sábado, 1 de fevereiro de 2014

Líder e encorpado, Flamengo reencontra Pinheiros, seu primeiro algoz no NBB


No dia 23 de novembro de 2013, Pinheiros e Flamengo faziam seu primeiro duelo pelo NBB 6. Na ocasião, o jogo em São Paulo, pela quarta rodada da competição, promovia a estreia do craque Leandrinho no time paulista, que ainda contava com os americanos Shamell e Joe Smith. Em contrapartida, os cariocas, mesmo vindos de três vitórias consecutivas, chegavam abalados e muito desfalcados para o confronto. Na rodada anterior, diante do Palmeiras, o armador Benite sofria uma grave lesão no joelho e precisava ser operado. Para completar, o técnico José Neto não podia contar com os alas Marcelinho, suspenso, e Marquinhos, machucado, além do ala/pivô Tony Washam, que não havia sido contratado. Com o cenário totalmente a favor, o Pinheiros aplicava, diante de sua torcida, o primeiro revés aos cariocas por 74 a 62.

- É muito difícil você perder um jogador tão importante quanto o Benite e ter um jogo duro em seguida logo com a estreia do Leandrinho. Mas isso é coisa do passado. A gente pensa em vencer um adversário direto. Temos um saldo negativo contra eles e, em um possível empate, estaríamos atrás. É com essa mentalidade que vamos entrar para vencer. Vamos com tudo para cima deles, que têm um time muito ofensivo. Se quisermos ganhar o jogo, vamos ter que jogar muito bem na defesa - opinou Marcelinho, cestinha do Rubro-Negro contra o Palmeiras com 21 pontos.

basquete marcelinho e marquinhos flamengo e goiânia (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem) 
Ausentes no primeiro turno, Marcelinho e Marquinhos são algumas das boas opções do técnico José Neto para o clássico com o Pinheiros (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)

Dois meses depois (70 dias mais exatamente), os times se reencontram em uma situação diferente, principalmente pelo lado rubro-negro. Mesmo ainda sem ter Benite, José Neto já conta com a dupla "artilheira" Marcelinho/Marquinhos e a participação de Washam. Laprovittola, que já mostrava seu talento na partida de novembro, hoje, é um dos melhores jogadores do campeonato, inclusive o que mais pontuou com 352 pontos em 20 jogos. Para completar, os cariocas não sabem o que é derrota há 11 rodadas e vivem seu melhor momento na temporada, com um elenco encorpado, confiante e com boas variações táticas.

- Passou um bom tempo, algumas coisas diferentes aconteceram. Foi um dos times que ganhou da gente neste ano e isso já coloca um pouco de tempero no jogo. Pelo que conheço do caráter dos nossos jogadores, isso é uma coisa que vai estimular bastante. Mas sabemos que eles não venceram por acaso, pois trata-se de uma grande equipe, o atual campeão da Américas e que vem de uma boa classificação na primeira fase da Liga das Américas. A gente pôde ver, recentemente, que se trata de um time brioso, que não desiste e gosta de um desafio. A expectativa é de um jogo duro, contra uma grande equipe - declarou Neto.

Laprovittola basquete Flamengo x Uberlândia (Foto: Orlando Bento / Divulgação)Laprovittola é, hoje, o cestinha em pontos do NBB com 352 em 20 jogos. Ele é candidato sério ao troféu de MVP da temporada (Foto: Orlando Bento / Divulgação)

No Pinheiros, a fase também é boa, mas o elenco do técnico Claudio Mortari já não tem mais o astro da NBA, que voltou para os Estados Unidos para atuar pelo Phoenix Suns. De quebra, algumas contusões atrapalham o melhor entrosamento do quinteto, que tem o retorno de Joe Smith, recuperado de uma torção no tornozelo esquerdo, mas também os desfalques do ala Jonathan Tavernari, com um estiramento na panturrilha direita, e do armador Paulinho, com ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho.

- É um jogo difícil, mas importante para nos mantermos bem na classificação. O Flamengo atravessa um grande momento e nós também. O resultado na Liga das Américas mostra que o nosso momento é bom. Lamentavelmente, estamos com problemas de contusão. É uma partida importante. A gente tem feito bons jogos no Rio. Temos conseguido resultados bastante favoráveis e vamos mais uma vez lá, apesar de todo o cansaço e de o estado físico não ser o ideal. Acho que o aspecto de classificação na Liga já dá um moral muito grande - analisou o técnico Claudio Mortari.

Claudio Mortari sabe das dificuldades que o Pinheiros vai encontrar no Rio de Janeiro (Foto: Luiz Pires/Fotojump) 
Claudio Mortari sabe das dificuldades que o Pinheiros vai encontrar no Rio de Janeiro (Foto: Luiz Pires/Fotojump)
O forte conjunto do adversário somado ao bom momento de algumas peças individuais preocupa o comandante paulista ainda mais.

- A individualidade. O Laprovittola tem sido o grande destaque do campeonato. Tem o Marcelinho, o Olivinha, a volta do Marquinhos...A soma dessas individualidades tem dado um conjunto muito positivo. Eles têm jogado muito bem e ganharam algumas partidas até com muita tranquilidade - completou Mortari.

Com transmissão do SporTV, Flamengo e Pinheiros fazem o clássico da 22ª rodada, neste sábado, às 19h15, no Tijuca. O duelo marca o encontro do líder do NBB contra o terceiro colocado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário