho está se recuperando e Gabriel e Eduardo não vieram. Fiquei com pouca possibilidade de ter uma equipe agressiva com uma mudança diferente. O Léo Moura saiu com um desconforto na posterior da coxa. O campo estava pesado, sobrecarrega, mas o time suportou bem.

Acusação feita pelo treinador do Macaé

- Não tem nada a ver. Nós treinamos onde? Na praia. Tínhamos campo? Não. Foi culpa de quem? Que culpa que eu tenho? Tinha segurança no estádio? Não. E quem mandava no jogo? O culpado sou eu? Depois do que aconteceu na Federação, com as ofensas ao presidente, podemos abrir um pouco para falar alguma coisa. Se fossemos convidados para participar de confecção de campeonato, podíamos dar a ideia de não viajarmos mais para um campo onde seja proibido o reconhecimento do gramado. Era algo que devia estar no regulamento e não está. Não tem que ser algo ditador. Acho que posso falar e não ser punido, não. Senão, o presidente da federação também deve ser punido. Ele agrediu o presidente do Flamengo e o tribunal vai chamar para perguntar qual vai ser a multa e a suspensão? Estamos em 2015, temos que criar uma situação de conforto para prática do futebol. Temos um campeonato com investimento e começamos com uma discussão que não é o futebol. O Macaé empatou com a gente porque tem qualidade. A cidade sempre recebeu bem o Flamengo. Não tem nada a ver com a cidade. Se houve invasão, que fique bem claro: eu não tive nada a ver com isso. Nunca falei para torcida invadir e pegar de porrada. Quero que fique o resultado em campo pelo que os times produziram.

Paulo Victor devia continuar?


Essa é uma discussão interna e quero discutir isso. A lesão vai existir e de grau tal. Vim ao vestiário para ver como estava o atleta, preocupado com a parte física. Tomara que não tenha acontecido nada além dos nove pontos. É uma discussão interna que vai nos fazer crescer. Vim ver a lesão e se ele podia voltar para o jogo. Lesão pertence ao jogador de futebol. Beckenbauer jogou uma final de Copa do Mundo com uma tipoia.

Luto contra a Ferj

Vamos por partes. Existe um rompimento do Flamengo com a Federação. A maneira do clube demonstrar isso foi entrar com o luto. A diretoria determinou. Uma coisa é determina pela diretoria, outra é viver o problema da diretoria. Minha palestra foi a seguinte: a diretoria é capacitada e nos colocou isso, é uma determinação. Não quer dizer que os jogadores vão se envolver.

Flamengo 1 x 1 Macaé


Ficha técnica

Gol: Pipico(Mac), Alecsandro(Fla)

Cartão amarelo: Diego Corrêa, Douglas Assis, Gedeil, Marquinhos(Mac)Arthur Maia, Alecsandro, Marcio Araujo(Fla)


Público presente: 14.550
Público pagante: 12.550
Renda: R$ 262.000

Data:  31/01/2015
Hora: 19h30m (de Brasília)
Local: estádio Cláudio Moacyr

Transmissão: SporTV, PFCI e Premiere (com Luiz Carlos Júnior e Lédio Carmona)


Flamengo: Paulo Victor(Alecsandro), Léo Moura(Pará), Wallace, Samir e Pico; Cáceres(Márcio Araújo), Canteros e Arthur; Nixon(Alecsandro), Everton e Marcelo
Técnico:Vanderlei Luxemburgo

Macaé:Ricardo Berna, Douglas Assis(Pedro Oldoni), Filipe Machado, Diego, Dos Santos, Gedeil, Alisson, Aloísio(Bruno Santos), Juninho(Marquinho), Pipico e Giancarlo.
Técnico: Josué Teixeira


Árbitro:Rodrigo Cavalhares de Miranda
Auxiliares:Rodrigo Pereira Joia e Daniel de Oliveira Alves Pereira.

Presidente do Fla acha estranho episódio da agressão a Ricardo Berna


O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, afirmou em entrevista ao SporTV que acha estranho o fato de torcedores terem conseguido invadir o vestiário do Macaé pela porta da frente. O dirigente chegou a questionar a segurança do Estádio Cláudio Moacir. Antes da partida entre as duas equipes, o goleiro da equipe macaense Ricardo Berna acusou integrantes de uma organizada rubro-negra de agressão.

-  Achei estranho o fato de bandidos supostamente terem entrado no vestiário pela porta da frente, saído pela porta da frente e não terem sido identificados. Não sou especialista em segurança, mas é estranho ocorrer isso em um jogo de Primeira Divisão do Campeonato Carioca. A responsabilidade é do mandante e pensei que estávamos em ambiente seguro - disse Bandeira de Mello.

O dirigente afirmou que pretende esperar pelo andamento da investigação do caso, antes de tomar qualquer providência contra algum grupo de torcedores específico.

- Acho que temos de esperar o andamento da investigação, para ver se houve efetivamente a agressão e se as pessoas que praticaram esse ato eram efetivamente torcedores do Flamengo, pois podem não ter sido também.

Eduardo Bandeira de Mello reiterou que foi informado do caso da agressão a Ricardo Berna pela imprensa, e que vai aguardar a apuração do caso.

Curtinha: torcedores do Flamengo "invadem" zona destinada ao Macaé

Faltando pouco menos de uma hora para o início da partida contra o Macaé, já é possível saber que o Flamengo se sentirá praticamente em casa no Estádio Moacyrzão. Sem conseguir adquirir ingressos para os setores verde e laranja - que estavam inicialmente reservados para a torcida do Fla -, dezenas de rubro-negros ocupam também parte do setor vermelho, que seria somente do Macaé, de acordo com a programação de segurança divulgada.


Cordão de isolamento na torcida, Macaé x Flamengo, moacyrzão (Foto: Chandy Teixeira / GloboEsporte.com) 
Torcedores do Flamengo "invadem" setor destinado ao Macaé no Moacyrzão (Foto: Chandy Teixeira / GloboEsporte.com)
 
Para evitar problemas, pouco mais de 10 policiais precisaram criar um cordão de isolamento entre as torcidas. Uma carga total de 15 mil ingressos foi disponibilizada para a partida, que começa às 19h30 e é válida pela primeira rodada do Campeonato Carioca.

Após reunião, Flamengo divulga nota de repúdio e diz que irá à Justiça

Eduardo Bandeira de Mello Flamengo, coletiva, FERJ (Foto: Uanderson Fernandes / Ag. Estado)
Após o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, afirmar que foi ofendido pelo presidente da Federação Carioca, Rubens Lopes, o clube divulgou em seu site oficial uma nota de repúdio. 

A nota confirma as acusações feitas por Bandeira e afirma que o clube buscará na justiça uma reparação por danos morais.

Confira a íntegra:

O Clube de Regatas do Flamengo repudia de forma veemente a conduta ofensiva, destemperada, incivilizada e grosseira do Sr. Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a reunião do Conselho Arbitral realizada na sede da FERJ na tarde desta sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2015, em uma lamentável demonstração de desequilíbrio emocional para exercer o cargo que ocupa, atacou de maneira rasteira e infeliz a honra do presidente Eduardo Bandeira de Mello, e ofendeu a instituição afirmando que o clube está "roubando" os outros filiados da FERJ através do seu Programa de Sócio-Torcedor,

O presidente da FERJ apelou para as mais sórdidas ofensas, com o uso indiscriminado de palavras de baixo calão, totalmente inadequadas às discussões em alto nível que o Flamengo tem tentado estabelecer com a entidade, clubes co-irmãos, a imprensa, governo e a sociedade civil em geral.


A falta de educação, a imprudência verbal e os maus modos são inaceitáveis e revelam um modelo de administração do esporte profissional que já não encontra espaço no mercado ou apoio da sociedade.

O Flamengo e o presidente Eduardo Bandeira de Mello trilharão os caminhos da Justiça por uma completa reparação moral, criminal e desportiva em relação aos danos que sofreram.

Por fim, o Flamengo publica esta nota com base na liberdade de expressão garantida pela Constituição Federal, que lhe assegura a prerrogativa de se manifestar contra toda e qualquer medida que afronte seus direitos.

Conselho Diretor do Clube de Regatas do Flamengo


Com 51%, Flamengo é apontado como o favorito ao título do Carioca

Com 51,75% dos votos, o Flamengo foi apontado pelos internautas do "Arena SporTV" como o candidato mais bem preparado para a disputa do Campeonato Carioca. A enquete teve mais de 6.500 votos.

Na sequência, apareceram vasco sanitário, com 21,34%, Fluminense com 14,56%, Botafogo, com 9,83% e ainda a opção "outro", com 2,52%.

A primeira rodada da competição acontece nesta tarde, com os jogos entre Botafogo x Boavista, Resende x Bonsucesso, Barra Mansa x Volta Redonda, Bangu x Madureira e Macaé x Flamengo. No domingo, se enfrentam Tigres x Nova Iguaçu, Cabofriense x Vasco e Fluminense x Friburguense.

São Paulo x Flamengo Campeão (Foto: Cahê Mota) 
Flamengo foi campeão do torneio preparatório em Manaus, na pré-temporada (Foto: Cahê Mota)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Bauru domina um Flamengo cansado e vence a 15ª seguida e continua firme na liderança do NBB

Com uma marcação agressiva, uma intensidade impressionante e um aproveitamento nas bolas de três acima da média, time paulista supera atual tricampeão por 92 a 84

Do lado rubro-negro, o pivô americano ainda apanhou nove rebotes, e Laprovittola apareceu bem, com 15 pontos e nove assistências. Olivinha também anotou 15 pontos e pegou 9 rebotes. Mas Marcelinho Machado e Herrmann, com cinco e três pontos, respectivamente, deixaram a desejar. A equipe volta à quadra pelo NBB na próxima terça-feira, contra o Minas, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV.

Abandonar o carioca pode custar rebaixamento e multa


A diretoria do Flamengo estuda como responder aos ataques do presidente da Federação de Futebol do Rio, Rubens Lopes. Na noite desta sexta-feira, o presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, abandonou uma reunião na Ferj após ter sido ofendido por Lopes. A diretoria do Flamengo se reuniu para decidir como proceder.

O regulamento do Campeonato Carioca prevê multa e rebaixamento automático para o clube que se negar a disputar a competição. A multa é R$ 50 mil para casos de desistência (confirmar participação e depois desistir) e de R$ 100 mil para "abandono" (não comparecer a duas partidas seguidas ou três alternadas).

Além disso, o clube seria julgado pelo TJD. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê multa de até R$ 100 mil para abandono de competição. Por se tratar de torneio estadual, não há previsão de punição por parte da CBF.








Flamengo empresta meia Mattheus ao Estoril, de Portugal

O meia Mattheus, do Flamengo, trocará de time pela primeira vez. Foi acertado o empréstimo do jogador para o Estoril, de Portugal. A duração é de seis meses, com opção de prorrogação e compra ao fim do contrato. O valor estipulado para uma eventual aquisição dos direitos econômicos é mantido em sigilo.

Mattheus flamengo  (Foto: Pedro Martins / AGIF)Mattheus dificilmente voltará a defender o Flamengo (Foto: Pedro Martins / AGIF)


Vinculado ao Fla até maio de 2016, o filho de Bebeto dificilmente voltará a vestir a camisa rubro-negra. Em novembro deste ano, inclusive, pode assinar um pré-contrato com outra equipe.

Com a saída de Mattheus, o Flamengo define destino para todos os jogadores que ficaram fora dos planos de Vanderlei Luxemburgo.

Mattheus, que completa 21 anos em julho, profissionalizou-se em 2012. Jamais se firmou e somou apenas 20 jogos na categoria de cima. Não anotou gols. Foi considerado um dos vilões na derrota por 4 a 1 para o Atlético-MG em partida que tirou o Flamengo da última Copa do Brasil. 

O Estoril atualmente é o oitavo colocado no Campeonato Português, com 25 pontos. Nesta janela, fechou com o também brasileiro Léo Bonatini, atacante considerado promessa dentro da base cruzeirense.

Confira para onde foram os jogadores que ficaram fora dos planos de Luxa:

Felipe (goleiro) - rescindiu contrato e está sem clube
Léo (lateral-direito) - emprestado ao Inter
Fernando (zagueiro) - emprestado ao Bragantino
Welinton (zagueiro) - empréstimo ao Coritiba foi renovado
Erazo (zagueiro) - emprestado ao Grêmio
Renato Santos (zagueiro) - emprestado ao Bragantino
Amaral (volante) - emprestado ao Vitória
Muralha (volante) - emprestado ao Bragantino
Recife (volante) - emprestado ao Atlético-GO
Caio Quiroga (volante) - emprestado ao ASA
Val (volante) - emprestado ao Mogi Mirim
Rodolfo (meia) - emprestado ao Coritiba
Negueba (meia) - emprestado ao Coritiba
Vitor Hugo (meia) - emprestado ao Alecrim
Mattheus (meia) - emprestado ao Estoril
Thomás (meia) - empréstimo à Ponte Preta foi renovado
Darlan (atacante) - emprestado ao ASA
Igor Sartori (atacante) - emprestado ao Bragantino
Rafinha (atacante) - emprestado ao Atlético-GO
Élton (atacante) - rescindiu o contrato e acertou com o Vitória
Bruninho (atacante) - emprestado ao XV de Piracicaba


Presidente do Flamengo diz que foi ofendido em reunião na federação

Eduardo Bandeira e Michel Assef Filho, Ferj (Foto: Vicente Seda)A Federação de Futebol do Rio (Ferj) realizou nesta sexta-feira mais um Conselho Arbitral em clima tenso. Após divulgar um nota com críticas a entidade, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo, deixou a reunião bastante exaltado, dizendo ter sido ofendido pelo presidente Rubens Lopes. O motivo da discussão teria sido justamente o comunicado assinado pelo Rubro-Negro em conjunto com o Fluminense.

- O desfecho não foi nada positivo. Estou acostumado a me relacionar com pessoas educadas e de alto nível. Além das injustiças e das intenções em nos prejudicar, o presidente (Rubens Lopes) partiu para ofensas pessoais. Não considero que emitimos uma nota ofensiva e nem mal educada, que foram os termos que ele usou quando estava mais calmo. O Flamengo irá à Justiça. O presidente da federação se emocionou e usou até palavras de baixo calão, coisas que não posso reproduzir. Falou coisas relativas a minha mãe. Me retirei porque não posso conviver com isso.

Após um encontro na terça-feira, o Flamengo foi representado nesta sexta novamente pelo seu presidente, Eduardo Bandeira de Mello, bem como o Vasco, representado por Eurico Miranda. Pelo Fluminense, compareceu o assessor especial da presidência Marcelo Penha. Pelo Botafogo, esteve na reunião o vice de futebol Antonio Carlos Mantuano.  

Diversos temas envolvendo o formato da competição do próximo ano foram discutidos. A criação do programa de sócio-torcedor do futebol do Rio, sugerido pela Ferj, por enquanto não emplacou. O debate sobre o tema será feito durante a temporada. O assunto foi motivo de críticas na nota oficial publicada no site rubro-negro e constava no edital de convocação do arbitral.


Rapidinhas do Mengão

Assim como o Flamengo, Macaé não treina no Moacyrzão nesta sexta 
Último treino da equipe alvianil antes do duelo de sábado foi no CT da Fazendinha

 TJD-RJ nega conversão de pena, e Fernando Santos não enfrenta o Flamengo
Meia-atacante do Macaé terá que cumprir os três jogos de suspensão por ter sido expulso na Copa Rio do ano passado.

Macaé opta pela prudência e não relaciona Eberson contra o Flamengo.
Meia foi regularizado um dia depois do prazo. Sem obter resposta definitiva da Federação do Rio, clube prefere não correr risco. Aloísio será o titular no sábado

Dupla Fla-Flu critica "postura ditatorial" da Ferj e fala em criar Liga Carioca


Flamengo x Fluminense Maracanã (Foto: Buda Mendes / Getty Images)A briga de Flamengo e Fluminense com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro está longe de terminar. No fim da manhã desta sexta-feira, a dupla voltou a rebater, em nota oficial, as recentes atitudes tomadas pela Ferj, as considerando "ditatoriais", e prometeu trabalhar para a criação de uma "Liga dos Clubes Cariocas". 

– Nós, que representamos cerca de 70% dos torcedores em nosso estado e que conquistamos mais da metade de  todos os campeonatos cariocas disputados desde 1906, temos consciência da nossa enorme relevância histórica para a afirmação do futebol do Rio de Janeiro, não só no cenário nacional, como também internacionalmente. Por essa razão, Flamengo e Fluminense, em respeito aos seus torcedores, patrocinadores, parceiros comerciais e aos detentores dos direitos de transmissão disputarão, sob protesto, o Campeonato Carioca 2015. Porém, não nos interessamos em participar de competições futuras organizadas nesses moldes e estudamos, em conjunto, a criação da Liga dos Clubes Cariocas – diz um trecho do texto.

No último dia 15, em reunião na Ferj, foi decidido, por maioria dos votos, que o Campeonato Carioca 2015 teria preços promocionais para todas as partidas. Todos os bilhetes seriam de meia-entrada, não havendo venda de entradas inteiras. Apenas Flamengo e Fluminense, que possuem programas de sócio-torcedor nos quais dão desconto aos associados, foram contrários à proposta. No dia 22, a dupla divulgou seu manifesto. Leia aqui.

Desde então, a troca de farpas aumentou, com direito a nota repleta de ironias divulgada pelo Tricolor. O texto azedou reunião que ocorria naquele exato momento na Ferj, que já havia tomado a decisão de tirar a estreia do Fluminense no Carioca do Maracanã. O Tricolor vai receber o Friburguense em Volta Redonda, neste domingo.

Nesta sexta-feira, haverá novo arbitral na Ferj. Fla e Flu afirmam que será levado em discussão um projeto de Sócio-Torcedor de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, algo que nunca teria sido discutido pelos clubes.

– Isto nos leva a supor que se trata de uma tentativa de destruir valor dos programas Sócio-Torcedor de seus filiados, buscando se apropriar, cada vez mais, dos ativos dos clubes, como já vem fazendo com as receitas de bilheteria, as cotas de televisão e a totalidade das receitas proveniente das placas publicitárias nos estádios – diz outro trecho da nota.

Leia a nota na íntegra:

"O Clube de Regatas do Flamengo e o Fluminense Football Club mais uma vez vêm a público esclarecer alguns pontos sobre o claro desgaste da relação entre a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e os seus filiados.  

Infelizmente, a postura ditatorial da Ferj tem afastado Flamengo e Fluminense de qualquer possibilidade de entendimento;
 

Não obstante ter tomado decisões ilegais como;
 

1. Tabelar preços dos ingressos ao arrepio da Lei da Meia-Entrada.
 

2.  Tentar exterminar o conceito de mandante previsto em toda legislação vigente. Burlando o próprio REC que, em seu artigo oitavo, parágrafo segundo, prevê a existência de mandos em todos os jogos, para efeitos legais.
 
 

3. Atentar contra a saúde financeira de seus filiados. 
 
A Ferj  agora marca nova reunião do arbitral, nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2015, para discutir, dentre outros temas, a criação de um dito Programa Sócio-Torcedor de Futebol do Estado do Rio de Janeiro que nunca nos foi apresentado. Isto nos leva a supor que se trata de uma tentativa de destruir valor dos programas Sócio-Torcedor de seus filiados, buscando se apropriar, cada vez mais, dos ativos dos clubes, como já vem fazendo com as receitas de bilheteria, as cotas de televisão e a totalidade das receitas proveniente das placas publicitárias nos estádios. Interessante notar que a Ferj, enquanto se diz defensora de uma política de ingressos mais baratos, não reduz as próprias taxas que cobra dos clubes. Aliás, as mais altas taxas do futebol brasileiro.
 

Por conta desta e de muitas outras arbitrariedades praticadas pela Ferj em prejuízo e empobrecimento do futebol carioca, deixamos clara nossa posição:
 

A Ferj, ao contrário do que pensam seu presidente e parceiros íntimos, não possui dono e deveria, além de ser a maior defensora da legalidade, ser a representante de todos os clubes e não apenas daqueles que se submetem aos seus interesses. 
 

A Ferj tenta induzir a opinião pública ao erro, querendo dar caráter desportivo a uma questão de cunho estritamente comercial. 


A Ferj  tenta cassar dos clubes o direito de gerenciar suas receitas, prejudicando a todos e beneficiando apenas a Federação e seus parceiros íntimos.
 

A manifestação de Flamengo e Fluminense se dá pelo direito de praticar preços compatíveis com os custos de operação de seus jogos e de garantir o conforto de suas torcida em seu estádio. Reiteramos que vamos defender esse direito e que buscaremos na Justiça a reparação das perdas que certamente teremos.

Nós, que representamos cerca de 70% dos torcedores em nosso estado e que conquistamos mais da metade de  todos os campeonatos cariocas disputados desde 1906, temos consciência da nossa enorme relevância histórica para a afirmação do futebol do Rio de Janeiro, não só no cenário nacional, como também internacionalmente.
 

Por essa razão, Flamengo e Fluminense, em respeito aos seus torcedores, patrocinadores, parceiros comerciais e aos detentores dos direitos de transmissão disputarão, sob protesto, o Campeonato Carioca 2015. Porém, não nos interessamos em participar de competições futuras organizadas nesses moldes e estudamos, em conjunto, a criação da Liga dos Clubes Cariocas. 
 

O Flamengo e o Fluminense convocam seus torcedores e todos os que acompanham o futebol para apoiá-los na oposição ao que vem sendo feito e conduzido pela Ferj. Entidade que, ao longo do tempo, tem representado o evidente empobrecimento técnico e financeiro do nosso futebol.  
 
Vamos juntos pela profissionalização e moralização do futebol carioca.

Clube de Regatas do Flamengo e Fluminense Football Club".


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Sábado tem Mengão na TV

 
Campeonato Carioca


19h30 Macaé x Flamengo

Transmissão: SporTV, PFCI e Premiere (com Luiz Carlos Júnior e Lédio Carmona)





Casa cheia? Mais de 4 mil bilhetes já foram vendidos para Macaé x Flamengo


Em menos de dois dias de vendas, cerca de 4.500 ingressos para a partida entre Macaé e Flamengo, pela primeira rodada do Campeonato Carioca, já foram embora. Depois de esgotar o primeiro lote na manhã desta quinta-feira e fazer com que a empresa responsável pela confecção dos bilhetes corresse para disponibilizar uma carga maior, a torcida rubro-negra também acabou com a segunda leva horas depois. Agora, as bilheterias - para venda das entradas destinadas ao setor do Fla - só reabrem na manhã desta sexta-feira . Do total vendido até o momento, quatro mil ingressos foram comprados pelos flamenguistas.

Fila se formou no Moacyrzão - ingressos Flamengo x Macaé (Foto: Divulgação)
Grande fila se formou na manhã desta quinta-feira no Moacyrzão (Foto: Divulgação)

Os ingressos destinados à torcida do Macaé, por sua vez, continuam sendo vendidos normalmente no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, palco do duelo de sábado, e nos outros três pontos da cidade de Macaé: sede do clube, Choperia Largadão e Barbearia do Joãozinho.

A torcida do Macaé ficará no setor vermelho do estádio (o mesmo das tribunas de honra e de imprensa). Já a torcida do Flamengo ocupará os setores verde e laranja do. Ao todo, serão disponibilizados 15 mil ingressos, incluindo as gratuidades, cortesias e tribuna de honra. 

Macaé e Flamengo se enfrentam pela primeira rodada do Carioca neste sábado, às 19h30.






Titulares vencem coletivo e deixam boa impressão antes da estreia

O time titular do Flamengo deixou boa impressão no último coletivo antes da estreia no Carioca, sábado, diante do Macaé. Com a mesma formação que despachou Vasco e São Paulo no torneio de verão de Manaus, a equipe venceu os reservas por 1 a 0 sem sofrer sustos. Arthur Maia foi o autor do gol. Nos minutos finais, Alecsandro foi testado na vaga de Nixon, com problemas no joelho.

Arthur Maia Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) 
Arthur Maia marcou o gol do time titular do Flamengo no último coletivo antes da estreia (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Vanderlei Luxemburgo paralisou bastante a atividade no início para orientar o posicionamento, principalmente de marcação no campo ofensivo. E as palavras do treinador surtiram efeito. O gol solitário do treinamento surgiu após Everton desarmar Pará na saída de bola e deixar Arthur Maia frente a frente com César. Bem postado, o time titular forçava erros de passe dos reservas a partir do meio-campo, e Paulo Victor praticamente não teve trabalho.

Apesar de não reunir as condições físicas ideais, Jonas participou do coletivo em seu segundo dia no clube. Gabriel, Eduardo da Silva e Paulinho foram as únicas baixas. Na reta final do treino, Nixon foi poupado para tratar de uma tendinite no joelho e foi substituído por Alecsandro. Deivid entrou em ação para completar a atividade.

Ao término do coletivo, alguns jogadores fizeram trabalhos específicos. Anderson Pico deu tiros fortes na linha lateral, os goleiros aprimoraram a saída de bola, Frauches e Lucas Mugni realizaram circuitos, e os zagueiros trabalharam cortes em cruzamentos aéreos.

O elenco do Flamengo segue para Macaé na manhã de sexta-feira e a tendência é que treine na praia, uma vez que o estádio Moacyrzão não foi liberado pelo time local. A estreia no Carioca está marcada para sábado, às 19h30 (de Brasília).

Flamengo vai homenagear os campeões da Copa SP de 1990

Djalminha Flamengo final brasileiro showbol (Foto: Luiz Carlos Quadro Jr/Divulgação)No dia 31 de janeiro de 1990, o Flamengo conquistou seu primeiro título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Vinte e cinco anos após a conquista, a diretoria rubro-negra homenageará aquela geração em um evento neste domingo pela manhã, na Gávea. Os campeões vão receber camisas personalizadas com o número 90 às costas e enfrentarão o time de master do Fla em uma partida festiva. Qualquer sócio poderá acompanhar.

O Flamengo venceu o Juventus-SP por 1 a 0 na decisão da Copinha de 1990, com gol de Júnior Baiano, e conquistou o título. Além do zagueiro, faziam parte daquele time Djalminha, Paulo Nunes, Marcelinho Carioca e Nélio. O treinador era Ernesto Paulo e o Rubro-Negro venceu sete dos 11 jogos que disputou, empatando três e perdendo somente um.

O Flamengo voltou a vencer a Copa SP em 2011, derrotando o Bahia por 2 a 1 na final.

O elenco campeão em 1990:

Goleiro: Adriano
Defensores: Mário Carlos, Júnior Baiano, Tita, Piá, Rogério, Edmilson, Selé
Meio-campistas: Marquinhos, Fabinho, Marcelinho Carioca, Luís Antônio, Fábio Augusto, Rodrigo Dias
Atacantes: Djalminha, Paulo Nunes, Nélio, William
Técnico: Ernesto Paulo

A campanha:

Primeira fase (Santos-SP):
Flamengo 1-1 Botafogo (SP)
Flamengo 1-0 Nacional
Flamengo 2-0 Central Brasileira
Flamengo 2-1 Criciúma
Flamengo 0(5)-(4)0 Santos

Segunda fase (São Paulo-SP):
Flamengo 3-1 Tuna Luso

Terceira fase (São Paulo-SP):

Flamengo 1(4)-(1)1 Portuguesa de Desportos

Quarta fase (São Paulo-SP):
Flamengo 1-2 Juventus
Flamengo 7-1 Corinthians

Semifinal (Suzano-SP):
Flamengo 3-0 Internacional

Final (São Paulo-SP):
Flamengo 1-0 Juventus (31 de janeiro)

Sem Gabriel e Eduardo para estreia, Flamengo trabalha finalização no Ninho

flamengo treino (Foto: Cahe Mota)Vanderlei Luxemburgo quer um Flamengo com o pé na forma para a estreia no Carioca, sábado, diante do Macaé. Para isso, comandou um longo trabalho de finalização no Ninho do Urubu, pautado em arrancadas como em contra-ataques e jogadas de ultrapassagem. Eduardo da Silva e Gabriel seguem fora e não participam do primeiro jogo oficial do ano.

Localizado na intermediária ofensiva, Luxa orientou bastante os jogadores durante o trabalho. Em um primeiro momento, três homens de frente encaravam dois zagueiros, passando para quatro logo em seguida. O treinador cobrava troca rápida de passes, com mudança de posição, e finalização assim que o atacante entrasse na área. O trabalho é importante para tomada de decisão rápida, principalmente em situações de mano a mano. O aproveitamento foi bom.

No campo 2 do centro de treinamento, Gabriel e Jonas fizeram trabalho físico especial, enquanto Eduardo da Silva não foi visto no gramado. A atividade desta quinta durou cerca de uma hora e meia, e o elenco rubro-negro volta a campo de tarde para o um coletivo. A equipe será a mesma que venceu Vasco e São Paulo: Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Samir e Anderson Pico; Cáceres, Canteros e Arthur Maia; Nixon, Everton e Marcelo Cirino.

Na manhã de sexta, o elenco segue para Macaé, mas não tem lugar para treinar, uma vez que o Moacyrzão, palco da partida, não foi liberado. A tendência é que os jogadores corram na praia na última atividade antes da estreia no Carioca, sábado, às 19h30 (de Brasília).


O preço dos ingressos no Campeonato Estadual


Filho de Donizete volta a treinar nos juniores do Flamengo após afastamento

 

Renan foi afastado mas voltou a treinarAfastado da Copa São Paulo de juniores, o meia Renan Donizete, o Panterinha, filho do ex-atacante Donizete, voltou a treinar com a base do Flamengo. 

O jogador chegou a ser afastado por estar acima do peso depois de uma lesão. Nesta quarta-feira, participou normalmente da atividade com o elenco no Ninho do Urubu.

O coordenador da base, Carlos Noval, trata o caso com cuidado e deu mais uma chance para o jovem talento, que passou por um período conturbado recentemente. Ano passado, Renan foi acusado de agredir a namorada.

O meia-atacante tem contrato com o Flamengo até maio de 2015 e pode não continuar se não demonstrar bom comportamento.



Campeonato Carioca perde 36% do valor de mercado desde 2012, segundo estudo

A ladeira que o Campeonato Carioca desce é cada vez mais íngreme. A confusão generalizada fora de campo — com polêmica quanto ao preço dos ingressos, lei da mordaça contra críticas ao torneio, bate-boca entre dirigentes e médias de público cada vez menores — é acompanhada pela decadência dentro das quatro linhas. E os números mostram.

Em estudo publicado nesta quarta-feira pela Pluri Consultoria, especializada no mercado do futebol, o Campeonato Carioca aparece como o Estadual que teve a maior queda de valor de mercado dos elencos, de 2012 para este ano, entre os quatro maiores estaduais do país, grupo composto também pelos torneios de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Segundo a pesquisa, o Carioca perdeu 36% do valor de mercado, saindo de R$ 864,2 milhões para R$ 550,5 milhões. Já o Paulista teve redução de 32% e o Campeonato Gaúcho, de 34,9%. No mesmo período, o Campeonato Mineiro, por exemplo, teve crescimento de 13,5% e o Catarinense, exceção no país nos últimos anos, subiu 117,1%.

A evasão dos craques do Rio é gritante. Em 2012, os astros do Estadual do Rio eram Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Deco (Fluminense), Juninho Pernambucano (Vasco) e Loco Abreu (Botafogo). Este ano, sem dinheiro e diante de uma competição de nível técnico menos exigente que o Campeonato Brasileiro, os grandes clubes apostaram em reforços modestos para o Estadual, preferindo guardar investimentos mais pesados para o meio do ano.

Assim, o Carioca cada vez mais se enfraquece, sobretudo em relação às competições de nível mais alto. Para se ter ideia, o valor de mercado médio por clube do Estadual do Rio em 2014 foi de R$ 38,9 milhões. O do Brasileiro foi de R$ 97,7 milhões. Já o da Copa Libertadores, R$ 77,6 milhões.

Enquanto os cartolas não conseguem organizar a competição, o torcedor se vê afastado até do grande palco do campeonato: o Maracanã, em meio à polêmica dos preços promocionais de ingressos, está fora da primeira rodada.


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O que é o Nação Rubro-Negra

É a chance de cada um dos 40 milhões de torcedores fazer a diferença. Você assina e ajuda o Flamengo a se transformar no time que você sempre quis ver em campo: com muitos títulos para o Mengão! E ainda ganha uma série de benefícios, como compra de ingressos, promoções exclusivas e acesso à rede de descontos do Movimento por Um Futebol Melhor.

Ajude o Flamengo optando por uma das seis opções de planos:
Raça, +Raça, Amor, +Amor, Paixão e +Paixão.

Compre o seu e faça parte do Nação Rubro-Negra.
 
Por que ser do Nação Rubro-Negra?

Para ajudar o Flamengo a contratar e manter os maiores craques do mundo com o Manto Sagrado. O seu maior prazer será ver o Mais Querido do Mundo brilhar na terra e no mar com os melhores times e profissionais. A maior torcida do mundo precisa fazer a diferença.

Acesse, http://www.flamengo.com.br/site/

Texto da nova lei de responsabilidade fiscal do esporte deve ficar pronto no dia 5




Parte do grupo de trabalho criado para discutir a nova lei de responsabilidade fiscal do esporte se reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira, na Casa Civil. O ministro Aloísio Mercadante recebeu representantes do ministério do Esporte e os deputados federais Jovair Arantes, Vicente Cândido e Rodrigo Maia.

Definiu-se que até o dia 5 de fevereiro (quinta-feira da semana que vem) o texto-base da nova lei deve estar pronto. Nesta quinta-feira, o Bom Senso FC será recebido pelo ministério do Esporte. Entre os representantes do Bom Senso estarão Alex e Paulo André e Fahel.

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff vetou um artigo da Medida Provisória 656/14 que previa o parcelamento das dívidas fiscais dos clubes em até 20 anos, com redução de multas e sem contrapartidas por parte das agremiações.

Com elenco enxuto, Flamengo divulga lista com 26 jogadores para o Carioca


jonas flamengo (Foto: Carlos Moraes/O Dia/Agência Estado)Com direito a inscrever até 31 atletas, o Flamengo mandou à Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) uma lista com 26 nomes para a disputa do Campeonato Carioca, incluindo o volante Jonas, negociado recentemente junto ao Sampaio Correa. Assim, o clube tem espaço para contratar outros cinco jogadores para o Estadual, e o gerente de futebol rubro-negro, Rodrigo Caetano, disse que duas novidades ainda podem pintar no clube durante a competição.

- Inscrevemos 26 nomes e temos ainda cinco vagas para inscrever para o Carioca. Trabalhamos em sigilo, apesar de ser quase impossível. Seguimos buscando até duas peças – disse Rodrigo Caetano.

Os clubes têm até a décima rodada da Taça Guanabara (que será realizada nos dias 14 e 15 de março) para preencher as vagas restantes. Quando a lista estiver completa, serão aceitas cinco substituições respeitando o limite da 10ª rodada - e mais duas extras após esse prazo para o caso de rescisões contratuais ou lesão com tempo de afastamento superior a 15 dias de tratamento.  

Possíveis novidades podem ser inscritas apenas a partir da segunda rodada. Com esses 26 jogadores, o Flamengo estreia no Carioca contra o Macaé, neste sábado, às 19h30, no Moacyrzão.

Confira a lista completa de atletas do Flamengo:

Goleiros: Paulo Victor, Cesar e Daniel.
Laterais: Leo Moura, Pará, Anderson Pico e Thallyson;
Zagueiros: Samir, Wallace, Marcelo, Frauches e Bressan;
Volantes: Luiz Antônio, Jonas, Cáceres, Canteros e Marcio Araújo;
Meias: Everton, Lucas Mugni, Arthur Maia e Gabriel;
Atacantes: Alecsandro, Eduardo da Silva, Nixon, Paulinho e Marcelo Cirino.

Jonas chega ao Flamengo ambicioso: "Meta é vestir a amarelinha e ser feliz"

jonas flamengo (Foto: Cahe Mota)Jonas chegou ao Flamengo abusado. Com a credencial de quem foi disputado pelos dois clubes de maior torcida do Brasil, o volante deixou para trás a timidez que garante ter e colocou a ambição nas alturas em suas primeiras declarações com a camisa rubro-negra. Depois de trabalhar a parte física e dar início a uma pré-temporada particular, o ex-jogador do Sampaio Corrêa, de 23 anos, se empolgou ao falar dos planos na maior oportunidade da carreira. De acordo com suas palavras, é bom Dunga ficar de olho.

- A meta de todo jogador é ganhar tudo, vestir a amarelinha, a camisa da seleção brasileira, e ser feliz. Estou feliz por vestir a camisa do Flamengo. Chuto com as duas pernas, direita e esquerda, e garanto que não vai faltar disposição para defender o Flamengo. Se for para comer grama, vou comer. Tenho pegada, vontade e disposição.

Apelidado de Schweinsteiger do Maranhão no período em que defendeu o Sampaio, Jonas chega para ser a sombra de Cáceres na função de primeiro volante. Com as constantes convocações do paraguaio para seleção de seu país, para eliminatórias e Copa América, não devem ser poucas as oportunidades de conquistar espaço. A estreia, no entanto, demorará um pouco para acontecer.

- Cáceres tem os méritos dele, eu tenho os meus, e vamos disputar no dia a dia. Quem se empenhar mais, vai almejar coisas boas. Estou à disposição do Vanderlei. O que ele pedir, eu vou fazer da melhor forma possível. Vou evoluir aos poucos. Acho que em um prazo de duas semanas, dez dias, vou estar pronto para jogar.

Rubro-negro de coração, Jonas, que assinou por quatro anos e teve 70% dos direitos econômicos comprados, revelou já até ter chorado pelo clube na época das vitórias sobre o Botafogo nos pênaltis, nas decisões dos Cariocas de 2007 e 2009. Já integrado ao elenco, admite que a ficha ainda não caiu.

- Ainda está passando um filme na minha cabeça. Fica perto dessa torcida deve ser maravilhoso. Estou muito feliz.

Ainda sem Jonas, o Flamengo estreia no estadual no próximo sábado, às 19h30m (de Brasília), diante do Macaé, no Cláudio Moacyr, em Macaé.

Jonas Treino do Flamengo (Foto: Cahê Mota) 
Jonas faz trabalho físico em sua chegada ao Flamengo (Foto: Cahê Mota)

Macaé x Flamengo: venda antecipada de ingressos começa nesta terça-feira

setores do estádio cláudio moacyr de azevedo, o moacyrzão (Foto: Divulgação)A venda antecipada de ingressos para a partida entre Macaé e Flamengo, pela estreia no Campeonato Carioca 2015, começa nesta terça-feira. As entradas poderão ser adquiridas a partir das 14h em quatro pontos diferentes da cidade de Macaé: na sede do clube, na Barbearia do Joãozinho, na Choperia Largadão e no Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, local do jogo deste sábado.

Com a promoção no preço dos ingressos mantida na última reunião do conselho arbitral da Federação do Rio. os bilhetes para o duelo custarão R$ 20 - valor de meia entrada válido para todos os torcedores.

Na reunião de segurança e logística do jogo, que contou com representantes da Ferj e do GEPE (Grupamento Especial de Policiamento dos Estádios), ficou definido que a torcida do Macaé ficará no setor vermelho (o mesmo das tribunas de honra e de imprensa). Já a torcida do Flamengo ocupará os setores verde e laranja do estádio. Ao todo, serão disponibilizados 15 mil ingressos, incluindo as gratuidades, cortesias e tribuna de honra. 

As gratuidades, entretanto, só poderão ser adquiridas no sábado, no Moacyrzão. Os que têm direito ao benefício (menores de 12 anos, deficientes físicos e idosos maiores de 65 anos) terão que acessar o estádio uma hora antes da partida. 

Pontos de venda

- Sede do clube (Rua Alfredo Backer, nº 203, Centro)
- Choperia Largadão (Rua Dr. Télio Barreto, nº 1003, Centro)
- Barbearia do Joãozinho (Centro)
- Bilheterias do Moacyrzão

Trabalhos físicos marcam volta ao Ninho; Eduardo e Gabriel seguem fora

O Flamengo recomeçou nesta quarta-feira a preparação para estreia no Campeonato Carioca, sábado, diante do Macaé. Depois de dois dias de folga, o elenco, que tinha encarado uma longa pré-temporada em Atibaia, Brasília e Manaus, se reapresentou pela manhã, no Ninho do Urubu, e trabalhou sob a coordenação do trio de preparadores físicos. Vanderlei Luxemburgo sequer esteve no campo. Recém-contratado, Jonas se juntou aos companheiros, enquanto Gabriel, Eduardo da Silva e Nixon seguiram fazendo trabalho à parte.

Treino do Flamengo (Foto: Cahê Mota) 
Nixon, Eduardo da Silva e Gabriel em atividade separada no Ninho do Urubu (Foto: Cahê Mota)


Poupados do torneio de verão vencido pelo rubro-negro em Manaus, os dois primeiros devem seguir fora no primeiro jogo oficial da temporada. Márcio Araújo, que iniciou a atividade ao lado dos companheiros, deixou o campo 2 do centro de treinamento direto para conversar com o médico Marcelo Soares e, em seguida, apenas deu voltas em torno do gramado. No trabalho que contou com a maioria do elenco, Antônio Mello, Daniel Félix e Marcelo Martorelli comandaram circuitos curtos de intensidade por cerca de uma hora.

Cara nova no elenco, Jonas iniciou sua pré-temporada particular e apenas deu voltas em torno do gramado. Contratado ao Sampaio Corrêa, o volante estava de férias e não tem previsão para entrar em campo. O Flamengo volta a trabalhar no Ninho do Urubu na parte da tarde. A quinta-feira também será de treino em período integral, com a viagem para Macaé marcada para manhã de sexta. O duelo contra os macaenses acontece no estádio Cláudio Moacyr, sábado, às 19h30m (de Brasília), pela primeira rodada do Carioca.

Sem condições de jogo, trio Eberson, Max e Brinner não pega o Flamengo

O Macaé iniciará o Campeonato Carioca com problemas. Três para ser mais específico. Tendo pela frente o atual campeão Flamengo logo de cara, o Leão não poderá contar com o zagueiro Brinner, o lateral-direito Max e o meio-campo Eberson - todos ainda sem regularização na Federação de Futebol do Rio de Janeiro e, portanto, sem condições de jogo para sábado.

eberson, max e brinner, do macaé, não pegam o flamengo (Foto: Arte) 
Eberson, Max e Brinner, respectivamente, estão fora da estreia (Foto: Arte)
 
O artigo 10 (§ 1) do regulamento do  Carioca diz que "para a primeira rodada do campeonato somente poderão participar os atletas inscritos até o quarto dia (ou seja, terça-feira) que anteceder o início do campeonato e cujo registro conste do BIRA (Boletim Informativo de Registro de Atletas), sem pendências". No caso destes três atletas, o prazo não foi respeitado.

O meio-campo Eberson é a principal baixa do trio. Utilizado por Josué Teixeira como titular nos quatro jogos-treino da equipe na pré-temporada, o apoiador é tido como uma das principais contratações do Leão para o setor. Brinner briga por uma vaga com Douglas Assis para formar a zaga com Filipe Machado. E, por fim, Max é reserva de Dos Santos na lateral direita.

A estreia contra o Rubro-Negro acontece no sábado, às 19h30min, no Moacyrzão.


Maior motivação para ser sócio é poder ajudar o clube, diz enquete



tabela sócios 2 (Foto: GloboEsporte.com)Ajudar financeiramente o clube do coração. Foi essa a opção mais votada na enquete do "Arena SporTV" de terça-feira, com 42,28% dos votos. O programa, que tratou dos programas de sócios torcedores, perguntou qual fator mais motiva o fanático a ser um sócio-torcedor. 

As demais opções votadas foram "ter preferência na compra de ingressos", com 24%, "a boa fase do seu time", com 18,71%, e "ter descontos em produtos licenciados", com 15%.

Gerente do Movimento por um Futebol Melhor, Rafael Puccinelli entende que os adeptos dos programas não querem apenas estar nos estádios, mas sim manter uma relação direta com o clube, recebendo em trocas benefícios em formas de descontos em produtos relacionados ou não com o clube.

- Nós estudamos muito essa questão e fomos entender um pouco como o torcedor se comporta na Europa e no Brasil. E existia uma diferença de receita vinda dos sócios torcedores por uma questão de benefício que ele tinha fora a questão do ingresso. E esse conceito que tentamos trazer para o Brasil. É complicado ter um único benefício focado no ingresso diante das torcidas do tamanho que elas são no Brasil, infinitamente maiores que a capacidade dos estádios. Nosso objetivo é entregar um pacote de benefícios e descontos em produtos para que o torcedor que não frequenta o estádio possa recuperar o investimento que ele paga como sócio torcedor - destacou o executivo, explicando a parceria com os clubes brasileiros.

No Brasil, o Internacional é o time com mais sócios, mais de 129 mil. Na sequência, aparecem Palmeiras, com 82 mil, Grêmio, com 80 mil, e Corinthians, com 72 mil (veja ao lado).

Bap diz que sócio-torcedor do Flamengo é o que mais dá lucro no Brasil

Apesar de ser o clube com a maior torcida do Brasil, o Flamengo não chega nem perto da liderança no ranking de sócios-torcedores do Movimento por um Futebol Melhor. Segundo o site da campanha, o Rubro-Negro ocupa a sétima colocação do "torcedômetro" com 53.941 cadastrados. O líder é o Internacional, com 129.553. Ainda assim, o vice-presidente de marketing do clube carioca, Luiz Eduardo Baptista, elogiou o programa de sócio-torcedor do Flamengo e acredita que, financeiramente, é o de melhor resultado financeiro do país.

- Ainda que o Flamengo não tenha um estádio e o seu plano não tenha 10 anos, do ponto de vista do clube o que é mais relevante? Ter mais sócios torcedores ou ser o que mais arrecada? Porque o maior programa do Brasil, do ponto de vista financeiro, é o do Flamengo com dois anos. Boa parte do sucesso do programa eu tenho que agradecer àqueles 54 mil torcedores que contribuem para a grandeza do nosso plano. Ter muita gente é importante, mas contribuindo com alguma coisa. Para um clube que não tem estádio, e não está tendo a performance esportiva correspondente à paixão de cada um, o resultado é extraordinário - disse Bap durante o programa "Arena SporTV".

Segundo Bap, o sucesso de clubes como Inter e Palmeiras se explica por diferenciais que o Flamengo não possui. Um deles é o estádio próprio, e o outro a possibilidade de o sócio-torcedor votar nas eleições presidenciais do clube. Algo que ocorre, por exemplo, no Colorado. Estes são pontos ainda difíceis para o Rubro-Negro poder alcançar em curto espaço de tempo.

- Os clubes que estão com mais sócios torcedores no Brasil não necessariamente estão em uma fase boa, como o Palmeiras, mas possuem eventos que motivam. Um deles, por exemplo, é o estádio. O Internacional desde o início dá ingressos e o torcedor pode votar no clube, são duas motivações importantes. O Flamengo, por sua vez, não tem estádio e o estatuto do clube não permite que o sócio-torcedor vote. Construir um estádio não é do dia para a noite. Mudar o estatuto também não é do dia para a noite, pois tem uma série de demandas. Você não pode mudar o estatuto em ano eleitoral, como no nosso caso. Existem realidades diferentes, que trazem mais ou menos competitividade aos clubes - explica o vice de marketing flamenguista.

Na opinião do executivo, não há com a criação do sócio-torcedor uma tendência e "elitizar" os estádios. Luiz Eduardo Baptista afirma que o programa consegue atender às demandas de cada tipo de torcedor, com descontos, brindes ou promoções.

- Eu acho que o conceito de elitização do futebol é uma tolice. Em cada mercado quem cuida da democratização e da universalização do acesso são as televisões. Um estádio tem capacidade para 40 mil, 50 mil torcedores. Qualquer um dos 40 principais clubes brasileiros mais que lotaria qualquer estádio. Se fosse possível democratizar o acesso a qualquer pessoa, os estádios seriam finitos. Então, você tem o torcedor que está presente no local, o torcedor que mora em Manaus, o torcedor que mora no Maranhão, enfim, existem produtos para cada cliente - disse Bap. 

Élton acerta rescisão de contrato e se despede do Flamengo

Elton desembarque Flamengo (Foto: Thales Soares)Felipe não foi o único jogador do Flamengo a ter seu desligamento do clube definido neste início da semana. Também fora dos planos de Vanderlei Luxemburgo e treinando separado no Ninho do Urubu desde o dia 8, Élton definiu a rescisão do contrato que ia até o fim do Campeonato Carioca e está livre para seguir a carreira em outro clube. O Vitória é o destino mais provável. Contratado durante o Brasileirão sem ser a primeira opção de Luxa, que preferia Souza, o jogador entrou em campo 13 vezes e marcou dois gols pelo clube.

Com as despedidas de Élton e Felipe, restam somente o jovem João Paulo e Mattheus na lista de jogadores sem oportunidade com Vanderlei e que o Flamengo busca um destino. No caso do goleiro, o contrato está próximo do fim e o desligamento é natural. A situação do meia, por sua vez, pode ser decidida ainda nesta semana. A prioridade é negociá-lo por empréstimo com um clube da Europa, mas a janela de transferências se encerra no próximo sábado.




 

Obras no bloco profissional avançam, e Flamengo volta ao Ninho do Urubu


Flamengo Ninho do Urubu Entrada (Foto: Ivan Raupp / GloboEsporte.com)Depois de quase dois meses, o Flamengo está de volta para casa. E uma casa diferente daquela que deixou no dia 6 de dezembro, véspera da partida contra o Grêmio, pela última rodada do Brasileirão. Desde então, o elenco esteve no centro de treinamento somente uma vez, na reapresentação do dia 5 de janeiro, e retorna após passagens por Atibaia, Brasília e Manaus. Aos olhos dos jogadores, os contêineres e o campo 1, que seguem como base, podem até não apresentarem tanta novidade. Entretanto, o período foi importante para acelerar as obras no bloco profissional e estruturais do local.

O módulo mais avançado é o 17, onde ficarão os auditórios, sala de imprensa e academia, entre outras instalações. Já em fase de acabamento, a expectativa é de que seja inaugurado na metade do ano. O campo 5, que será de uso exclusivo dos profissionais, também está em excelentes condições, faltando avançar no módulo 16, onde ficará, principalmente, o hotel que será utilizado de concentração para jogos, com 24 suítes.

Após quase dois anos paralisadas, as obras no Ninho do Urubu foram retomadas em julho do ano passado, com previsão do espaço para o time principal concluída em dez meses. Empresas do ramo de bebidas e de construção civil são parceiras do clube na empreitada. O prazo, por sua vez, não será cumprido.

Na ocasião da volta da construção, o Rubro-Negro anunciou que tinha conseguido captar R$ 7 milhões dos R$ 12 milhões necessários para finalizar o bloco profissional. O GloboEsporte.com tentou contato com o vice de patrimônio, Wallim Vasconcellos, e o presidente Eduardo Bandeira de Mello para tratar o caso, através da assessoria de imprensa, mas não teve as perguntas respondidas. Além dos avanços nos módulos citados, as obras incluem canalização e tubulação da rua dos tijolinhos, que liga os cinco campos do centro de treinamento.

O elenco rubro-negro treinará em período integral no Ninho do Urubu quarta e quinta-feira. Na sexta, segue para Macaé, onde encara o time da casa no sábado, às 19h30m (de Brasília), no Cláudio Moacyr, pela primeira rodada do Campeonato Carioca.

obras ninho do Urubu Flamengo (Foto: Janir Júnior) 
Obras no Ninho do Urubu começaram em 2014. (Foto: Janir Júnior)

Demitido do Flamengo, Felipe diz: "Agora sou um dos 40 milhões de torcedores"


Após quatro anos, o goleiro Felipe, do Flamengo, foi demitido do clube. A decisão foi confirmada pelo empresário do jogador, Marcelo Robalinho, em postagem em uma rede social. Robalinho também afirmou que a cobrança das dívidas que o clube tem com o goleiro será feita "de maneira amigável".

O ex-camisa 1 rubro-negro, que foi barrado da equipe em 2014 e disputou, cobra salários atrasados. O montante inclui dez meses de direito de imagem e multas, cerca de R$ 1,4 milhão, além de luvas e parte do que cabe ao jogador da transferência do Braga, de Portugal, para o Rubro-Negro em dezembro de 2010. No total, a estimativa do arqueiro é que o valor ultrapasse a casa dos R$ 4 milhões, fora os vencimentos futuros que teria a receber até o fim de seu contrato, que seria no final de 2015.

Felipe agradeceu ao clube em uma rede social, e disse que será mais um no meio dos 40 milhões de torcedores do clube, além de postar fotos sobre sua passagem pelo Rubro-Negro. Confira a íntegra da nota:

Foram quatro anos de muito mais alegrias que tristezas. Em 190 jogos, sempre dei meu máximo para honrar essa camisa. Ter tido a oportunidade de ter conquistado três títulos no meu time de coração e jogar ao lado dessa torcida maravilhosa foi muito especial e só tenho que agradecer pelo carinho que vocês sempre me deram. Enfim, tudo foi resolvido. Agora sou mais um no meio de 40 milhões na torcida. Muito obrigado a todos vocês.

Entrevista Felipe Flamengo (Foto: Richard Souza) 
Felipe não é mais goleiro do Flamengo (Foto: Richard Souza)


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Empresário de Felipe comunica que goleiro foi demitido pelo Flamengo

Felipe não é mais jogador do Flamengo. Empresário do goleiro, Marcelo Robalinho comunicou em sua conta no Twitter que seu cliente, afastado desde agosto de 2013, foi demitido nesta terça-feira pelo clube. Mas negou que ele tenha saído em litígio, apesar da queda de braço que travava com a diretoria rubro-negra - os dirigentes teriam lhe procurado em duas oportunidades para propor acordo com valores que não agradaram. O antigo camisa 1, de 30 anos, tinha contrato até o fim de 2015, mas perdeu espaço com a efetivação de Paulo Victor e estava fora dos planos de Vanderlei Luxemburgo para a atual temporada. De acordo com o agente, as "consequências jurídicas", que envolvem valor da rescisão e pagamentos de dívidas, serão tratadas de forma amigável.

- Confirmo que o goleiro Felipe foi demitido pelo Flamengo. A decisão de demissão não significa um litígio entre as partes. As consequências jurídicas da demissão do goleiro Felipe serão tratadas de forma amigável e com o diálogo profissional que o caso demanda - escreveu.

Rafael Moura Internacional Felipe Flamengo Estádio Beira-Rio (Foto: Agência Getty Images) 
Último jogo de Felipe pelo Flamengo foi na derrota por 4 a 0 para o Inter, em julho de 2014 (Foto: Agência Getty Images)
 
Sem jogar desde 20 de julho de 2014, na derrota por 4 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, pela 11ª rodada do Brasileirão, Felipe foi deixado na geladeira, sem nem mesmo treinar juntamente com os companheiros. Diante da postura do clube, o goleiro sequer cogitou pedir para sair e avisou que não abriria mão de nem um centavo do que tem direito. O montante inclui dez meses de direito de imagem e multas, cerca de R$ 1,4 milhão, além de luvas e parte do que cabe ao jogador da transferência do Braga, de Portugal, para o Rubro-Negro em dezembro de 2011. No total, a estimativa do arqueiro é que o valor ultrapasse a casa dos R$ 4 milhões, fora os vencimentos futuros que teria a receber até o fim de seu contrato.

Dirigente: Flamengo pode deixar de ganhar até R$ 3 mi com ingressos no Carioca

Luiz Eduardo Baptista, vice-presidente de marketing do Flamengo (Foto: Reprodução SporTV)Vice-presidente de marketing do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista afirmou que a "saúde financeira" do clube ficará prejudicada caso o regulamento do Campeonato Carioca mantenha os ingressos a preços promocionais. Em entrevista ao "Arena SporTV", o dirigente garantiu que o Rubro-Negro deixará de ganhar até R$ 3 milhões com os atuais valores no Estadual e o comparou ao torneio de Manaus, onde em apenas quatro dias o Flamengo faturou cerca de R$ 1,2 milhão. Pelo acordado em reunião na Ferj, não haverá venda de bilhetes com valor inteiro. Serão comercializados apenas os de meia-entrada. Os valores variam entre R$ 5 (jogos entre pequenos) e R$ 50 (clássicos).

- Hoje, matematicamente, se o Flamengo jogasse o Carioca exatamente nos termos que foram colocados, a gente vai perder entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões, jogando quatro meses do ano. Nesse torneio de quatro dias em Manaus, a gente ganhou alguma coisa como R$ 1,2 milhão. Para uma torcida que quer os melhores jogadores no seu clube, é importante que a gente também seja razoável fora de campo. A gente espera que exista bom senso para que possamos resolver esse ponto. O Carioca é charmoso, tem tradição, mas não dá para jogar para perder R$ 2 milhões. Como que faz para pagar os salários em dia, pagar os impostos e os funcionários? Isso tudo tem um custo e espera que isso seja revisado para o bem do futebol carioca.

O dirigente do Flamengo apontou que a proposta feita pelo presidente do vasco sanitário, Eurico Miranda, e aprovada durante o arbitral da Federação de Futebol do Rio de Janeiro tem pontos irregulares. De acordo com Baptista, caso o acordo seja mantido, em jogos no Maracanã contra times pequenos, o clube rubro-negro poderá torcer por públicos pequenos para que o prejuízo seja menor.

- Esse assunto está sendo tratado pela nossa diretoria diretamente com a Federação. Existem algumas considerações importantes. A primeira, do ponto de vista legal, você não pode. Não é pelo fato de todo mundo pagar meia (entrada), em tese está acontecendo uma ilegalidade, já que não existe mais meia-entrada. O segundo ponto, do ponto de vista econômico, o custo do Flamengo para jogar no Maracanã, dependendo do valor do ingresso, varia de R$ 10 a R$ 14 por torcedor. Se o Flamengo jogar por R$ 5 no Maracanã, a gente teria uma situação tão absurda, onde você tem que torcer para o mínimo possível de torcedores possam ir ao estádio, pois quanto mais torcedores, mais você perde. Então, nós fizemos uma solicitação na Federação para que ela pudesse revisar esse ponto. Temos contratos existentes de longo prazo com o consórcio (do Maracanã). Existe uma legislação que deve ser respeitada. A gente espera que para o bem do Flamengo e para o futebol carioca todos tenham um bom senso nesse processo e a gente possa corrigir essa visão, que do nosso ponto de vista é equivocada.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro resolveu convocar nova reunião para tratar dos preços promocionais de ingressos para os jogos do Estadual. Após alguns dias de manifestações de interesses diferentes - retratadas em nota oficial de Flamengo, Fluminense e até do Consórcio Maracanã em jornal, que teve resposta no site da Ferj -, a reunião pode selar um novo entendimento para os clubes a respeito do assunto.

Em nota forte, Flu rebate e ironiza Ferj e cita Chico Buarque: "Apesar de você"


Enquanto discutia na federação o impasse dos ingressos do Campeonato Carioca, o Fluminense soltou uma nota em seu site oficial com fortes críticas à Ferj. O clube disse que vai acatar a decisão de encarar o Friburguense no Raulino de Oliveira, em jogo inicialmente marcado para o Maracanã, mas repudiou as acusações feitas pela entidade.

Confira a nota na íntegra

 "O Fluminense Football Club, na condição de filiado, vem a público registrar que repudia todas as acusações feitas pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro na RDI 003/15, mas acatará a determinação de disputar a partida contra o Friburguense no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, no próximo dia 1 de fevereiro.

Como fundador da Federação e pioneiro no profissionalismo no futebol carioca, o Fluminense cumprirá a decisão de uma entidade tão gabaritada, que organiza, atualmente, a melhor competição do futebol brasileiro. Afinal, o Campeonato Carioca tem, há alguns anos, as melhores médias de público registradas no país.

Além disso, em respeito aos patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão da competição, o Fluminense não irá se opor a levar o que há de melhor no futebol carioca a outras praças do estado, apesar de entender que tal medida trará enormes prejuízos de visibilidade e na parte técnica ao Estadual.

Embora a Federação pretenda instaurar o Ato Institucional número 5 no futebol carioca, não será o Fluminense Football Club o “subversivo” desta competição. Não é e nunca será este o nosso papel. Ao Fluminense sempre coube a vanguarda, no melhor sentido da palavra. Lembremos Chico Buarque: “Hoje você é quem manda, falou tá falado, não tem discussão”.

Apesar da decisão de mudar o local da partida a menos de uma semana do início da competição, convidamos os torcedores sul-fluminenses a prestigiar a estreia tricolor. Aos cariocas, se permitido for, esperamos em breve reunir todos os guerreiros em nossa casa, do lado direito das tribunas do Maracanã. Lugar que, por contrato e pelos próximos 34 anos, é nosso.

O Fluminense reconhece que a atual gestão da Ferj faz todo o esforço para que os campeonatos não terminem como os de 1990, 1992 e 1998, quando no primeiro tivemos um clube dando volta olímpica com um barco de papel, no segundo os clássicos foram disputados fora do Maracanã e o terceiro foi repleto de W.Os, com o jogo final em Moça Bonita e um curioso apagão antes do gol que decidiu a competição. Qualquer semelhança seria mera coincidência…

Deixamos registrado que apesar de cumprir a determinação exigida, o Fluminense fará valer todos os seus direitos frente aos prejuízos materiais que possa sofrer, e que protegerá os torcedores do Rio de Janeiro levando aos órgãos competentes quaisquer descumprimentos das leis vigentes no país.

Além disso, reafirmamos o compromisso com o Clube de Regatas do Flamengo e a Concessionária Maracanã pela transformação do futebol brasileiro, conforme manifesto divulgado no último dia 22.

Finalizamos com Chico Buarque: “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia…”

Falta gol, sobra vontade: Cirino admite necessidade de melhorar finalizações

Marcelo Cirino, Flamengo x Shaktar (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)Um chute em cima de Piatov, goleiro do Shakhtar. Uma cabeçada em falso no clássico com o Vasco. E um rebote, dentro da pequena área, sobre o São Paulo. Três chances, três erros. O suficiente para Marcelo Cirino conviver com a ansiedade de marcar o primeiro gol pelo Flamengo. Embora o período de testes, o atacante reconhece a necessidade de aprimorar as finalizações e, com os treinos diários, confia em melhora logo na primeira apresentação oficial, sábado, diante do Macaé, na estreia do Carioca.  

As atuações do atleta, porém, estão longe de críticas. A avaliação é satisfatória. Cirino está bem, mas pode melhorar. O próprio concorda:  

- Trabalho bastante para isso (acerto nas finalizações). Tenho certeza que daqui a pouco as coisas se encaixarão. Atacante vive de gols. Estou ansioso. Espero fazer o primeiro logo, afinal, quando ele sair, vão sair muitos outros.  

Na comparação com a época de Atlético-PR, ao ser um atacante de lado, Cirino atua em nova função: é mais centralizado. Ele ainda está em fase de adaptação e, para tal, conversa com o treinador Vanderlei Luxemburgo.  

- Não me adaptei totalmente, mas cheguei a jogar assim no Atlético. Espero me adaptar e aprimorar a cada dia para poder fazer o melhor - disse o camisa 7.  

O Flamengo está de folga até terça-feira. Na quarta, pela manhã, retoma os trabalhos. Viaja na sexta a Macaé, onde, no sábado, encara o time local na estreia do estadual.