Hoje limitado a cerca de 70 mil espectadores, o clássico  Flamengo e vasco já foi assistido por mais de 174 mil pessoas. Com o Maracanã recebendo o maior público da história dos jogos entre os dois clubes, no dia 4 de abril de 1976, os rubro-negros venceram os vascaínos, por 3 a 1, em partida pelo Campeonato Carioca. Diante das arquibancadas superlotadas, alguns torcedores tentaram — sem sucesso, porque foram expulsos — assistir ao jogo até na marquise.
 
Logo aos 25 segundos, Luisinho, pelo Flamengo, abriu o placar completando passe de Geraldo. O nome do jogo, Zico fez os outros dois gols dos rubro-negros, um deles de pênalti, e Dé descontou para o vasco.
 
Dois anos antes, às vésperas do Natal de 1974, ano em que o vasco conquistou o Campeonato Brasileiro — o primeiro vencido por um time do Rio — os rubro-negros empataram em 0 a 0 com os vascaínos e conquistaram o Campeonato Carioca. Conhecido como o "Clássico dos Milhões", o jogo foi assistido por mais de 165 mil torcedores no Maracanã.
 
Em dezembro de 1981, no auge da geração de craques como Zico, Adílio, Júnior e Andrade, que levou para a Gávea o Mundial de Clubes, mais de 161 mil espectadores viram o Flamengo derrotar o vasco por 2 a 1 no Maracanã. Os gols foram marcados por Adílio e Nunes, pelos rubro-negros, e Ticão diminuiu aos 39 minutos do segundo tempo.
 
Outro público acima de 150 mil espectadores assistiu ao 0 a 0, no tempo normal e na prorrogação, da decisão do estadual de 1977 conquistado pelo vasco. Em 28 de setembro, com o Maracanã lotado, os vascaínos venceram os flamenguistas por 5 a 4 nos pênaltis. Mazaropi defendeu um pênalti batido por Tita e coube a Roberto Dinamite bater o pênalti do título, colocando a bola no canto esquerdo de Cantareli.
 
1976. Aos 25 segundos de jogo, Luisinho abre o placar, com Mazaropi batido, e corre para perto da torcida do Flamengo, na vitória de 3 a 1 sobre o Vasco

1976. Aos 25 segundos de jogo, Luisinho abre o placar, com Mazaropi batido, e corre para perto da torcida do Flamengo, na vitória de 3 a 1 sobre o vasco Arquivo O Globo / 04/04/1976