segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sem R10, Joel monta quebra-cabeça, e Bottinelli está entre as peças


O Flamengo terá pela primeira vez na temporada um teste sem Ronaldinho Gaúcho. À exceção dos jogos pelo Campeonato Carioca em que o ex-técnico do Flamengo Vanderlei Luxemburgo escalou o time repleto de reservas, o camisa 10 participou de oito partidas entre Taça Guanabara e Libertadores – sem contar dois amistosos na pré-temporada. Ele fez dois gols, deu duas assistências que terminaram no fundo da rede, mas esteve longe de atuações brilhantes. Com a Seleção Brasileira para o amistoso com a Bósnia, terça-feira, na Suíça, o capitão da equipe não enfrentará o Boavista, quarta, na estreia da equipe na Taça Rio. Bottinelli é o principal candidato à vaga de titular.

No discurso de praxe, a ausência de Ronaldinho é lamentada, mas a necessidade de vitória vem em primeiro lugar. E seguida da convicção de que o grupo é o responsável pelo sucesso, e não apenas um jogador.

- Acho que com ou sem Ronaldinho, temos que procurar a vitória sempre. Sabemos que a cobrança é muito grande. Seja qual for o time que estará em campo, vamos procurar o resultado. Mas ele é um jogador de qualidade, com bons passes, tem uma bola parada muito boa, é nosso capitão, tem experiência. Vamos sentir falta, mas não depende só dele, todos nós temos que conseguir vitórias e títulos – afirmou David Braz.

Joel Santana no treino do Flamengo (Foto: André Portugal / Vipcomm) 
Joel Santana tem tido dificuldade para treinar com titulares disponíveis (Foto: André Portugal / Vipcomm)

Ronaldinho participou de oito jogos em 2012. Sua melhor atuação foi no jogo de volta pela fase pré-classificatória da Libertadores, contra o Real Potosí. Na partida, o jogador deu passe para Léo Moura abrir o placar e fez o segundo na vitória por 2 a 0.

O camisa 10 só balançou a rede novamente no Carioca, na vitória por 3 a 1 sobre o Resende, no sábado de carnaval, quando marcou de cabeça. Em 11 clássicos cariocas desde janeiro de 2011, Ronaldinho não fez gol.

Definições e dúvidas no time

Desde que comandou seu primeiro treino pelo Flamengo, no dia 7 de fevereiro, Joel dirigiu o time em cinco jogos, com três vitórias, um empate e uma derrota. Com a eliminação na semifinal da Taça Guanabara na última quarta-feira, o treinador ganhou seis dias para fazer os ajustes necessários na equipe.

Mas, ainda assim, Joel não consegue trabalhar com o time completo para montar o quebra-cabeça e conseguir um desenho ideal da equipe. Apenas esboços.

Na quinta-feira, dia seguinte à eliminação da Taça Guanabara diante do Vasco, os titulares fizeram apenas trabalho regenerativo. Bottinelli, provável substituto de Ronaldinho, participou de jogo-treino com o Bonsucesso e teve atuação razoável.

Bottinelli, Gonzalez e Maldonado no treino do Flamengo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM) 
Bottinell (em primeiro plano) deve tomar o lugar de R10 no jogo de quarta (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Na sexta, o dia foi de trabalhos físicos. No sábado pela manhã, Willians alegou indisposição e não treinou. Muralha figurou entre os titulares em dois treinos. Essa é outra mudança estudada para o jogo contra o Boavista, na quarta-feira.

Já neste domingo, Vagner Love e Renato, gripados, não treinaram. Novamente, Joel não conseguiu fazer o trabalho tático com todos os jogadores.

Outro problema é na lateral. Nesta segunda-feira, está previsto um teste com bola para Léo Moura, figura principal do elenco na temporada. Com dores na parte externa do joelho direito, o jogador ainda não tem presença garantida na estreia da Taça Rio. Galhardo tem treinado entre os titulares.

Depois de cumprir suspensão, David Braz retornará à zaga. Entre a certeza da ausência de Ronaldinho e dúvidas, a escalação tem sido com Felipe, Galhardo, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Airton, Muralha (Willians), Renato e Bottinelli; Vagner Love e Deivid.

Atuações de Ronaldinho Gaúcho em 2012*

Real Potosí 2 x 1 Flamengo – Ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, Ronaldinho teve atuação muito discreta na altitude de Potosí. No primeiro tempo, o jogador só apareceu bem no fim, quando conseguiu uma finalização e um bom passe. Ronaldinho, que participava mais da armação das jogadas, foi deslocado para o ataque na etapa final e pouco produziu.

 Flamengo 2 x 0 Real Potosí – Já ciente da demissão de Vanderlei Luxemburgo, Ronaldinho demonstrou disposição, foi responsável pela bola alçada no primeiro gol de cabeça de Léo Moura. Aos 36 minutos do segundo tempo, lindo lance de Ronaldinho: o jogador driblou Jiménez com uma caneta e, com calma e categoria, colocou a bola no canto esquerdo do goleiro Lapczyk.

Flamengo 0 x 0 Botafogo – Ronaldinho sofreu o efeito vaga-lume e voltou a apagar. Fez um primeiro tempo sonolento, com pouca participação. Na etapa final, pouco acrescentou. Não conseguir levar ao time a frente e não ameaçou o gol de Jefferson. 

Flamengo 1 x 0 Madureira – No primeiro jogo sob o comando de Joel Santana, Ronaldinho Gaúcho isolou uma cobrança de pênalti e sumiu junto com o time, que teve atuação abaixo da média. O camisa 10 também não teve sucesso nas cobranças de faltas.

Flamengo 2 x 0 Nova Iguaçu - Na estreia de Vagner Love, o jogador começou com boa movimentação, caindo mais pela esquerda, em uma função mais recuada. Deu boa assistência para Deivid e teve participação na jogada do gol do camisa 9.

Lanús 1 x 1 Flamengo – Na estreia na fase de grupos da Libertadores, Ronaldinho Gaúcho esteve longe de ser decisivo no empate que teve gol de Léo Moura, na Argentina. O capitão da equipe não conseguiu articular jogadas e pouco apareceu em campo. 

Flamengo 3 x 1 Resende - Ronaldinho teve alguns lampejos, sem grande brilho, e abriu o placar, de cabeça. Cobrou duas faltas por cima do travessão, tentou alguns passes e foi apenas razoável.

Flamengo 1 x 2 vascoRonaldinho teve atuação apagada e pouco acrescentou ao time. O jogador pouco apareceu, errou passes simples, levou cartão amarelo depois de entrada forte em Fagner e cometeu mais faltas do que sofreu: cinco contra duas.

* Na pré-temporada em Londrina, Ronaldinho participou dos amistosos com Londrina e Corinthians, atuando apenas o primeiro tempo em cada partida. Em ambos, teve atuação apagada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário