quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

'Reconstruído', Elano mira Copa do Mundo: 'Não é da boca para fora'


 O começo no Flamengo foi promissor, mas Elano quer mais. Muito mais. E não somente em vermelho e preto. Destaque nas duas partidas em que entrou em campo pelo Rubro-Negro, o meia chutou para o alto todo o clichê de necessidade de adaptação a um novo clube ou dificuldades em início de pré-temporada. Passes precisos, chutes perigosos, muita movimentação e um gol fizeram parte do repertório apresentado neste início de 2014 aos flamenguistas e a Felipão. Sim, a Luiz Felipe Scolari. Porque o desejo de voltar à Seleção vem a reboque de tudo que o jogador fizer pelo clube da Gávea. 

Fora da equipe nacional desde a Copa América de 2011, na Argentina, Elano se diz preparado para o retorno. Após uma queda de rendimento no Santos e a transferência para o Grêmio, onde foi reserva nos últimos meses do ano passado, o meio-campo garante estar no auge de sua forma física e técnica. Lembrando o jovem que despontou na Vila Belmiro há 12 anos, ele não impõe limite para o futuro. 

- Vou fazer uma comparação simples: na seleção brasileira, quando você é convocado, às vezes, tem um jogo para fazer o melhor. Senão, não vai ter outra chance. No Flamengo, a regularidade tem que ser constante e diária. Se trata do maior clube do Brasil. Onde for, é casa cheia. Tive um período de dois anos de muita dificuldade. Hoje, posso dizer que estou completamente zero, inteiro. Tive uma reconstrução total. Me sinto como em 2002, no Santos. Trabalho para ser cada dia melhor. Não é da boca para fora o sonho de disputar mais uma Copa do Mundo. Vou ter essa chance se fizer o melhor em campo. 

 Elano reforçou que o desejo de ser convocado é um estimulante para cada partida que fizer pelo Flamengo. Para chamar a atenção de Felipão, o jogador não promete muito: "somente" ser eficiente e regular, como nos tempos em que foi determinante por quatro anos para Dunga. 

- Nessas duas partidas, não fiz nada de diferente do que sempre fiz, com simplicidade: chutando bem, passando bem, fazendo tudo que me pedem. Tenho treinado bem, estou preparado, e com pessoas que colaboram. Isso é importante para mim. Vou ter, dentro do Flamengo, seis meses para possibilidade de disputar uma Copa. É o grande objetivo. Cada jogo para mim é uma oportunidade de ser convocado novamente. Tenho que me apresentar sempre melhor. 

Campeão da Copa das Confederações, o Brasil tem o grupo bem encaminhado para o Mundial em casa. A experiência com a camisa amarelinha, por sua vez, permite a Elano sonhar. Atento a tudo que cerca o time nacional, ele citou até declarações recentes de Felipão. 

- São 68 convocações, quase sete anos de Seleção. Em momento algum, estive confortável ou com a certeza de que estaria na lista final (para Copa de 2010). Os atletas que estão sendo convocados estão fazendo sua parte. Tive a experiência de jogar uma Copa e com um grande trabalho tenho a possibilidade de jogar. Não estive na Copa por estar. Eu joguei. Respeito muito quem está lá, mas vou procurar o meu espaço por fora. A Seleção nunca está fechada, e são palavras do próprio Felipão recentemente. Tenho que sonhar algo. Vim para o Flamengo porque é um clube que pode me ajudar nisso. 

Flamengo x São João da Barra, jogo treino (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem) 
Elano (esq) assiste junto dos titulares ao jogo-treino dos reservas no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)

A palavra "Seleção" foi a mais repetida na longa entrevista coletiva de Elano no Ninho do Urubu, nesta quinta-feira. Ao ser apontado como substituto de Elias, o meia lembrou convocações em parceria com o jogador do Sporting para explicar que joga em uma posição diferente e reforçou a alegria nas primeiras semanas de Flamengo. 

- Sinto o carinho desde quando cheguei ao Flamengo. Na minha apresentação, deixei claro que minha posição nada tem a ver com o Elias. Ele é segundo volante, e eu sou meia. Tanto que fomos convocados juntos para Seleção em posições diferentes. É uma perda grande, por ser um grande atleta e um amigo. Tento ter uma regularidade em campo e tive boa participação nas partidas. Estou bem mais leve, melhor. É uma alegria estar presente neste momento, no treinamento. Estou entusiasmado. 

Com Elano em campo e louco para Felipão estar ligado na TV, o Flamengo encara o Macaé, domingo, às 17h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela quinta rodada da Taça GB. O Rubro-Negro tem 10 pontos e lidera a competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário