quarta-feira, 15 de maio de 2013

Desvendando Renato: os segredos das cobranças de falta do meia



Chutar forte e com pontaria não é exatamente uma tarefa simples. Com o dom de aliar essas duas virtudes, Renato Abreu já proporcionou muitas alegrias à torcida do Flamengo. Em 266 partidas pelo clube, o jogador marcou 72 gols, 25 deles de falta. Na lista de artilheiros da história do Rubro-Negro, ele ocupa a 37ª posição. O ídolo Júnior, por exemplo, fez apenas cinco gols a mais do que Renato. Para entender o sucesso do meia nas cobranças de falta, o Globo Esporte acompanhou de perto o treino do camisa 11. Nas atividades no Ninho do Urubu, ele repete a cada tentativa o ritual dos jogos oficiais: pega a bola, ajeita com carinho, observa cada detalhe, escolhe o estilo e executa o tiro.

- Eu tenho mais ou menos quatro ou cinco estilos para bater. Tem o mais próximo da bola, em que pego pouca distância para bater por cima da barreira. Tem a outra tradicional, de três dedos, batendo com a parte externa do pé, até fiz o gol contra o Fluminense assim. Tem a outra batida, que é mais próxima, que fiz contra o Atlético Goianiense. Essa peguei pouca distância, mas bati forte no canto do goleiro. E uma outra em que o goleiro acha que vou bater no canto dele, mas bato por cima da barreira. Tem com batida forte no canto do goleiro, embaixo. Depende muito da maneira como o gramado está, se está chuvoso ou se a barreira próxima. Tem todo aquele ritual, toma distância, coloca o pé de apoio e observa. São alguns segredos que, quando o jogo está quente, fervendo, a gente busca usar ao nosso favor.


montagem sequência Renato Abreu chute Flamengo (Foto: Raphael Bózeo) 
Contando as duas passagens pelo Fla, Renato marcou 72 gols, 25 deles de falta (Foto: Raphael Bózeo)

Adversário desta quarta-feira, às 22h (de Brasília), em Juiz de Fora, pela segunda fase da Copa do Brasil, o Campinense já sofreu com Renato. No jogo de ida, em Campina Grande, o meia marcou os gols da vitória rubro-negra por 2 a 1. Se aparecer uma chance, o jogador espera deixar novamente a sua marca na partida de volta.

- Espero que os jogadores da frente caiam e cavem uma falta para que a gente possa tentar. No outro jogo, na primeira cobrança, muitos dizem que foi falha do goleiro. Eu acho que não foi. Se você olhar bem a trajetória da bola, é a batida que eu tentei bater por baixo, ela quica para entrar. E na hora em que eu corri para a bola, bati no canto direito do goleiro. Como a bola foi muito forte, ela foi fazendo a curva, mas o goleiro foi se posicionando onde a bola iria. Ele acabou deixando a mão um pouco fora do corpo dele e a bola acabou entrando. E o segundo foi um gol mais colocado. A distância me ajuda bastante. Foi um gol do meu lado, o lado esquerdo, eu acabei batendo por fora, tirando do goleiro.

Renato Abreu treino Flamengo (Foto: Raphael Bózeo)
 Aos 34 anos, Renato nem imagina o que os goleiros fazem para tentar pará-lo. O que ele sabe é que o chute dele coloca medo nos integrantes da barreira.

- Devem passar inúmeras coisas. Muitas vezes eu fiquei na barreira também e imagino quando alguém vai bater forte. É o medo de tomar uma bolada, é uma dor rápida, que passa, mas não deixa de ser forte. Se eu fosse ficar na barreira comigo batendo, eu não ficaria também (risos). O goleiro deve pensar muitas coisas, se bate colocado ou forte, já que às vezes ele não sabe o que vai acontecer.

Renato fez dois gols de falta contra o Campinense no jogo de ida (Foto: Raphael Bózeo)

A qualidade no chute vem desde garoto. Ainda pequeno, em São Paulo, Renato ia com o pai para os campos de várzea e treinava chutes. Mal sabia ele que se tornaria um dos melhores cobradores de falta do Brasil. Ele conta que não se inspira em apenas um jogador e diz que tenta aprender com diferentes cobradores.

- A gente vai olhando e observando. Isso vem desde criança, com meu pais nos campos de várzea. Eu vi o Branco batendo na bola, o Célio Silva e o Roberto Carlos, e vi alguns lances do Éder, todos chutando forte. A qualidades vem saindo desses jogadores. Tem a batida do Juninho, que admiro muito também. Mas um cara que acho um fenômeno batendo na bola é o Marcos Assunção. Para mim, é o melhor batedor de falta do Brasil, sem dúvida nenhuma. Tem outros jogadores também como o Júnior, o Zico, o próprio Marcelinho (Carioca) e o Rogério, no Corinthians. E a gente vai pegando um pouquinho de cada um.

Em 2013, Renato já marcou seis gols, três deles de falta. Ele começou o ano na reserva, mas, com faro de gol e boas atuações, logo reapareceu entre os titulares. Feliz com seu bom momento, o jogador agora deseja manter a mira afiada no Brasileirão.

Os gols de falta de Renato Abreu pelo Flamengo:
Flamengo 2 x 3 Coritiba (um) - 24/07/05
Flamengo 5 x 1 Guarani (um) - 12/04/06
Flamengo 3 x 1 Juventude (um) - 23/04/06
Flamengo 3 x 2 Fast Club (um) - 25/06/06
Flamengo 2 x 2 São Caetano (dois) - 23/08/06
Flamengo 4 x 1 Fluminense (dois) - 04/10/06
Flamengo 1 x 4 Madureira (um) - 17/02/07
Flamengo 4 x 1 América (um) - 08/04/07
Flamengo 2 x 0 Defensor (um) - 09/05/07
Flamengo 3 x 3 Fluminense (um) - 19/09/10
Flamengo 3 x 0 Internacional (um) - 16/10/10
Flamengo 2 x 1 Guarani (um) - 20/11/10
Flamengo 3 x 1 América (um) - 22/01/11
Flamengo 3 x 0 Murici (um) - 16/02/11
Flamengo 1 x 1 Corinthians (um) - 05/06/11
Flamengo 1 x 3 Bahia (um) - 04/09/11
Flamengo 2 x 0 Nova Iguaçu (um) - 12/02/12
Flamengo 2 x 2 Ponte Preta   (um) - 06/06/12
Flamengo 3 x 2 Atlético/GO (dois) - 01/07/12
Flamengo 2 x 0 Olaria (um) - 23/02/13
Flamengo 2 x 1 Campinense (dois) - 01/05/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário