quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Gringos brilham, e Flamengo vence o Uberlândia na reedição da última final



Na reedição da final do NBB da temporada passada, o roteiro se repetiu e o Flamengo voltou a superar o Uberlândia. Só que desta vez os protagonistas foram outros. Em vez de Caio Torres e Marquinhos, o armador argentino Nicolas Laprovittola, que anotou duplo-duplo de 29 pontos e dez assistências, e o pivô americano Jerome Meyinsse, com 25 pontos e cem por cento de aproveitamento na partida, foram os grandes nomes da vitória Rubro-Negra por 101 a 95 (46 a 50), nesta quinta-feira, no ginásio Sabiazinho, no Triângulo Mineiro, pela 17ª rodada da competição. Com 12 vitórias em 15 partidas, os atuais campeões seguem na liderança isolada.

Além dos "gringos", Olivinha também teve papel de destaque e foi decisivo na vitória. O ala-pivô pegou dez rebotes e anotou 14 dos seus 17 pontos no último período. O estreante Tony Washam jogou 21 minutos e anotou apenas quatro pontos. Recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo, Marquinhos foi relacionado pela primeira vez, mas não entrou em quadra.

Pelo lado dos donos da casa, Andrei, com 20 pontos, Cipolini, com outros 19, Robert Day, que contribuiu com 17, e Valtinho, que anotou um duplo-duplo de 12 pontos e 12 assistências, foram os maiores pontuadores.

O JOGO

Comandado pelo ex-assistente técnico Rubro-Negro João Batista, o Uberlândia abriu o placar com uma bola de três do ala Audrei. Na jogada seguinte, Marcelinho deu o troco na mesma moeda, e o primeiro quarto prosseguiu equilibrado até o final. No final, a vitória parcial de 26 a 25 foi dos donos da casa, mas o principal pontuador do período foi o pivô americano do Flamengo Jerome Meyinsse, que anotou dez pontos e teve cem por cento de aproveitamento.

Flamengo NBB Uberlândia (Foto: Orlando Bento/Divulgação) 
Laprovittola foi um dos destaques da vitória do Flamengo (Foto: Orlando Bento/Divulgação)

O panorama no segundo período mudou pouco. O Flamengo voltou um pouco melhor, abriu quatro pontos e comandou as ações nos primeiros minutos. Mas não demorou muito para o time mineiro retomar o controle da partida a abrir sua maior vantagem no jogo (50 a 46) antes do intervalo. 

Cipolini, com 12 pontos, e o americano Robert Day, com dez, foram os maiores pontuadores. Pelo lado Rubro-Negro, o argentino Laprovittola foi grande destaque com 12 pontos e quatro assistências.
O Uberlândia voltou ainda mais ligado para o terceiro quarto. Comandado pelo armador Valtinho, que anotou oito pontos nos primeiros cinco minutos do período, os donos da casa abriram 60 a 52 e pareciam dispostos a liquidar a partida.

Mas o Flamengo tinha Meyinsse e Laprovittola, e o prejuízo ficou apenas em três pontos (69 a 66) no fim do terceiro período. Enquanto o pivô americano anotou mais oito pontos e continuou sem cometer nenhum erro na partida, o armador argentino marcou dez e chegou aos 22 no total.

Até então sumido no jogo, Olivinha começou o quarto período com a mão quente e anotou os quatro primeiros pontos do Flamengo. O americano Washam também desencantou, e a diferença caiu para apenas um ponto (71 a 70). Mas o Uberlândia tinha Robert Day, e, com uma bola de três do americano, a diferença voltou a ser de quatro pontos.  

O jogo era lá e cá, e o Flamengo respondia na mesma moeda. Com duas bolas de três de Laprovitola e outra cesta de Olivinha, a equipe carioca passou à frente pela primeira vez no segundo tempo. Para piorar, Robert Day cometeu sua quarta falta. Mas os donos da casa não queriam perder a chance de se vingar do time Rubro-Negro, e, com uma bola de Cipolini, empataram novamente.

O equilíbrio era enorme e o placar lá e cá até Olivinha resolver aparecer. Com cinco pontos seguidos do ala-pivô, o Flamengo abriu 93 a 85, sua maior vantagem na partida, e encaminhou sua décima segunda vitória no NBB. Os donos da casa até tentaram reagir, mas sentiram a arrancada Rubro-Negra na reta final, jogaram a toalha e terão que esperar o segundo turno para se vingar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário