sábado, 13 de dezembro de 2008

Diego Hypolito é tricampeão da Superfinal de ginástica olímpica: 'Eu me reergui!'

Diego Hypolito conquistou o tricampeonato da Superfinal da Copa do Mundo de ginástica artística, que reúne os oito melhores atetas de cada modalidade, em Madri. Com uma série perfeita no solo, o ginasta alcançou a nota de 16.125 e levou o ouro. Hypolito foi beneficiado com a desistência de um de seus maiores rivais, o russo Anton Golotsutskov, bronze em Pequim, que abandonou a disputa antes da prova.

- Eu precisava muito desse resultado. Entrei no tablado de solo "mordido", com sede de vitória. Finalizo o ano com chave de ouro e com uma certeza: eu me reergui! Tive que conter as lágrimas ao final da minha apresentação. Estou muito feliz em ser o primeiro ginasta do mundo a conquistar um tricampeonato de uma grande final - diz Diego.

Para a competição, Diego mudou a série que vinha usando nas provas e adotou de volta o "Hypolito". E deu certo. Com o salto, um duplo twist carpado com pirueta, o ginasta teve ótima performance, aterrissando apenas um passo à frente. O brasileiro errou muito pouco e alcançou a mais alta nota da competição.

- Foi uma das melhores séries da minha vida, devido ao grau de dificuldade. Achei que fiz muito bem o "Hypolito", na primeira passada. As segunda e terceira passadas foram boas e, na quarta, tive uma falha bem leve numa acrobacia. Já a última passada (a mesma que sofri uma queda nas Olimpíadas), eu consegui cravar – finaliza Diego.

Assim, Diego conquista seu terceiro título na Superfinal – já havia vencido em 2004 e 2006. É a primeira conquista do ginasta no exterior em 2008, após o fracasso em Pequim, quando era favorito ao ouro no solo. A medalha de prata ficou com o japonês Kohei Uchimura, que marcou 15.900, enquanto o israelense Alexander Shatilov levou o bronze, com 15.500.

O brasileiro volta a competir neste domingo, no salto. Sua irmã, Daniele, disputa ainda neste sábado a decisão das paralelas, além das provas de trave e solo no domingo. O Brasil ainda terá Mosiah Rodrigues na barra, também no domingo.

Parcerias da Traffic podem gerar confusões em breve

A festejada parceria celebrada com a Traffic poderá trazer, em breve, problemas para o Botafogo, de acordo com o artigo nº 27-A da Lei 9.615 (Pelé). Pelo documento, uma empresa não pode gerir direta ou indiretamente mais de uma entidade esportiva. Nesse caso, a Traffic, que já é parceira do Palmeiras, estaria impedida de firmar qualquer tipo de vínculo com outro clube brasileiro.


Foto: J. Hawilla presidente da Traffic

Resumidamente, as novas parcerias poderiam acarretar às agremiações envolvidas eliminações ou suspensões de competições, até a polêmica ser decidida na Justiça.

- Isso é uma fraude e o artigo da Lei Pelé é bem específico - disse o auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e especialista em Direito Esportivo, Marcílio Krieger.

- Um clube que se sentir prejudicado poderá entrar no tribunal contra Botafogo, Palmeiras e Fluminense (se for ratificado o acordo), além de ir à Justiça Comum, contra a Traffic - emendou.

Mas Krieger acredita que o STJD (apesar de ser a instância ideal para resolver o assunto, por envolver clubes de estados diferentes) se considerará incompetente para julgar a causa, porque a Traffic não é uma entidade esportiva. Já na Justiça Comum, a Traffic será o alvo da ação, e os clubes, por estarem na parceria, também sofrerão sanções e poderão ser suspensos das disputas e perder os pontos, até o fim do processo.

- Eles vão procurar mecanismos para burlar a lei. Há um sentimento grande de impunidade. Fazem isso por saber que vale a pena arrisca - frisou Krieger.

Um dos criadores do Estatuto do Torcedor e colunista do LANCE!, José Luiz Portella concordou com as observações de Krieger. Ele ressaltou, ainda, que apesar de a regulamentação não prever sanções para esse tipo de manobra, a Lei Pelé veda esse tipo de situação.

De acordo com o vice-presidente de finanças do Botafogo, Cláudio Good, não há irregularidade na transação realizada com a Traffic.

- Sabemos o que diz a Lei Pelé. Mas a Traffic prestará um serviço de consultoria. Ela não vai interferir nem direta, nem indiretamente. Quem lidera o fundo de investimentos é a MFD, que atua somente no Botafogo - defendeu-se Good.

Procurada, a Traffic não se manifeastou sobre o assunto


TAM pode ser parceira do Flamengo

O Flamengo negocia com a TAM uma parceria para o próximo ano.O objetivo do clube é criar uma agência de viagens para os torcedores rubro-negros de outros estados que queiram conhecer o Rio de Janeiro e ir a um jogo no Maracanã.

O projeto inclui vários pacotes de viagens que contam com passeios pela cidade, visita a treinos e ingressos para um jogo do Flamengo.

- Ainda estamos em negociação e nosso foco principal é o torcedor de fora do Rio que queira conhecer a cidade e ver o clube do coração - afirmou o vice de marketing do Fla, Ricardo Hinrichsen.

Jônatas continuará no Flamengo em 2009

Depois de ser aproveitado em apenas 26 dos 66 jogos do Flamengo em 2008, o volante Jônatas parece disposto a recuperar o seu prestígio no ano que vem. Com contrato até a metade de 2009, o camisa 5 espera render o máximo para voltar em alta para o Espanyol (ESP), clube que detém os seus direitos.

Segundo seu empresário, Eduardo Uram, Jônatas está empolgado, principalmente por conta da mudança de treinador. Afinal de contas, Caio Júnior nem sequer o relacionava para as partidas no Brasileiro.

- Jônatas está entusiasmado para fazer uma boa temporada depois de tudo o que aconteceu com ele em 2008. Ele não se arrepende de nada do que fez e de nenhuma decisão que tomou. Ele vai ficar no Flamengo em 2009 e passar uma borracha em tudo. Será um ano para ele resgatar seu futebol - garantiu Uram.

Revelado em 2002, Jônatas já fez 195 partidas pelo Fla e marcou 12 gols. Ele era o capitão do time no títuloda Copa do Brasil de 2006.

Fla prepara bote para levar Conca

A distância, o Flamengo acompanha o desfecho das negociações entre Fluminense e River e prepara o ataque para contar com Darío Conca na próxima temporada. O vínculo do meia com o Tricolor se encerra dia 31 de dezembro. O clube argentino só aceita vendê-lo e pede cerca de R$ 6,5 milhões.

Segundo o empresário do jogador, Roberto Miguel, dirigentes rubro-negros já o procuraram para tratar do assunto. No entanto, a preferência até a próxima quarta-feira é do Fluminense.

