quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Celebridade em casa, Nixon celebra renovação e minimiza concorrência

Juazeiro, na Bahia, é uma cidade acostumada a lidar com pessoas famosas. Sem precisar pensar muito, vêm à mente nomes como dos músicos João Gilberto e Ivete Sangalo, além do lateral-direito Daniel Alves. Celebridades que deixaram o interior baiano para ganhar o Brasil. Quando moleque, Nixon ouvia as histórias dos conterrâneos e sonhava com o estrelato. Os nove gols marcados com a camisa do Flamengo no ano passado valeram mais do que a renovação de contrato por quatro anos. Nas férias, em casa, o atacante aproveitou uma fama instantânea que até assustou, mas foi importante para renovar as baterias para o 2015 rubro-negro.

Nixon, treino Flamengo, Atibaia (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) 
Nixon é um dos poucos prata da casa a treinar com o Flamengo em Atibaia (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Antes quase despercebido, mesmo já estando há dois anos no profissional, Nixon passou a ser o "Nixon do Flamengo". Por onde andava, eram pedidos de autógrafos, fotos. E o atacante de 22 anos não nega: aproveitou cada momento. Paciente, atendeu aos conterrâneos e traçou um objetivo para o restante da carreira: ser exemplo para aqueles que o admiram pelo que faz em campo.

- É diferente, é especial, não só pelo carinho das pessoas. Procuro sempre manter a humildade. Sou de Juazeiro da Bahia, e olhava para algumas situações e ficava feliz. Adolescentes e jovens procuram referências, líderes que possam trazer admiração. Tenho convicção da minha responsabilidade. 

Nixon, treino Flamengo, Atibaia (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)Atacante comemorou sua renovação de contrato por mais quatro anos com o Fla (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)


Se ainda não é uma celebridade, Nixon começa a traça sua história na Gávea. A maior torcida do Brasil surge naturalmente como um atalho para o estrelato. E o comportamento que o jogador pretende ter começou a ser lapidado ainda na infância, quando, tímido, buscava fotos com os ídolos no futebol. A recordação com o maior deles, porém, ficou somente na memória.

- Em 2003, fui fazer um teste no Vitória, passei no teste, mas era muito novo e quis ir embora com meu pai. No dia seguinte, iam jogar Vitória e Santos, no Barradão, com Robinho lá. Queria muito conhecê-lo, mas não aconteceu por opção minha mesmo, voltei para casa. Depois, já conversamos em saídas de jogos. Lembro que tirei foto com o Cléber Santana quando moleque e depois jogamos juntos. É engraçado.

Nixon é uma das raras pratas da casa rubro-negras convocadas por Vanderlei Luxemburgo para pré-temporada em Atibaia, ao lado de Samir, Luiz Antonio e Frauches. A participação importante na reta final do Brasileirão o fez seguir um rumo distinto de outras 11 revelações que se apresentaram nesta quinta, no Ninho do Urubu, e estão fora dos planos.

- Me sinto feliz só pelo fato de estar aqui no Flamengo, de ter a oportunidade de dar o melhor para clube, poder ajudar. A renovação me deixou feliz. Foram mais quatro anos de contrato para eu dar o meu melhor. Fico feliz pelos meus amigos, mas o futebol é assim. Todos têm muito potencial, e tenho certeza de que vão conquistar o espaço em outro lugar.

A concorrência por uma vaga na equipe para 2015 ficou maior. Com a chegada de Marcelo Cirino, o Fla abusa de ter jogadores velozes no ataque: Paulinho, Everton e Gabriel completam o quinteto. Pesa a favor de Nixon o fato de poder atuar também centralizado. Antes de pensar nos amistosos, porém, o jovem foca na pré-temporada e se diz tranquilo com a disputa:

- Pelas características do time, são muitas as opções de velocidade e força. Isso vai ser importante nos campeonatos e precisamos de entrosamento. Isso vai surgir no dia a dia. Chegaram jogadores, há outros que estavam no ano passado. Mas estamos juntos e convictos do mesmo propósito.

O Flamengo permanece em Atibaia até o próximo dia 17, quando segue para Brasília. Na Capital Federal, pela frente o Shakhtar Donetsk, em amistoso, antes de embarcar para disputar um torneio com Vasco e São Paulo em Manaus. O retorno para o Rio de Janeiro acontece no dia 26, com a estreia no Estadual marcada para o dia 1 de fevereiro contra o Macaé, em Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário