sábado, 12 de outubro de 2013

Com seis jogos em casa, Flamengo aposta na torcida para repetir subida de 2007

aposta
na nação (Alexandre Vidal / Flaimagem) 

O Flamengo levantou voo na 27ª rodada. E a torcida começa a sonhar alto. Com a vitória por 2 a 1 sobre Inter, o time de Jayme de Almeida chegou a 37 pontos e alcançou a sétima posição na tabela do Campeonato Brasileiro, a melhor da equipe nesta edição. Com 15 pontos conquistados no returno, o Rubro-Negro tem a quarta melhor campanha da segunda metade da competição. Nas últimas cinco rodadas, foi o único que não perdeu e teve aproveitamento melhor do que o de qualquer concorrente: 73,3%.

Tabela reta final do Brasileiro Fla (Foto: Arte)Pensar numa arrancada tornou-se inevitável. O apoio incondicional dos torcedores contagia os jogadores, que destacam a influência da força da arquibancada no desempenho em campo. E é na união com a torcida que o Flamengo aposta para um crescimento na reta final do Brasileirão, como aconteceu em 2007. Dos 11 jogos restantes no campeonato, seis serão no Maracanã, contando os clássicos com Botafogo, neste domingo, e Fluminense, no dia 3 de novembro.

Na última quinta, o Maracanã recebeu 19.829 torcedores pagantes (24.864 presentes). No domingo, o Flamengo enfrenta o Botafogo, às 18h30m (de Brasília), e os jogadores já começaram a convocar os rubro-negros. No ranking das médias de público no Brasileirão, o Flamengo é o terceiro, com média de 24.521 pagantes. O Corinthians lidera, com 26.057, e o líder Cruzeiro está em segundo, com 25. 810. Em relação aos outros cariocas, supera Fluminense (8º, com 14.302), Vasco (9º, com 13.677) e Botafogo (13º, com 11.855). Vale lembrar que são levadas em conta apenas as partidas em que os clubes atuam como mandantes.

Em 2007, ainda com o antigo Maracanã, o Flamengo contou com a união com a torcida para conseguir uma arrancada histórica. Depois de passar 13 rodadas na zona de rebaixamento, o time saiu das últimas posições no meio do campeonato e terminou em 3º, com vaga para a Libertadores de 2008. O Rubro-Negro teve a maior média de público da competição naquele ano, com 39.221 pagantes. Dos dez maiores públicos do Campeonato Brasileiro 2007, oito foram do clube da Gávea.

A confiança do Flamengo no Maracanã era tanta que o clube se colocou em risco apostando na força do estádio. Por conta dos Jogos Pan-Americanos, o Rubro-Negro adiou uma série de compromissos no Rio de Janeiro e, como jogos a menos, despencou na tabela.

Após o Pan, no entanto, o Fla voltou para sua casa e embalou. Com vitórias marcantes contra o campeão São Paulo, Corinthians e Santos, se garantiu na Libertadores antes mesmo do fim do Brasileirão, com um 2 a 0 sobre o Atlético-PR. Aquele foi o jogo de maior público em 2007, e o Rubro-Negro teve o apoio de 87.895 torcedores.

Único remanescente da arrancada de 2007 no elenco, Léo Moura acredita que o Flamengo pode reeditar aquela história. Para isso, um aliado é fundamental na opinião do capitão: o Maracanã, como há seis anos.

- Jogar no Maracanã tem sido ótimo. A torcida tem comparecido e nos ajudado muito. Acredito que, se continuarmos nessa batida de buscar ponto fora e vencer em casa, podemos, sim, chegar ao G-4.



Nenhum comentário:

Postar um comentário