- Há realmente muito interesse do Flamengo, um dirigente importante me procurou e é uma negociação viável. Mas até definir com o Fluminense estou respeitando. Temos um compromisso até o meio da semana que vem e eles têm que decidir isso.

O representante de Conca, inclusive, demonstrou certa impaciência com a demora para definir a situação com o Fluminense.

- Não há mais desculpa. Eles já acertaram com a Traffic. Agora tem que decidir logo. Ou leva ou não leva.

Darío Conca interessa também a clubes dos Estados Unidos e da Rússia. Ambos têm propostas até melhores do que o valor pedido pelo River Plate, mas o meia está decidido a permanecer no

Vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite não confirma nem nega o interesse pelo jogador e adota um discurso precavido ao comentar o caso.

- Não toco em nenhum nome. Dirigente que fala o nome de jogador ou é idiota ou não quer contratar.

'Se dependesse da vontade do Cuca, Diguinho já estava no Fla', diz empresário

Depois de finalmente definir quem será o comandante na próxima temporada, o Flamengo começa a trabalhar na montagem do elenco para o Estadual, a Copa do Brasil, o Brasileirão e a Sul-Americana. Em negociação desde o inicio de outubro, Diguinho deve ser um dos primeiros reforços rubro-negros para 2009.

Adorado por Cuca, o volante está insatisfeito com a falta de reconhecimento e os constantes atrasos de salários em General Severiano. Após descartar a transferência para a Gávea, Diguinho já admite para amigos a possibilidade de vestir a camisa do rival e até mesmo em entrevistas não adota mais o tom radical.

- Não tenho restrição quanto a isso. Se a oportunidade aparecer e for boa, posso ir - disse ao entrar de férias.

Até mesmo o empresário do jogador, Jorge Machado, já considera publicamente a possibilidade e reforça a afinidade entre Diguinho e o novo técnico do Flamengo.

- Estamos resolvendo. Se dependesse da vontade do Cuca, ele já estava no Flamengo. A tendência é ficar no Rio, mas falo isso pelo contrato que ele tem com o Botafogo. Temos que respeitar isso. Vamos ver, vamos ver... Ainda não conversei com ninguém do Flamengo.

Por sua vez, Kleber Leite prefere não divulgar os nomes dos atletas que interessam ao clube e promete um encontro no início da semana para definir com Cuca a reformulação do elenco.

- Ainda não tive uma reunião mais precisa o Cuca. Vamos sentar para conversar sobre isso na segunda-feira ao meio-dia.

Dirigente decreta o fim do chororô de Cuca: 'Agora é gargalhada'

Rival ferrenho nas duas últimas temporadas, quando comandou o Botafogo, Cuca agora veste vermelho e preto. Vice-campeão estadual em 2007 e 2008, será ele o responsável por tornar realidade o sonho do quinto tricampeonato da história do Rubro-Negro. Antes disso, porém, é preciso esclarecer uma questão: onde foi parar todo o ódio demonstrado após a final da Taça Guanabara, durante a entrevista coletiva do chororô.

- Agora, ele está na área da gargalhada - interrompeu Plínio Serpa Pinto, colaborador da cúpula do futebol rubro-negro, antes de Cuca emendar:

- Quando você está em uma equipe, você se entrega ao máximo. Mas nunca é inimigo, é adversário. Estou no Flamengo e vou dar o meu máximo.

Cuca será apresentado oficialmente como técnico do Flamengo na próxima segunda-feira, às 17h, no auditório Rogério Steinberg, na Gávea.

Acordo no Peru pode revogar punição a clubes

Caso a Fifa aceite solicitações de carta, Flu, Fla e Inter ficam sem esperanças

O Governo e a Federação Peruana de Futebol Peru (FPF) chegaram a um aparente acordo, nesta sexta-feira, com o objetivo de caçar a punição imposta pela Fifa aos clubes e à seleção do país, que impede suas participações em qualquer competição internacional. O presidente do Instituto Peruano do Desporto (IPD), Arturo Woodman, e o presidente da FPF, Manuel Burga, assinaram uma carta que será enviada à entidade máxima do futebol mundial.

Com o documento, cujo conteúdo é mantido em sigilo, eles esperam que seus clubes possam disputar a próxima Libertadores e, em relação à seleção nacional, a continuação das Eliminatórias da Copa do Mundo. Se a Fifa aceitar as ponderações, na reunião de seu Comitê Executivo, dia 19, será o fim da esperança de Inter, Fluminense e do Flamengo de ganharem vagas na competição continenttal.

Até a última quinta-feira, Woodman se mostrava irredutível. Dizia que somente a assinaria uma carta que pedisse à Fifa novo adiamento para o julgamento da questão, e na qual Burga concordasse em admitir que a Federação Peruana estava em falta com a nova lei do desporto. De sua parte, prometia acionar o Congresso Nacional no sentido de uma futura adaptação da lei à situação.

Quando suspendeu preventivamente o futebol peruano, a Fifa deixou claro que qualquer acordo deveria passar pelo reconhecimento de Burga como presidente legítimo da Federação Peruana de Futebol – algo a que Woodman e o IPD se opunham durante todo esse tempo. Pelo IPD, Burga estaria suspenso por cinco anos por não adequar os estatutos da FPF à Lei do Desporto.


sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Cuca é anunciado como novo técnico do Flamengo

Cuca será o novo técnico do Flamengo para a temporada de 2009. O acerto aconteceu na noite desta sexta-feira e o treinador assinou contrato por um ano. Ele será apresentado nesta segunda-feira.

O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, confirmou o acerto com o treinador.

- Era uma vontade antiga. Para mim, é um dos melhores treinadores de mercado e teremos oportunidade de trabalharmos juntos novamente - disse Kléber Leite.

O contato entre Cuca e o Flamengo já não é de hoje. O treinador havia sido contactado pelo vice-presidente de futebol do clube antes do fim do Campeonato Brasileiro para assumir o lugar de Caio Júnior, que rescindiu o contrato com o Rubro-Negro no fim da competição.

Já não é a primeira vez que Cuca assume o Flamengo. Em 2005, o técnico teve uma passagem rápida pelo clube e teve desavenças com integrantes do departamento médico.

- É um prazer continuar no Rio e no Flamengo. É um time de expressão que não tem o que ser questionado - disse Cuca.

Pula, pula, pula seu merda




















Lugar de merda é no vas
co

Uma Salva de Palmas para os Campeões Mundiais







13 de Dezembro 1981














Leandro, Raul, Andrade, Mozer, Marinho e Júnior; Lico, Adílio, Nunes, Zico e Tita

'Geração Zico' se reúne para celebrar 30 anos de gol histórico de Rondinelli

Para muitos um marco na formação do time que levou o Flamengo aos maiores títulos de sua história, o gol de cabeça marcado por Rondinelli, contra o vasco(2ª divisão), na final do Carioca de 1978, será celebrado na próxima segunda-feira, às 20h30m, em o shopping center na Barra da Tijuca. Ex-jogadores que participaram da partida, realizada em 3 de dezembro daquele ano, vão celebrar o aniversário de 30 anos do feito..


Nomes como Andrade, Adílio, Júlio César e Júnior já confirmaram presença no evento, que deve contar ainda com a participação do próprio Rondinelli e de Zico. O Galinho em diversas oportunidades disse que fica "todo arrepiado" quando revê o lance. Para se ter idéia da importância do gol para a história do Flamengo, o lance foi eternizado em um documentário, chamado de "Deus da Raça", apelido de Rondinelli.

No encontro, será lembrado também o título mundial de 1981, que completa 27 anos neste sábado, dia 13 de dezembro.

vasco pode ficar sem o Galinheiro de São Januário

torcida do vasco pode demorar a ver a estréia de seu time no Galinheiro de São Januário pelo Campeonato Brasileiro da Série B. No jogo em que foi decretado seu rebaixamento, o anão da Colina pode pagar caro pela revolta de alguns torcedores, que podem prejudicar ainda mais o seu clube do coração. Depois de alguns objetos serem atirados em campo durante a partida contra o Vitória/BA, no último domingo, dia 7 de dezembro, agora o vasco poderá ser multado e perder mando de campo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A situação do vasco poderia ficar tranqüila caso fosse identificado os responsáveis pela ação. Isso até foi feito, segundo relatou na súmula o árbitro Alicio Pena Júnior. Mas o sumiço de um Boletim de Ocorrência pode deixar a situação do clube bem difícil no julgamento que será realizado pela Segunda Comissão Disciplinar na próxima terça-feira, dia 16 de dezembro, a partir das 18h.

Durante o segundo tempo da partida foram lançados os seguintes objetos no campo de jogo pela torcida do vasco: um rádio de pilha, um copo descartável com líquido dentro, duas latas de refrigerantes vazias e um sinalizador. O árbitro informou que foi feito um Boletim de Ocorrência pela Polícia Militar, identificando um torcedor que teria efetuado o arremesso de algum objeto.

Porém, de acordo com o próprio árbitro, em documento anexado à denúncia, ele foi avisado por uma funcionária da CBF que no envelope com os documentos da partida não constava o protocolo do BO identificando a pessoa que teria atirado objeto no campo de jogo. Alício Pena salientou que tal documento foi junto à súmula e colocado dentro de um envelope que foi lacrado e assinado por ele, e por outros quatro árbitros presentes ao jogo.

O vasco acabou denunciado no artigo 213 (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), no qual a pena prevista é de multa de R$ 10mil a R$ 200mil e perda do mando de campo de uma a dez partidas.

Você acompanhará esse julgamento aqui no Justicadesportiva.com.br.

Paulo Autuori e Tite aumentam lista de sonhos da diretoria do Fla

Recuperado de mais uma negativa, dessa vez de Parreira, o Flamengo trabalha em várias frentes para anunciar ainda nesta sexta-feira o nome do comandante para a temporada 2009. Sem o tetracampeão, o profissional escolhido para ocupar o cargo terá o trabalho restrito ao comando da equipe no gramado, e não na gerência de futebol, como era o desejo inicial de Marcio Braga.

O presidente, por sinal, revelou os nomes mais fortes no momento e deixou a missão exclusivamente para o departamento de futebol.

- Os nomes são os de Tite, Cuca e Paulo Autuori, mas todos estão sendo tratados pelo pessoal do futebol. O que eles escolherem terá a minha aprovação. Cada um desses é um modelo de gestão diferente. É preciso analisar qual é a melhor e qual é a possível.

Da trinca especulada, um nome surge praticamente como utopia para o Rubro-Negro. Com a iminente reeleição da chapa da situação no Internacional, a renovação de Tite deve ser anunciada ainda neste fim de semana.

Já a situação de Paulo Autuori é complicada, mas contornável. O treinador é unanimidade no Al Rayyan, do Qatar, onde lidera o campeonato nacional e conta com nomes como Ricardinho e Aloísio na equipe, mas não tem multa rescisória no contrato e, caso fique seduzido com o projeto rubro-negro, pode acertar o retorno ao Brasil.

Procurado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o vice de futebol, Kleber Leite, que prometeu o novo treinador para esta sexta-feira, alegou estar em reunião.

Leão é oferecido para a diretoria do Flamengo

Sem acertar com Carlos Alberto Parreira, o Flamengo espera anunciar ainda nesta sexta-feira o técnico para a Série A do Campeonato Brasileiro. E Emerson Leão, dispensado do Al-Sadd, do Catar, virou opção da diretoria rubro-negra para o cargo.

Leão foi oferecido na última quinta-feira ao Flamengo por empresários. Porém, o técnico teria de se adaptar à realidade financeira do clube e precisaria mudar seus conceitos. Em certa ocasião, quando foi cogitado para o Botafogo, o treinador disse que nunca treinaria um clube no Rio, devido aos problemas de estrutura.

Além de Leão, o Flamengo trabalha com outras duas opções. Cuca é o favorito do vice-presidente de futebol, Kléber Leite. Já o presidente do clube, Márcio Braga, prefere Renato Gaúcho.

Durante o Campeonato Brasileiro, antes do jogo com o Vasco no segundo turno, Kléber conversou com Cuca, que dirigiu o Flamengo em 2005. À época, algumas diretrizes chegaram a ser traçadas por ambos.

Renato Gaúcho tem aval e apoio de Márcio, mas não agrada a Kléber. Quando o nome do treinador foi especulado, durante o Brasileiro, o dirigente ironizou. "Só se for para dirigir o Flamengo do Piauí".

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Empresário de Adriano não crê em acerto com o Fla: 'Por qual motivo ele iria?'

Objetivo da diretoria do Flamengo após decepção com a ida de Ronaldo para o Corinthians, a contratação de Adriano surge como algo não tão simples como pensa o próprio Imperador. Enquanto o atacante já disse a amigos que quer voltar ao Rubro-Negro, seu empresário, Gilmar Rinaldi, afirma que o atacante não sairá do Inter de Milão em janeiro.

Após uma crise de relacionamento com o treinador José Mourinho, por problemas extracampo, o Imperador tenta recuperar o prestígio no clube italiano e vem sendo utilizado com freqüência nas últimas rodadas do campeonato nacional e da Liga dos Campeões.

Tal condição, por sinal, faz com que Gilmar Rinaldi sequer cogite uma negociação imediata e não veja motivos para Adriano trocar o Giuseppe Meazza pela Gávea no início de 2009.

- Não dá nem para avaliar esta situação neste momento. O cara é titular do time. Por qual motivo ele iria para o Flamengo? Não há o que falar sobre este assunto.

Adriano, no entanto, jogou apenas 12 partidas na temporada, nove como titular, e marcou três gols.

Sobre a manifestação, após a partida entre Brasil e Portugal, no último mês, quando Adriano revelou o desejo de voltar ao Flamengo, Gilmar disse que mesmo que o Imperador decida deixar o Inter de Milão, a negociação não seria simples.

- Ele tem contrato em vigor. Não vai ser liberado assim.

No início da semana, o presidente do Flamengo, Marcio Braga, revelou o desejo de ver Adriano novamente com a camisa rubro-negra, mas alertou que as conversas só teriam início caso o Imperador reforçasse sua intenção de voltar ao Brasil.

Fla e Petrobras acertam renovação por três anos

Flamengo e Petrobras praticamente acertaram os termos da renovação do contrato de patrocínio, que vai completar 25 anos em 2009. O novo contrato, que terá duração de três anos, ainda tem os valores mantidos em sigilo. No entanto, o montante será de R$ 18 milhões por ano. Valor menor do que pedira pela renovação (R$ 21 milhões) e maior do que a empresa oferecera (R$ 14,5 milhões).

O presidente Marcio Braga confirmou a negociação e afirmou que o clube e estatal planejam uma cerimônia para anunciarem em conjunto a continuidade da parceria.

Carlos Alberto Parreira recusa proposta para trabalhar no Flamengo

O sonho do presidente Marcio Braga em ter Carlos Alberto Parreira comandando o Flamengo em 2009 acabou. Em reunião com o dirigente nesta quinta-feira, o treinador recusou a oferta, que seria de gerente de futebol ou até mesmo como treinador.

Com a decisão de Parreira, o departamento de futebol deverá fazer a escolha do novo treinador. Com isso, nomes como de Cuca ou de Renato Gaúcho voltam a ter força para comandar o Rubro-Negro em 2009.









Ronaldo no Corinthians... Reforço para o Flamengo

Ronaldo no Corinthians! Quando ouvi esta frase, pensei: “Agora ferrou... O Timão será novamente campeão. Com esse ataque mortal, não vai ter para ninguém. A Fiel lotará todos os jogos para assistir ao trio Dinei, Viola e Ronaldo, no Showbol”. Para ficar a par da situação, fui à internet saber de mais detalhes. Então descobri que o Fenômeno é o novo reforço do Corinthians para a temporada 2009 de PROFISSIONAIS!

Nada contra o Ronaldo, que está entre os três maiores atacantes que vi jogar. Porém, ele mesmo veio a público, após a última contusão em fevereiro ainda no Milan, e disse que não daria mais para voltar a atuar em alto nível. Vamos levar em conta que o craque tem apenas 32 anos, mas uma série interminável de lesões graves que podem não deixá-lo fazer uma seqüência de partidas. A argumentação dos corintianos é que eles vão ganhar no marketing. Nem vou entrar nesse mérito. Meu objetivo aqui é debater o esporte dentro das quatro linhas. Por isso, não considero o Ronaldo capaz de voltar a ser o Ronaldo de 2002 e ajudar o Timão, em 2009.

Alguns torcedores do Flamengo estão tristes com a ida do Fenômeno para o futebol paulista, mas eles devem pensar pelo lado positivo da notícia. O Rubro-negro teria que desembolsar uma grana violenta para a contratação do atacante e deixaria de manter o ótimo trabalho de contratações e estratégia de recolocar o Flamengo entre os grandes do Brasil e do Mundo. Ronaldo na Gávea representaria um retrocesso para as pretensões do clube de conquistar grandes títulos.

Seria como a contratação do Romário, em 1995. O Flamengo ficou na mídia e fez muito dinheiro. Entretanto, a dívida adquirida em razão da negociação com o naquela época “Melhor Jogador do Mundo” deixou o Urubu quase “depenado” de grana e títulos. As conseqüências são sentidas até hoje no clube, mesmo após 13 anos.

Voltando ao Ronaldo, vamos nos basear apenas nos dados. O Fenômeno não consegue jogar sete partidas seguidas desde 2004, quando foi artilheiro do Campeonato Espanhol, pelo Real Madrid. De lá para cá, até teve um certo brilho no Milan, mas atuava uma ou duas partidas e ficava outras muitas de fora para se recuperar. Sem falar na forma física do "atleta".

Tomara que esteja totalmente errado e Ronaldo consiga mostrar que pode ser novamente a Fênix, que ressurgiu das cinzas para ser campeão do mundo e artilheiro, em 2002. O que você acha?

Ronaldo vai deixar a torcida do Corinthians louca de felicidade ou de tristeza?

Todos tem um time, até eles
























TV Globo
Galvão Bueno – Flamengo
Cléber Machado – Santos
Luis Roberto – São Paulo
Mauro Naves – Corinthians
Sérgio Noronha – Vasco
José Ronberto Wrigth – Fluminense
Paulo Roberto Falcão - Internacional

SporTV
Luis Carlos Junior – Fluminense
Milton Leite – Corinthians
Paulo César Vasconcelos – Botafogo
Alex Escobar – América-RJ
Renato Maurício Prado – Flamengo
Marcelo Barreto – Flamengo
Alberto Helena Jr. – São Paulo
Ruy Carlos Ostermann – Grêmio

Tv Bandeirantes
Nivaldo Prieto – Palmeiras
Luciano do Vale – Ponte Preta
Mauro Beting – Palmeiras
Milton Neves – Santos

ESPN Brasil
José Trajano – América-RJ
Paulo Vinicius Coelho – Palmeiras
Mauro César Pereira – Flamengo
Paulo Calçade – Corinthians
Antero Grecco – Palmeiras
Silvio Lancellotti – Corinthians
Soninha – Palmeiras
André Plihal – São Paulo
João Palomino- São Paulo
Paulo Soares – São Paulo
Fernando Calazans – Flamengo
Juca Kfouri – Corinthians

Outros
José Silvério (Band-SP) – Cruzeiro
Wanderley Nogueira (Jovem Pan-SP) – São Paulo
Flávio Prado (Jovem Pan-SP) – São Paulo
José Carlos Araujo (Rádio Globo-RJ) - Fluminense
Mauro Leão (O Globo) – Botafogo
Fernando Vanucci (Rede TV) – Botafogo
David Coimbra (Zero Hora) – Grêmio
Paulo Brito (RBS) - Internacional

Que mijada gostosa!!!

Marcio Braga se reuniu com a Petrobras

O presidente do Flamengo, Marcio Braga, esteve na sede da Petrobras, na quarta-feira, para tratar da renovação de patrocínio para o ano que vem. A negociação com a estatal está na parte final e o novo contrato será de três anos.

Em 2008, o Flamengo recebeu R$ 16,2 milhões e esperava ganhar R$ 21 milhões por ano com o novo contrato. Mas, em função da crise financeira mundial, a estatal vai oferecer um valor menor.

Na semana passada foi divulgado que a Petrobras não iria mais patrocinar o Fla, acabando com a parceria de 24 anos. Mas Marcio Braga descartou esta hipótese.

Flamengo tem a melhor média de público do Brasileirão dos últimos cinco anos

Públicos nas últimas edições do Brasileirão
Ano Média de público Total de público Time com maior média
200816.9666.429.954Flamengo (40.694)
200717.4616.582.976Flamengo (39.221)
200612.4014.625.512Grêmio (25.630)
200514.0346.006.421Corinthians (27.319)
20048.0734.456.402Corinthians (13.527)


10 maiores públicos 10 piores públicos
Pagantes PartidaDataRodadaPagantes PartidaDataRodada
77.387Flamengo 0x3 Atlético-MG11/1029ª153Santos 4x0 Atlético-PR4 /1028ª
66.888São Paulo 1x1 Fluminense30/1137ª530Ipatinga 3x0 Sport15/1135ª
63.611

Flamengo 3x1 Vasco

13/711ª588Ipatinga 2x0 Coritiba1 /1133ª
59.678Flamengo 5x2 Palmeiras16/1135ª912Ipatinga 0x1 Figueirense13/711ª
58.518São Paulo 3x1 Figueirense16/1135ª1.086Ipatinga 1x1 Santos20/821ª
58.391Atlético-MG 0x0 Santos30/1137ª1.135Ipatinga 1x0 Goiás24/822ª
56.074Flamengo 2x2 Fluminense31/823ª1.327Ipatinga 4x1 Portuguesa19/713ª
55.228Flamengo 2x4 São Paulo14/606ª1.387Ipatinga 1x4 Grêmio30/1137ª
54.160São Paulo 3x0 Internacional2 /1133ª1.593Internacional 1x0 Cruzeiro30/1137ª
52.884Atlético-MG 0x2 Cruzeiro19/1030ª1.596Ipatinga 2x0 Vitória01/604ª

Maracanã terá lugar marcado na próxima temporada

Para disciplinar os torcedores, o Maracanã terá lugares numerados no Carioca de 2009. A secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, informou que a medida visa a oferecer conforto, além de criar uma nova cultura na mentalidade das pessoas que vão ao estádio. Haverá uma campanha de conscientização com a distribuição de folhetos educativos sobre como deve ser o comportamento.

Sobre a licitação, ela afirmou que somente um consórcio de empresas será capaz de satisfazer todas as exigências do edital – previsto para o início de 2009.

LANCE!: Como vai ocorrer a numeração dos lugares?

Márcia Lins: Precisamos criar uma consciência nas pessoas para a Copa do Mundo de 2014. Vamos começar no Campeonato Carioca com algumas novas medida. Faremos uma experiência inicial no setor das cadeiras especiais que, teoricamente, tem um perfil mais calmo de torcedores.

L!: As novidades serão só as cadeiras especiais numeradas?

ML: Não. Os lugares marcados são a ponta do projeto. O torcedor vai chegar e ter uma equipe de entretenimento para recebê-lo, levá-lo até o seu lugar. Quando alguém estiver em pé para ver o jogo, uma pessoa irá lá e pedirá que ele se sente porque não podemos ter esse comportamento na Copa.

L!: O edital de concessão do Maracanã será liberado...

ML: No início do ano. Fizemos várias pesquisas para identificar nossas potencialidades. Montamos o projeto de um estádio confortável para o torcedor.

L!: E o modelo de concessão?

ML: Concluímos que o melhor é a parceria público-privada. E, com ele, eliminaremos problemas do tipo: como sou um ente público, ao licitar algo, sou forçada a escolher sempre o menor preço. E o menor nem sempre é o melhor. As pessoas hoje querem qualidade, conforto... É o segredo das arenas internacionais. O governo precisa se ocupar em resolver os conflitos externos do estádio, que geram problemas para o torcedor e para os moradores das redondezas.

L!: A empresa que desejar concorrer precisará fazer parceria com algum clube esportivo?

ML: Ela tem de me garantir que o Maracanã terá uso esportivo. Torço até para que a vencedora esteja ligada a vários clubes. Também terá de encontrar outros parceiros. Pessoas que entendam de construção, marketing, entretenimento, gerenciamento de arenas. E não vamos permitir “naming rights” (associar o nome do estádio ao de uma empresa). A pesquisa nos mostrou que o torcedor quer ver o Maracanã se chamar só Maracanã.

L!: O projeto prevê a demolição do Célio de Barros (atletismo) e do Parque Aquático Júlio Delamare. Seriam reerguidos em terrenos próximos ao estádio. Onde ficarão?

ML: Não sei. Temos vários terrenos no entorno do Maracanã. O problema das duas instalações é que não são mais de padrão olímpico e, por isso, quase não recebem disputas. Mas elas têm um uso social. Atendemos a mais de cinco mil pessoas em vários projetos.

L!: Como resolver a questão?

ML: Temos a possibilidade de realocar esses projetos em vilas olímpicas próximas, escolas e clubes.

L!: Eles podem ir para a Barra?

ML: Soubemos que existe uma carência por esses tipos de aparelhos por lá. Não tem nada decidido.

Ranking nacional de clubes após a temporada de 2008

Somente duas competições são levadas em conta no critério de pontuação: a Copa do Brasil e a série A do Campeonato Brasileiro

Entenda o critério


Os pontos distribuídos através do Brasileirão seguem a seguinte ordem: 60 para o campeão, 59 para o vice e assim sucessivamente, até o 20º colocado, que ganha 41 pontos. Já na Copa do Brasil o critério é mais rígido. Quem ficar com o título soma 30 pontos, o vice, 20, eliminados na semifinal 10 e quem sair nas quartas, oitavas, 2ª e 1ª fase ganham 5, 3, 2 e 1 ponto respectivamente.

Confira os 20 melhores em cada categoria
Ranking da CBF Pontuação desde 1971 Pontuação desde 2003
1º Grêmio - 2.039 pts1º São Paulo - 1.441 pts1º São Paulo - 448 pts
2º vasco - 1.981- 2ª divisão
2º Internacional - 1.3872º Santos - 406
3º Flamengo - 1.9743º Cruzeiro - 1.3373º Cruzeiro - 396
4º Corinthians - 1.9584º Santos - 1.3274º Internacional - 394
5º São Paulo - 1.9395º vasco - 1.306 -2ªdivisão5º Goiás - 364
6º Atlético-MG - 1.9226º Palmeiras - 1.298 6º Atlético-PR - 355
7º Palmeiras - 1.8977º Flamengo - 1.2977º Flamengo - 352
8º Internacional - 1.8638º Atlético-MG - 1.287 8º Fluminense - 338
9º Cruzeiro - 1.8249º Corinthians - 1.2789º Figueirense - 335
10º Santos - 1.69510º Grêmio - 1.246 10º vasco - 317 - 2ª divisão
11º Fluminense - 1.60811º Fluminense - 1.12811º Palmeiras - 316
12º Botafogo - 1.56712º Botafogo - 1.07812º Corinthians - 311
13º Goiás - 1.42313º Goiás - 1.01813º Grêmio - 286
14º Sport - 1.42214º Atlético-PR - 942 14º Paraná - 281
15º Coritiba - 1.41915º Guarani - 875 15º Atlético-MG - 275
16º Guarani - 1.41016º Coritiba - 84816º Botafogo - 269
17º Portuguesa - 1.32917º Vitória - 801 17º Juventude - 266
18º Atlético-PR - 1.27018º Portuguesa - 78018º Coritiba - 237
19º Bahia - 1.25619º Sport - 76919º São Caetano - 215
20º Vitória - 1.23820º Bahia - 773 20º Ponte Preta - 204

Leonardo Moura foi procurado pela diretoria do Palmeiras(porco)

Com a saída de Elder Granja e sem perspectivas com Fabinho Capixaba, a diretoria do Palmeiras procura um lateral-direito para 2009. Vítor está na lista de reforços desde setembro, como já mostrou o LANCENET! , e Leonardo Moura, do Flamengo, foi outro jogador procurado pelo Verdão.

Com 30 anos, ele se encaixa no perfil de reforços experientes pedido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. O problema é que o jogador, eleito o melhor da posição no Brasileirão, tem contrato com o Flamengo até 2011. A multa rescisória é alta: seis mi de euros (R$ 18,9 mi).

O Palmeiras o procurou por intermédio do empresário de Léo Moura, Eduardo Uram e sondou. O agente acha difícil que ele deixe o clube.

O lateral já passou pelo Palestra Itália em 2002, quando fez 23 jogos e não se firmou. Vítor é o grande desejo do vice-presidente de futebol, Gilberto Cipullo, para a ala.

Do outro lado do mundo, Marcinho reconhece: ‘Tenho saudade do Mengão’

Marcinho se despediu do Flamengo no dia 13 de julho. Na bagagem, levou 17 gols e a liderança do Brasileiro. Do Qatar S.C., assistiu à frustração rubro-negra por ficar fora da próxima Taça Libertadores e, mesmo sem possibilidade de um retorno imediato, guarda um sentimento especial pelo clube.

- Tenho saudade do Flamengo. Tive uma identificação muito forte com a torcida. Mas estou muito bem aqui no Qatar, tenho três anos de contrato e penso em cumpri-lo. Aqui tenho segurança, tranqüilidade e não convivo com as críticas – afirma Marcinho, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

Em pouco mais de seis meses na Gávea, ele se garantiu na artilharia do clube em 2008 com 17 gols à frente de Ibson e Obina (ambos com 15). O ex-camisa 22 do Rubro-Negro não sabia da marca, mas também foi modesto ao dizer que o time não sentiu falta dele na reta final.

- Chegaram grandes jogadores como o Marcelinho Paraíba. Acompanhei de longe e vi que nos últimos jogos o time não foi bem. Como torcedor, fiquei chateado com o que houve e pela perda da vaga na Libertadores – afirma.

O atual time de Marcinho está na terceira posição do campeonato local. Entretanto, engana-se quem pensa que o atacante está no topo da artilharia. O talento agora é dar passes.

- Ainda não fiz gol, mas já dei sete ou oito passes para gol. Estou mais como garçom e recebo muitos elogios – diz o jogador, que é comandado pelo brasileiro Sebastião Lazaroni e tem o meia Roger como companheiro.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Bando de loucos(bambi)

Flamengo perde para o Inter no Brasileiro sub-20

O Flamengo voltou a campo nesta terça-feira para o segundo jogo do Campeonato Brasileiro sub-20, disputado em Porto Alegre. Depois de estrear com uma derrota diante do Sport, a equipe do técnico Adílio não conseguiu conter os rápidos atacantes do Internacional e acabou perdendo por 4 a 1, complicando a situação no Grupo 4 da competição.

Depois de um empate sem gols no primeiro tempo, Marquinhos (3) e Bruno fizeram os gols para o time colorado. Raphael descontou para o Flamengo.

Com duas derrotas em dois jogos, o rubro-negro enfrenta a Portuguesa, amanhã, às 19h, no Estádio Municipal Farroupilha, precisando da vitória para se manter vivo no Brasileirão da categoria. O campeonato é composto por quatro grupos com cinco equipes cada. Elas se enfrentarão em turno único e duas se classificam para as quartas-de-final.

Flamengo: Marcelo, Rafael Mazzei, Raphael, Lucas e Diogo; Wellington Peca, Bruno, Lenon, Renan e Henrique; Diego. Técnico: Adílio

Internacional: Anderson, Daniel, Maranhão, Bregalda, Wagner, Juliano, Éder, Bruno, Igor, Marquinhos e Léo.

Diretoria do Fla acerta com Dieguinho, parceiro de Aírton

O Flamengo vai repetir em 2009 a fórmula que deu certo com Aírton. O clube acertou o empréstimo do apoiador Dieguinho, de 18 anos, do Nova Iguaçu. A princípio, ele chega para disputar o Campeonato Estadual sub-20.

Embora jovem, o atleta disputou a Segunda Divisão do Carioca no time profissional neste ano. Ele é tratado como uma jóia na Baixada Fluminense.

- Será uma negociação nos mesmos moldes do Aírton. Eles jogaram juntos no time mirim do Nova Iguaçu e são dois jogadores prontos e preparados para atuar em cima. Temos certeza de que ele irá trilhar o mesmo caminho do companheiro – afirma o empresário de Dieguinho, Jorge Moraes.

No início deste ano, o Flamengo trouxe Aírton para as divisões de base. Após três meses, ele foi puxado para o time profissional e tornou-se titular na reta final do Brasileiro.

Lancenet.com.br











http://www.vascaiu.com/
















Que fenômeno de gilete!




Está no time certo! Cu ringão da fiel











Ronaldo Gay safado: Itália lembra traição de Ronaldo na Inter e destaca revolta Flamenguista

Fora de forma(gordo, barrigudo e todo bichado), há oito meses sem jogar e no alto de seus 32 anos, Ronaldo ainda é cobiçado por clubes do Brasil e também da Europa. Enquanto os flamenguistas chiaram com a escolha do fenômeno pelo Corinthians, os ingleses também ficaram decepcionados - especialmente quem torce para o Manchester City. Já os italianos se solidarizaram com a mágoa do Flamengo.

Na Itália, onde Ronaldo defendeu os rivais Internazionale e Milan, a Gazzetta Dello Sport dá destaque à fúria dos flamenguistas, que destruíram todo o material da campanha "Fica, Ronaldo".

O craque chegou a declarar que não ficou no rubro-negro devido à inércia de diretoria, mas os torcedores não admitiram, até porque Ronaldo usou a estrutura do clube para se recuperar. Para a Gazzetta, tudo isso lembra outro episódio.

O craque ganhou a alcunha de Fenômeno quando jogava na Inter, e era destaque até que sofreu a primeira grave lesão no joelho, em 2000. Após ser tratado pelo clube, saiu quando o contrato acabou. Foi pentacampeão mundial, jogou no Real Madrid, e então acertou com o Milan.

"Parece que Ronaldo é acusado de traidor em qualquer lugar. Quando ele foi para o Milan, os fãs da Inter hostilizaram ele. A história agora é repetida no Brasil", escreve a Gazzetta, lembrando que o "vodu" planejado pelos flamenguistas faz os insultos da Inter parecerem "tapas na bochecha".

Em 2009 na 2ª, 2010 na 3ª é o fim!!!

Ronaldo: lá em São Paulo tem a parada gay onde eu participo...

Flamengo inaugura a loja temática FLASHOP

Primeira unidade oficial é aberta no centro do Rio de Janeiro; Projeto de franquias e expansão da marca FlaShop será apresentado durante coletiva de imprensa

O Clube de Regatas do Flamengo em parceria com a Roxos e Doentes – rede de lojas especializada em artigos de futebol – inauguram a primeira unidade FlaShop, um novo conceito de lojas do clube no Brasil. O evento fechado para convidados acontecerá no dia 15 de dezembro, às 18h00 e contará com a presença de jogadores, celebridades e dirigentes do clube. Simultaneamente será lançado o site oficial da rede de lojas: www.flashop.com.br. O nome da rede de lojas FlaShop foi escolhido pela torcida rubro-negra. Foram mais de 20 mil participações dos internautas, de diversas partes do mundo, no Concurso Cultural Flamengo até Morrer eu Sou! A loja física contempla uma área de 125 metros e está localizada na Rua da Quitanda, 87 no centro do Rio de Janeiro, e será aberta no dia seguinte para os torcedores rubro-negros.

A coletiva de imprensa acontecerá às 17h00 – uma hora antes do evento de inauguração - e contará com a presença do Márcio Braga, presidente do Flamengo, Ricardo Hinrichsen, diretor de marketing do Flamengo, Eduardo Rosemberg, sócio-diretor da Roxos e Doentes e Marcelo Cherto, sócio-presidente do Grupo Cherto que falarão sobre o projeto de expansão e franquias da marca FlaShop por todo País.

Segundo Ricardo Hinrichsen, diretor de marketing do Flamengo, “essa primeira loja pode ser vista como o primeiro passo com vistas a atender uma enorme demanda reprimida por parte dos nossos torcedores em todo o país, não apenas por produtos e serviços exclusivos, mas para ter uma experiência de marca mais gratificante com seu clube de coração”.

Para Eduardo Rosemberg, sócio-diretor da rede Roxos e Doentes, “o projeto visa estabelecer um contato direto entre o torcedor e o clube e contará com diversos serviços, entre eles, personalização de nomes na camisa de jogo, pré-vendas, lançamentos exclusivos e venda de ingressos”, diz.

PROJETO

A previsão é de que sejam abertas mais de 18 lojas do Flamengo, entre quiosques, lojas em shopping e de rua. A FlaShop contempla cerca de 350 itens do clube, como camisas, agasalhos, bandeiras oficiais e diversos produtos licenciados como bonés, canecas, cachecol, chaveiros, toalhas e mascote.

LINHA PRÓPRIA

O torcedor poderá encontrar uma linha exclusiva do Flamengo. Os novos produtos serão desenvolvidos pelo departamento de criação da Roxos e Doentes em parceria com o departamento de marketing do clube. Parte destes produtos serão fabricados pela Roxos e Doentes e a outra parte pelas empresas licenciadas do Flamengo.

FRANQUIA

O grupo Cherto – responsável pelo desenvolvimento do projeto de franquias – selecionará parceiros para as próximas lojas. Eles serão co-gestores das lojas e quiosques implantados em parceria com R&D Franchising. Todos os selecionados receberão da R&D Franchising os manuais operacionais da franquia e treinamento para conhecerem os padrões de operação de uma loja FlaShop.

Depois da rasteira de Ronaldo, Fla prepara o contragolpe: Adriano

Em vez de remoer o que classificou como deselegância de Ronaldo, o Flamengo planeja uma resposta à altura para reforçar a equipe em 2009. O presidente Marcio Braga autorizou e o departamento de futebol tentará a contratação de Adriano, do Internazionale de Milão. O jogador chega ao Rio de Janeiro no próximo dia 21 de dezembro e avisou aos amigos que “desembarca para ficar”. Ciente da vontade do Imperador, a diretoria rubro-negra começa a se movimentar.

No amistoso da seleção brasileira contra Portugal, dia 19 de novembro, o centroavante declarou que no Rio de Janeiro só jogaria no Flamengo, clube que o formou. A afirmação foi muito bem recebida por Marcio Braga. O presidente, inclusive, disse preferir Adriano a Ronaldo por se tratar de um prata-da-casa. Já o vice de futebol Kleber Leite reconhece que há vontade de repatriá-lo.

- Trata-se de um grandíssimo jogador formado no nosso clube e que nos interessa muito – declara Kleber Leite.

Adriano foi titular da derrota do Inter de Milão para o Werder Bremen, da Alemanha, na última terça-feira, mas foi substituído no segundo tempo. O relacionamento dele com o técnico português José Mourinho não é dos melhores.

Revelado nas divisões de base do Flamengo, ele marcou 12 gols em 46 jogos entre o início de 2000 e julho de 2001. Depois foi vendido ao Inter de Milão e no início deste ano foi emprestado ao São Paulo. O GLOBOESPORTE.COM entrou em contato com o empresário de Adriano, Gilmar Rinaldi, mas primeiramente ele estava em reunião e depois não atendeu às ligações.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Rapidinhas do Mengão!

Em palestra, Caio Júnior se defende do fracasso rubro-negro no Brasileirão
Treinador diz que o clube não se preparou para a janela de transferências

Entre indiretas a Ronaldo, Marcio Braga: ‘Acredito que o Parreira será o técnico’
Presidente do Flamengo não teme possível concorrência do Flumiense e confia na palavra do treinador

Na Gávea, 'melhor campanha' e sucesso no Brasileirão são coisas bem distintas
Clube atingiu a maior pontuação de sua história no Campeonato Brasileiro de pontos corridos, mas mesmo assim ficou fora da Libertadores de 2009

Ronaldo manda o recado: 'Avisa que está chegando mais um louco'
Em entrevista exibida pelo 'Jornal Nacional', atacante afirma não ter recebido proposta do Flamengo

O Atlético-PR confirmou nesta terça-feira a primeira mudança para 2009 com a saída do meia Léo Medeiros.
O atleta, que veio por empréstimo do Flamengo deverá retornar para à equipe carioca.

Sondados pela Europa, Juan e Bruno podem deixar Fla
"Vai vir uma janela de transferência agora", diz o empresário Eduardo Uram

Flamengo garante participação na Superleague em 2009

A diretoria do Flamengo entrou em contato com o LANCENET! nesta terça-feira para garantir a participação do clube na próxima temporada da Fórmula Superleague. De acordo com o diretor de marketing do Flamengo, Ricardo Hinrichsen, a chance de saída do Rubro-Negro, levantada pelo piloto Tuka Rocha em entrevista na última segunda-feira, é zero.

- O Flamengo é um dos fundadores da Fórmula Superleague e estará no grid de largada na primeira prova da próxima temporada - declarou o dirigente.

Insatisfeito com os resultados do Fla, Tuka Rocha declarou ao LANCENET! que o clube não continuaria com a equipe belga Astromega e que negociaria com outra escuderia para 2009. Além disso, disse que o clube sairia do campeonato caso não conseguisse outra equipe. Hinrichsen admitiu a possibilidade de o clube trocar de escuderia, mas também não descartou a continuidade na Astromega.

- O Flamengo recebeu um relatório sobre o que aconteceu nesta temporada e ainda estamos analisando. Quem escolhe a equipe e o piloto é o Flamengo - afirmou Hinrichsen, que confirmou uma reunião com o piloto nesta semana.

O Flamengo terminou a primeira temporada da Superleague apenas na 16ª posição entre 18 times. O Corinthians, outro representante do Brasil, foi o nono, enquanto o título ficou com o Beijing Guoan, da China.

STJD convoca seis pessoas para esclarecer o caso Wagner Tardelli

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após receber todo o material sobre a denúncia do possível caso de tentativa de manipulação do jogo entre Goiás e São Paulo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, se manifestou nesta terça-feira. O presidente do tribunal, Rubens Approbato Machado(foto), convocou seis pessoas para prestar esclarecimento do caso.

Foram chamados o árbitro Wagner Tardelli, pivô da polêmica; o presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa; quem afastou o juiz; o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, autor da denúncia; o vice Reinaldo Carneiro Bastos, citado por Del Nero; a secretária da FPF Lílian Cristina Cardoso, que recebeu o telefonema suspeito; e Maria Estela, secretária do São Paulo Futebol Clube, que teria sido a responsável pela ligação.

Na sexta-feira à noite, Marco Polo Del Nero disse que foi alertado pela secretária Lílian sobre um telefonema que ela teria recebido, de alguém do São Paulo, com relação a um envelope que deveria ser entregue a Reinaldo Bastos, para chegar às mãos do árbitro Wagner Tardelli, escalado para apitar o último jogo do Tricolor no Brasileirão, contra o Goiás, no Gama (DF). O presidente da FPF comunicou o presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o procurador José Reinaldo Carneiro, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Prevenção e de Repressão ao Crime Organizado).

Por precaução, Tardelli foi retirado do jogo e um novo sorteio indicou Jaílson Macedo Freitas. O São Paulo ganhou o jogo, 1 a 0 com um gol impedido, e foi campeão. Na segunda-feira, Del Nero deu as suas explicações, mas disse que o tal envelope não chegou a ser entregue, já que o seu vice, a quem estaria endereçada a encomenda, não estava na FPF.

- Vamos fazer uma apuração minuciosa. Não será uma investigação superficial. No Brasil, costumam falar que as denúncias não dão em nada. Mas dessa vez o futebol vai dar o exemplo - afirma Approbato.

O STJD ainda pediu para que sejam providenciadas contas telefônicas da FPF e do São Paulo do último mês, além de protocolos de entrega e recebimento de correspondências da semana passada.

Caso seja comprovada alguma irregularidade, a pena prevê suspensão, multa e até eliminação. Se a denúncia for inverídica, para induzir a CBF ao erro, os responsáveis também podem ser punidos.

De olho na seleção brasileira, Juan não confirma permanência na Gávea em 2009

Destaque absoluto do Flamengo na temporada, Juan já não adota mais o discurso de que a Europa não o seduz e não descarta deixar a Gávea no início da próxima temporada. Há três anos no clube, o lateral-esquerdo ampliou seu mercado ao defender o Brasil nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010 e dificilmente estará na reapresentação do elenco dia 7 de janeiro.

Cobiçado por clubes do Velho Continente, Juan tem a seu favor o fato de ter dupla cidadania e pode ser a arma do Flamengo para suprir o buraco no orçamento deixado pela não classificação para a Libertadores. O próprio jogador deixa seu futuro aberto e dá a entender que não medirá esforços para voltar à seleção brasileira.

- Ano que vem...não sei. Estou pensando em seleção brasileira. Esse é o meu maior objetivo para o ano que vem. Voltar a ser convocado. Isso é o que me motiva a trabalhar com mais dedicação e vontade. Sempre melhorando.

Na Gávea desde o início de 2006, Juan fez 162 jogos pelo Flamengo e marcou 22 gols. Nesta segunda-feira, ele foi eleito o melhor jogador do Brasileirão 2008 em sua posição.

Aos gritos de ‘Ronaldo, traíra’, torcedores do Fla queimam fotos e camisas

Se em seis horas os corintianos esgotaram as camisas personalizadas de Ronaldo, alguns torcedores rubro-negros demoraram o mesmo tempo para se livrar de lembranças do jogador. Em um protesto organizado na Gávea, os criadores da campanha “Fica, Ronaldo” fizeram uma fogueira e colocaram nela adesivos, camisas e fotos do Fenômeno.

Ao som de “Ronaldo, traíra” o grupo de dez flamenguistas se revoltou ao saber que centroavante preferiu retornar aos campos na equipe paulista.

- Se o Ronaldo pensa que essa trairagem que ele fez com o Flamengo vai cair no esquecimento está enganado. Eu, meus filhos e minha nação rubro-negra jamais esqueceremos o que ele fez – diz o torcedor André Luiz.

O carro da campanha “Fica, Ronaldo” teve os adesivos arrancados. A torcida promete persegui-lo no duelo contra o Corinthians.

- Ele perceberá no olhar de cada rubro-negro o erro que cometeu – assegura o criador do movimento “Fica, Ronaldo”, José Carlos Peruano.

Torcedor declarado do clube, Ronaldo realizou a parte final da sua recuperação da operação no joelho esquerdo na Gávea e combinou de negociar o acerto com o clube quando estivesse 100% recuperado.

Após sofrer no sofá, Ibson faz uma promessa: '2009 será melhor do que 2008'

Suspenso, Ibson desfalcou o Flamengo no jogo mais importante da temporada, contra o Atlético-PR, domingo, na Arena da Baixada, pela última rodada do Brasileirão. E do sofá de sua casa em Niterói, o volante sofreu com a derrota por 5 a 3, que colocou um ponto final no sonho de classificação para a Taça Libertadores da América de 2009.

Eleito o terceiro melhor meia-direita do Brasileirão, Ibson revelou que ficou com o "coração apertado" com o que aconteceu no estádio paranaense e prometeu que a próxima temporada será menos sofrida para os rubro-negros.

- Sofri bastante. Estava sempre ligando para o Caio, para os diretores, conversando durante o jogo. O coração ficou apertado, mas é o futebol, é assim. Infelizmente não alcançamos nosso objetivo. 2009 será melhor do que 2008.

Revelado pelo Flamengo, Ibson pertence ao Porto e tem contrato de empréstimo com o clube carioca até o início de julho. O passe do jogador está estipulado em R$ 12,9 milhões de reais.