terça-feira, 10 de março de 2015

Velocidade impressiona, e Marcelo "Bolt" é tratado como joia rara no Flamengo

O apelido surgiu quando ele jogava no Atlético-PR: Bolt, por conta da velocidade e da semelhança física com o homem mais rápido do mundo, Usain Bolt. O nome pode até não ter pegado no Flamengo, onde é conhecido apenas como Marcelo Cirino, mas a rapidez que ele mostra em campo tem impressionado da mesma forma. Em conversa recente com o GloboEsporte.com, o agora ex-rubro-negro Léo Moura exemplificou a situação.

- Nossa! Ele corre demais. É muito rápido mesmo. Impressionante.

Apesar de já conhecerem as qualidades de Cirino, os membros da comissão técnica também se surpreenderam positivamente com o principal reforço contratado para este ano. Ele se destacou não só na velocidade para piques curtos, como também na chamada resistência de velocidade. Ou seja, o quanto ele consegue suportar um ritmo de alta intensidade.

Montagem Marcelo Cirino X bolt (Foto: GloboEsporte.com) 
Marcelo Cirino e Usain Bolt: atacante do Flamengo tem se destacado pela velocidade (Foto: GloboEsporte.com)
 
- A gente fez uma avaliação há pouco tempo e ele se sobressaiu, principalmente nas características de velocidade e potência, que é o arranque curto. A velocidade que estamos falando é aquela um pouquinho mais longa, acima de 20 metros. Além de ter essa velocidade, a grande diferença dele é que consegue suportar isso durante o jogo. Ele mantém esses piques de alta intensidade durante os 90 minutos - disse Claudio Pavanelli, fisiologista do Flamengo.

A força de Marcelo Cirino foi outra coisa que lhe rendeu elogios por parte da comissão técnica. Por tudo isso combinado, o jogador está sendo tratado como "joia rara" no clube.

Cirino chega a atingir velocidade superior a 30km/h em campo, segundo avaliação feita pelo Flamengo, quando a média de velocidade máxima de um jogador é entre 27 e 28km/h. Nos tiros de 20 metros, o atacante já marcou o tempo de 2,2s, quando a média de atletas rápidos é de 2,4s
 
- Surpreendentemente, ele não só tem a velocidade, como a resistência de velocidade. Ele mantém a fadiga baixa. É capaz de executar um tiro de 30 metros, voltar na defesa e ajudar numa jogada. Temos ainda a resistência de força, que ele tem. Tem muita força e resistência de força, pois a executa repetitivamente. É uma joia rara - declarou Antônio Mello, preparador físico.

Numericamente falando, Cirino tem obtido de fato ótimos resultados. Nos tiros que dá tanto nos treinos quanto nos jogos, chega a atingir velocidade superior a 30km/h, segundo avaliação feita pelo Flamengo, quando a média de velocidade máxima de um jogador em campo é entre 27 e 28km/h. Nos tiros de 20 metros, o atacante já marcou o tempo de 2,2s, quando a média de atletas considerados rápidos é de 2,4s.

- Quando você tem esse tipo de atleta, tem que tratá-lo como chocolate. Ele clareia a jogada. A bola vem para ele, que consegue se livrar de dois ou três, e daqui a pouco fica o time todo pronto para receber a bola. Esse atleta é muito interessante para o Flamengo no momento - disse Mello.

De acordo com o fisiologista Pavanelli, Marcelo "Bolt" tem duas características favoráveis à velocidade: a condição genética, uma vez que o grande velocista tem fibras musculares diferenciadas, e a biomecânica, pois é alto e magro. Isso, aliado aos treinamentos intensos para a evolução dessa qualidade, tornam Cirino um dos mais rápidos do futebol brasileiro.

- Se não for o mais rápido do Brasil, evidente que ele está entre os mais. Hoje quem tem velocidade, e com qualidade técnica como ele tem, está fadado à seleção brasileira ou a chegar a um clube europeu. Essa qualidade permite isso. A gente está desenvolvendo essa velocidade nos treinos. Ele é velocista de verdade - afirmou o preparador físico.

A rapidez ajudou Marcelo Cirino a chegar à artilharia do Campeonato Carioca. Após oito rodadas, ele está empatado com Fred, do Fluminense, com seis gols marcados. Com essa característica, o camisa 7 do Rubro-Negro muitas vezes tem ganhado na corrida dos zagueiros, antes de concluir com qualidade para o fundo da rede.

- A tendência é que ele ganhe na corrida do zagueiro, sim (risos). É o que a gente espera e trabalha para isso - afirmou Claudio Pavanelli.

Com Marcelo Cirino, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), contra o Volta Redonda, pela nona rodada do estadual, no Maracanã. O clube da Gávea tem 17 pontos e está na quarta colocação, a última do grupo de classificados às semifinais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário