quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Na história: Fla não chegava a agosto com uma só derrota desde 1923


Ronaldinho no treino do Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Perder. Eis um verbo que os rubro-negros quase não conjugaram em 2011. A única vez foi em 5 de maio. Contra o Ceará, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, no Engenhão, a equipe de Vanderlei Luxemburgo acabou surpreendida e derrotada por 2 a 1. Somado ao 2 a 2 da volta, o placar resultou na eliminação precoce na competição. Caía ali a primeira chance de o Flamengo se classificar para a Libertadores, principal meta do ano.

Tudo bem que o revés diante do Vozão teve peso e marcou. Mas os números do Rubro-Negro impressionam e já são históricos. Para se ter uma ideia, a última vez que uma equipe do Flamengo chegou a agosto tendo sido superada por apenas um adversário foi em 1923. Naquele ano, em 29 de abril, o Vasco venceu o clássico por 3 a 1 pelo Campeonato Carioca. Cabe a ressalva sobre a diferença no número de confrontos. Em 2011, foram 40 disputados até agora (23 vitórias, 16 empates e uma derrota), contra 19 do retrospecto de 1923.






info flamengo 1923 - 2011 (Foto: ArteEsporte) 
Número de derrotas do Fla até agosto em todos os anos: retrospecto atual supera o de times históricos

O desempenho atual merece respeito e chama a atenção até quando comparado ao de equipes que marcaram época. Em 1981, por exemplo, ano em que o clube conquistou os principais títulos de sua história e formou o melhor time que já passou pela Gávea, foram 42 partidas e cinco derrotas até o primeiro dia de agosto. Num curto espaço de tempo, aquela equipe  conquistou o Carioca, a Libertadores, o Mundial e o Brasileiro do ano seguinte. No Japão, o time que derrotou o Liverpool, da Inglaterra, por 3 a 0, tinha a seguinte escalação: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adilio e Zico; Tita, Nunes e Lico.

O segundo melhor time da história do Flamengo serviu de base para o primeiro. Tricampeão carioca em 1978-79-79 (especial) e do Brasileiro de 1980, também tem números expressivos. Em 78, perdeu oito de 45 jogos disputados até agosto. Em 79, foram duas derrotas em 52 partidas no período. Em 80, a equipe chegou ao oitavo mês do ano com quatro derrotas em 38 confrontos.

Os times de 87 e 92 também foram marcantes. No ano do tetra brasileiro, o Flamengo tornou-se campeão com um dos melhores elencos de sua história: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho. Aquela equipe chegou a agosto com sete derrotas em 49 jogos. Pentacampeã nacional sob o comando de Júnior, a formação de 1992 perdeu nove vezes em 33 partidas disputadas nos sete primeiros meses da temporada.

Outro time marcante do Flamengo foi o de 2001, também tricampeão carioca. Formado por nomes importantes como Julio César, Gamarra, Juan, Beto, Pet, Edílson e Reinaldo, jogou 40 partidas até agosto e perdeu 12 vezes. O grupo do hexa, com Bruno, Léo Moura, Pet e Adriano como pilares, também perdeu pouco neste período. Em 2009, sete derrotas em 41 partidas.

-  É sempre bom conquistar marcas importantes, ainda mais sendo uma sequência de vitórias em um campeonato difícil como é o Brasileiro. Mas vamos para campo pensando em fazer o melhor. Se acontecer, vamos comemorar. O time tem consciência de que uma hora teremos um resultado adverso. Por isso, nosso pensamento é tentar prolongar ao máximo essa boa sequência, até para termos alguma gordura para queimar mais na frente. Vamos trabalhar, com humildade e respeito aos adversários, para continuarmos com esse bom aproveitamento inicial – disse o meia Thiago Neves.

Vice-líder do Brasileirão com 27 pontos, um a menos que o Corinthians, o Flamengo venceu sete partidas e empatou seis. O aproveitamento é de 69,2%. Nesta quarta-feira, a equipe enfrenta o Cruzeiro, às 21h50m (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas-MG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário