quarta-feira, 2 de abril de 2014

Flamengo luta até o fim, mas não resiste ao cansaço e a boa atuação do Mogi


O Flamengo correu atrás o jogo todo e lutou até o fim, mas o cansaço pesou e a vitória para os donos da casa parecia que tinha um significado maior. Primeiro pelo orgulho de bater o líder do NBB e poderoso campeão da Liga das Américas pela primeira vez na sua história, mas principalmente para retribuir o apoio de 4.500 torcedores que lotaram o ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, nesta terça-feira. Com atuações destacadas de Guilherme Filipin, Jefferson Campos e Jason Smith, que juntos anotaram 47 pontos, os donos da casa confirmaram a boa fase e venceram o time carioca por 94 a 90 (45 a 38).

Mogi x Flamengo - NBB (Foto: Cleomar Macedo)Além de Jason, cestinha do time paulista com 18 pontos, Filipin, com 16, e Jefferson, com 13, Daniel Alemão, com dez, e Gustavinho, com nove, também tiveram participação importante na vitória. Pelo lado rubro-negro, Marcelinho terminou com cestinha da partida com 28 pontos. Marquinhos, com 22, e Olvinha, com um duplo-duplo de 19 pontos e 11 rebotes, também se destacaram.

Com a primeira colocação assegurada desde a vitória sobre o Uberlândia, na quinta-feira passada, o Flamengo encerra sua participação na fase de classificação do NBB contra o Basquete Cearense, na quinta-feira, às 20h, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. Será o quinto jogo do time carioca em apenas oito dias.

Apesar de lamentar a ausência mais uma vez do armador argentino Nicolas Laprovittola, o técnico José Neto reconheceu a fraca atuação do Flamengo, principalmente no primeiro tempo.

- O Laprovittola faz falta como qualquer grande jogador, mas isso não foi determinante para nossa derrota. Fizemos um primeiro tempo muito ruim e melhoramos um pouco nossa defesa no segundo tempo. Mas quando se deixa um time aguerrido como Mogi gostar do jogo, fica difícil e não tem como recuperar. Levamos 45 pontos no primeiro tempo e isso tem um peso muito grande - afirmou o treinador rubro-negro.

O JOGO
O primeiro quarto foi igual, com as duas equipes errando e acertando na mesma proporção. Ainda sem o argentino Nicolas Laprovittola, que voltou a sentir dores na coxa direita e sequer foi relacionado para a partida, o Flamengo não conseguia trabalhar os chutes longos de Marcelinho. O mesmo não acontecia com os donos da casa. Certeiro nas bolas de três, o ala-armador Jefferson Campos acertou quatro em seis tentativas e foi o nome da vitória parcial da equipe paulista por 25 a 23.

O panorama mudou completamente no início do segundo quarto, e os donos da casa começaram arrasadores e aproveitando melhor sua rotação. Com uma bola de três de Jason Smith e uma de dois de Daniel Alemão, o Mogi fez 5 a 0, abriu sete pontos a parecia que deslancharia no marcador. Mas o Flamengo acordou, reagiu e voltou para o jogo graças a Marquinhos. 

Se o primeiro período foi de Jefferson Campos para Mogi das Cruzes, o segundo foi dominado por Jeff Agba. Principalmente no garrafão. Embora tenha anotado apenas quatro pontos, o pivô americano pegou seis rebotes e foi o principal responsável pela boa vantagem de sete pontos construída pela equipe paulista antes do intervalo (45 a 38). 

Mogi x Flamengo - NBB (Foto: Cleomar Macedo)O confronto ficou mais físico no segundo tempo. Os cariocas começaram melhor, mas o Mogi seguia com uma defesa bem postada. Ainda assim, os rubro-negros subiram sua produtividade ofensiva, principalmente em razão do aproveitamento de Marcelinho, que entrou no jogo de vez e anotou dez pontos no período. Com o camisa 4 inspirado, a diferença caiu para apenas um ponto na metade da parcial.


Empurrados por 4.500 torcedores, os donos da casa retomaram o controle da partida nos minutos finais e só não foram para o último quarto com uma vantagem mais folgada porque um arremessou um objeto na quadra. Apesar de o baderneiro ter sido retirado do ginásio, o banco do Mogi foi punido com uma falta técnica e beneficiou o Flamengo, que diminuiu a diferença para apenas três pontos (62 a 59).  

Filipin levou a melhor no duelo contra o americano Tony Washam, que só anotou seis pontos (Foto: Cleomar Macedo)

A dupla Marcelinho/Olivinha entrou muito bem no último quarto e não deixava os mogianos abrirem grande vantagem, mas os donos da casa seguiam aplicados taticamente e abusavam dos chutes de três. O Flamengo começou a apertar a marcação e fez com que Mogi desperdiçasse algumas posses. Quando Olivinha converteu um tiro de três e deixou os cariocas apenas um ponto atrás, a partida pegou fogo de vez.

Com um controle emocional que muitas vezes não encontrou ao longo do campeonato, o time paulista conseguiu, pelas mãos do ala e capitão Guilherme Filipin, abrir 10 pontos. No fim do confronto, mais uma vez um torcedor atrapalhou a partida e arremessou um antisséptico bucal na quadra. O objeto foi recolhido pelo delegado da partida e o time pode sofrer punições futuras. Mesmo assim, os donos da casa não perderam o foco, se mantiveram firmes e, mesmo com o Flamengo convertendo diversos lances-livres no final, conseguiram segurar a vantagem e venceram por 94 a 90. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário