
O time agora vai para São Paulo com vantagem de 2 a 1, e se vencer o jogo na casa do adversário, terça-feira, garante vaga em mais uma final do Novo Basquete Brasil.
Em relação ao time, o técnico Rogério Lourenço resolveu fazer “mistério” e só vai divulgar a escalação no Maracanã. Porém, a tendência é de que o lateral-direito Leonardo Moura, os volantes Willians e Maldonado e o atacante Vagner Love sejam poupados.
O objetivo é dar uma segurada nos jogadores mais desgastados, pois na quarta-feira, às 19h30, no Maracanã, o Flamengo pega o Universidade do Chile, pelas quartas de final da Copa Libertadores da América.
Sendo assim, o Flamengo pode enfrentar o São Paulo com a seguinte formação: Bruno; Everton Silva, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Toró, Kleberson, Fierro e Petkovic; Adriano.
“Tive tranquilidade e confiança, apoio da família, dos amigos que torceram por mim e isso é coisa do futebol. Me agarrei nesta alegria e sabia que o jogo de quarta-feira passada (com o Corinthians) era importante e que eu precisava estar bem. Entrei, ajudei o time e agora é uma nova competição. Treinei forte, me preparei e espero que esse início seja muito bom para mim e para o Flamengo”, afirmou Kleberson.
A partida, mesmo sendo apenas a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, será importante para o volante e também Adriano. Isso porque, este será o último jogo antes da convocação do técnico Dunga, na terça-feira, para a Copa do Mundo da África do Sul.
- Rogério Lourenço vai ser o técnico do Flamengo. Vai ser efetivado. Só falta resolver os problemas financeiros e assinar o contrato - explicou a mandatária rubro-negra.
Ao avançar para as quartas de final da Copa Libertadores, Rogério Lourenço mostrou personalidade nos dois jogos à frente do clube e agradou a cúpula de futebol do Fla. Amorim espera que o novo treinador faça muito sucesso na Gávea.
- É minha vontade e acredito que seja dele também. Não sei por quanto tempo, pois nessa vida somos todos interinos. Quero que ele fique por muito tempo - garantiu.
Com o time misto, o Flamengo enfrenta o São Paulo neste domingo, às 16h, no Maracanã, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Treino descontraído, animado e com direito a trilha sonora no Flamengo na véspera da estreia no Campeonato Brasileiro, domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, contra o São Paulo. Neste sábado, enquanto os jogadores participavam de um rachão seguido de trabalho de finalização, uma casa de eventos ao lado do Ninho do Urubu tocava sem parar e em alto e bom som músicas de funk.
A ausência na atividade foi Petkovic. O sérvio, que torceu o tornozelo direito no treino de sexta-feira, fez trabalhos físicos específicos, mas está liberado para encarar o Tricolor paulista. Não se sabe, no entanto, se será titular. Disputa a vaga com Michael ao lado de Adriano no ataque.
Fora do time do Flamengo desde a partida contra o Universidad Católica, dia 14 de abril, o zagueiro Álvaro ainda não está totalmente recuperado da lesão na paturrilha direita. Ele está fora da estreia do clube no Campeonato Brasileiro.
- Acho que só volto no sábado. Ainda vou conversar com o departamento médico para ver, ainda está complicado - reconhece o defensor rubro-negro, que deve voltar somente no próximo sábado, contra o Vitória, pela segunda rodada do Brasileiro.
Desde então, a vaga no setor direito da defesa do Rubro-Negro foi ocupada por David. Portanto, quando voltar terá de brigar pela posição.
Com contrato até o dia 30 de junho, Álvaro pode não renovar com o clube até o fim da temporada. Parte da cúpula de futebol anda insatisfeito com seus rendimentos nas últimas partidas.
Atual campeão brasileiro, o Flamengo encara o São Paulo neste domingo, às 16h, no Maracanã, pela primeira rodada do Brasileirão 2010.
O adversário é um velho conhecido de Rogério. Naquele título de 1992, ele marcou dois gols contra o São Paulo em duas vitórias sobre o rival: por 3 a 2 no dia 19 de fevereiro e por 1 a 0 no dia 14 de junho, ambas no Maracanã, mesmo palco do jogo de hoje.
As recordações são as melhores para quem assume um time que defende o título da competição. Criado nas categorias de base do Flamengo como jogador e treinador, Rogério ganhou o sobrenome Lourenço em sua nova carreira e assumiu a função com o respaldo da presidente Patrícia Amorim por ser prata da casa, assim como era Andrade, seu antecessor, que trilhou um caminho parecido, saindo de interino a efetivo.
“Neste começo de campeonato, é difícil fazer qualquer prognóstico com relação a favoritos. Há duas competições em disputa no momento para os principais clubes, e ainda o fator da janela de transferência. Sabemos que muitos jogadores podem deixar o País, pois não há como competir com a Europa se acontecer uma proposta”, disse, conformado, Rogério.
A esperança é com a reposição bem feita de peças para que ele possa começar a escrever uma história de conquistas em sua nova carreira. Vice-campeão mundial sub-20 com a seleção brasileira, Rogério carrega a responsabilidade de comandar um time campeão, com a maior torcida do País e acostumado a títulos. Nada que assuste o Capitão Furacão.
Na eleição do Clube dos 13, os dois clubes ficaram ao lado de Fábio Koff, contra Kléber Leite, apoiado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e por Márcio Braga, ex-presidente do Flamengo. Talvez, um dos raros momentos de união recente entre os clubes.
Desde a contratação de Adriano pelo São Paulo em 2008, passando pelos três títulos consecutivos do clube paulista até a decisão da CBF de não entregar a Taça de Bolinhas ao Flamengo, motivos não faltaram para aumentar a rivalidade entre os dois clubes.
Até o goleiro Rogério Ceni apimentou a disputa ao tratar um jogo lotado no Maracanã como algo que só havia acontecido pela presença do São Paulo em campo, quando o Flamengo venceu por 1 a 0 no Brasileiro de 2007 e terminou com a melhor média de público numa guerra travada pelos dois clubes até a última rodada.
A Taça de Bolinhas, que seria entregue ao primeiro clube que conquistasse cinco títulos brasileiros, está em um cofre e ainda não foi entregue ao São Paulo oficialmente. Ricardo Teixeira diz que, como torcedor, o Flamengo é hexa, mas, para a CBF, o clube é penta.
No campo, os dois times também disputam a Copa Libertadores, com jogos na quarta-feira, o que vai levar ambos a poupar titulares, mas Adriano e Kléberson, por exemplo, convocáveis por Dunga na terça-feira, estarão em campo.
“Temos um grupo forte, homogêneo, e é assim que se vai bem no Brasileiro. Temos laterais de qualidade, um ótimo goleiro, dois grandes atacantes e buscamos uma maior consistência defensiva. Quem jogar tem que estar 100%”, disse o técnico Rogério Lourenço.
Michael não foi esteve no elenco do Flamengo campeão brasileiro de 2009. Entretanto, o jogador sabe que o Rubro-Negro será o time mais visado na competição, que começa neste sábado. No domingo, às 16h, no Maracanã, os cariocas enfrentam o São Paulo.
“É muito bom começar o Brasileiro contra um grande, como o São Paulo. É o confronto dos dois últimos campeões brasileiros e servirá para mostrar toda a nossa capacidade. Todos vão querer vencer o Flamengo, mas estamos preparados para superar qualquer obstáculo e motivados pela boa campanha na Libertadores”, afirmou.
Apesar de a próxima partida do Flamengo ser pelo Brasileiro, Michael analisou o Universidade do Chile, adversário de quarta-feira, dia 12, pelas quartas de final da Copa Libertadores da América.
Michael acredita que, por não ter participado do jogo com o Corinthians, no Pacaembu (estava suspenso), poderá render diante do São Paulo, caso seja escalado pelo técnico Rogério Lourenço.
“Estou mais descansado por não ter atuado no Pacaembu e trabalhei bem durante a semana. Quero jogar no domingo. A Libertadores é a nossa prioridade, mas agora estamos pensando somente no Brasileiro”, encerrou.
"Agora é trabalhar. É diferente, sem dúvidas, mas o time está bem, está preparado fisicamente e não acredito que vá sentir esse desgaste. Até porque alguns jogadores devem ser poupados e vamos tentar ir bem tanto no Brasileiro como na Libertadores", afirmou o zagueiro David, confiante. A preocupação é maior entre os jogadores mais velhos, como o meia Petkovic.
"É impossível um jogador aguentar 90 minutos em vários jogos decisivos no meio e no final da semana. Não é só porque tenho 37 anos que falo isso. Até um atleta de 22 vai sentir", garantiu o ídolo do clube carioca, que vê no rodízio de jogadores a saída para os possíveis problemas com lesão e fadiga muscular.
"O cansaço acumula e é importante revezar e dar chances a outros jogadores. Temos um elenco forte, uma comissão técnica inteligente e é só ter bom senso", disse. Com a autoridade de preparador físico, Alexandre Sanz, confia no desempenho do elenco: "Os atletas, além de estarem preparados, estão mostrando muita garra e muita vontade de jogar e vencer os jogos. Isso é muito importante, porque esse espírito está dentro deles".
Atual campeão, o Flamengo estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo, quando recebe o São Paulo no Maracanã, às 16 horas (de Brasília). Na quarta-feira, a equipe enfrenta o Universidad do Chile no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. A maratona continua no final de semana seguinte, quando pega o Vitória fora de casa.
No sábado, o melhor tempo foi do Pinheiros, com 3m21s03, seguido pelo Minas, que fez 3m21s71. A divisão das séries leva em conta os tempos da edição anterior do Maria Lenk. Como no ano passado o Flamengo sequer disputou a competição, a equipe não pôde competir na série forte. Após a disputa de sexta, os quatro nadadores rubro-negros tiveram de secar os rivais no sábado. Na classificação geral dos tempos, o ouro acabou saindo para a equipe da Gávea.
- Foi legal a gente ter vencido porque esse é o nosso primeiro ano. Não é um revezamento de estrelas, então eu acho que a gente tem que valorizar essa molecada que conseguiu nadar muito bem. Estávamos disputando com revezamentos que nadam e treinam juntos há anos – disse Cielo.
Um dos novos nomes da natação, Ramom Melo comemorou muito o seu primeiro ouro no Troféu Maria Lenk. O nadador rubro-negro, de apenas 18 anos, parecia nem acreditar na façanha conquistada ao lado de Cesão.
- Quando a gente saiu da prova ontem, o Cielo falou que achava que a gente ia levar esse revezamento. A gente se superou mesmo. Eu nadei dois segundos abaixo do meu tempo. Cada um deu o máximo e, hoje, ficamos só na torcida. É claro que seria bom se a gente estivesse nadado ao lado deles também. Mas só de vencer no Maria Lenk é muito bom.
No feminino, a vitória foi do Pinheiros, com 3m47s01, seguido pelo Minas, com 3m51s38, e pelo Corinthians, com 3m53s71.
Cielo ainda não decidiu se vai reforçar a equipe do Flamengo na série fraca do revezamento 4x100m medley, na noite de sábado.
- Foi bem legal. É um pouco difícil nadar tão cedo assim. Mas foi bom. Vim para o Brasil e fiz o que queria fazer – afirmou Cielo, em entrevista ao SporTV após a prova.
Cesar Cielo ia nadar os 50m borboleta no Maria Lenk, mas desistiu e encerrou sua participação no torneio disputado na Unisanta, em Santo.
O ex-jogador Moacir, que completará 74 anos no próximo dia 18, está vivendo momentos complicados no Equador, onde mora com dificuldades. Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", o ex-meia do Flamengo e da seleção brasileira, precisa voltar ao Brasil para se tratar de um câncer.
O colunista afirma que o escritor Ruy Castro e o cineasta José Carlos Asbeg já estão se mobilizando para ajudar Moacir, mas sem a ajuda do Flamengo e da CBF ficaria muito difícil trazê-lo para o país.
Moacir Claudino Pinto jogou no Flamengo de 1956 a 1962 e foi reserva de Didi na Copa do Mundo de 1958. Depois do clube rubro-negro, ele só atuou em equipes estrangeiras da América do Sul, entre eles o River Plate, da Argentina; Peñarol, do Uruguai, e Barcelona de Guaiaquil, do Equador, onde encerrou sua carreira em 1966, aos 30 anos.
Márcio, do Franca, foi o cestinha da partida, com 29 pontos. Pelo Flamengo, Marcelinho foi o maior pontuador, com 21.
Neste sábado, as duas equipes voltam a se enfrentar na Arena às 20h30m. Na outra série da semifinal, i Minas venceu o Brasília fora de casa e também empatou a disputa em 1 a 1.
Em um jogo nervoso, com reclamações da arbitragem de ambas as partes, o Flamengo construiu a vitória desde o primeiro quarto, fechado em 28 a 20. no segundo quarto, aumentou o ritmo e terminou o primeiro tempo com 53 a 41 no placar.
No terceiro quarto, a equipe rubro-negra abriu uma vantagem ainda maior: 80 a 62. Mas o Flamengo diminuiu o ritmo, e Franca passou a ameaçar. Mas a equipe da casa manteve a calma e voltou a dominar a partida, até fechar em 101 a 73.
No fim do jogo, Marcelinho comemorou a boa vitória em casa e convocou a torcida para a terceira partida da semifinal.
- Tem que ser assim. Estamos enfrentando uma grande equipe. Eu acho que tivemos muito mérito nisso (na vitória). Talvez a gente confundido um pouco no início do jogo irritação com vontade. Mas faz parte. Conseguimos controlar e ficamos à frente. E torcida é fundamental. Eles empurram a gente para frente. É cansativo fazer um jogo dessa intensidade, mas, com eles empurrando, fica mais fácil. Então, espero que todos compareçam amanhã - afirmou.
Pelo Franca, Márcio lamentou a quantidade de pontos sofridos nesta sexta.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta sexta-feira os árbitros que apitarão os jogos de ida das quartas de final da Copa Libertadores. O colombiano Óscar Ruiz será o responsável pela arbitragem do primeiro confronto entre Cruzeiro e São Paulo, em 12 de maio, em Belo Horizonte.
Já na partida entre Flamengo e Universidad do Chile, também no dia 12, no Rio de Janeiro, o árbitro será o paraguaio Carlos Amarilla. Internacional x Estudiantes, no dia 13 em Porto Alegre, terá a arbitragem do uruguaio Roberto Silvera.
Por fim, o árbitro do confronto entre Chivas e Libertad será o chileno Pablo Pozo.
Confira abaixo a lista de árbitros e assistentes para os jogos de ida das quartas de final da Copa Libertadores:
11 de maio:
Chivas(MEX) x Libertad (PAR), em Guadalajara
Árbitro: Pablo Pozo (CHI)
Assistentes: Patrício Basualto e Francisco Mondria (CHI)
12 de maio:
Flamengo x Universidad do Chile (CHI), no Rio de Janeiro
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Assistentes: Nicolás Yegros e Rodney Aquino (PAR)
Cruzeiro x São Paulo, em Belo Horizonte
Árbitro: Óscar Ruiz (COL)
Assistentes: Abraham González e Humberto Clavijo (COL)
13 de maio:
Internacional x Estudiantes (ARG), em Porto Alegre
Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Assistentes: Miguel Cuevas e Carlos Pastorino (URU)
A equipe de juniores do Flamengo terá reforços importantes no clássico contra o Fluminense, neste sábado, na Gávea. Buscando manter a invencibilidade na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca Sub-20, o Rubro-Negro enfrenta a equipe das Laranjeiras, às 15h, com o que tem de melhor. Os jovens Camacho e Lenon, que integram o grupo profissional, descem para integrar a equipe na partida.
Além disso, o técnico Paulo Henrique contará também com os laterais Galhardo e Jorbison, outros que tiveram passagem pelo profissional. A equipe está escalada para o clássico com Marcelo Carné, Galhardo, Marlon, Christianno e Jorbison; Lenon, João Vitor, Guilherme e Camacho; Dudu e Diego Maurício.
"É importante ter estes jogadores, que tem mais experiência, não só para o grupo como também para eles. É importante que eles estejam jogando. Nesta transição de base para o profissional, se o jogador não for aproveitado no time de cima, é importante que tenha oportunidade de jogar na base", analisou o técnico Paulo Henrique.
Lenon concorda. O volante, que está inscrito na Copa Santander Libertadores pelo profissional, sabe que a briga por uma chance no time principal é difícil e acredita que jogar um clássico, mesmo que nos juniores, é sempre uma boa oportunidade.
"Acredito que é uma boa oportunidade de mostrar serviço sim, sem dúvidas. Jogar pelo Flamengo, ainda mais um clássico, é sempre uma grande responsabilidade e espero estar bem para ajudar meus companheiros a conseguir a vitória", disse o volante.
Nesta temporada, Camacho e Lenon ainda não tinham jogado pelos juniores. No entanto, o meia fez dois jogos pelo profissional e o cabeça de área disputou cinco partidas.
Porém, ao que indica, nem mesmo o jogador sabe exatamente do que se trata está suposta dívida rubro-negra. Nesta sexta-feira o jogador avisou que vai procurar saber o que aconteceu.
- Soube antes do treino a história. Vou apurar melhor para saber o que acontceu e poder me pronunciar. Acho que o Flamengo vem fazendo sua parte. Tenho muitos colaboradores - disse Pet.
Confira a nota na íntegra:
O Clube de Regatas do Flamengo, através do seu vice-presidente de finanças, Michel Levy, esclarece que não tem nenhuma dívida com o atleta Dejan Petkovic. No acordo feito entre o atleta e o clube em 2009 firmou-se que as parcelas da dívida trabalhista seriam pagas diretamente pelo Clube dos 13, o que tem ocorrido regularmente.
A venda de ingressos para o jogo contra o Universidad de Chile, às 19h30m (horário de Brasília) de quarta-feira, no Maracanã, pelas quartas de final da Libertadores, começará a ser realizada neste domingo. Mas somente para os sócios do clube, que só podem comprar na bilheteria da Gávea (Av. Borges de Medeiros, 997).
Apenas na segunda-feira é que as outras bilheterias serão abertas para o torcedor comum. Serão colocados à venda um total de 67.083 ingressos. Cada torcedor poderá comprar até 3 entradas. No caso dos sócios, só se estiverem com a mensalidade em dia. Confira abaixo todas as informações divulgadas pelo Flamengo sobre os serviços para o jogo.
Preços dos Ingressos:
Arquibancadas verdes ou amarelas inteiras: R$ 50,00
Arquibancadas verdes ou amarelas ½ entrada: R$ 25,00
Arquibancadas brancas inteiras: R$ 80,00
Arquibancadas brancas ½ entrada: R$ 40,00
Cadeiras Especiais inteiras: R$ 250,00
Cadeiras Especiais ½ entrada: R$ 125,00
Cadeiras Comuns inteiras: R$ 30,00
Cadeiras Comuns ½ entrada: R$ 15,00
Postos de venda:
Bilheterias da Gávea (Praça N. S. Auxiliadora)
Bilheterias do Fluminense F. C. (exceto na quarta-feira dia 12/05)
Bilheteria nº. 11 de São Januário (exceto na quarta-feira dia 12/05)
Bilheterias do São Cristóvão F.R
Bilheterias do Ginásio do Tijuca Tênis Clube
Rua São João nº. 34 loja 114 – Centro – Niterói
Bilheteria do Maracanã nº. 05 e 08
HSBC Arena - Av. Abelardo Bueno, 3401 - Barra da Tijuca.
Site da Ingresso Fácil (www.ingressofacil.com.br)
Adriano e Kleberson não serão poupados porque ainda tentam vaga na lista final de Dunga para a Copa da África do Sul. A convocação sai na terça-feira e Patrícia considera importante para o clube ter os dois jogadores no Mundial. Na quarta, o Flamengo enfrenta o Universidad de Chile, às 19h30m, no Maracanã, pelas quartas de final da Libertadores.
Quando os portões do Ninho do Urubu foram abertos para a imprensa, com pouco mais de 40 minutos de atraso, o trabalho tático era de ataque contra defesa. Os titulares jogaram com Everton Silva e Juan nas laterais, Rômulo, Toró, Kleberson, Fierro, Petkovic e Adriano. Não havia zagueiros na formação. O provável time que enfrentará o São Paulo só deve ter mesmo um atacante, com Pet e Fierro encostando no Imperador.
Sábado, 08/05/2010
18h30 Engenhão / Botafogo x Santos
18h30 Serra Dourada/ Atlético-GO x Grêmio
18h30 Palestra Itália / Palmeiras x Vitória
Domingo, 09/05/2010
16h Maracanã/Flamengo x São Paulo
16h Pacaembu/Corinthians x Atlético-PR
16h Mineirão/Atlético-MG x vasco
16h Beira Rio/Internacional x Cruzeiro
18h30 Castelão/Ceará x Fluminense
18h30 Ressacada/Avaí x Grêmio Prudente
18h30 Brinco de Ouro da Princesa/Guarani x Goiás
Mesmo antes de assinar o contrato, O goleiro já recebia uma linha diferenciada de camisas com sua assinatura. Formalizado o acerto, Bruno passa a receber novos produtos de jogo, treino e linha casual.
"Sempre fui um cara que jogou sem patrocínio. Mas eles mostraram uma atenção tão especial que isso foi importante para mim. É uma marca que chegou há pouco no futebol, tem tudo para crescer muito e eu quero crescer com ela", afirmou orgulhosamente.
A empresa também está muito satisfeita com o acerto. O diretor de marketing da Vulcabras, Tulio Formicola Filho, acredita que o carismo e a força do goleiro podem projetar a imagem da Olympikus.
"O Bruno é um grande goleiro e símbolo da raça e da força desta equipe do Flamengo. Desde que a marca chegou ao Flamengo, em 1º de julho do ano passado, temos nos empenhado em promover uma nova era no clube. Estender essa relação ao capitão e um dos maiores ídolos do time só reforça o compromisso da empresa com o Flamengo e com a torcida", garantiu Tulio.
- Ainda não conversei com clube algum, mas sei que há interesse de vários do Brasil. Tenho amor pelo Flamengo e não gostaria de ser comparado com nenhuma atleta que deixou a nação magoada. Quero, sim, que o respeito, o carinho e admiração permaneçam e que eu seja sempre lembrado pela raça que tive dentro de campo – declarou, ao GLOBOESPORTE.COM.
Ainda em Dubai, o atacante do Al Ain confirmou o desejo de voltar ao Brasil no segundo semestre. E preferencialmente ao Mengão, clube que deixou em agosto de 2009. Mas, sem um dirigente à frente do futebol, a situação não é simples. O tempo corre, os dias passam e a vontade do Sheik fica mais distante, já que até o momento não houve qualquer contato. Por isso, ele não descarta jogar em outras equipes.
- Quero voltar ao Brasil e todos sabem que tive uma passagem boa pela Gávea. É difícil um clube como o Flamengo abrir as portas duas vezes em tão pouco tempo para um atleta. Eu tenho meus desejos e vontades, mas nem tudo depende somente deles – disse o jogador.
O contrato dele no Al Ain termina apenas em maio de 2011. No entanto, Emerson entrou em acordo com o dono da equipe para sair agora se houve algum clube disposto a pagar alguma compensação financeira. Ele explica por que resolveu voltar.
- Fiquei 12 anos fora do Brasil até voltar a jogar no Flamengo. Fiz amigos de verdade, como o Léo Moura e Fábio Luciano, reencontrei as amizades de Nova Iguaçu, onde nasci, e recuperei a alegria de atuar no Brasil. Estou sentindo falta – disse o atacante, que marcou 15 gols na temporada 2009/10.
O discurso dele faz surgir a questão sobre um suposto arrependimento da saída no ano passado. A resposta mistura certeza e emoção.
O Brasileirão de 2010 é um gigante equilibrado: ninguém pode responder hoje quem chegará em dezembro com a mão na taça. O que se sabe é que é uma corrida de fundo que se estenderá até o dia 5 de dezembro pelos gramados do país.
CONFIRA A PONTUAÇÃO DO CAMPEÃO ANO A ANO | ||
---|---|---|
ANO | CAMPEÃO | PONTOS SOMADOS |
2003 | Cruzeiro | 100 |
2004 | Santos | 89 |
2005 | Corinthians | 81 |
2006 | São Paulo | 78 |
2007 | São Paulo | 77 |
2008 | São Paulo | 75 |
2009 | Flamengo | 67 |
Desde 2003, a competição é disputada por pontos corridos, e o equilíbrio tem sido sua marca evidente. Tanto que a pontuação do time que leva a taça vem caindo, ano após ano.
Em 2006, o campeão São Paulo chegou a 78 pontos, enquanto o Flamengo fez apenas 67 em 2009. Em 2003, na estreia dos pontos corridos, o Cruzeiro chegou à marca de 100 pontos, mas o Brasileirão contava com 24 equipes à época.
Duelo de gerações
Como é de costume em anos de Copa, o campeonato tem uma pausa programada, entre os dias 6 de junho e 14 de julho, quando a seleção se torna protagonista do futebol brasileiro. Mas o passado, presente e provável futuro do time canarinho estarão em campo, ao longo dos sete meses da disputa entre os clubes, com estrelas como Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano, Robinho e os Meninos da Vila, que darão ao Brasileirão ares de encontro de gerações. Quinze anos de vida separam o jovem Neymar (18), que acaba de conquistar seu primeiro título como profissional, do experiente Fenômeno (33), que já disputou quatro Copas.
O camisa 9 do Timão, inclusive, fez questão de garantir que participará da competição, afastando as especulações de que poderia encerrar sua carreira antes do fim da temporada.
CONFIRA A MÉDIA DE PÚBLICO DE CADA EDIÇÃO DOS PONTOS CORRIDOS | |
---|---|
ANO | MÉDIA DE PUBLICO |
2009 | 17.541 |
2008 | 16.992 |
2007 | 17.461 |
2006 | 12.401 |
2005 | 14.034 |
2004 | 8.073 |
2003 | 10.468 |
- Quando eu sentir que não dá mais, que não me divirto mais, vai ser a hora de encerrar. Por enquanto ainda me divirto - declarou Ronaldo.
Também por conta da Copa do Mundo, mas a de 2014, que será disputada no Brasil, alguns dos principais palcos do campeonato correm o risco de saírem de cena durante o Brasileiro. Sofrendo vistorias da Fifa e com necessidades de reformas, Maracanã, Morumbi e Mineirão, entre outros dos estádios que receberam 6.766.471 torcedores no último ano – com média de público de 17.541 por partida – aguardam avaliações e definições para darem início às obras exigidas pelo evento.
17 estádios, 11 cidades
Os times mandarão seus jogos em 17 estádios diferentes, distribuídos por 11 cidades. O de maior capacidade, detentor dos seis maiores públicos de 2009, é o Maracanã, preparado para receber até 82.238 espectadores, de acordo com a CBF, seguido por Mineirão (75.783) e Morumbi (67.428). Mas as torcidas também poderão assistir às suas equipes em arquibancadas de menor estatura. A Ressacada, em Florianópolis, casa do Avaí, e São Januário, sede do Vasco, têm capacidade para cerca de 15 mil torcedores.
Com o sinal verde neste sábado, o Brasileirão dá início a uma rotina de fins de semana em que as rivalidades locais dividirão espaço com alguns dos duelos mais clássicos do futebol nacional. Com a linha de chegada ainda distante, uma coisa é certa: o público não quer nem saber de pé no freio.
Confira a capacidade dos estádios:
ESTÁDIO | CIDADE | CAPACIDADE |
---|---|---|
Maracanã | Rio de Janeiro | 82.238 |
Mineirão | Belo Horizonte | 75.783 |
Morumbi | São Paulo | 67.428 |
Castelão | Fortaleza | 58.400 |
Beira-Rio | Porto Alegre | 56.000 |
Serra Dourada | Goiânia | 50.409 |
Olímpico | Porto Alegre | 45.000 |
Eduardo José Farah | Presidente Prudente | 44.414 |
Engenhão | Rio de Janeiro | 44.000 |
Pacaembu | São Paulo | 37.952 |
Barradão | Salvador | 35.632 |
Brinco de Ouro | Campinas-SP | 32.453 |
Palestra Itália | São Paulo | 29.876 |
Arena da Baixada | Curitiba | 25.180 |
Vila Belmiro | Santos-SP | 21.256 |
São Januário | Rio de Janeiro | 15.150 |
Ressacada | Florianópolis | 15.000 |
Contra o Alianza Lima, pelas oitavas, “La U” jogou no estádio Monumental, que pertence ao Colo Colo. Foi lá também que a equipe derrotou o Rubro-Negro por 2 a 1, na primeira fase.
- A partida será no Santa Laura. Não teremos as 40 mil pessoas do Monumental. Como o público será menor, vamos subir um pouco o preço dos ingressos – disse o presidente do time chileno, Frederico Valdés.
O Universidad de Chile ficou desabrigado desde agosto de 2008, quando começaram as obras no estádio Nacional. Sem lar, o time já rodou por Viña Del Mar, Coquimbo e outros estádios de Santiago. O Santa Laura fica na região norte da cidade e em 2009 Inter e Fluminense jogaram nele contra La U pela Copa Sul-Americana.
Também nesta sexta-feira a Conmebol divulgou as datas dos confrontos. Na próxima quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), haverá o primeiro jogo no Maracanã. A partida de volta acontecerá na quinta-feira seguinte, dia 20 de maio, às 22h15m (de Brasília).
Segundo Rafael de Piro, procurador geral do Flamengo, esses honorários ainda não foram quitados pelo clube da Gávea, e assim sendo, Pet tem o direito de cobrar essa quantia de maneira não parcelada, e sim, em sua totalidade. Rafael alerta que estas parcelas precisam ser pagas.
- A decisão ainda não foi publicada, mas parece que o pedido é sobre um acordo antigo, acho que de 2004. Mas o problema é com o advogado do Petkovic, que não recordo o nome. O Flamengo, parece que não pagou os honorários dele, que, segundo o acordo feito, ficou a cargo do clube. Essa parcela é que não foi cumprida. O acordo foi feito pela gestão antiga e não cabe mais o jurídico discutir. A parcela tem de ser paga - explicou.
Rafael destacou que com ele a frente do caso, já que o antigo acordo fora feito pela antiga gestão, outros problemas em relação ao contrato de Pet não irão se repetir. Segundo ele, no atual acordo com o jogador tudo está em dia, e assim permanecerá.
- Não há nada relativo ao atual acordo com Pet. Realmente, neste novo acordo, existe uma cláusula que garante ao jogador exercer o direito de receber o total da dívida, caso o Flamengo atrase uma das parcelas. Mas posso garantir que, quanto a isso, está tudo em dia - garantiu o procurador.
O retorno de Petkovic ao Flamengo no ano passado foi também uma maneira que clube e jogador encontraram para solucionar uma dívida do Rubro-Negro com Pet.
Com o fim das oitavas de final, estão definidos os quatro confrontos das quartas de final da Libertadores da América. São eles: Flamengo x Universidad de Chile, Chivas Guadalajara x Libertad, São Paulo x Cruzeiro e Estudiantes x Internacional.
Como na rodada anterior, os brasileiros são maioria, o que aumenta a chance de um clube nacional ser campeão após quatro anos – o Brasil perdeu as últimas três finais da competição.
A Conmebol divulgou, nesta sexta-feira, as datas e os horários dos jogos de ida e volta. Confira abaixo:
Jogos de ida:
11/05 - 22h15m - Chivas x Libertad
12/05 - 19h30m - Flamengo x Universidad de Chile
12/05 - 21h50m - Cruzeiro x São Paulo
13/05 - 21h15m - Internacional x Estudiantes
Jogos de volta:
18/05 - 22h15m - Libertad x Chivas
19/05 - 21h50m - São Paulo x Cruzeiro
20/05 - 19h45m - Estudiantes x Internacional
20/05 - 22h15m - Universidad de Chile x Flamengo
O jogador rubro-negro saiu vitorioso e fez questão de lembrar o amigo.
- Agora ele tem de pagar. Mas ele sabe que é por uma boa causa. Dentro de campo existe uma rivalidade, mas é só ali, futebol é assim... Como eu disse antes, não queria colocar a mão no meu bolso. Deixa para ele... Mas sabemos que tudo isso (aposta) foi por uma boa causa – disse Léo Moura.
Cantores também entraram na onda
Além de Léo Moura e Roberto Carlos, os cantores Thiaguinho, do Exaltasamba, e Bruno Cardoso, do Sorriso Maroto, também apostaram dez cestas básicas. No Twitter, o vocalista do grupo paulista avisou que cumprirá a promessa.
A Taça Libertadores hipnotiza. Mas o Flamengo tem um título – e que título – a defender a partir deste domingo. Depois de sair de uma fila de 17 anos, o clube ostenta o escudo da CBF centralizado no peito do uniforme para lembrar que é o atual campeão brasileiro. Só que a preparação para o torneio não foi das mais adequadas. O Império, que varia entre o amor e ódio da torcida, está a perigo e apenas a sobrevivência na Libertadores é capaz de mantê-lo inabalável.
O planejamento feito pela diretoria termina no fim do primeiro semestre, quando acabam os contratos de jogadores importantes, como Vagner Love, Adriano, Petkovic, Maldonado e David. E ainda não há um gestor no departamento de futebol para executar as renovações ou contratações. O técnico Rogério Lourenço recebeu do antecessor – e campeão brasileiro – Andrade uma equipe desgastada, sofrida com o vice do Carioca e, principalmente, pela sequência de crises extracampo. Por enquanto, a classificação às quartas de final da Libertadores o ajudou a administrar problemas e conquistar o respaldo para iniciar o trabalho. A força do elenco atual credencia o Flamengo a entrar na lista de favoritos. Resta saber, porém, como será o dia seguinte à saída (ou conquista) do torneio continental.
Entrevista: Léo Moura
Léo Moura chegou ao Flamengo no início do Brasileiro de 2005. Iniciou com a complicada experiência de lutar contra o rebaixamento. Conseguiu. Nas edições seguintes acompanhou a flagrante evolução do clube e no ano passado, enfim, pôde comemorar o primeiro título.
Ícone de uma geração vitoriosa e jogador mais regular nos primeiros meses de 2010, o lateral-direito conta o que espera do seu sexto Campeonato Brasileiro no Rubro-Negro.
Depois de cinco Brasileiros disputados pelo Flamengo, como será começar o de 2010 defendendo o título?
Será realmente uma experiência nova. Acredito que esse Brasileiro será tão difícil quanto o do ano passado, porque ficamos visados em função do título. Acho que todos os jogos contra nós serão como verdadeiras finais. Todos os adversários vão querer nos vencer.
O que o Flamengo tem de fazer para conseguir brigar pelo título sem depender de uma arrancada na reta final?
Acho que o principal é ter regularidade. Temos que vencer as partidas em casa e buscar alguns pontos preciosos fora. Acho que a equipe que é forte em casa tem grandes chances de chegar longe.
Os contratos de vários jogadores terminam no primeiro semestre. Teme um desmanche e o enfraquecimento do Flamengo?
Realmente se isso acontecer será muito ruim. Acredito que o primeiro passo para um time ser bem sucedido é a manutenção da base e já tivemos experiências positivas em relação a isso. Mas pelo o que ouvimos no dia a dia, acredito que a maioria dos jogadores que tem contrato vencendo deve renovar, até porque são jogadores importantes.
O que mudou do atual time do Flamengo para o do ano passado? Alguns jogadores saíram, outros chegaram... A forma de o time jogar é a mesma?
Nosso time mudou um pouco em relação ao ano passado, mas acho que depois da chegada do Rogério, ele conseguiu armar novamente a equipe e estamos jogando da mesma maneira. O Rômulo passou a fazer o papel que o Airton fazia, mais plantado protegendo a zaga e dando um pouco mais de liberdade para mim e o Juan.
Além do Flamengo, quem você colocaria como favoritos ao título do Brasileiro e por quê?
Acho que o Cruzeiro, que tem um time forte e manteve a base, e o Santos, que está jogando um futebol de alto nível.
Curiosidades históricas
- Nos últimos dez anos, o Flamengo terminou apenas quatro vezes entre os dez primeiros: oitavo em 2003, terceiro em 2007, quinto em 2008 e campeão ano passado.
- Apenas três times em todo o país fizeram parte da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro desde o ínicio, disputado desde 1971: Flamengo, Cruzeiro e Internacional.
- Zico é o maior artilheiro da história do Flamengo em Campeonatos Brasileiros, com 139 gols marcados.
- A maior goleada do Flamengo na história do Campeonato Brasileiro foi de 8 a 0, sobre o Fortaleza, em 4 de fevereiro de 1981. A pior goleada sofrida pelo Flamengo foi para o Botafogo, por 6 a 0, em 15 de novembro de 1972.
- Retrospecto do Flamengo no Brasileirão: em 1.024 jogos, foram 431 vitórias, 281 empates e 312 derrotas; 1.421 gols marcados e 1.154 gols sofridos.
Momentos antes da cobrança efetuada pelo jogador do Timão, Bruno temeu pelo mesmo fim do jogo contra o Internacional, pela Copa do Brasil 2009. Quando o Fla foi eliminado nos últimos minutos no gol de Andrezinho, de falta. O preparador de goleiros do clube, Roberto Barbosa, explicou a dificuldade de executar a defesa naquele momento de partida:
- Era um momento complicado. O Corinthians tem bons cobradores de falta. O Chicão e o Roberto Carlos estavam na bola, ficou difícil a situação do Bruno. Felizmente ele estava num bom momento, atento. Quando ele está ligado ele é um monstro - avaliou, em entrevista à Rádio Brasil.
Ricardo Gomes fechou o treinamento por uma hora e comandou um coletivo. A atividade se encerrou menos de cinco minutos após a imprensa ser liberada. Mesmo assim, foi possível ver a provável equipe que irá começar o confronto com o Flamengo.
O treinador escalou o time com Rogério Ceni, Wellington, Xandão, Miranda e Junior Cesar; Jean, Richarlyson, Cleber Santana e Léo Lima; Marcelinho Paraíba e Washington.
Assim, aumenta a possibilidade de Fernandão ser titular em Minas Gerais. Já que Washington estará no time considerado reserva. O novo reforço chega nesta sexta a São Paulo e deve ser apresentado no sábado ou na segunda-feira.
- Ele é o nosso treinador – disse o lateral-direito.
- Se Léo Moura disse isso, está dito. Todos nós concordamos – emendou Angelim.
Mas o capitão do time foi o mais enfático. Sem esquecer de Andrade e Marcos Braz, Bruno reconheceu que a mudança no comando técnico deu nova cara ao Flamengo. Principalmente pelo fato de Rogério ter o seu estilo próprio de comandar.
- Andrade nos ajudou muito e faz parte dessa vitória. Temos de valorizar o trabalho que foi feito lá atrás tanto por ele, como pelo Marcos Braz... Mas o Rogério tem um estilo completamente diferente do Andrade, que é mais calmo. Rogério tem mais personalidade, fala a língua do boleiro e foi peça fundamental nessa classificação (para as quartas de final da Libertadores) – disse o goleiro.
Logo após o jogo contra o Corinthians, Patrícia Amorim chegou a dizer que Rogério estava efetivado no cargo. Quando chegou ao Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, a presidente do Flamengo foi mais cautelosa e ressaltou que a confirmação dele no posto é a tendência.
O cuidado é explicável. Apesar do desejo mútuo, diretoria e treinador ainda não sentaram para discutir o assunto. Isso passa, principalmente, pela questão salarial, já que ele é onerado como técnico das categorias de base e auxiliar. Não como treinador do time principal.
- Ainda não conversei sobre isso (efetivação) com a presidente. Mas estou mais preocupado no momento em dar sequência ao trabalho – disse Rogério.
Na tarde desta sexta-feira ele comanda o treino, no Ninho do Urubu, visando a estreia do Flamengo no Brasileiro, domingo, contra o São Paulo, no Maracanã.
A ordem para os rubro-negros nas redes de relacionamento da internet é clara: abrir qualquer programa de edição de imagem e aplicar tranças rubro-negras e barba sobre a foto do perfil. Depois do gol salvador contra o Corinthians, Vagner Love ganhou uma homenagem dos torcedores do Flamengo e em poucas horas milhares de pessoas aderiram à idieia da "Moda Love".
As montagens se multiplicam e sobraram até para os famosos. Há montagens com Adriano, o presidente Lula e Dunga vestidos à la artilheiro do amor. Nas comunidades do Orkut, os tópicos sobre a homenagem receberam dezenas de comentários.