quinta-feira, 19 de abril de 2012

Joel decide: experientes e garotos disputam espaço no time titular do Flamengo



Kleberson, Bottinelli, Renato e Rômulo de um lado. Muralha e Luiz Antonio do outro. No meio deles, Joel Santana. São as opções que o treinador tem para montar o meio-campo do Flamengo para o jogo contra o Vasco, neste domingo, na semifinal da Taça Rio. Ao contrário do que ocorria na Libertadores, competição em que Kleberson e Rômulo não estavam inscritos, ele tem mais volantes à disposição. Experência e juventude estão frente a frente.

Treino do Flamengo (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com) 
Muralha e Kleberson em disputa de bola: o Penta é 13 anos mais velho (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
 
Na atividade tática realizada na manhã de terça-feira, quase todos eles ficaram por algum momento na equipe titular. Como é pouco provável que Willians jogue, por conta de uma lesão muscular, Rômulo foi testado na posição. Muralha também é um substituto provável. Kleberson chegou a treinar no lugar de Bottinelli, e Renato na vaga de Luiz Antonio. Alternativas que o treinador vai colocar na balança.

Na última partida entre as equipes, na penúltima rodada da fase de classificação, Joel optou por escalar os mais velhos. Às vésperas de um jogo decisivo pela Libertadores (contra o Lanús), considerou que era o momento de preservas os garotos. Formou o setor com Willians, Kleberson e Bottinelli.

Kleberson tem boas chances de jogar. O volante, de 32 anos, virou referência para Joel Santana. Curiosamente, o jogador viveu o melhor momento da carreira quando era mais jovem, aos 22. Fez parte da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 2002 e terminou a competição como titular. Agora, aguarda a decisão do treinador.

- Quando fui campeão do mundo, Ronaldo (Gaúcho) e eu éramos os mais novos do time. O Ronaldo já tinha jogado várias competições, talvez eu fosse o menos experiente na época. E os jogadores que estavam em volta não tinham como não jogar. Tinha Ronaldo (Fenômeno), Rivaldo. Acho que o mais importante numa decisão é o jogador novo saber se aplicar. Quando você é jovem, tem muito fôlego, uma percepção maior de marcação que os mais experientes, tem mais facilidade para chegar, se movimentar, pode ser mais ágil. O jogador experiente procura dosar um pouco mais a bola. Talvez num lance decisivo, num clássico, possa pesar para um jogador mais novo. Mas os que estão aqui têm noção da pressão que é o Flamengo. Quando chega no profissional, chega bem encaminhado. Acho que têm totais condições de serem titulares, mas a gente sabe que nem todo mundo pode jogar. Não deve haver pressão, eles têm tranquilidade. Conhecem muito mais o clube que eu. É legal conviver com eles, aprender e passar um pouco dessa experiência.

O Penta deixa a concorrência de lado para fazer muitos elogios aos jovens. Muralha e Luiz Antonio, aliás, foram titulares em praticamente toda a temporada. O primeiro começou dez das 16 partidas que disputou, enquanto Luiz esteve entre os 11 em 17 de 21 jogos.

- Acho o Muralha um jogador mais de força, de marcação, tem percepção grande de marcação. O (Luiz) Antonio é mais técnico, sai mais, gosto muito deles, considero muito os dois. Acompanhei eles quando cheguei aqui, na minha volta ao Flamengo, e percebi a capacidade. São jogadores que estão crescendo, evoluindo, já foram titulares absolutos. Isso é legal para quem está começando, vai aprendendo muitas coisas. O Flamengo tem uma base boa de garotos. Se continuar, vai chegar uma hora que vai ter uma equipe bem formada, bem estruturada.

Na manhã desta quinta, Joel realizou uma atividade técnica em campo reduzido e não escalou a equipe. O treinador deve testar o time em um coletivo nesta sexta, também pela manhã. O jogo contra o vasco será no Engenhão, às 16h (de Brasília).



Nenhum comentário:

Postar um comentário