sexta-feira, 10 de julho de 2015

Flamengo tem desafio de montar ataque para domingo; Cirino e Gabriel são favoritos


Gabriel Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo Oficial)
Paolo Guerrero e Emerson Sheik injetaram qualidade e experiência ao ataque do Flamengo e ajudaram o time a subir de qualidade nos últimos jogos, especialmente no mais recente, quando o peruano estreou - vitória por 2 a 1 sobre o Internacional. O problema é que a dupla não vai atuar contra seu ex-time, o Corinthians, neste domingo, por conta de acordo feito entre os dois clubes - os jogadores tinham contrato com o Timão até 15 e 31 de julho, respectivamente, mas tiveram a rescisão facilitada e puderam chegar antes ao Rubro-Negro. Por conta disso, Cristóvão Borges terá o desafio de montar um novo ataque para o duelo do Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A tarefa ficou ainda mais difícil por conta da iminente saída de Eduardo da Silva. O atacante croata, que vinha sendo reserva mas tinha bastante importância no elenco, recebeu boa proposta para voltar ao Shakhtar Donetsk-UCR e solicitou ao Flamengo sua liberação. O pedido foi atendido, e ele deve definir tudo nesta sexta-feira.

Nessas condições, a opção que parece mais provável é voltar com Marcelo Cirino e Gabriel ao time titular e formar um trio ofensivo com Everton. Eles atuaram juntos nesse sistema várias vezes em 2015. O primeiro ficou fora do último jogo por suspensão, mas a chance de ir para o banco já era grande por conta da entrada de Guerrero. Sem o centroavante, Cirino deve ser escalado na função, que já fez sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Com Cristóvão, ele chegou a fazer dupla de ataque com Emerson e também atuou de forma mais centralizada.

Gabriel, por sua vez, foi titular na antepenúltima partida (vitória sobre o Joinville) e se saiu bem, mas se machucou durante a mesma semana e deu lugar a Alan Patrick. Mesmo recuperado antes do jogo, seguiu na reserva. Foi assim também no duelo posterior, só que o titular foi Cáceres. Contra o Corinthians, o baiano larga como favorito para assumir a vaga de Sheik.

Cirino e Gabriel são favoritos para as vagas de Guerrero e Sheik (Foto: GloboEsporte.com) 
Cirino e Gabriel são favoritos para as vagas de Guerrero e Sheik (Foto: GloboEsporte.com)
 
O ex-jogador Junior, comentarista da TV Globo, também aposta que Cristóvão optará pelo trio.

- É Gabriel na direita, Cirino de centroavante, e o Everton na esquerda. Fica com três Speedy González (conhecido como Ligeirinho no Brasil), com um ataque bem rápido - disse o Maestro.

Dos demais atacantes, Paulinho é a única opção restante, mas não tem inspirado muita confiança e é improvável que seja escalado como titular. Nixon, o outro atacante do elenco, ainda não está totalmente recuperado de cirurgia no joelho realizada em março. E Douglas Baggio, que já teve pequenas chances no profissional, está novamente fazendo parte da equipe de juniores.

Alan Patrick com o time no 4-4-2
 
Outra possibilidade é sacar Cáceres e colocar Alan Patrick no meio-campo. Antes reserva, o paraguaio voltou com moral da Copa América e foi titular contra o Internacional, fazendo ótima partida. Como era um jogo fora de casa e o treinador optou por uma formação de meio um pouco mais defensiva para inibir a movimentação do rival, pode ser que ele queira ver uma equipe mais ofensiva em casa contra o Corinthians, deixando Jonas e Canteros como volantes, e Alan Patrick e Everton na criação de jogadas. Assim, Gabriel e Cirino formariam uma dupla de ataque, que também poderia virar trio durante o jogo em função da movimentação de Everton.

Esquema do Flamengo com Alan Patrick titular: 4-4-2 (Foto: GloboEsporte.com) 
Esquema do Flamengo com Alan Patrick titular: 4-4-2 (Foto: GloboEsporte.com)
 
Qualquer que seja a escolha de Cristóvão, o fato é que o ataque rubro-negro perde muito, mas muito mesmo, sem Guerrero e Sheik. Ao mesmo tempo, é uma chance de ouro para outros jogadores, como Marcelo Cirino e Gabriel, mostrarem seu valor no elenco. O duelo com o Corinthians está marcado para as 16h (de Brasília) deste domingo, no Maracanã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário