sexta-feira, 4 de abril de 2014

Do escorregão à perfeição: à la Gamarra, Samir dá volta por cima



O retrospecto positivo desde que subiu para os profissionais dava crédito a Samir. O escorregão em La Paz, que definiu a derrota para o Bolívar, há duas semanas, feriu o torcedor do Flamengo, mas nada que abalasse o prestígio do jovem ou colocasse em risco sua condição de titular. Faltava, porém, a volta por cima. O troco. Uma exibição que deixasse definitivamente no passado o vacilo diante dos bolivianos. Na vitória por 2 a 1 diante do Emelec ela veio. E mais do que uma boa atuação, o zagueiro de 19 anos reafirmou suas qualidades com uma noite de perfeição no Equador.

Mais jovem de um time que entrou em campo sem poder perder e pautado na solidez da defesa para apostar na velocidade do contra-ataque, Samir voltou a demonstrar a tranquilidade e personalidade que têm chamado a atenção desde que chegou ao time principal. Mesmo sem se privar do combate direto, como no lance em que tomou um encontrão de Stracqualursi, o defensor deixou o gramado do George Capwell sem cometer uma falta sequer. Estatística que sempre remete à participação do paraguaio Gamarra na Copa de 98 (quando terminou a competição sem cometer infrações) e se torna ainda mais impressionante por ser o jogador que mais fez desarmes em campo: 14.

Ainda em La Paz, Samir agradeceu o apoio dos companheiros depois do episódio diante do Bolívar e o tratou como superado. A forma como encarou o escorregão, inclusive, foi apontada pelo zagueiro como determinante para atuação em Guayaquil. Segundo o jovem, era algo que não perturbava mais sua mente, mas a exibição diante do Emelec foi o ponto final para qualquer questionamento.

- É uma atuação que tem muita importância para mim. No jogo contra o Bolívar, houve aquela fatalidade e pessoas duvidaram da minha capacidade, do meu valor. Graças a Deus, tive força para dar a volta por cima. Era algo que já estava superado depois daquela partida mesmo, não poderia carregar para os próximos jogos. Assim, pude ter uma boa exibição.

Principal destruidor de jogadas do Emelec, Samir contou ainda o segredo no momento do bote aos adversários. Rapidez e confiança fazem parte da receite de sucesso.

- Sou muito cauteloso e espero o que o adversário vai fazer. Confio em mim, na minha rapidez. Tem jogadas onde dá para antecipar e outras em que é bom esperar e definir depois do que ele fizer.

A resposta de Samir em campo vai ao encontro do prestígio que tem com Jayme de Almeida. No Equador, a imprensa questionou com certo espanto a ausência de Frickson Erazo, ídolo da seleção local, na equipe titular do Flamengo. O treinador rebateu com delicadeza e aproveitou para deixar claro que, no momento, o jovem de 19 anos é intocável.

- O Frickson é um menino que tenho o maior carinho, respeito e gosto muito. Mas tenho que respeitar o momento do Samir, que é muito bom. Eles estão disputando posição, e o Samir está muito bem. Não dá para mexer.

Samir estreou nos profissionais do Flamengo no dia 8 de junho do ano passado, diante do Criciúma, em passagem como interino de Jayme após a demissão de Jorginho, e não demorou muito para conquistar o treinador. Ao assumir o cargo em definitivo, na vaga de Mano, ele bancou o jovem, que já entrou em campo 32 vezes e marcou um gol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário