sábado, 19 de maio de 2012

Brasileirão por pontos corridos chega à 10ª edição

O Campeonato Brasileiro 2012 começa neste sábado. E não se trata de um campeonato qualquer. Primeiro pelos astros que lutam pela taça. Neymar, Ganso, Leandro Damião, Oscar, Lucas, Emerson, Vagner Love, Ronaldinho, Leo Moura, Kleberson,  Fred, Deco... Todos brigarão pelo direito de erguer o troféu da décima edição do Brasileiro por pontos corridos. Este sim, um fato inédito na principal competição do futebol cinco vezes campeão mundial.

Nunca, na história do Campeonato Brasileiro, que existe tal qual conhecemos desde 1971, uma fórmula havia sido repetida. Isso até 2003, quando os pontos corridos passaram a ser adotados. Naquele ano, muito se debateu sobre o assunto. Desconfiança de sobra. Faltaria interesse? Haveria emoção? O público aceitaria? Este ano, quando teremos a edição de número 10 no mesmo sistema, a fórmula parece consolidada entre os boleiros tupiniquins.

 Emoção não tem faltado, visto que o campeão tem sido conhecido somente nas últimas rodadas - foi assim em 2008, 2009, 2010 e 2011. Além disso, há a luta contra o rebaixamento, que mobiliza torcidas Brasil afora e torna reações místicas, como a do Fluminense em 2009, quando, de time dado como rebaixado, ressurgiu das cinzas, permaneceu na Série A.



LINHA DO TEMPO



2003: Cruzeiro campeão
O time dos 100 pontos e 102 gols num mesmo campeonato. Primeira edição do Brasileiro por pontos corridos é disputada por 24 clubes.



2004: Santos campeão
Bi de Vanderlei Luxemburgo e time que tinha Robinho, Elano & Cia.. Peixe marca 103 gols, ultrapassa marca do Cruzeiro. Grêmio é rebaixado.



2005: Corinthians campeão
Com um time recheado de astros, tendo Tévez como o principal, o Timão chega ao título, com direito a polêmica. Inter é vice e reclama da arbitragem. Começa a redução de clubes participantes. São 22 dessa vez. Atlético-MG rebaixado.



2006: São Paulo campeão
Início da era Muricy Ramalho no São Paulo. Clube paulista inicia caminhada para o tricampeonato brasileiro. Competição passa a ser disputada por 20 clubes.



2007: São Paulo campeão
Foi o título mais tranquilo dos pontos corridos. Defesa do São Paulo dá show, sofre apenas 19 gols em 38 jogos e o time fatura o título. Ano perfeito para a torcida são-paulina. Bicampeonato brasileiro e Corinthians rebaixado.



2008: São Paulo campeão
O tricampeonato do São Paulo foi decidido somente na última rodada, numa disputa ponto a ponto com o Grêmio. vasco rebaixado.



2009: Flamengo campeão
O futebol carioca volta a ser protagonista no Campeonato Brasileiro. O Fla de Adriano & Cia. Acaba com a hegemonia paulista e levanta o caneco. A competição também fica marcada pela sensacional arrancada do Fluminense, que ressurgiu das cinzas para escapar do rebaixamento.



2010: Fluminense campeão
Após a fuga do rebaixamento em 2009, o Fluminense traz o papa-títulos Muricy Ramalho e conquista um título brasileiro após 26 anos. De quebra, repete a dobradinha que fez com o Flamengo nos anos 1980. Em 1983 o Fla havia sido campeão. No ano seguinte (1984), o Flu. Conca é o nome do campeonato.


2011: Corinthians campeão
Após disputa acirrada com o Fluminense em 2010, o Timão volta a levantar a taça com o  Flamengo entre os quatro primeiros colocados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário