segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Peru é punido, mas ainda pode colocar clubes na Libertadores-2009

Seleção e clubes peruanos estão suspensos até 17 de dezembro. Esta foi a decisão da Fifa e da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) na tarde desta segunda-feira. Mas, se até esta data o governo e os dirigentes esportivos do Peru resolverem a crise em que se envolveram, as vagas dos três times do país na Libertadores de 2009 estarão garantidas.

Se isso não acontecer, o critério mais provável para a escolha dos clubes substitutos será o sorteio de três países, para cada um indicar um clube representante na competição. O que colocaria abaixo pretensões de Internacional, Fluminense e Estudiantes. Os três sonhavam com a indicação do campeão e do vice da Copa Sul-Americana e do vice da Libertadores deste ano.

Romerito, ex-jogador do Fluminense, almoçou no domingo com o presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, e, nesta segunda-feira, disse que o sorteio será mesmo o critério para indicação, caso o Peru não resolva a questão interna.

O presidente da FGF (Federação Gaúcha de Futebol), Francisco Noveletto, saiu das conversas de bastidores com a mesma certeza. Ele acredita que os peruanos vão acabar se acertando. Mas, se por acaso isso não acontecer, Noveletto explicou que o sorteio será a solução menos ruim.

"A alternativa é o Brasil e a Argentina quererem as vagas para Inter, Estudiantes e Fluminense. Aí vai para o voto. E essa pretensão fatalmente será derrotada por 7 a 2, pois os outros países acham que já há clubes brasileiros e argentinos demais na Libertadores", revelou o dirigente da FGF.

Nas votações, participariam nove países sul-americanos. Peru, por estar suspenso, e México, por ser da Concacaf, não votariam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário