quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Luxemburgo enaltece postura do Flamengo: "Não parou após o primeiro gol"


Uma vitória maiúscula para dar moral ao elenco. Vanderlei Luxemburgo sabe que o Barra Mansa não é dos rivais mais perigosos. Estreante no Campeonato Carioca, foi massacrado por um Flamengo com 63% de posse de bola, 18 finalizações e dez chances claras de gol. O treinador, entretanto, prefere olhar para o seu time. E os 4 a 0 da noite desta quarta-feira, pela segunda rodada do Campeonato Carioca, o deixou bem satisfeito.

Imponente, o Rubro-Negro não deu chances para o time adversário sequer assustar e não venceu por um placar ainda mais elástico graças a boas defesas do goleiro Thiago Leal. Em entrevista coletiva, Luxa aprovou a atuação de sua equipe, principalmente pela postura agressiva após a vitória praticamente consolidada.

- Vitória de uma equipe que propôs o jogo desde o início, teve paciência para negociar a bola, buscar o melhor momento, jogando o Barra Mansa para trás. É uma vitória boa, de uma equipe que sempre buscou o resultado e não parou após o primeiro gol - avaliou.

Como já virou costume nas vezes em que atende a imprensa em 2015, Vanderlei foi sabatinado a respeito de Marcelo Cirino. Dessa vez, pelos dois gols marcados pelo principal reforço rubro-negro na temporada. Sincero, admitiu a dificuldade do atacante na finalização, mas já apontou melhoras depois de intensos trabalhos de fundamentos. O retorno ao Maracanã, a participação dos lesionados na partida contra o Resende e a dispensa da concentração para partida desta quarta também foram abordadas na entrevista coletiva.

Com quatro pontos, o Flamengo é o vice-líder do Campeonato Carioca e encara o Resende, sábado, às 19h30m (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela terceira rodada.

vanderlei luxemburgo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) 
Vanderlei Luxemburgo gostou da atuação do Flamengo em retorno ao Maracanã (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)


Confira a íntegra da entrevista:


Arthur Maia

A equipe foi bem. Dentro disso, o Arthur foi bem também.

Postura

A melhor postura para mim foi dos dois jogadores de meio-campo. Eles tiveram a paciência para achar o melhor momento para encontrar o pessoal da frente. A cadência e a percepção do jogo passam por eles. O Márcio e o Canteros tiveram a paciência e fizeram o time jogar.

Marcelo

O Marcelo não tem que provar nada. Tem que seguir trabalhando. Vão chegar os elogios, as críticas e temos que respeitar isso. Sou profissional do futebol e tenho que fazer o melhor para o Flamengo. No Atlético-PR, o Marcelo jogava pelo lado em um time que recuava todo e apostava em contra-ataque. O Flamengo propõe jogo. O Marcelo em um arranque de 10 metros vai render melhor do que no de 30 metros. Se não evoluir, vamos retroceder um pouquinho. Uma coisa é um jogador que faz sete gols, outra é o jogador fazer 20, 30 gols. Aumenta o valor do atleta. Trabalhamos diariamente para evolução dele.

Maracanã

Essa coisa tem que ser resolvida. O Flamengo se posicionou, a Ferj se posicionou. É normal discutir até que se entendam. O torcedor quer ver seu time no Maracanã, quer ver o processo de crescimento da equipe. Ainda não tínhamos jogado com Arthur Maia no Maracanã, o Marcelo, outros. O futebol é entretenimento, mas é um negócio que tem que gerar receita. O Flamengo vai buscar isso e a discussão é ampla.

Nova posição de Marcelo

Acho um crime deixar o Marcelo longe do gol. Ele finaliza mal, mas está trabalhando. Tem essa dificuldade e estamos trabalhando. Perdeu um gol porque não cabeceou firme, não bate bem na bola.

Emoção de Arthur Maia e Thallyson no Maracanã

Isso é legal. Foi muito quebrado pelo acesso a tudo que se tem hoje. O acesso ao Maracanã acontece a todo momento. Antigamente, era algo sagrado mesmo para nós do Rio de Janeiro. Ainda tem esses moleques. O Arthur tem o nome por causa do Zico, o cotoquinho (Thallyson) vem lá de Arapiraca. Isso é legal no futebol, mostra um pouco a essência do futebol.

Concentração

Não abolimos a concentração, mas vai ser uma coisa tratada a cada momento. Tem hora que você olha para o jogador e vê que a concentração vai ser ruim. Ele não aguenta mais ver a comida, a salada... Mas vai ter hora que vou levar o jogador dois dias antes, como agora em Pelotas. Vamos tratar a coisa de maneira profissional.

Volta de Eduardo, Gabriel e PV

Vamos dar uma olhada amanhã. Vi o Paulo Victor no vestiário com vontade de jogar, o olhinho assim. Ele está vetado, mas vamos ver com o departamento médico. Não custa nada. Vamos fazer uma reavaliação também do Gabriel e do Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário