sábado, 28 de novembro de 2009

Gramado irregular e desgastado do Brinco de Ouro deve atrapalhar

Os jogadores de Corinthians e Flamengo deveriam ser os únicos protagonistas do duelo deste domingo, no Brinco de Ouro, em Campinas (SP).

Mas o gramado do estádio do Guarani tem grande chance de atrapalhar bastante a vida dos boleiros.

O local vai estar bastante desgastado quando as duas equipes começarem a partida, às 17h. Isso porque, neste sábado, no mesmo horário, o Bugre recebe o Juventude, pela última rodada da Série B do Brasileirão. Para o time de Campinas, já garantido na Série A, um jogo para cumprir tabela.

Para a equipe de Caxias, a última chance para não cair para a Série C.

– Com certeza o Guarani vai encontrar um gramado muito melhor do que Corinthians e Flamengo. Não tem jeito, não tem como evitar o desgaste depois de uma partida em tão pouco tempo – reconheceu o agrônomo Ricardo Lucarelli, responsável pela manutenção do gramado do Brinco de Ouro e diretor de natação.

Cientes de que não há como evitar mais buracos, a diretoria do Bugre se comprometeu a tomar algumas medidas para melhorar a superfície para domingo. Assim que o jogo do Bugre terminar, por volta das 19h, uma adubação especial será colocada no campo, especialmente na região central, área com maior concentração de desníveis. Além disso, a grama está alta, justamente para evitar os buracos.

– O gramado no meio fica pior porque o jogo é concentrado ali. Nos treinos a mesma coisa. Nas laterais, a avaliação do campo está melhor.

Agora, temos de torcer para não chover. Se isso acontecer, vai ficar ainda pior – completou Ricardo Lucarelli.

O Guarani utiliza no Brinco de Ouro a grama do tipo “bermuda”, a mais encontrada nos estádios brasileiros. Ela tem como característica a rápida recuperação após o desgaste e alta resistência ao pisoteio. O Morumbi e o Palestra Itália também usam o material em seus gramados.

–Apesar de todos os problemas, o gramado vai estar na média do Campeonato Brasileiro, pelo que eu notei até agora – garantiu Lucarelli, que prepara o local para a Série A-2010.

Medidas extremas:

Gramado alto

Para evitar buracos, a grama do Brinco foi deixada mais alta neste fim de semana. Na quinta-feira foi feito o corte na superfície. Na sexta-feira, as demarcações.

- Com o gramado baixo, a chance de abrir um buraco em uma dividida ou carrinho aumentam - explicou Ricardo Lucarelli, responsável pela manutenção do gramado do estádio do Guarani

Adubação extra

Assim que o jogo do Guarani terminar, contra o Juventude, o gramado do Brinco vai ser avaliado e uma adubação especial vai ser colocada nos locais com mais buracos, especialmente no meio de-campo. A reportagem do LANCE! esteve no local na última quinta-feira e notou várias falhas, além de alguns desníveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário