terça-feira, 12 de março de 2013

Feito gente grande: Rafinha aprende com derrota e ganha maturidade


Rafinha treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal)
Aos 19 anos, Rafinha é um dos mais jovens do grupo do Flamengo. Pouco a pouco, no entanto, o garoto começa a ganhar e a demonstrar maturidade. Sobre a observação de Dorival Júnior de que ele precisa reiventar o estilo de jogo, concordou com o treinador e disse que sabe que terá de encontrar meios para fugir da marcação dos adversários, que ficou mais forte depois que ele começou a aparecer com destaque na Taça Guanabara.

Rafinha fala em nome do time como gente grande. Com um discurso firme, prega o trabalho e a confiança para que a Taça Rio seja diferente para o Rubro-Negro. No primeiro turno, a equipe foi muito bem até chegar à semifinal, mas caiu diante do Botafogo, que ficou com o título neste domingo. O atacante está ciente: no returno, a pressão será maior, inclusive sobre ele.

- Precisamos manter o trabalho com a mesma cabeça, humildade e equilíbrio. É preciso pezinhos no chão. Temos que saber lidar com a derrota e continuar fazendo o que vínhamos fazendo, atacando. De repente, (perder para o Botafogo) pode ter sido bom para aprendermos e não acontecer mais.

Na base rubro-negra, Rafinha aprendeu a conviver com a exigência constante que cerca o Flamengo. Talvez por isso o dircurso do jovem soe tão natural quando ele fala sobre a responsabilidade dos jogadores para a próxima fase do Carioca.

- No Flamengo, somos obrigados a ganhar sempre. É um clube acostumado a ganhar títulos. Esse vai ser sempre o nosso objetivo. Trabalhando forte, as coisas vão acontecer naturalmente.

Para Júnior, Rafinha tem de ser cobrado

Para Júnior, comentarista da TV Globo e ídolo no Flamengo, Rafinha terá de mostrar evolução na Taça Rio. O ex-lateral vê o jogador em condições de evoluir e lembra que ele terá de lidar com a cobrança, independentemente da idade.

- Ele é um menino que tem grandes possiblidades de progresso. Ele tem que ser cobrado, a partir do momento que entra no profissional está sujeito a isso. Se tiver estrutura, vai crescer. Se não tiver, não vai sobreviver e ficará pelo caminho. Tudo vai depender se vai absorver tudo isso.

Sobre o pedido de Dorival Júnior para que o atacante se reinvente, Júnior concorda e acha que o treinador saberá ajudar a joia.

- Acho que o Dorival falou no sentido de melhorar outras características, não somente da forma de jogar em velocidade. Além mesmo porque o Dorival, além de treinador, é um educador. É um cara mais apropriado para lidar com isso. Rafinha tem um tipo de jogo, que é de velocidade e habilidade, mas tem que desenvolver outro. Tem de buscar a solução para poder se inserir no jogo quando a marcação for mais forte – frisou Júnior.

O próximo teste para Rafinha será nesta quarta-feira. O Flamengo enfrenta o Resende, no Engenhão, pela primeira rodada da Taça Rio. O jogo será às 22h (de Brasília).


Nenhum comentário:

Postar um comentário