quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Após reunião, regulamento da Primeira Liga é aprovado: "Prazo é curto"


Alexandre Kalil, Liga Sul-Minas-Rio, Primeira Liga (Foto: Eduardo Deconto / GloboEsporte.com)Após reunião em dois turnos realizada nesta quinta-feira, no Beira-Rio, em Porto Alegre, três federações aprovaram o regulamento da Primeira Liga para 2016. A partir desta sexta, representes da competição começarão a negociar os direitos de transmissão.

- Foi aprovado o regulamento da competição, vai ser publicado. Hoje, contamos com três federações e foi basicamente isso. Foram detalhes. A competição está sendo vendida e será realizada em 2016. Está tudo saindo maravilhosamente bem. É um produto curto, um roduto bacaninha – disse o diretor-executivo da Primeira Liga, Alexandre Kalil.

A reunião foi realizada no Centro de Convenções do Beira-Rio. Participaram representantes das federações gaúcha, catarinense e mineira, além de dirigentes de clubes envolvidos. Com prazo curto, os envolvidos correm para inscrever a competição 60 dias antes do início. 

Segundo Kalil, “todas as emissoras” mostraram interesse em transmitir a competição. E as negociações iniciarão ainda nesta semana.

– Todas as televisões estão interessadas. A partir de amanhã, vamos sentar para conversar. O prazo é curto. Eu tenho que colocar a competição em 2016 – frisa.

Assim, a próxima reunião deverá ter uma sinalização em relação aos direitos de transmissão. O encontro está marcado para 27 de novembro no Rio.

Mais recursos
O discurso dos envolvidos é de que a Primeira Liga servirá como combustível para os cofres dos clubes envolvidos, principalmente em uma época sem bilheteria, que é a pré-temporada no início dos anos.

– Não tem nada de briga, o problema é financeiro. Ninguém quer brigar com ninguém. O que queremos é arrecadação. Enquanto o Inter ganhar metade do que o Santos no estadual, estamos condenando o Campeonato Gaúcho – acrescenta Kalil. 

– Queremos que a Liga sirva de exemplo para crescer no futuro. Quanto mais crescer, mais será rentável para os clubes – comenta o presidente do Cruzeiro, Gilvan Pinho Tavares. 

Clubes envolvidos
A Liga Primeira reúne, ao todo, 15 times: América-MG, Avaí, Atlético-MG, Atlético-PR, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense, Fluminense, Flamengo, Internacional, Joinville, Grêmio e Paraná. Em um primeiro formato, a ideia era de que a edição inaugural reunisse 10 equipes, sem Chape, Criciúma e JEC, além de Paraná e América-MG.

Delfim Peixoto, presidente da Federação Catarinense de Futebol, Liga Sul-Minas-Rio, Primeira Liga (Foto: Eduardo Deconto / GloboEsporte.com) 
Delfim Peixoto, presidente da Federação Catarinense de Futebol, Liga Sul-Minas-Rio, Primeira Liga (Foto: Eduardo Deconto / GloboEsporte.com)

O chaveamento atual, já definido, prevê três grupos de quatro integrantes (confira abaixo), ou seja, 12 participantes no campeonato - Joinville, Criciúma e Paraná estão fora do embate. O calendário prevê jogos a partir de fevereiro de 2016, com a final a ser disputada em 30 de março. Com o provável choque de datas com o Campeonato Gaúcho, o Gre-Nal válido pela primeira fase do Gauchão contará pontos para a competição nacional.

A Liga encontra resistência em alguns setores. A CBF, por exemplo, não se opõe à realização do torneio, aprovado por unanimidade, mas vê restrições no formato. O presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, irritado com a participação da dupla Fla-Flu na competição,não crê que o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, autorizará o torneio.

Confira as chaves da Liga Primeira:

Grupo 1:
Cruzeiro, Fluminense, Avaí, América-MG
Grupo 2: Grêmio, Internacional, Atlético-PR, Chapecoense
Grupo 3: Atlético-MG, Flamengo, Figueirense e Coritiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário