quinta-feira, 31 de maio de 2012

Zinho nega afastamento de R10, e Coutinho diz que errou: 'Exagerei'

   
polêmica (Editoria de Arte / Globoesporte.com)Depois de o vice de futebol do Flamengo, Paulo César Coutinho, afirmar em conversa com torcedores no Piauí que Ronaldinho Gaúcho já estava afastado do clube, o diretor de futebol Zinho não confirmou a informação. Segundo ele, apesar de caracterizado o ato de indisciplina, a decisão sobre o caso será tomada nesta sexta-feira, na volta da delegação ao Rio de Janeiro.   

- Vamos jogar no Piauí e o Ronaldo, infelizmente, atravessa problema particular e não chegou para o embarque. Vou ouvir as explicações e em cima disso tomar a decisão. No momento, o Ronaldo é jogador do Flamengo. Gosto de ser bem correto para não dar chance. Mas se encaminha para isso (indisciplina), mas preciso ouvir do cara para ter a certeza. No momento, é isso (indisciplina) - disse Zinho.
Depois do diretor, Coutinho falou com os jornalistas na concentração do time e voltou atrás. Acuado e visivelmente tenso, disse que sequer falou com Patricia Amorim e que gostaria de continuar na função.

- Na verdade não tinha falado com ela. Apenas fiquei triste pela decepção de alguns torcedores. Senti que devia dar satisfação. Exagerei, errei e peço desculpas à minha presidente. Vamos conversar a respeito e depois tomar uma decisão. Decisão que não cabe a mim, mas à presidente. Eu me sinto à vontade para continuar. Todo mundo tem um cargo, mas antes disso é torcedor.

Assim que o time retornar do Piauí haverá uma reunião entre a presidente Patricia Amorim, Zinho e vice-presidentes do clube para tratar do assunto. A mandatária só se pronunciará oficialmente após o encontro, que está marcado para o início da tarde, na Gávea. Patricia, no entanto, já deixou claro que não gostou de ter sido citada por Coutinho na conversa com os torcedores. Segundo ela, o assunto envolve milhões de reais para ser decidido dessa forma.

Na manhã desta quinta-feira, em Teresina, Zinho e Coutinho fizeram uma reunião de emergência no hotel onde o Flamengo está hospedado.

- Fui acordado pela assessoria com o vídeo, conversamos com ele (Coutinho) sobre o vídeo. Mas posso adiantar que meu amigo Coutinho exagerou quando alguns torcedores o questionaram. Veio o lado torcedor e exagerou. Ele tem consciência disso. Um erro não justifica o outro. Também vamos tratar disso quando chegarmos no Rio. Exagero dele não justifica o erro de o atleta não estar no aeroporto. Prefiro conversar com as pessoas - afirmou Zinho.

Ronaldinho passou os últimos três dias em Porto Alegre para acompanhar a recuperação da mãe, dona Miguelina, que foi operada para retirada de um tumor. Ele foi liberado dos treinos por Zinho, mas era esperado pela diretoria no Piauí. O jogador, no entanto, desembarcou no Rio de Janeiro, acompanhado pelo irmão e empresário Assis, no fim da noite dessa quarta-feira.

A ausência não justificada do camisa 10 repercutiu muito mal no Flamengo. A cúpula de futebol entende que deu todo apoio e foi compreensiva por conta da operação de Miguelina, mãe do jogador, ficando incomodada com o fato de Ronaldinho chegar ao Rio justamente quando a delegação estava a caminho de Teresina, sem comunicar seu paradeiro.

Do outro lado da corda, Assis e Ronaldinho estão insatisfeitos com a dívida do clube. O empresário notificou o Flamengo extrajudicialmente, ouviu promessas de pagamento, mas não conseguiu ver a cor do dinheiro. É cobrado um valor em torno de R$ 5 milhões de salários e direitos de imagem. O Fla alega que a dívida é de R$ 2,25 milhões.

- O clube deve e não nega. Trabalha para pagar, mas a partir do momento que o atleta se mantém no elenco ele está sob as determinações do clube. O Flamengo está acima de todos nós. Existe organização, planejamento feito pela comissão e todos têm que cumprir essas determinações. Não vou falar de algo que ainda não sei. Vou conversar e ouvir. Mediante as explicações vou dizer está multado, está determinado ou então as explicações foram convincentes. Se cometeu indisciplina, vai ter punição. Se não cometeu, a vida vai seguir - avisou Zinho.

Na visão do departamento jurídico, o clube deve apenas direitos de imagem ao atacante.

- A nosso ver, os salários vem sendo pagos, os pagamentos vem sendo feitos em dia. O que está em atraso são os direitos de imagem. No meu entendimento e de outros juristas, até da jurisprudência, é que o direito de imagem tem natureza civil. Portanto, esse rompimento, por ora, não há justa causa - disse o vice jurídico Rafael de Piro, em entrevista à Rádio Brasil.

No Rio, Ronaldinho também não apareceu no treino destinado aos jogadores que não viajaram, na manhã desta quinta-feira, no Ninho do Urubu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário