sexta-feira, 1 de junho de 2012

Patricia se decepciona com R10, e Zinho dá o tom: 'Acabou a festa'



Zinho, Patricia Amorim e Rafael de Piro (Foto: Janir Junior /  Globoesporte.com) No segundo piso da Gávea, Ronaldinho Gaúcho ainda se faz presente. Num quadro, vestido com o uniforme do Flamengo, o ex-camisa 10 corre numa comemoração ilustrada com a frase dita por ele na chegada ao clube, há um ano e cinco meses: “Flamengo é Flamengo... é de arrepiar”. No terceiro andar, na sala Antônio Moreira Leite, a presidente Patricia Amorim se pronunciou por exatos 4m16s na tarde desta sexta-feira sobre a saída do atacante, sacramentada na véspera por uma decisão da Justiça favorável ao jogador.


 Zinho, Patricia Amorim e Rafael de Piro no Fla (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Mais magra e visivelmente abatida, Patricia Amorim citou uma única vez o nome do jogador e nenhuma o de Assis, chamado-o apenas de irmão e empresário. Vestida de vermelho e sobretudo preto, teve a companhia de Zinho, que também fez apenas um pronunciamento, e Rafael de Piro, advogado responsável pelo caso Ronaldinho, único a responder perguntas. As palavras de Zinho, que está há pouco mais de duas semanas no clube, indicaram o nível de descontentamento com o comportamento de Ronaldinho.

- Tive autonomia para fazer um trabalho profissional. Fui chamado para organizar o futebol, para que realmente a conduta do atleta, de funcionários, mudasse. Do jeito que estava, não condiz com o que é o futebol. Avisei que não ia permitir deslizes. Acabou a bagunça, acabou a festa. Fui bem claro. Quem quer fica. Quem não quer pede para sair. Ouvi de todos os atletas que iam fazer o trabalho corretamente. Ronaldo cometeu duas indisciplinas, a última foi não comparecer a uma viagem. Já tínhamos o nosso planejamento (afastamento), tinha que comunicar para a presidente o que faríamos. Para surpresa, houve a antecipação do Ronaldo e das pessoas que respondem por ele de pedir esse desligamento - disse o diretor de futebol.

O dirigente confirmou que fez cobranças a Ronaldinho, mas não obteve a resposta esperada.

- A corda apertou mesmo, não tinha mais conversa fiada, regalia para ninguém. Acredito que esse foi um dos motivos que fizeram ele tomar a atitude de sair. Infelizmente, pela porta dos fundos. Não era o objetivo do Flamengo. Em todos os momentos chamei para conversar, tentar motivá-lo, trazer de volta para que continuasse com uma atitude profissional. Seria bom para ele e para o clube. Acreditamos que poderia ser útil. Infelizmente não aconteceu. Por parte do departamento de futebol, todos os esforços foram feitos. Ele não quis. Quem errou com o departamento de futebol foi o Ronaldo. Vamos ser sinceros. Não teve uma conduta profissional, de atleta profissional. Isso é inadmissível. Estou triste também. Não era o desfecho que a gente queria. O torcedor rubro-negro tem que saber que as pessoas aqui estão tomando atitudes em prol do Flamegno. O Flamengo está acima de Ronaldo, do Zinho, de todos. Nenhum atleta é mais importante que o nome Flamengo. É fato. A conduta é essa - afirmou Zinho.

Coutinho segue no cargo, e Patricia garante: 'A luta será implacável'

Antes de falar com o batalhão de jornalistas, Patricia se reuniu com De Piro, Zinho, o vice de futebol Paulo César Coutinho e com o vice de finanças Michel Levy. Na conversa, ficou decidido que Coutinho será mantido no cargo, apesar do episódio em que anunciou o afastamento de Ronaldinho Gaúcho em conversa com torcedores do Piauí, na última quinta-feira.  As declarações foram registradas em vídeo. A permanência dele foi um pedido de Zinho.

Antes do pronunciamento do diretor de futebol, Patricia se emocionou e desabafou. Ela lembrou o alto investimento que o clube fez no atleta.

- Queria dizer para toda a nação rubro-negra que o sentimento que tenho deve ser o mesmo de todo torcedor. Decepção, tristeza, é até bastante difícil falar. Estou muito, muito emocionada. O Flamengo fez um investimento no ano passado no jogador Ronaldinho Gaúcho, uma negociação boa para o clube. Quando a patrocinadora (Traffic) se afastou, o Flamengo, de uma forma correta, assumiu a dívida de R$ 3,75 milhões que não era nossa, apostando no comprometimento, na identidade que nós imaginávamos que ele poderia ter. A dívida não era nossa e assumimos apostando na temporada de 2012 - disse Patricia.

Zinho, Patricia Amorim e Rafael de Piro (Foto: Janir Junior /  Globoesporte.com)
A dirigente disse que recebeu uma pancada com a notícia de que o atleta entrou na Justiça e pleiteia pouco mais de R$ 40 milhões pela rescisão do contrato que terminava em dezembro de 2014.

- Fizemos um novo contrato com o jogador, e exatamente os cinco meses que ele pleiteia de atraso foram os que pagamos de uma conta que não era nossa. Vínhamos conversando com o empresário dele (Roberto Assis), imaginávamos chegar a um entendimento. Fomos conciliatórios, corretos, francos, e recebemos uma pancada, uma resposta que não é de quem disse que ia sair pela porta da frente. Infelizmente, com muita dor, apostamos no envolvimento do jogador e ao longo do tempo percebemos que isso não aconteceu. Sem entrar no mérito do que ele representa, a decepção é enorme, profunda, dói, tem cicatrizes.

Por fim, ela prometeu uma batalha firme pelos direitos do clube:

- O Flamengo será implacável na busca pelos seus direitos. Eu repito: implacável. Devemos isso ao Flamengo. Me desculpem, torcedores, se em algum momento o Flamengo falhou. Não há jogador, dirigente, que possa achar que tem o tamanho da envergadura do Flamengo. A luta começa agora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário