segunda-feira, 5 de março de 2012

Alteração em exame cardiológico afasta Renato de treinos e jogos

O meia Renato está fora dos treinos e jogos do Flamengo por tempo indeterminado. Segundo o médico Serafim Borges, Renato teve uma arritmia cardíaca durante um teste ergométrico de rotina nesta segunda-feira. O atleta, de 33 anos, será submetido a uma bateria de exames para saber a gravidade do problema. O jogador é mais um desfalque para o técnico Joel Santana para o jogo de quinta-feira, contra o Emelec, pela Libertadores. 

De acordo com Serafim Borges, médico que ficará diretamente responsável pelo problema de Renato, a alteração no ritmo do coração do jogador é comum em atletas, mas tem de ser analisada.

- Ele fez uma arritmia no exame e vamos ter que investigar. É uma mudança do ritmo normal do coração. O atleta tem muita arritmia normalmente, mas quando aparece ela tem que ser investigada. Temos de separar o que é a arritmia do atleta e do coração com doença. Temos de buscar mais informações.

Renato Flamengo aeroporto (Foto: André Portugal / VIPCOMM) 
Renato teve o problema detectado num exame de rotina nesta segunda (Foto: André Portugal / VIPCOMM)
 
Por conta do sigilo médico, ele não informou os exames que serão realizados, mas eles começam imediatamente.

- Para amanhã (terça), já marcamos a primeira bateria. Quando houver o resultado, vamos informar. A cardiologia já evoluiu muito, temos muitos recursos tecnológicos e maneiras de chegar a diagnósticos com certeza.

O médico contou que Renato reagiu com calma após receber a notícia.

- Ele está tranquilo, até porque a princípio não há nada definido. Queremos investigar, já vimos outros casos como este em que atletas foram liberados para jogar normalmente. Mas temos que investigar.

Renato está no Rio e prefere aguardar a realização dos exames e os resultados para falar sobre o assunto. O jogador cuida dos preparativos para o nascimento da terceira filha, Renata, na próxima sexta. Ele é casado com Karina e pai de Karen e Rebeka. Por meio de um comunicado, Renato informou que não vai comentar o assunto por enquanto.

- O jogador Renato Abreu, do Flamengo, não se pronunciará nos próximos dias a respeito dos resultados dos exames de rotina que está realizando. O atleta pede compreensão e solicita que quaisquer dúvidas ou perguntas sejam, por ora, direcionadas ao departamento médico do Flamengo - diz o comunicado.

Segundo o médico do Flamengo Márcio Tannure, é a primeira vez que o jogador apresenta uma alteração deste tipo. Renato não jogou contra o Duque de Caxias, neste domingo, por conta de uma suspensão. No sábado, treinou em dois períodos. Pela manhã, trabalhou com o grupo no Moacyrzão, em Macaé. À tarde, se exercitou na praia.

Profusão de desfalques

Além de Renato, o técnico Joel Santana também não vai poder contar  no jogo desta quinta-feira, contra o Emelec, com os volantes Airton e Willians e o goleiro Felipe, todos machucados.

leonardo moura flamengo (Foto: Ivo Gonzalez /Globo) 
 Léo Moura treina nesta segunda. Ele tem boa chance de jogar na quinta (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)
 
O lateral-direito Léo Moura treinou normalmente nesta segunda, tem boa perspectiva de retorno, mas ainda não tem escalação garantida. Ele se recupera de uma lesão na parte externa do joelho direito. Camacho, com uma torção no tornozelo direito, ainda tem dificuldades para caminhar, mas deve estar à disposição no jogo contra os equatorianos. Outro problema: Maldonado. O volante chileno sente dores no joelho esquerdo e faz tratamento. Ainda é cedo para dizer se terá condições de jogo.

- Léo Moura trabalhou nesta segunda e esperamos que ele jogue na quinta. O Willians está evoluindo bem, mas como já havia dito, é uma lesão de duas, ou três semanas. O Maldonado está sentindo dores no joelho esquerdo e vamos ver como ele vai evoluir. O Camacho teve um entorse e acho que não vai ser problema. O goleiro Felipe está em casa e passa bem - comentou o médico Márcio Tannure.

Joel Santana deu folga nesta segunda-feira aos jogadores que enfrentaram o Duque de Caxias. O técnico também ficou em casa com a família para descansar. Provavelmente também vai pensar, e muito, no time que vai mandar a campo na quinta-feira.


PLANTÃO MÉDICO DO FLAMENGO
Jogador Problema Situação
Léo Moura dores na parte externa do joelho direito Ficou fora contra Boavista e Duque de Caxias – tem boas chances de voltar contra o Emelec.
Airton fratura no quinto metatarso do pé esquerdo Fora da fase de grupos da Libertadores e da Taça Rio.
Willians entorse grave no tornozelo direito Duas a três semanas de recuperação – não enfrenta Emelec e Fluminense
Felipe concussão cerebral Sete dias de repouso – não enfrenta Emelec e Fluminense.
Renato alteração em exame cardiológico Fora de treinos e jogos por tempo indeterminado.
Camacho entorse no tornozelo direito Em tratamento – não deve ser problema contra o Emelec.
Maldonado dores no joelho esquerdo Em tratamento – precisa ser reavaliado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário