sábado, 1 de fevereiro de 2014

Operação de compra de Everton atrasa regularização do jogador pelo Flamengo


Everton - Treino do Flamengo (Foto: Pedro Leanza)Everton deverá ser inscrito pelo Flamengo nos próximos dias a tempo de estar disponível para o jogo de quarta-feira, contra o Boavista. A demora para a regularização do primeiro reforço, anunciado em dezembro do ano passado, se deu em função da operação de compra, feita em parceria entre o clube e o agente Carlos Leite.

O empresário adquiriu a totalidade dos direitos econômicos do meia ao Tigres, do México, por cerca de US$ 3 milhões (R$ 7,2 milhões). A informação foi confirmada ao L!Net por um diretor do clube mexicano, que pediu para não ser identificado. Metade dos direitos econômicos, então, foi fixada para compra por parte do Rubro-Negro, que efetuou o pagamento na quinta-feira. O valor não foi divulgado.

As conversas com o Flamengo aconteceram por meio do empresário Márcio Bittencourt, que é sócio de Leite e tem mesa no escritório do agente, conforme o LANCE!Net mostrou no dia 7 de janeiro. Somente os detalhes do contrato de Everton é que foram conduzidos pelo empresário do jogador.

A forma de pagamento do valor por parte do Rubro-Negro, além das burocracias financeiras relativas à compra dos direitos econômicos por Carlos Leite, retardaram o processo para que Everton já tivesse condição de jogo.

Por ter comprado 50% dos direitos econômicos, o Flamengo, automaticamente, passa a ser detentor de 100% dos direitos federativos – que conferem poder de registro por parte do clube.

Pelo fato de Everton ainda não estar vinculado a qualquer clube brasileiro, o nome dele sequer consta no Boletim Diário Informativo (BID) da CBF. Essa situação, entretanto, mudará até o início da próxima semana.

Apesar de não estar vinculado ao Rubro-Negro nos trâmites legais, Everton já havia assinado o contrato por quatro anos com o clube, quando recebeu o aval do Tigres para rescindir o acordo que tinha com os mexicanos.

Traffic fica à parte da operação

A operação de venda de Everton para o Flamengo poderá agravar a relação entre Tigres e Traffic. Isso porque o clube negociou com o empresário Carlos Leite 100% dos direitos econômicos do jogador. E a empresa brasileira é detentora de 20%.

O L!Net ouviu dois diretores do alto escalão do grupo e eles desconheciam qualquer detalhe da transação. Não houve, até esta semana, qualquer comunicado por parte do clube mexicano sobre a venda.

Há uma ação da Traffic na Fifa originada da falta de repasse por parte dos mexicanos do dinheiro relativo aos empréstimos do meia-atacante a Botafogo, Suwon Bluewings (Coreia do Sul) e Atlético-PR, nas últimas três temporadas. O grupo entende que deveria ter recebido 20% do valor dos três empréstimos, percentual referente à parte dos direitos econômicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário