segunda-feira, 29 de abril de 2013

Flamengo, Botafogo e Fluminense disputam próximo teste do Maracanã

torcida reabertura maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Com o Engenhão interditado, a reabertura do Maracanã no último sábado movimenta os clubes cariocas, ávidos para voltarem a disputar um jogo no estádio após três anos. Botafogo, Fluminense e Flamengo estão na briga para diputar o segundo jogo-teste no palco reformado para a Copa do Mundo e das Confederações. Mas segundo o secretário de Estado de Esporte e Lazer, André Lazaroni, o trio terá que esperar, no mínimo, pelo dia 15 de maio. Nesta data, se não eliminarem o jogo de volta, Alvinegro e Rubro-Negro vão entrar em campo pela Copa do Brasil, respectivamente contra CRB, de Alagoas, e Campinense, da Paraíba. No mesmo dia, o Tricolor poderá estar em ação no Rio de Janeiro pelas quartas de final da Libertadores, caso elimine o Emelec, do Equador. Outra opção seria o segundo jogo de uma possível decisão do Campeonato Carioca, no dia 19.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro tentou fazer com que a final da Taça Rio, entre Botafogo e Fluminense, no domingo, já fosse disputada no Maracanã. O presidente da federação, Rubens Lopes, tem uma reunião marcada com André Lazaroni para esta terça-feira, mas o secretário descartou a possibilidade e disse que o encontro servirá para discutir a logística para receber uma partida oficial. De acordo com ele, o segundo jogo-teste terá 50% da capacidade do estádio, que só estará totalmente disponível no amistoso do Brasil contra a Inglaterra, 13 dias antes do início da Copa das Confederações.

- Vamos conversar amanhã com o Rubens (Lopes), nosso amigo, ele tem falado muito conosco, nos ajudado nessa reabertura do Maraca. O primeiro evento-teste surpreendeu positivamente, mas a gente entende que antes do dia 15 não vamos fazer nenhum jogo-teste. Se tiver uma decisão do estadual, aí a gente vai avaliar. Mas vamos fazer para depois do dia 15. Amanhã vamos conversar sobre o que precisa para se fazer um jogo. Flu e Emelec é dia 8, também está fora. Passando dessa etapa, aí pode ser que seja um jogo dele (Fluminense) dia 15. O Flamengo também joga nesse dia. Tem que ser para depois do dia 15, nada antes. É um jogo-teste, mas queremos um jogo à vera para testar o comportamento, banheiro, água, como está fluindo a entrada dos torcedores... Vamos usar 50% da capacidade do Maraca. E 100% dia 2 de junho, para o jogo Brasil x Inglaterra, que será o terceiro jogo-teste - explicou Lazaroni, em entrevista à Rádio Tupi.

Um fator importante na disputa entre os três clubes cariocas será o horário. Segundo o secretário, o jogo precisará ser realizado durante o dia, pois o entorno do estádio ainda está com muitas obras e poderia causar transtornos à noite.

- Jogo à noite complica, o entorno ainda está terminando. Só vai ficar praticamente finalizado em junho, no primeiro jogo da Seleção. A gente não quer causar transtorno, vamos conversar com a prefeitura - afirmou.

Com a reforma do estádio concluída, o próximo passo é educar os torcedores, segundo Lazaroni. O secretário lembrou a unificação dos setores e frisou que o comportamento das pessoas na arquibancada tem que mudar.

- Vamos ter que mudar a nossa cultura dentro do estádio, acho que esse é o grande desafio, mudar o comportamento. Ter comportamento de cidadão. Isso vai ter que aprender.





Nenhum comentário:

Postar um comentário