segunda-feira, 24 de junho de 2013

Campeões do NBB reforçam o time de novatos do Flamengo na disputa da LDB


O privilégio de contar com jogadores que se destacaram no NBB 5 também se estende a Bauru, Franca e Brasília, mas talvez nenhum outro técnico entre os 20 times que começam a disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete, nesta segunda-feira, em São Sebastião do Paraíso (MG), tenha tantos "veteranos" em seu elenco como Paulo Chupeta, do Flamengo. Com os atuais campeões brasileiros Gegê, Diego, Douglas e Chupeta à disposição, o treinador aponta o ganhador da primeira edição da competição para jogadores até 22 anos, em 2011, como um dos candidatos ao título.

Diego, Douglas e Chupeta participaram da campanha do Fla no NBB (Foto: Marcello Pires) 
Diego (à esq.), Douglas e Chupeta participaram da campanha vitoriosa do Fla no NBB 5 (Foto: Marcello Pires)

- O Flamengo tem um elenco muito forte, com quatro jogadores que participaram da campanha vitoriosa do NBB 5, e ainda está trazendo o Felício, convocado para a seleção de novos. Se tivermos todos esses jogadores à disposição, certamente entraremos na competição como um dos favoritos ao título. Do time do ano passado, só perdemos o Feliz, que foi para o Franca, e o Alexandre, que está no draft da NBA - explicou Paulo Chupeta.

Na ausência de Gegê, que disputou as 43 partidas do Flamengo na conquista do NBB 5 e recentemente foi convocado por Rubén Magnano para a seleção de novos que disputará o Torneio Internacional da França, de 2 a 4 de julho, e a Universiade da Rússia, de 7 a 17 de julho, o ala Diego Marques é um dos mais rodados do elenco rubro-negro. 

As médias de 1,4 pontos, 0,5 rebotes e 0,3 assistências nos 19 jogos em que entrou no NBB 5 podem não significar muita coisa, mas deram ao camisa 12 do Flamengo uma bagagem muito grande. De promessa do time adulto a referência da garotada, Diego assume a responsabilidade e se diz preparado para liderar o time rubro-negro

- Me espelhei muito nos líderes da equipe principal e aprendi com eles como falar e comandar uma equipe. Apesar de passarmos muito tempo só treinando, esse período nos deu uma bagagem muito grande. A LDB vai ser importante para colocar em prática tudo que aprendemos com eles. Apesar de termos a mesma idade, acho que posso passar para eles toda essa experiência que vivemos no NBB. Claro que a responsabilidade aumenta um pouco, mas estou tranquilo e me sinto preparado - afirmou Diego.

Chupeta: apelido desde a infância e sem relação com o treinador

Com apenas cinco participações na campanha do time adulto e poucos minutos em quadra, Chupeta ainda não tem muitas histórias para contar. A mais curiosa, que já se tornou comum na vida do jogador, é repetida exaustivamente para explicar que seu apelido não tem nenhuma referência ao comandante rubro-negro.

- Todo mundo me pergunta isso. O apelido foi dado por um técnico que tive na época que jogava futebol em Italva, minha cidade, perto de Campos. Eu chegava nos treinos de chupeta e ficava com ela na boca no banco de reservas, durante os coletivos. Eu tentava esconder com a mão, mas ele sempre via e o apelido pegou. Sempre levei na boa e hoje acho até engraçado - explicou Chupeta.

Gegê foi destaque do Flamengo mo LDB, basquete (Foto: Bruno Spada / LNB)
Além de Gegê(seleção), Diego e Chupeta, o pivô Douglas, de 22 anos e 2,04m, terá a responsabilidade de defender o garrafão rubro-negro.

Equipes farão, no mínimo, 28 partidas na primeira fase

Na primeira fase, as 20 equipes serão divididas em dois subgrupos, o A1, no qual se enfrentarão de segunda-feira (24) até o dia 4 de julho, e o A2, com jogos de 10 a 20 de julho. Com o aumento do tempo de duração da competição, os clubes participantes farão, no mínimo, 28 partidas, uma vez que jogarão duas vezes diante das equipes de seu grupo e uma contra os adversários da outra chave.

Após o término da fase de classificação, os 20 participantes serão alinhados em um grupo único, e os oito melhores colocados avançarão às quartas de final, divididos em dois grupos. Os quatro times de cada chave jogarão entre si, e os dois primeiros se classificam às semifinais. Os dois vencedores disputam a grande decisão em jogo único.

Confira a divisão dos subgrupos da LDB 2013:

Subgrupo A1:

Flamengo (RJ)
Paulistano (SP)
Pinheiros (SP)
São José (SP)
Tijuca (RJ)
Esporte Clube Vitória (BA)
Basquete Cearense (CE)
Sport Club do Recife (PE)
Brasília (DF)
Nautico (PE)

Subgrupo A2:

Bauru (SP)
Grêmio Náutico União (RS)
Círculo Militar do Paraná (PR)
Franca (SP)
Limeira (SP)
Ginástico (MG)
Minas (MG)
Vila Velha (ES)
Goiânia (GO)
Vitória Basquete (ES)



Nenhum comentário:

Postar um comentário