sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Na disputa entre os estados, Goiás tem o melhor aproveitamento do campeonato

Nove estados têm equipes na Série A do Campeonato Brasileiro. E apesar de Palmeiras e São Paul liderarem a competição, é do Centro-Oeste o melhor desempenho. O Goiás, o único de sua região, tem aproveitamento de 56% e coloca a sua federação como a mais bem representada. Os paulistas, com 50%, são apenas os terceiros, puxados para baixo pelo retrospecto ruim do Santo André, que atualmente está na zona de rebaixamento.

O segundo melhor estado no Brasileirão é o Rio Grande do Sul. Com Internacional e Grêmio lutando por título e pela Libertadores, os gaúchos conquistaram até agora 54,7% dos pontos que disputaram. É o melhor desempenho entre os que têm dois ou mais clubes.

Representantes solitários assim como o Goiás, Avaí e Vitória deixam Santa Catarina e Bahia no meio deste quadro. O quarto lugar, com 49,4% de aproveitamento, é dos catarinenses. Em sexto vêm os baianos: 48%.


EstadoClubesAproveitamento
GoiásGoiás56%
Rio Grande do SulGrêmio e Inter54,7%
São PauloBarueri, Corinthians, Palmeiras, Santo André, Santos, São Paulo50%
Santa CatarinaAvaí49,3%
Minas GeraisAtlético-MG e Cruzeiro48,7%
BahiaVitória48%
ParanáAtlético-PR e Coritiba38,7%
Rio de JaneiroBotafogo, Flamengo e Fluminense35,6%
PernambucoNáutico e Sport30,7%

Santa Catarina é seguida por Minas Geraís. Atlético-MG e Cruzeiro conquistaram 48,7% dos pontos, prejudicados pela queda da Raposa em relação aos outros anos. Os mineiros estavam em quarto lugar, mas caíram por conta da derrota celeste para o Palmeiras.

Com quase 10% a menos do que a Bahia, o Paraná é o sétimo. Atlético-PR e Coritiba, 14º e 15º colocados respectivamente, brigam contra o rebaixamento e conseguiram, juntos, apenas 38,7% dos pontos disputados.

Na "zona de rebaixamento" da disputa dos estados, Rio de Janeiro (35,6%) e Pernambuco (30,7%). Com o Botafogo e Fluminense no Z-4, os cariocas têm um dado desanimador: a soma dos pontos dos três times no Brasileiro (80) é menor do que a do Rio Grande do Sul com Grêmio e Inter (82).

Pior mesmo só os pernambucanos. Com Sport e Náutico também lutando contra o rebaixamento, as equipes somaram juntas até o momento 46 pontos. O líder Palmeiras, com a vitória desta quarta-feira, chegou a 47.


Nenhum comentário:

Postar um comentário