domingo, 6 de outubro de 2013

Wallace embarca na evolução do Flamengo: ‘É um conjunto’

Wallace tem experimentado sensações inéditas com a camisa do Flamengo. Titular, atuações consistentes, sossego com a torcida e gols. O zagueiro ganhou muitos pontos depois do desempenho na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, quarta-feira, no Paraná. Conseguiu ser perfeito, e cada vez mais deixa o início oscilante para trás. O zagueiro não saiu mais da equipe desde a chegada de Mano Menezes, mas foi sob o comando de Jayme de Almeida que o antes coadjuvante começou a ter mais destaque em campo.

Contra o Coxa foi assim e, não à toa, foi dele a maior nota de atuações do GLOBOESPORTE.COM: 8,0. As estatísticas justificam a escolha. Além de marcar o segundo gol rubro-negro (assista no vídeo acima) - já tinha deixado sua marca também contra o Criciúma, domingo -, Wallace realizou dez desarmes, acertou todos os sete passes que tentou e ainda roubou uma bola.

Contratado no início do ano, nunca foi titular absoluto com Dorival Júnior e Jorginho. A situação mudou desde a chegada de Mano, e o zagueiro tem 35 partidas pelo Fla, com 18 vitórias, nove empates e sete derrotas, além de dois gols marcados. Em toda a carreira, são 28, sendo 25 pelo Vitória e um pelo Corinthians.

wallace flamengo coletiva (Foto: Richard Souza) 
Contra o Coxa, Wallace ganhou nota 8 do GLOBOESPORTE.COM (Foto: Richard Souza)

- Eu estou muito tranquilo, desde que o Mano assumiu eu vinha sendo utilizado. Quando faz gol a evidência é maior, mas o time estava oscilando muito, acaba indo junto com o barco, é um conjunto. Estou bem tranquilo, feliz, consciente, as coisas estão acontecendo, o time melhorando, somando pontos. Temos de continuar mantendo o padrão para sair dessa zona que é desconfortável. Estamos seis pontos à frente (do Z-4), sair dessa zona tão desconfortável é importante para nós – disse.

O Flamengo tem 33 pontos e ocupa a 11ª posição. A equipe começa a evoluir, e Wallace pega carona.

- Quando saí do Coinrhitans estava há dois anos praticamente sem ser titular, tinha saído do Vitória. O modo de jogar no Corinthians era distinto da forma que jogo aqui. Quando cheguei, oscilei muito, fiz algumas boas partidas e outras ruins. É um processo normal de adaptação. Mano chegou e deu essa confiança, o Jayme também. As coisas começaram a acontecer. A evolução é natural e com muito trabalho.

O momento artilheiro não empolga o defensor, que é sempre muito comedido com as palavras. A maior preocupação de Wallace é evitar que os adversários marquem. O resto é lucro.  

- Minha função é não tomar gol, tentar proteger a defesa. Um gol é muito bem-vindo, não tenho intenção de ser artilheiro. Quero é ajudar a formar uma defesa forte, consistente. Não fiz muitos gols na carreira. Você acaba festejando mais devido a isso.

Wallace credita o bom momento da zaga do Flamengo a Amaral. Titular com Jayme, o volante é marcador feroz e tem feito a proteção dos defensores com qualidade.  

- Desde a entrada do Amaral não sofremos tantos gols (foram dois), ele protege a zaga. Tem feito isso muito bem, foram quatro jogos com ele e jogou muito bem, um dos melhores em campo, cara que marca muito, cooperativo  com a equipe. Espero que mantenha esse padrão e que a gente continue diminuindo o número de gols sofridos, já que na frente temos feito gols.

Wallace e Amaral continuam como titulares do time neste domingo, contra o vasco, em Brasília. Os rivais se enfrentam no Mané Garrincha, às 16h. A formação terá Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Chicão e João Paulo; Amaral, Elias, Carlos Eduardo (Luiz Antonio) e André Santos; Paulinho e Hernane.

- A gente fez partidas boas e ruins ao longo do campeonato, mas acho que nas últimas quatro mantivemos o padrão. O vasco fez bela partida contra o Inter, também fez bom jogo contra o Bahia. A gente vê que a equipe está crescendo, quem ganha com isso é o torcedor, vocês da imprensa. Será um clássico disputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário