sábado, 29 de junho de 2013

Mano projeta evolução do Fla com 'passos simples e consistentes'


Mano Menezes flamengo treino (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem) Uma equipe reciclada e que busca em si própria um rumo mais animador no Brasileirão. Assim, o Flamengo estreia sob o comando de Mano Menezes, neste sábado, em Uberlândia. Sem reforços, o treinador busca uma nova identidade para o time oscilante e que não foi capaz de convencer o torcedor no início do Brasileirão. Para isso, teve 11 dias de treinamento, um período isolado em Pinheiral e muita intensidade. Perto de colocar o trabalho à prova, o comandante não promete uma mudança radical, mas sabe exatamente o que esperar em um primeiro momento.

Por algumas vezes, Mano já deixou claro que organização tática é algo determinante em seu trabalho. Para isso, comandou treinamentos com muitas paralisações para orientação de posicionamento tático e jogadas. O coletivo realizado durante a semana agradou e foi ao encontro do desejo de evolução gradativa previsto pelo técnico.

- Temos que dar tranquilidade para que os jogadores possam crescer. Quando se tem um grupo muito jovem e que ainda não se afirmou, a oscilação acontece. Quero dar uma tranquilidade e organização para que isso não aconteça. Mesmo que pequenos, os passos serão simples e consistentes. Isso que quero por agora.

Após o 4-3-3 de Dorival Júnior e as inúmeras variações táticas de Jorginho, Mano definiu de imediato como jogará o seu Flamengo: no 4-4-2. O treinador acredita ser imprescindível que o jogador conheça exatamente as funções que irá desempenhar em campo e que isso tenha continuidade. Durante a semana, o que se viu no campo do CT João Havelange foi uma equipe ofensiva e com muita movimentação dos homens de frente.

Mano explicou o que projeta exatamente para o setor de ataque, que conta com o quarteto Gabriel, Paulinho, Carlos Eduardo e Marcelo Moreno.

- Jogaremos no 4-4-2. Preferencialmente, pelas características dos jogadores, o Gabriel e o Paulinho ficam mais abertos. Já o Cadu, mais centralizado e próximo do Moreno, até pela recomposição defensiva, pelo condicionamento e perfil atlético do Gabriel e do Paulinho. Mas é impossível ficar desse jeito o tempo inteiro. Há a conclusão de uma jogada e às vezes o atleta não consegue recompor. O jogador precisa ter essa consciência e leitura do jogo.

O Flamengo entra em campo neste sábado para encarar o São Paulo, às 19h (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia, com Felipe, Léo Moura, Wallace, Marcos González e João Paulo; Cáceres, Elias, Gabriel e Paulinho; Carlos Eduardo e Moreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário