terça-feira, 10 de março de 2015

Favoritos na Liga das Américas, Flamengo e Bauru evitam falar de possível decisão

O discurso é tímido, quase velado. Mas nas entrelinhas todos reconhecem que se a lógica prevalecer, Flamengo e Bauru estarão frente a frente na final da Liga das Américas, domingo, no Maracanãzinho. Donos das duas melhores campanhas da competição, o atual campeão e o único invicto do torneio conseguiram a classificação para o Final Four na primeira colocação de seus grupos e têm tudo para confirmar a segunda decisão consecutiva entre clubes brasileiros - ano passado Flamengo e Pinheiros fizeram a final.

Embora rubro-negros e paulistas sejam os favoritos nas semifinais de sábado, os rivais preferem deixar para falar sobre um possível confronto verde e amarelo depois de passarem por Pioneros de Quinta Roo, do México, e Peñarol, da Argentina, respectivamente.

jose neto guerrinha basquete montagem (Foto: Editoria de Arte) 
Neto e Guerrinha deixam o clássico de lado e pensam apenas em seus rivais pelas semifinais (Foto: Editoria de Arte)


Um dos treinadores do NBB Brasil no Jogo das Estrelas, Guerrinha mudou o foco assim que a partida acabou e mal teve tempo de comemorar a vitória de sua equipe por 131 a 110. Ainda na quadra do Pedrocão, o comandante do campeão paulista e da Liga Sul-Americana destaca a força dos quatro postulantes ao título e admite que torce por uma decisão brasileira, mas que, por ora, prefere falar apenas do Peñarol.

- É hora de voltar as atenções para o NBB e a Liga das Américas, que será nosso foco principal durante toda essa semana. Claro que será muito bom se tivermos mais uma final brasileira, mas primeiro temos que pensar no Peñarol, que é um time tradicional da Argentina, experiente e que mostrou sua força ao tirar 20 pontos de desvantagem diante do Flamengo para quase virar a partida. Desde que o vencedor passou a ter a possibilidade de enfrentar o campeão europeu, a Liga das Américas passou a ser uma competição muito mais valorizada. Por isso que já esperávamos um Final Four com quatro times muito fortes - afirmou o técnico do Bauru.

Apesar do enorme prejuízo de ter que encarar mais de dez mil pessoas torcendo contra em caso de uma decisão brasileira, Guerrinha elogiou a escolha do Rio de Janeiro como sede das finais pelo segundo ano consecutivo.

- Acho que foi uma decisão acertada e merecida. O Flamengo é o atual campeão da competição, ganhou a Copa Intercontinental em seguida, e o Maracanãzinho é um templo do basquete que dispensa comentários - disse.

Comandante do Flamengo, José Neto seguiu a mesma linha do rival. Mesmo tendo um adversário menos tradicional que o Bauru terá pela frente, o treinador rubro-negro sabe que ainda é cedo para pensar numa final brasileira.

- A Liga das Américas é uma competição que fica mais forte a cada ano. Com a possibilidade de o vencedor disputar a Copa Intercontinental, considerada o mundial de clubes, as equipes passaram a investir cada vez mais. Isso tem sido um fator extremamente motivante. Nessa temporada as fases preliminares foram ainda mais disputadas, e os quatro semifinalistas chegaram com méritos e podem conseguir o titulo. Por isso temos que estar bem preparados para a primeira partida contra o Pioneros. Esse é o nosso foco. É um time que vem motivado por estar classificado para a semifinal da liga mexicana e por ter um elenco experiente. Já jogamos contra eles na primeira fase e conhecemos bem a força deles. Mas acredito muito no Flamengo, e vamos ter o apoio da nossa torcida - analisou Neto.

Um dos principais destaques do Bauru na temporada, Ricardo Fischer confirmou a ótima fase ao ser escolhido o MVP do Jogo das Estrelas do NBB nesta temporada. Apesar de lamentar a ausência do ala Jefferson, o armador elogia o elenco da equipe paulista e já tem uma "arma" para derrotar o Flamengo em caso de uma decisão verde-amarela.

- Agora temos que deixar um pouco o NBB de lado e pensar apenas na Liga das Américas. Principalmente no Peñarol, nosso próximo adversário. É claro que o time vai sentir a falta do Jeferson, mas temos um elenco muito bom e capaz de suprir a ausência dele. Ainda é cedo para pensar numa final contra o Flamengo. Mas se acontecer temos que ter paciência. Eles têm uma força gigantesca jogando em casa e terão mais de dez mil pessoas a favor no Maracanãzinho. Por um lado eu acho até positivo, pois faz com a gente se concentre ainda mais na partida - explicou o camisa 5 de Bauru.

Ala da seleção brasileira e um dos principais pontuadores na competição, Marquinhos foi o único que falou abertamente de um possível clássico brasileiro na decisão da Liga das Américas 2015.

- Primeiro temos que passar pelo Pioneros, mas tudo indica que Flamengo e Bauru cheguem à final por serem os dois times de melhor campanha na fase de classificação. Se der a lógica e isso acontecer, acho que não existe favorito. Bauru tem um grande time, nós também e vai ser um jogo aberto. Quem tiver mais cabeça e errar mesmo tem tudo para sair vitorioso e ficar com o título - aposta o camisa 11 do Flamengo.

O SporTV transmite as semifinais e a final da Liga das Américas neste fim de semana. O assinante do Canal Campeão também pode acompanhar tudo no SporTV Play. O GloboEsporte.com acompanha Tempo Real.
os jogos

Sábado - semifinais
18h - Bauru (BRA) x Peñarol (ARG) - SporTV 3
21h15 - Flamengo (BRA) x Pioneros (MEX) - SporTV 3

Domingo - 3º lugar e final
18h - Disputa do 3º lugar - SporTV 3
20h15 - Final - SporTV 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário