sexta-feira, 13 de março de 2015

Vaias a Lucas Mugni não intimidam Luxa: "De repente, vou mantê-lo"

Vanderlei Luxemburgo não deu treinos táticos antes da partida contra o Tigres, sábado, pela décima rodada do Carioca. Preocupado com o desgaste físico, liberou os titulares de atividades mais fortes e priorizou o descanso. O Flamengo, no entanto, não tem problemas em relação ao time que iniciou a vitória sobre o Volta Redonda na última quarta-feira. Indício de manutenção, certo? Errado. E o motivo disso tem nome e sobrenome: Lucas Mugni. Aposta de Luxa nas últimas partidas por conta das lesões de Everton e Arthur Maia, o argentino não foi bem, irritou o torcedor e acostumou-se a ouvir vaias. Mantê-lo ou preservá-lo? Este é o dilema do treinador, que faz mistério.

Após o triunfo diante do Voltaço, Luxa disse que pensou, sim, nas críticas vindas da arquibancada ao resolver sacá-lo no intervalo para dar lugar a Paulinho. É fato, porém, que o camisa 26 ainda não tem condição de iniciar uma partida, após se recuperar de cirurgia no joelho direito. O treinador deixou no ar a possibilidade de mudanças para o jogo em Los Larios.

Lucas Mugni Treino do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) 
Luxemburgo fez mistério quanto à manutenção de Lucas Mugni no time do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
 
- Não existe uma regra estabelecida no futebol. No momento, eu precisava virar o jogo contra o Volta Redonda e tinha uma resistência contra o Mugni. Tive que atuar. Foi uma coisa daquele momento, não que seja algo que vai acontecer sempre. De repente, vou mantê-lo. No último jogo, comecei com o Alecsandro no banco pelo que queria. Mas não é uma regra.

Caso resolva sacar Mugni, a tendência é que Jonas entre na equipe, com Canteros sendo avançado para organizar as ações ofensivas. A alteração seria positiva até mesmo para o volante argentino, que já apresentou dificuldades quando é colocado em uma função que pede maior poder de marcação. Com 20 pontos, o Flamengo é o quarto colocado no Carioca e não tem gordura que o permita ter paciência com quem não está rendendo. O Madureira tem a mesma pontuação e está louco para tirar o Rubro-Negro do G-4.

Questionado se o estadual permite testes na equipe por ser a competição menos badalada da temporada, Luxa rechaçou a ideia e lembrou que uma não classificação para as semifinais pode até mesmo desencadear uma crise.

- Trabalhei em Minas, o Cruzeiro ganhou a tríplice coroa e no estadual o Zezé Perrela disse que era rural. Depois, quando ganhamos a tríplice, valeu, ele comemorou, e lembrei essa história. Dizem que o estadual não serve para nada, mas deixar perder para ver a confusão. O Flamengo tem a obrigação de entrar para semifinal. Se não entrar, vem porrada de tudo quanto é lado.

Flamengo e Tigres do Brasil se enfrentam no sábado, às 16h (de Brasília), no estádio Los Larios, pela décima rodada do Campeonato Carioca.

 Confira abaixo a íntegra da coletiva de Vanderlei Luxemburgo.

Cirurgia de Nixon

Uma pena, porque terminou o ano muito bem. É coisa de jovem, que acontece. Vai fazer a cirurgia e voltar o mais rápido possível.

Anderson Pico

Quando o Anderson tomou a pancada, ficou meio roxo e a tendência era fratura, mas não foi. Está tratando, está com dor, mas deve estar com vontade de jogar.
Retorno de Paulinho

Paulinho está vindo de lesão e temos que ter cuidado. Está jogando acima do que eu achava e queria. Na volta, o jogador tem a parte emocional que supera. É preciso ter calma.

Força dos pequenos

Se não tivéssemos tempo para preparar, acho que teríamos mais surpresas. O Madureira é um time redondo, o Volta Redonda, Resende, Macaé... Dentro do poder econômico, são times arrumados. Na hora, acaba que faz a diferença a qualidade técnica do jogador.

Série de lesões

É ser humano, não é máquina. Máquina quebra, imagina o ser humano? São coisas que acontecem, não quer dizer que vai acontecer sempre. Tive jogador quebrado como nunca tive na minha vida. O Paulo Victor quebra aqui, quebra ali... É futebol.

Estreia em Los Larios

Nunca fui lá. Vamos lá ver a novidade. O Vasco jogou lá e empatou. Tem que ir lá. Não há o que comentar. A regra do jogo está estabelecida e temos que cumprir.

Luiz Antonio na lateral

Conversei com ele: "Meu camarada, o Léo saiu, tem o Pará e é uma porta para buscar. Você tem qualidade para jogar aqui". Tudo vai ser questionado. Igual a questão do Marcelo Cirino no lado ou no meio.

Perfil do elenco

Quando definimos o perfil dos jogadores, pensamos na versatilidade. Tenho o Alecsandro que é fixo e os outros atacantes se movimentam bastante. Tenho o Cáceres de volante fixo e os outros movimentam. Esse é o perfil e estamos olhando para chegada de outras coisas para o restante da temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário