sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Luxa aposta em meio-campo latino: relembre outros gringos ex-Flamengo

Depois de pouco se mexer em relação a reforços durante a paralisação do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo e apostar em dois jogadores estrangeiros no período, o Flamengo deve ir a campo com um meio-campo predominantemente gringo para vencer o Sport no próximo domingo e se livrar da lanterna. Com um time provável contando com Cáceres, Canteros e Mugni no setor, a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo terá comunicação em espanhol em uma faixa do campo.

E a prática de buscar reforços fora do Brasil, principalmente no futebol sul-americano, é frequente no Rubro-Negro na era dos pontos corridos. O GloboEsporte.com montou uma lista com nove deles para saber por onde andam - alguns já penduraram as chuteiras. No ano passado, o clube ainda contava com o zagueiro chileno Marcos González, que defende o Unión Española e ficou fora da lista de seu país para a Copa do Mundo de última hora, e o atacante boliviano Marcelo Moreno, que disputa o Brasileiro pelo Cruzeiro. Outro com passagem recente pelo Rubro-Negro e que ainda atua no Brasil é Maxi Biancucchi, atualmente no Bahia.

ramirez gavillan flamengo (Foto: Editoria de Arte) 
Gavillán e Ramírez nos tempos de Gávea: paraguaios já penduraram as chuteiras (Foto: Editoria de Arte)

Relembre outros sul-americanos que passaram pelo Flamengo:

César Ramírez (aposentado)
Conhecido como "El Tigre", o atacante paraguaio fez 32 partidas e 11 gols pelo Flamengo entre 2005 e 2006. Depois de sua saída do Brasil, retornou ao clube onde era ídolo em sua terra natal, o Cerro Porteño. Acabou aposentando-se aos 33 anos, após ser demitido por ato de indisciplina. Sua última partida profissional foi pela Libertadores 2010, contra o Racing-URU.

Montagem Hugo Colace e Peralta (Foto: Editoria de Arte) 
Hugo Colace e Peralta quando atuavam pelo Fla (Foto: Editoria de Arte)

Horacio Peralta (Cerro-URU)
Depois de ficar cerca de um ano sem clube após deixar o Patriotas-COL por falta de pagamento, o meia uruguaio de 32 anos acertou com o Cerro, clube de seu país pelo qual faz sua terceira passagem - jogou em 2001 e 2009. No Flamengo, onde participou da campanha do título da Copa do Brasil de 2006, conviveu com lesão logo em sua chegada. Não obteve continuidade na equipe então comandada por Ney Franco.

Hugo Colace (Independiente Rivadavia-ARG)
O argentino chegou ao Flamengo em 2007 com fama de volante raçudo, capitão das seleções de base e indicado pelo compatriota Mancuso, que caiu no gosto da torcida rubro-negra em 1996. Logo em seu terceiro jogo, o clássico contra o Vasco, Colace foi expulso no início do segundo tempo e só entrou em campo mais uma vez. Pediu para sair e acertou com o Barnsley da Série B da Inglaterra. Rodou por Newell's Old Boys, Tecos-MEX, Auxerre-FRA e acertou recentemente com o Independiente de Rivadavia, da Segundona argentina.

Diego Gavillán (aposentado - treinador do Olímpia de Ita-PAR)
Famoso por sua passagem pelo futebol gaúcho, onde defendeu as cores de Grêmio e Internacional, o volante aposentou-se e agora investe na carreira de treinador. Após fazer um estágio com o ex-técnico do Tricolor gaúcho, Enderson Moreira, foi contratado pelo Olímpia de Ita, clube da segunda divisão do Paraguai, e tem a missão de livrar a equipe das últimas colocações da competição. Como jogador, seu último clube foi o Independiente Campo Grande-PAR.

Sambueza América do México (Foto: Reprodução ) 
Sambueza é um dos destaques do América-MEX (Foto: Reprodução)

Rubens Sambueza (América-MEX)
Titular do América-MEX, campeão do Clausura 2013, completou 30 anos em janeiro deste ano. O volante argentino começou a carreira no River Plate, mas construiu boa parte da carreira no futebol mexicano, onde também defendeu as cores do Pumas e do Estudiantes Tecos. Pelo Flamengo, foram sete jogos e nenhum gol marcado em 2008.

Gonzalo Fierro (Colo-Colo)
Meio-campista nos tempos de Flamengo, tornou-se lateral-direito quando retornou ao seu clube de origem, o Colo-Colo. Atualmente é capitão da equipe e conquistou o Campeonato Chileno no primeiro semestre. Ficou três anos no Brasil, entre 2008 e 2011, fez 93 jogos e marcou duas vezes com a camisa rubro-negra. Participou do título do Campeonato Brasileiro de 2009, e hoje é companheiro de outro que integrou o time comandado por Andrade: Maldonado

Montagem Fierro e Maldonado (Foto: Reprodução ) 
Fierro e Maldonado são colegas de clube no Chile. 
Ambos foram revelados pelo Colo-Colo (Foto: Reprodução)

Claudio Maldonado (Colo-Colo)
Talvez seja um dos estrangeiros com maior rodagem pelo futebol brasileiro. Chegou ao país em 2000, contratado pelo São Paulo, e depois passou por Cruzeiro - onde participou da tríplice coroa em 2003 - e Santos. Antes de defender o Flamengo, entre 2009 e 2012, jogou pelo Fernerbaçhe-TUR. Passou pelo Corinthians no ano passado, mas quase não jogou. Em 2014, retornou ao clube em que foi revelado, o Colo-Colo.

Cristian Borja (Veracruz-MEX)
Colombiano, chegou ao Flamengo após passar pelo interior paulista e pelo Caxias-RS. Em 2010, fez apenas sete jogos com a camisa do clube carioca e não marcou nenhum gol. Criticado pela torcida rubro-negra, passou ainda pela Sérvia e pelo Independiente Santa Fé-COL. Atualmente defende o Veracruz, do México, desde a última temporada, quando o clube conquistou acesso para a primeira divisão do nacional.

Dario Bottinelli (Universidad Católica-CHI)
Revelado pelo San Lorenzo, o argentino está em sua terceira passagem pelo Universidad Católica, onde foi campeão chileno em 2010. Após deixar o Flamengo no fim de 2012, continuou no Brasil e foi campeão estadual pelo Coritiba no ano passado. No clube carioca, foram 90 jogos e 11 gols marcados.

Montagem Cristian Borja e Bottinelli (Foto: Reprodução ) 
Borja, no Veracruz, e Bottinelli, no Universidad Católica, são alguns com passagens recentes pelo Fla (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário