sábado, 14 de março de 2015

Luxa elogia time após vitória e vê Flamengo no esquema da Alemanha

O duelo contra o Tigres era importante para manter o Flamengo no G-4 do Campeonato Carioca, e a vitória por 3 a 1 em Los Larios foi bastante comemorada pela comissão técnica. Inclusive, colocou o time na liderança provisória da competição. Vanderlei Luxemburgo, que tratou a partida como uma decisão, elogiou a atuação rubro-negra. Feliz pelo resultado que vem tendo com três atacantes - neste sábado jogaram Gabriel, Marcelo Cirino e Alecsandro - e incomodado com algumas críticas por novamente atuar com três volantes - Márcio Araújo, Jonas e Canteros -, o treinador comparou seu esquema de meio-campo ao da seleção alemã.

- Hoje joguei com três atacantes, um mais fixo e dois de lado, e três jogadores no meio-campo que se movimentam bastante. A Alemanha jogou a Copa do Mundo com essa formação e ganhou. Aqui, quando faço isso, dizem que não dá. Não tem três volantes. São três jogadores com dinâmicas diferentes, que vão se revezando. Mas essa discussão vai ser eterna no Brasil. Aqui se critica muito. Pelos comentaristas de futebol, pelos formadores de opinião. Eles confrontam as minhas ideias com as deles. Eles não analisam o que está acontecendo no jogo. Aí na cabeça dele ele acha que estou errado porque não analisa o que estou fazendo. Isso vai ser um confronto eterno - disse.


Luxemburgo mudou o foco do time para a Copa do Brasil, já de olho na partida de volta contra o Brasil de Pelotas-RS na quarta-feira, às 22h, no Maracanã - o Fla venceu no Sul por 2 a 1, falou sobre as dificuldades de ter um jogo em estádios como o do Tigres e explicou o problema que teve com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Veja a seguir os demais tópicos da coletiva pós-jogo de Luxa:

Foco na Copa do Brasil 
O jogo era uma decisão. O importante era a vitória. Hoje estamos na liderança da competição. Passamos à frente. Contra o Volta Redonda a gente estava jogando para estar na zona de classificação. Quem ganhasse ficaria entre os quatro. Temos que comemorar hoje. Agora temos que tirar a cabeça do Carioca e jogar a partida de quarta, botar a cabeça na Copa do Brasil. Vamos enfrentar um time difícil, que está liderando o estadual de novo. Temos que trabalhar muito bem esse jogo. Amanhã tem descanso, os jogadores vão poder ficar com a família, dar "uma" caprichada (risos), tomar um vinhozinho.

Jogar em Los Larios
-É um campo apertado. O jogo fica muito mais rápido, de contato. É difícil jogar aqui. O campo é até bom, mas é um pouco duro, e a bola fica mais viva. Mas tem que jogar. Houve muitas declarações de que jogar em Xerém ou Caxias é ruim. Vamos separar as coisas. A população daqui não tem nada a ver com a parte que toca o futebol. Com todo o respeito ao Tigres, o importante é colocar o jogo do Flamengo onde tenha um mínimo... Ficou tanta gente para fora. Uma coisa é o estádio em condições de ter um jogo de futebol, outra é a população da cidade, que não tem nada a ver com isso. Se aqui tivesse um estádio que pudesse abrigar tantos torcedores como tem que abrigar e oferecesse as condições mínimas para a gente poder trabalhar não teria problema nenhum. As condições daqui são ideias para se ter um jogo e vender um campeonato? Tudo bem as cidades que adquirem o direito de estar na primeira divisão. Mas será que elas podem abrigar um jogo da primeira divisão. Esse é o questionamento que tem que ter. Uma coisa é a primeira divisão, outra é a segunda. Isso tem que ser discutido quando for formatar um campeonato. O CT aqui é fantástico, é bem legal, mas será que um jogo desse porte de Flamngo ou Vasco ou Botafogo, que jogaram aqui... Isso tem que ser discutido.

Jogo contra o Brasil de Pelotas
Você é assistente do técnico do Brasil? Se eu falar tudo que vou fazer, o cara vai saber o que estou fazendo.

Clássico de domingo com o vasco
Vou deixar para falar do clássico a partir de quinta-feira, depois da Copa do Brasil. Não tenha dúvida que estou pensando, só não quero falar. Se tirei o Wallace e o Bressan porque estavam com dois cartões amarelos cada, é porque tem uma preocupação para o clássico. E hoje tirei dois que tinham cartão amarelo (Jonas e Canteros) porque estava pegado, com equívocos do árbitro. Podia ter um expulso.

Atuação da dupla de zaga
O Frauches e o Marcelo são dois jogadores em quem confiamos bastante. Foi bom ter analisado os dois. Eles se saíram bem, tiveram erros normais.

Marcelo Cirino e mexidas no time
O Marcelo não é aposta minha. Não sou dono do passe dele, só sou técnico. Acho que ele produz mais por dentro porque a qualquer 10 metrinhos ele está na cara do gol. No terceiro gol o Gabriel dá a bola para ele, que sai depois do marcador e consegue chegar antes, tira do goleiro e bate para o gol. É uma coisa que foi analisada quando pensamos em contratá-lo. Eu disse que ele era de lado, mas que tinha uma característica diferente. Acho que ali ele vai evoluir mais do que no Atlético-PR. Ele agora está fazendo gol. A função do treinador é essa. No segundo tempo apostei mais em velocidade. Sabia que o time do Tigres vinha para cima e tirei o Alec. O Paulinho e o Gabriel limpam a frente.

Estágio da equipe
Nós estamos evoluindo, mas ainda tem muita coisa para caminhar. Estamos mudando a característica da equipe, jogadores lesionados, jogadores voltando de lesão. Estou dando uma cara à equipe de velocidade e mudança de direção. Não tem aquele jogador mais fixo. O único fixo é o Alecsandro, o resto muda de direção. Temos as alternativas e elas estão acontecendo.

Problema com a Ferj no intervalo
A gente está atento a tudo o que acontece no jogo de futebol. Tem o delegado do jogo, o quarto árbitro, e estou vendo um cara de vermelho da Ferj que não tem nada a ver com a partida. Fui perguntar se ele estava na súmula (é jornalista da Ferj). Eu queria saber quem era. Me falaram que é da estatística, mas não tem que estar ali.



Nenhum comentário:

Postar um comentário