sexta-feira, 20 de abril de 2012

Solução para reforçar a marcação do Flamengo, Rômulo deve começar o clássico

Em 2010, o volante Rômulo estava encostado, treinando separadamente e viu o técnico Rogério Lourenço chamá-lo para entrar como titular do Flamengo no confronto com o Corinthians, que contava com Ronaldo, pela Taça Libertadores. Agora, dois anos depois, pode ter sua primeira chance como titular sob o comando de Joel Santana, novamente num jogo eliminatório, domingo, contra o Vasco, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela semifinal da Taça Rio.

Volante de marcação típico, Rômulo ocupou o espaço deixado por Aírton, Maldonado e Willians, todos machucados. Reintegrado por Joel, ele voltou a trabalhar com o treinador que lhe deu mais chances no Campeonato Brasileiro de 2007, quando jogou 17 vezes, todas como titular. Na época, desempenhou bem seu papel, mas sofreu uma lesão grave no joelho direito e acabou afastado durante seis meses. Desde então, vive idas e vindas.

Romulo treino Flamengo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Rômulo aperta a marcação em Paulo Sérgio durante o treinamento (Foto: Alexandre Vidal/ Fla Imagem)
 
Joel garantiu depois do treinamento desta sexta-feira, fechado por uma hora e 15 minutos, que ainda não definiu o time para o clássico, pois conta com uma série de jogadores parecidos. Mas deixou escapar a falta de opções para a posição ocupada por Rômulo durante o coletivo, antes da abertura da atividade para a imprensa. O volante já atuou duas vezes este ano, ambas entrando na reta final do segundo tempo.

- Eu conheço bem o Rômulo e se precisar entrar no jogo vai ser normal. Tem um miolo de quatro ou cinco jogadores parecidos. Mas não tenho um de contenção maior. Só segundo e terceiro (jogadores de meio-campo). O Luiz Antonio é parecido com Muralha, que parece com o Bottinelli e o Renato. Ainda vou definir ali naquela posição. É uma questão de escolha. Estou sendo honesto com vocês - explicou Joel.

Na parte aberta do treinamento, o trio no meio foi formado por Luiz Antonio, Kleberson e Renato, que trabalhou a maior parte do coletivo entre os reservas. No começo, Joel escalou Rômulo, Kleberson e Luiz Antonio, repetindo a formação de quarta-feira. No fim, ainda trocou Kleberson por Negueba, como opção de jogo para minutos finais. A lamentar apenas as dores musculares de Diego Maurício e uma pancada que Muralha levou na perna direita.

- Em qualquer lugar do mundo é normal trabalhar a parte tática com portões fechados. Só aqui no Rio não é e cria uma polêmica. Já fiz tudo que deveria fazer, fiz, as mexidas, o trabalho de conjunto dentro daquilo que foi traçado, até com muitos gols, como deverá ser o jogo - analisou Joel.


Com uma semana livre para trabalhar, Joel procurou armar o time da melhor forma e aprimorar a forma física dos jogadores. Antes ausente das atividades matutinas, Ronaldinho Gaúcho participou até do treinamento físico na areia, terça-feira. Mesmo assim, o treinador ainda vê um longo caminho a ser percorrido.

- É preciso ter repetição. Tem que trabalhar o subconsciente do jogador para que ele esteja condicionado a certas situações. Ele esquece, precisa estar gravado. uma equipe como a nossa, que ataca mais do que as outras, sempre tem que estar bem organizada - disse Joel, consciente de que no fim o resultado é o mais importante. - Bom ou não, feio ou bonito, se vencermos, está tudo certo, se perdermos, está tudo errado. É pelo resultado do fim de semana que se analisa, não pelo trabalho.

A formação que Joel mais usou nos treinamentos foi a seguinte: Felipe, Leonardo Moura, González, Welinton e Junior Cesar; Rômulo, Kleberson e Luiz Antonio; Ronaldinho Gaúcho, Deivid e Vagner Love.


Nenhum comentário:

Postar um comentário