sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Justiça suspende torcida organizada da coisa maldita, vasco, dos estádios por um ano

A 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decretou na tarde desta sexta-feira que a torcida força jovem da coisa maldita, vasco, não poderá frequentar estádios e qualquer outro evento esportivo no Rio de Janeiro por um ano. A punição se refere à pancadaria generalizada entre torcedores do Cruz-Maltino e do Atlético-PR no dia 8 de dezembro, na Arena Joinville, em Santa Catarina, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. A decisão, considerada uma antecipação de tutela, ainda é temporária, mas já vale para a estreia do Campeonato Carioca, neste sábado, contra o Boavista, em São Januário.

Este é o segundo gancho à organizada em menos de dois anos, já que, em 2012, o afastamento foi por seis meses. Na ocasião, o motivo foi uma briga com flamenguistas, que terminou em morte. O espaço normalmente ocupado pelo grupo no estádio ficou esvaziado. A provável sanção também se estende a uniformes, faixas e bandeiras da força jovem.

Mais de dez torcedores identificados nos atos de violência que interrompeu o jogo por 73 minutos ainda estão presos, mas, se forem soltos, terão de comparecer a uma delegacia durante um ano nos dias de partidas do vasco. Outros ainda estão foragidos. Três deles foram acusados de tentativa de homicídio e respondem a processo em regime de isolamento, em Joinville.

Segundo nota oficial do órgão judicial, a força jovem do vasco também foi intimada a entregar um cadastro com a relação de todos os associados. O objetivo é cruzar esses dados com a relação de denunciados pelo MP. A torcida tem cinco dias para entregar a lista de nomes.

Caso descumpra a decisão, a organizada terá de pagar multa de R$ 10 mil (jogos de futebol) e R$ 5 mil (outros eventos esportivos). Quem desobedecer, será retirado do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário